Revista CaseMe » Frei Jhônatha celebra casamentos fora da Igreja

Frei Jhônatha celebra casamentos fora da Igreja

Para a alegria dos casais que querem casar fora da Igreja, o Frei Jhônatha Gerber, após deixar a batina, pode enfim realizar casamentos de acordo com a sua crença de que não importa o lugar, nem a forma e nem os ritos, o que realmente importa é que o Amor esteja presente e, junto ao amor, tudo aquilo que merece ser celebrado! Conheça mais sobre a sua história e as vantagens da sua celebração:

Frei Jhônatha Gerber nasceu em Santa Catarina, em 1981, ingressou no seminário Fransciscano aos 13 anos e ainda garoto, era colocado nos Grêmios Literários, tribunas e discursos por sua notável habilidade retórica. Formou-se Frei aos 20 anos e Padre aos 29. Ficou bastante conhecido pelos casamentos que realizou no Rio de Janeiro, principalmente com a missão que recebeu de celebrar aqueles agendados para o Frei Clemente Kesselmeier quando faleceu em 2011.

Em janeiro de 2014, Frei Jhônatha Gerber deixou a batina e mesmo já sendo formado em Filosofia e Teologia, seguiu com seus estudos de Psicologia na PUC-Rio. Assim que comunicou ao Vaticano sobre sua decisão, que foi noticiada pelo Globo.com, recebeu uma avalanche de convites para celebrar casamentos de segunda união (para quem já tinha se casado na Igreja e queria uma benção). Logo apareceram os casamentos de todos os tipos, com ou sem religiões, celebrados nas praias, salões de festas, sítios e fazendas!

“O casamento de agora, que celebro, tem a fé para quem tem fé, tem emoção para quem quer se emocionar, tem o respeito às religiões que o casal trouxer, e o respeito com as questões de gênero. Há um mar de criatividade que permite a elaboração de uma celebração única, personalizada na qual o amor, a família, a amizade, a história do casal e a gratidão ganham foco.  As vontades e expectativas do casal devem ser seguidas como uma lei.” – Frei Jhônatha

Por seu histórico, Frei Jhônatha Gerber possui uma forma de falar bastante característica dos Padres e Freis católicos, mas apesar do seu tom formal o seu discurso é bastante personalizado, pois faz questão de discutir e construir previamente o que vai ser dito  junto com os noivos.

“Se o casal escolhe a comida, as flores, as músicas, as cores, o local, a roupa… por que não tem o direito de escolher as palavras, o roteiro, o estilo dos votos e a forma como sonha este momento tão especial?” – Frei Jhônatha

Uma outra característica, bastante peculiar, é que o Frei Jhônatha Gerber tem o costume de integrar os convidados durante a cerimônia, algumas vezes inclusive se ausenta do altar e caminha até eles. Esta atitude além de atrair a atenção dos convidados, tornando-os mais participativos, permite que o fotógrafo tire lindas fotos do casal, apenas do casal, no altar.

“Acredito que a vontade do casal deve ser seguida. As pessoas buscam um celebrante para falar por eles, para eles, em harmonia com os amigos e familiares deles.”

E no final o que importa é o amor!

 

Leia mais:

Documentos necessários para casar na Igreja

Quem pode se casar?

O álbum de casamento

 

* Foto destaque Carolina Cattan

3 comentários em “Frei Jhônatha celebra casamentos fora da Igreja”

  1. No cenário religioso diversificado de hoje, várias denominações católicas separadas da Igreja Católica Romana, como as Anglicanas, Ortodoxas, Igreja Brasileira e Episcopais, realizam o sacramento do matrimônio fora de seus templos. Embora essas igrejas possuam reconhecimento canônico em suas realidades sacramentais específicas, tal reconhecimento não abrange a totalidade das denominações. O matrimônio sacramental, por sua natureza, é um ato de fé profundamente pessoal e intransferível.

    No entanto, é importante notar que, atualmente, muitas dioceses e paróquias dentro da Igreja Católica têm autorizado alguns de seus celebrantes a realizar cerimônias de casamento fora dos recintos religiosos. Casais que buscam essa opção podem entrar em contato com sua paróquia, dialogar com o pároco local e, possivelmente, buscar uma solução junto ao bispo, caso seja necessário. Essas abordagens variam de acordo com a jurisdição e a orientação da Igreja local.

    No contexto brasileiro, também existem as chamadas “Igrejas Católicas Nacionais”, presentes em diversas partes do país. Essas igrejas oferecem uma alternativa para casais que buscam uma cerimônia católica fora do formato tradicional, muitas vezes realizando casamentos que seguem princípios católicos, mas com abordagens litúrgicas adaptadas.

    Em suma, a diversidade de abordagens e práticas dentro do catolicismo reflete a evolução da compreensão do sacramento do matrimônio e a busca por formas de celebração que ressoem com a singularidade de cada casal, preservando seus valores e crenças pessoais.

    Frei Lucas Macieira, teólogo, celebrante de casamento, Belo Horizonte, Minas Gerais. Telefone 319-307-344-000, Whatsapp.

  2. Boa tarde Frei Jonathan. Eu gostaria de saber se vc está disponível sábado agora dia 15 para celebrar um casamento na casa de festa Green House na Ilha do governador. Minha filha casa lá sábado e o celebrante que ela contratou está doente. Por favor me responda o mais rápido possível. Obrigada

    1. Oi Helena, enviamos um email para o Frei avisando, de qualquer modo, como é um caso de urgência o melhor seria entrar em contato direto com ele no telefone (21) 98420-7853 ou no email freigerber@hotmail.com. Boa sorte com o casamento da sua filha. Beijos, Laura Vilela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *