Revista CaseMe » Desvendando as tradições judaicas

Desvendando as tradições judaicas

O casamento judeu é diferente de um casamento cristão, cada religião tem seus respectivos rituais e peculiaridades. Vamos conhecer um pouco mais sobre as tradições judaicas?

 

Cada etapa tem seu propósito e significado, desde o início do dia do casamento até a consagração do casamento, o Kidushin. A cerimônia de casamento significa que o casal de tornará uma só alma, o relacionamento entre o marido e a mulher, assim como suas obrigações um para o outro e com o povo judeu.

As cerimônias mais ortodoxas, como dos judeus hassídicos, são cerimônias mais íntimas, e estas sim são repletas de preparos e rituais milenares seguidos fielmente. Grande parte dos casamentos que costumamos ver são adeptos ao reformismo, uma corrente judaica mais liberal, menos ortodoxa. São casais de origem judaica, onde os preceitos do judaísmo foram conservados na criação mas mantém muito mais uma essência de um casamento judaico, e não um casamento dentro dos protocolos.

Com esta questão explicada, vamos entender um pouco mais das tradições judaicas e seus significados:

 

◊ Celebração

tradicao-judaica-nos-casamentos-caseme-685x475

A cerimônia de um casamento judaico normalmente é conduzida por um rabino ou por um razan, um homem judeu mais velho e com experiência na comunidade pode celebrar um casamento.

 

 

◊ Kipá

tradicoes-judaicas-nos-casamentos-713x475

Em um casamento judaico todos os homens devem usar Kipá, um pequeno chapéu redondo. Cobrir a cabeça representa respeito à Deus que está acima de nós acompanhando nossos passos.

 

◊ Chupá, em português, se pronuncia Rupá

tradicoes-judaicas-6-caseme-713x475

Representa a futura casa a ser construída e dividida pelo casal, é uma estrutura aberta de todos os lados onde é realizada a cerimônia.

 

 

◊ Vestimenta

O noivo em seu caminho para a Chupá faz uma rápida parada para vestir o Kitel, um manto branco tradicionalmente usado em Yom Kipur, este lembra uma mortalha, para que o homem sempre lembre que é mortal.

A noiva assim como em outras religiões e costumes usa vestido branco.

 

 

◊ Entrada dos noivos

entrada-dos-noivos-tradicao-judaica-caseme

Ambos entram acompanhado dos pais. A noiva entra depois do noivo, porque um casamento só pode ser ajustado com o consentimento da mulher. Por isto, ela caminha em direção ao noivo para mostrar que realmente deseja este casamento.

 

◊ Rosto coberto pelo véu

tradicoes-judaicas-5-caseme-712x475

Ela entra com o rosto descoberto e, assim que chega ao altar, o noivo cobre-a com o véu antes de eles entrarem na chupá.

O costume de se cobrir o rosto da noiva lembra a matriarca Rivca, em seu recato, cobrindo seu rosto com um véu em seu primeiro encontro com Yitschac. O casamento de Yitschac com Rivca marcou o começo do povo judeu. Imitando o gesto de Rivca, a noiva espera de que seja igualmente merecedora das bênçãos Divinas no seu casamento.

Outro motivo pelo qual o noivo cobre o rosto da noiva é que a Presença Divina irradia do rosto da noiva neste momento, e por este motivo deve ser coberto, e também para indicar que o noivo não está interessado apenas na sua beleza física, ele também está atraído por sua beleza espiritual.

 

 

◊ Sete voltas

tradicoes-judaicas-4-caseme-712x475

É um costume de origem cabalística, difundido apenas entre as comunidades judaicas ashkenazitas (ocidentais). A noiva da 7 voltas completas ao redor do noivo, este ritual faz referência aos sete dias de criação do mundo, e ao terminar se posiciona ao lado direito do seu futuro marido para demonstrar que sempre estará ao seu lado.

 

◊ Aliança

tradicoes-judaicas-1-caseme-693x475 tradicoes-judaicas-2-caseme-686x475

O costume é que a aliança seja redonda, de ouro sólido, simples e perfeitamente lisa, sem pedras preciosas, desenho ou gravação, nem mesmo por dentro (após o casamento pode gravar o que quiser nela) para que represente um simples círculo inquebrável e ilimitado entre o casal.

A aliança é colocada no dedo indicador e depois transferida para o dedo anelar. O noivo fala para a noiva em hebraico: “Com este anel és consagrada a mim, de acordo com as leis de Moisés e Israel”. E a noiva responde “Eu pertenço ao meu amado e o meu amado me pertence”.

À partir do momento em que a aliança é colocada no dedo da noiva, o casal, de acordo com a Lei Judaica, já é considerado casado.

 

◊ Vinho

Os noivos bebem um gole de vinho utilizando a mesma taça para simbolizar a união total. O vinho, é um símbolo de alegria na tradição judaica, está associado com o Kidush, a reza de santificação recitada no Shabat e nas festividades. O casamento, que é chamado de Kidushin (Sagrado), é a santificação do homem e da mulher um para o outro.

 

 

◊ Quebra do copo

tradicoes-judaicas-3-caseme-690x475

O noivo ao quebrar o copo traz a recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém. O vidro representa a reconstrução e o ritual simboliza que o homem é mortal. Após a quebra todos celebram com o dizer Mazel Tov, que significa boa sorte.

 

◊ Hoira

tradicoes-judaicas-caseme-750x445
Dança tradicional judaica, mas não é restrita à casamentos, ela também faz parte de batmitzah e outros. O nome da música é Hava Nagila, que significa alegremo-mos, portanto uma música para celebrações.
Os convidados dançam e no meio de uma roda, os noivos sentam em duas cadeiras, e então familiares e amigos os levantam e juntos dançam. As cadeiras ao alto fazem uma alusão a tronos, a figura do rei e da rainha. Algumas vezes além da cadeira também seguram tampos de mesa.

tradicoes-judaicas-festa-caseme-689x475

Esta tradição é tão animada que já virou febre em casamentos de outras religiões.

 

Os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico serão fortalecidos a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar.
Já foi a um casamento judaico? Conte-nos o que achou.

 

Leia mais:

Casamento Real: Linnea e Rafael

14 Tradições de casamento e seus significados

Novas versões da tradicional “chuva de arroz”

2 comentários em “Desvendando as tradições judaicas”

  1. Muito interessante, celebração repleta de simbolismos e significados. Eu só não entendo uma coisa: qual a diferença entre cerimônia e cerimonial?

    1. Oi Humberto! Cerimônia é o rito em si, a cerimônia de casamento. Cerimonial é a parte da cerimônia que tem a ver com os protocolos, com a maneira como os momentos vão sendo conduzidos, geralmente coordenados por um cerimonialista. Cerimonial não serve apenas para casamento, existe também o cerimonial para eventos oficiais, religiosos e etc.Um bom cerimonial faz a cerimônia fazer sentido! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *