Revista CaseMe » 6 tapetes para decoração do seu casamento
Tapetes no casamento - Decoração de casamento

6 tapetes para decoração do seu casamento

Quando pensávamos em tapete no casamento logo imaginávamos a cerimônia, hoje ele também é parte fundamental da decoração da festa de casamento.

Os  tapetes são muito importantes na decoração do seu casamento porque eles delimitam os espaços e definem os ambientes criados. Um belo tapete embaixo da mesa de doces, ou no lounge, são essenciais para criar uma unidade naquele espaço. Estes elementos são cruciais para aconchegar e trazer a sensação de casa para a decoração do seu casamento.

Para esta matéria conversamos com a  Spiro Tapetes que nos mostrou as novidades e a diferença entre os 6 tapetes usados em decoração de casamento. São eles:

 

  • ♦︎ Tapetes Persas
  • ♦︎ Tapetes Kilim
  • ♦︎ Tapetes de fibra
  • ♦︎ Tapete geométrico
  • ♦︎ Tapete liso
  • ♦︎ Tapete felpudo
  • ♦︎ Mix de tapetes

 

 Confira as diferenças, dicas e diversas inspirações que separamos para você!

 

Clássicos, lisos, geométricos… A variedade e versatilidade dos tapetes é gigante! Eles podem ser usados em diversos ambientes do seu casamento. Geralmente o tapete mais imponente é usado na mesa de doces, sendo uma peça única e enorme, que compõe todo o ambiente.

 

Os lounges quando decorados com tapetes ganham elegância, criam um ambiente aconchegante e ajudam a delimitar o espaço. Ou seja, além de compor a decoração, eles também têm a função de dividir visualmente o ambiente. Eles são muito utilizados nas passadeiras, onde têm a função de adornar os corredores e trazer um charme extra para a cerimônia.

 

Os tapetes mais usados nos casamentos são os tapetes Persas e os tapetes Kilim. Ambos têm descendência oriental e seus nomes são baseados nas cidades de origem. Cada tapete tem a sua padronagem, seus desenhos e suas cores específicas. Hoje em dia eles ainda são produzidos em versões baseadas nos padrões dos tapetes originais.

 

Na hora de escolher os tapetes do casamento não há regra, você pode escolher pelos mais usados, ou ousar em combinações que te agradem. Converse com o(a) seu(sua) decorador(a) e entenda quais tipos de tapetes serão usados na decoração do seu casamento.

Nós fizemos uma lista de tapetes e inspirações para te ajudar nessas escolhas.

 

♦︎ Tapetes Persas

 

 

Os tapetes Persas são clássicos, pesados e encorpados. São feitos artesanalmente e suas tonalidades puxam em sua maioria para a cor vermelha e para a cor azul. Eles aparecem com bastante frequência em decorações de casamentos tradicionais. O tapete persa nunca perde a sua majestade e continua sendo atemporal e muito elegante.

 

 

♦︎ Tapetes Kilim

 

 

Os tapetes Kilim são leves no peso e na estampa, seguem um estilo mais moderno. São feitos no tear e, por isso, são mais versáteis e possuem diversas estampas, e cores variadas. São leves e por terem uma espessura fina merecem um cuidado maior. Os Kilim podem enrolar facilmente nas pontas e as pessoas podem escorregar. Portanto, vale conferir o tipo de chão do local para avaliar se há necessidade de colocar uma fita adesiva na parte debaixo. A padronagem em listras é a preferida dos casamentos contemporâneos.

 

 

Ao optar pelos tapetes listrados é preciso muita atenção para não sobrecarregar a decoração com informações de cores e listras. O resultado deve ficar elegante e não exagerado.

 

 

 

♦︎ Tapetes de fibra ou sisal

 

 

Estes tapetes aparecem em tons terrosos e cores claras. São muito vistos em casamentos ao ar livre, no campo e de decoração rústica. Sua estrutura artesanal e discreta permite combinar perfeitamente com móveis de madeira, grama e elementos boho. O charme a mais que o seu casamento na fazenda precisa pode estar em um tapete de fibra.

 

 

♦︎ Tapete geométrico

 

 

 

As peças que possuem algum desenho geométrico têm sido a escolha para muitos casamentos. Não há regras para a escolha deste tapete, que geralmente estão em decorações coloridas e modernas. Os tapetes geométricos proporcionam um ar contemporâneo e podem ser combinados com outras estampas e cores, sem deixar de lado o equilíbrio da paleta de cores escolhida com o decorador.

 

 

 

 

♦︎ Tapete liso

 

 

Os tapetes com uma cor só são excelentes coringas para a decoração. Além de trazerem um resultado super eficaz para delimitar o ambiente, é muito difícil errar ao escolher um tapete liso. Com a base neutra é possível ousar e criar uma decoração com objetos coloridos, estampados e listrados. Sua versatilidade também permite que ele combine com outros tipos de tapete mantendo a harmonia entre eles.

 

 

♦︎ Tapete felpudo

 

 

Elegante e acolhedor, o tapete felpudo aparece como escolha para decorar alguns casamentos clássicos e luxuosos. A sensação de aconchego proporcionada pelo seu aspecto “peludinho” faz com que eles sejam uma ótima aposta para lounges e espaços mais calmos do casamento. O tapete felpudo é um elemento moderno que fica lindo em casamentos pela sua sofisticação.

 

 

 

♦︎ Mix de tapetes

 

 

Pegar tudo e misturar pode? Claro! Alguns estilos de tapete são muito específicos e não combinam tanto com outro tipo, como o felpudo e o persa.

Porém, criar um mix de tapetes que criem uma composição interessante e harmônica para a decoração está permitido! Como o tapete é um adorno especial, estas peças podem ser combinadas de diversas maneiras para o casamento ficar a cara dos noivos. Basta usar a criatividade e não se esquecer do senso estético e seguir o estilo da cerimônia!

 

 

A escolha dos tapetes é pessoal, mas não deixe o tapete de lado na decoração do seu casamento.

Já decidiu o seu preferido?

 

 

Leia mais:

Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

Decoração de igreja para casamento

A primeira dança dos noivos no casamento

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

1 comentário em “6 tapetes para decoração do seu casamento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *