Revista CaseMe » Buffet de Casamento: 5 perguntas para fazer antes de contratar
buffet de casamento 5 dicas essenciais

Buffet de Casamento: 5 perguntas para fazer antes de contratar

O buffet de casamento é um dos grandes pilares que compõem a festa. Por isso a contratação desse serviço pode ser um questão delicada, onde você quer oferecer a melhor experiência dentro do seu orçamento, sem deixar de considerar os hábitos e restrições alimentares dos convidados. Ou seja, esta não é uma tarefa simples. 

Se você nunca contratou um buffet, não se preocupe, pois listamos 5 perguntas que vocês devem fazer antes de contratar o serviço de buffet do casamento.

Vamos lá?

Por onde começar?

Desde que os casamentos ganharam personalidade e liberdade para criar, os bons buffets de casamento passaram por uma revolução. Além de novas formas de servir, eles inovam nas apresentações e no menu.

Uma boa maneira de começar a pensar sobre o buffet de casamento é tentando se lembrar dos últimos casamentos ou outras festas em que você foi. Você saberia dizer em qual deles o serviço de buffet te chamou a atenção? Além disso, procure pensar nos quesitos que foram relevantes para você: Foi a apresentação? O sabor? Ou o serviço em si? 

Busque referências e procure fornecedores que tenham experiência em casamento. Além disso, lembre-se que o barato pode sair caro! Então, para te ajudar a comparar banana com banana e laranja com laranja, vamos às perguntas que você deve fazer antes de escolher o seu buffet de casamento:

JÁ FEZ O seu SITE De CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

 O que perguntar antes de contratar o buffet de casamento?

1- Quais tipos de serviço o Buffet oferece para um casamento?

Jantar Formal

Sendo um jantar formal, as opções mais comuns são os buffets tradicionais e os empratados.

Os empratados são aqueles pratos que já saem servidos, iguais, para todos os convidados – é mais difícil ver esse modelo no Brasil porque não temos a cultura de ficarmos todos sentados por um longo período em uma festa de casamento. Porém com as novas recomendações de saúde pós Covid e com redução no número de convidados esse serviço volta com força total. 

Há também uma outra opção que seria uma “evolução” do formato jantar formal, o famoso Buffet Bistrô desenvolvido pelo Ecila Antunes. Este formato oferece um “personal garçom” para cada mesa ou grupo de convidados, assim o convidado pode pedir o seu prato a hora que quiser e quantas vezes quiser sem ter que ficar sentado na mesa.

Mini Porções e estações fixas

Outros modelos bastante adotados hoje em dia são as mini porções volantes e as pequenas estações fixas com um só tipo de prato e as variações dele, como por exemplo: estações de massas, risotos, ceviches, japonês e muitos outros.

Leia também: as novidades que não podem faltar no buffet, por Rappanui

Estações gastronômicas

De uns anos para cá os grandes queridinhos dos buffets modernos são as grandes mesas fixas, que ficam servidas do início ao fim do casamento e impactam pelo visual. Essas mesas tem nomes diferentes de acordo com cada buffet, como por exemplo: mesa de antepastos, estações gastronômicas, mesas de frios, ilhas gourmets, entre outras. Essas mesas costumam oferecer um menu bastante variado, entre queijos, mini porções de pratos frios como ceviches, canapés com frios e uma infinidade de invenções lindas e deliciosas.

Menu da Madrugada

Se vocês querem dar aquele up no final da festa, o menu da madrugada é uma excelente opção. Quase todos os serviços de buffets já oferecem está opção, mas vale verificar o que está incluso neste cardápio e se ele já está inbutido no valor total do orçamento.

Se quiser conhecer mais sobre o menu da madrugada, clique aqui!

2- QUais são as opções de sobremesa?

Os doces de casamento fazem parte da nossa cultura, mas nada tem a ver com o buffet. Mesas enormes são decoradas com o intuito de acomodar milhares de doces e chocolates maravilhosos e com isso os buffets foram deixando as sobremesas em segundo plano. Ou talvez as próprias noivas tenham feito isso. Assim, as sobremesas foram perdendo importância, sendo valorizadas apenas nos casamentos mais tradicionais. 

Mas a beleza fez a reviravolta: alguns buffets como L’Épicerie em São Paulo e a carioca Ecila Antunes viram na plasticidade dos sorvetes, frutas e doces a oportunidade de ousar e impactar os convidados com mais uma experiência que envolve beleza e paladar – como não amar?

BOARD-BRANCO-7-1-1024x401

Leia também: 3 Buffets de São Paulo que misturam arte e gastronomia.

Então não deixe de perguntar sobre as opções de sobremesa que o seu buffet oferece, pois pode ser aquele detalhe que faltava para o seu buffet de casamento ser surpreendente.

3- Quais os tipos de louças, pratos, copos e taças o buffet disponibiliza para o casamento?

O material usado pelo buffet não é um detalhe e a decoração do casamento deve estar alinhada com estas escolhas. Um buffet com jantar, por exemplo, exige uma mesa posta completa, como vocês podem ver na matéria sobre mise-en-place. Portanto a escolha dos pratos e louças faz toda a diferença na decoração.

As taças devem estar de acordo com o menu de drinks do casamento, e neste quesito uma forma de incrementar é alugar taças de cristal ao invés das de vidro, se combinar com o perfil do seu casamento. Um casamento na praia não combina com taça de cristal, assim como um casamento muito sofisticado em grandes salões perde um pouco da mágica com taças simples de vidro.

Procure saber o que o seu decorador espera de cores e acabamentos para conversar com o buffet. Esses dois universos precisam buscar uma sintonia para que tudo flua em perfeita harmonia. Leve em consideração, por exemplo, que se o buffet oferece uma louça e/ou prataria que agrada tanto o casal como o decorador do casamento, vocês não irão precisar alugar mais esse item.

4- Quanto tempo dura o serviço do buffet e como cobram as horas extras?

Esta é uma pergunta clássica que não vai ser esquecida, afinal é um dos componentes básicos de qualquer orçamento de buffet. Porém a questão das horas extras nem sempre fica clara.

Entenda como será o serviço no momento da hora extra, como por exemplo: O que será servido; esta hora extra inclui apenas os funcionários para dar suporte e continuar servindo as bebidas? Ou terá um menu da madrugada?

Além disso pergunte quantas horas extras vocês poderão solicitar, já que muitas vezes existe um limite de 1 ou 2 horas e para os casais baladeiros essa informação pode ser bem importante.

5- Quantos funcionários estarão trabalhando no buffet do casamento?

O número necessário de garçons e funcionários de apoio depende de muitas variáveis como por exemplo: número de convidados, distâncias do salão até a área da cozinha, o tipo de serviço, e tantas outras questões, que cada buffet será o único capacitado para responder sobre o seu serviço. Você terá que confiar no profissional que vai contratar.

Mas, para ajudar a pensar nesse assunto vamos trazer algumas situações comuns, pouco divulgadas, que tem relação com este tema:

Uma vez que um bar é contratado para servir os drinks alcoólicos, sem ser do buffet contratado, o responsável por lavar, recolher e fazer a reposição dos copos no salão é o próprio bar. Portanto cheque com os 2 serviços – o de buffet e o de bar – como será esta divisão de tarefas enquanto espaço e funcionários.

Uma pergunta simples pode te salvar de um problema no dia, ou até mesmo ser fonte de economia, já que os 2 pagam um funcionário para desempenhar a mesma função. 

Leia também: tudo sobre Bebidas e bar no casamento.

Além disso, uma outra questão importante sobre a expectativa de funcionários do buffet é um assunto já abordado aqui no Caseme, que é a limpeza do salão. O buffet tem a responsabilidade (apenas) de recolher os pratos, copos, guardanapos e tudo mais que estiver sobre as mesas do casamento. Então não conte com o buffet para limpar o chão da pista ou os banheiros. Esse erro clássico pode fazer da sua festa uma grande bagunça.

Não deixe de tirar todas suas dúvidas com o buffet sobre as novas normas de segurança em casamentos pós pandemia do Coronavírus, assim vocês não terão nenhuma surpresa no dia do casamento.

Fornecedores citados na matéria:

SP

♦︎ Buffet: Buffet Zest     

SP

♦︎ Buffet: Balsamico

SP

♦︎ Buffet: Baracat Buffet     

BA

♦︎ Buffet: Buffet Amado

SP

♦︎ Buffet: Buffet Christian Formon   

SP

♦︎ Buffet: Buffet França

GO

♦︎ Buffet: Buffet Patrícia Xavier

BA

♦︎ Buffet: Buffet Pichita Lanna

SP

♦︎ Buffet: Buffet Rinzler

SP

♦︎ Buffet: Buffet Vivi Barros

AL

♦︎ Buffet: Buffet WGourmet

RJ

♦︎ Buffet: Captains Buffet   

SP

♦︎ Buffet: Claudia Porteiro        

RJ

♦︎ Buffet: D.A Gastronomia

RJ

♦︎ Buffet: Ecila Antunes

BA

♦︎ Buffet: Fernanda Possa Gastronomia

SP

♦︎ Buffet: Julio Perinetto

SP

♦︎ Buffet: L’Épicerie

RJ

♦︎ Buffet: Laura Pederneiras    

RJ

♦︎ Buffet: Rappanui Gastronomia 

Assista a live da resenha de pauta sobre o tema buffet de casamento:

Achou que faltou alguma pergunta importante? Então deixe nos comentários!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *