Revista CaseMe » Tudo sobre convite de casamento: guia completo para fazer o seu!

Tudo sobre convite de casamento: guia completo para fazer o seu!

O convite de casamento é a primeira impressão que os convidados terão do seu casamento. Ele dará o tom do que está por vir, ou seja, o grau de formalidade, a estética e a organização da entrega dos convites indicarão o tipo de casamento que os convidados devem esperar.

Portanto, reunimos as dúvidas mais frequentes sobre convites de casamento, assim como várias dicas úteis para vocês não errarem na largada!

Vamos lá?

A princípio todo mundo quer um convite de casamento bonito, bem escrito, com as informações necessárias e entregue com antecedência, mas para isso acontecer é necessário um boa organização. Todo o processo, desde fazer a lista de convidados até a entrega dos convites, é uma maratona cheia de detalhes importantes. 

Antes de entrar afundo no tema convite, veja a lista de tarefas que deverão estar resolvidas antes de você definir o seu convite do casamento:

  1. Lista de convidados consolidada com o agrupamento de casais e famílias e seus tratamentos (Sr e Sra, Queridos…)
  2. Endereço confirmado da cerimônia e festa
  3. Url ou endereço do seu  Site de casamento 
  4. Endereço e telefone dos convidados para entrega de convites e confirmação do RSVP
  5. Se for enviar Save the Date, organize-se para envia-lo com pelo menos 3 meses antes da entrega do convite de casamento oficial.

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Antes da reunião de convite, assista o vídeo da designer Luiza Luf onde ela dá dicas de como se preparar, e fala também da importância do convite estar de acordo com a decoração do casamento.

Então agora vamos as dúvidas mais frequentes sobre convite de casamento e várias dicas úteis:

Como calcular a quantidade de convites de casamento?

Para calcular a quantidade de convites de casamento corretamente você terá que ter a lista de convidados bem organizada, pois o número de convites não é o mesmo de convidados. Muitas vezes um convite “convida” mais pessoas, como um casal, dois irmãos ou uma família completa.

E para ter um maior controle do número de convidados esperado por convite, alguns casais fazem um pequeno cartão, inserido junto ao convite, que chamamos de convite individual. Em cada convite insere-se o número de cartões necessários para que cada convidado tenha o seu convite individual na hora de entrar no casamento. Portanto, para saber quantos convites individuais você vai precisar fazer, aí sim, conte o número de convidados.

Apesar do uso de convites individuais ser comum, você não vai ver esta prática nos casamentos mais sofisticados. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, leia a matéria o Roteiro do Casamento: A Festa, onde explicamos melhor essa questão da entrada dos convidados. 

Conte o número exato de convites necessários e some de 10% a 20% para ter uma sobra. Esse extra é importante para você ter uma margem para guardar alguns de lembrança e para aquelas pessoas que você pode vir a precisar convidar depois de confeccionado o convite. O mesmo vale para os convites individuais.

É importante solicitar também uma cota extra somente de envelopes para a calígrafa, que naturalmente comete alguns erros na hora de escrever o nome dos convidados. 

QUal o número mínimo de convites para pedir?

Normalmente as gráficas exigem um número mínimo de convites e depois também não fazem a re-impressão de poucas unidades. Se você precisar de mais 5 convites, terá que pedir mais 50, por exemplo.

Já os convites mais artesanais, apesar de mais caros, tem a possibilidade de tiragens menores. O importante é vocês se informarem com os fornecedores escolhidos, porque cada gráfica tem sua política.  

Quais informações devem estar no convite de casamento?

O convite começa por dizer quem está convidando e depois para o que está convidando. 

Os convites de casamento tradicionais têm o nome dos noivos e dos pais dos noivos no texto, noiva à esquerda e noivo à direita. O mais tradicional são os pais convidarem para o casamento de seus filhos, os noivos. Ou os noivos convidam, com a bênção de seus pais. 

Em seguida vêm informações importantes, como data e horário do casamento e o endereço da cerimônia e festa.

Vejam em seguida abaixo os exemplos de convites de casamento:

É importante colocar no convite de casamento o endereço do seu site de casamento para facilitar a confirmação e divulgação da lista de presentes, ou o telefone para o RSVP. 

Além destas informações, alguns convites também tem escrito nos cantos inferiores os endereços dos pais dos noivos para o envio de presentes. Mas essa prática está caindo em desuso porque os presentes não chegam mais na residência dos pais. 

Como explicamos na matéria sobre site de casamento , informações extras como por exemplo: traje, dicas de como chegar, onde comprar presente, RSVP e homenagens a padrinhos devem ser disponibilizadas no site de casamento do casal, mas não no convite. Quanto mais clean for o convite, melhor.

Veja o video abaixo onde a designer Luiza Luf explica as diferentes opções de textos para o convite de casamento.

Como escolher o convite de casamento?

Como diversos itens do casamento, o convite de casamento deixou de ser sempre tradicional  e ganhou novas versões. Atualmente é bem comum vermos convites de casamento super diferentes, cheios de personalidade, sem perder a elegância e a sua importância.

Vamos conferir algumas opções e modelos de convites de casamento. 

Convite de casamento tradicional

O convite de casamento tradicional é aquele convite formal, monocromático, sem variações no texto. Ou seja, penas um belo papel e uma impressão sofisticada, que geralmente é em relevo francês ou relevo americano. Este tipo de convite é uma peça impressa artesanalmente com técnicas muito antigas.

Convite de casamento em  Relevo Francês:

O texto é prensado a partir de um molde, uma chapa de metal que é gravada à mão por um artesão. O papel é prensado contra esta chapa, por isso esses convites tem um relevo na letra, que você pode identificar facilmente porque marca atrás. Se você receber um convite com relevo francês, onde o verso do papel tem o baixo relevo das letras marcado, saiba que você está diante da mais sofisticada forma de impressão de um convite de casamento.

Apesar de incrível, essa escolha está caindo em desuso porque o custo deste trabalho é muito mais alto e os casais estão buscando a liberdade que os convites com impressão digital trazem com suas cores, formatos e tipos de papel.

Convite de casamento em Relevo americano:

O relevo americano é uma impressão offset que leva uma camada de pó sobre a tinta ainda quente. Depois passa por uma estufa quente para que esse pó se expanda um pouquinho. Esse processo é o que cria aquele relevo nas letras, tão característico dos convites de casamentos tradicionais. Uma vantagem do relevo americano é que este pó é transparente, portanto ele pode ser usado em cima de qualquer cor impressa. 

Os convites de casamento tradicionais geralmente são brancos ou em tons de creme, sempre claros. A gramatura do papel é mais encorpada, de 180g a 220g e os envelopes podem ser forrados e com monograma. 

O convite de casamento tradicional é impresso na gráfica e em seguida enviado para a calígrafa escrever o nome dos convidados nos envelopes.

Confira em seguida alguns exemplos de convites de casamento tradicionais:

Convite de casamento moderno

Os convites de casamentos modernos geralmente acompanham a identidade visual do casamento, com suas cores, fontes e texturas. Desde o Save The Datesite de casamento até a papelaria da festa.

Para ganhar flexibilidade na impressão, os convites de casamento modernos utilizam diversas técnicas e muitas vezes compõe 2 ou 3 tipos de impressões para chegar no resultado esperado e fazer um convite de casamento super especial.

Leia também: Identidade Visual do Casamento – como definir e onde aplicar

Convite de casamento em Letterpress:

Essa técnica é utilizada para fazer algum detalhe no convite, como o nome do casal ou o monograma por exemplo. O Letterpress é parecido com a técnica do relevo francês: é necessário fazer um molde, que é prensado com tinta no papel, deixando a marca com a imagem destacada em alto relevo. Diferente do relevo francês, que é muito delicado e com menos profundidade, um convite todo em Letterpress ficaria exagerado. A menos que o designer seja bastante arrojado e cuidadoso no equilíbrio estético. 

Convite de casamento em Offset:

A impressão offset é muito utilizada hoje em dia porque é uma técnica de impressão indireta, onde a água e a gordura da tinta são impressas separadas de modo que não molha o papel, garantindo uma qualidade muito superior de impressão. Uma impressão offset pode ser feita em tamanhos e tipos de papéis diferentes, e muito rápido. A maior parte das revistas, por exemplo, é impressa em offset. 

Convite de casamento em Silk Screen ou Serigrafia:

É um tipo de impressão que usa um molde com uma tela especial onde o assunto a ser impresso está vazado para aplicação da tinta. Esta também é uma técnica que fica melhor nos detalhes, mas gosto sempre de dizer que um bom designer contraria as regras e faz mágica. Mas se esse não é o seu caso, use a serigrafia somente nos detalhes como o nome dos noivos ou no monograma. A vantagem deste tipo de impressão são as tintas metalizadas, glitter e até neon. 

Convite de casamento em Hot Stamping:

Das técnicas de acabamento, o hot stamping é o menos utilizado em casamentos. Ele tem muita cara de capa de livro bacana ou book de empreendimento imobiliário. Sabe aquele texto ou imagem em um pequeno alto relevo, onde o assunto fica um pouco brilhante? Isso é hot stamping. O processo é no pós produção, onde é colada uma fita (como um tipo de verniz) sobre o assunto gravado, sendo pressionado contra o papel com calor.

Os convites modernos podem seguir a tradição com o nome do convidado escrito por uma calígrafa ou podem fazer cada nome impresso pela gráfica.

É importante frisar que mesmo que o seu casamento seja clássico, você pode ter um convite de casamento diferente. Lembrando que o convite transmite o grau de formalidade do casamento, portanto use a identidade visual da sua festa no convite, sem perder a elegância.

Versão digital: Convite de casamento virtual

Hoje em dia é possível fazer o convite totalmente online. Essa não é uma opção elegante para um casamento nos moldes tradicionais, onde uma cerimônia seguida de festa é oferecida. Mas funciona muito bem para casamentos muito intimistas. 

Você pode usar templates e modelos de sites como Canva para criar a arte do convite. E depois é só enviar virtualmente por email ou Whats App para os convidados.

B2C-Header-da-newsletter-2-1-1024x256

Com quanto tempo de antecedência devo fazer meus convites de casamento?

O convite de casamento deve feito pelo menos 4 meses antes do casamento.

Segundo Luiza Luf, o convite deve começar a ser feito 6 a 8 meses antes da data do casamento. Confira o video abaixo para entender melhor o tempo de antecedência.

De acordo com a etiqueta, o convite de casamento deve ser entregue 30 dias antes da data do casamento.

Como mencionado anteriormente, o convite é feito pela gráfica para em seguida ser enviado para a calígrafa. E após a subscrição da calígrafa, eles são embalados em plástico para serem manuseados e não deixar marcas ou sujeira.

Todo esse processo pode durar de 2 a 3 meses. Portanto, fazer seu convite de casamento 6 meses antes do casamento é o recomendado para não ter nenhum estresse.

Vale lembrar que antes de enviar o convite de casamento é comum mandar o Save The Date com uns 5 meses de antecedência. Leia na matéria nossas dicas!

Quais as opções de envelopes?

Com as novas opções e modelos de convites de casamento, os envelopes também ganharam novas cores, estampas e texturas.

Além disso, diferentes tipos de abertura do convite, como por exemplo usando cortes laterais, imãs, laços e dobraduras. Para os profissionais de identidade visual o céu é o limite!

Confira nossa matéria sobre Identidade Visual. Você verá as 7 perguntas fundamentais sobre o tema.

Até o convites de casamento mais tradicionais ganham leveza e cor com as diferentes possibilidades de envelopes.

Como escolher o envelope correto para o convite de casamento?

O envelope deve estar em harmonia com convite de casamento. Ele deve ter a mesma qualidade e formalidade do convite. 

Mas como falamos no tópico acima, mesmo sendo um convite mais tradicional, você pode utilizar estampas e texturas no envelope. Converse com o fornecedor responsável pelo seu convite. Ele irá te informar qual o envelope ideal para o seu convite. 

Lembre-se que quanto mais elaborado for o convite e o envelope mais caro será o valor unitário do seu convite de casamento.

Você sabia que a textura do envelope influencia na caligrafia do convite? A calígrafa Sandra Maria de Souza explicou tudo para a gente em um vídeo super esclarecedor! Confira:

Tipos de papéis para o convite de casamento

Os papéis mais comuns para convites de casamentos são o Offset, o papel Couché e o Supremo.

O papel Offset é o mais simples. Se você está buscando um convite de casamento mais barato, essa é uma boa opção. Já o papel Couché é um papel mais sofisticado. É um Offset que leva um revestimento dos dois lados para criar uma cobertura mais lisa para o papel. O papel Couché pode ser fosco ou brilhante.

O papel Supremo é mais resistente que o papel Couché, mas tem menos brilho e tem seus lados com texturas levemente diferentes. Um lado é sempre mais poroso que o outro, sendo muito usados para cartões de visita. 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 Entrega do convite de casamento

A entrega dos convites é feita pelos correios, serviços de motoboy ou pelo próprio casal em mãos.

Aconselhamos os casais a contratarem algum serviço de entrega, porque dependendo da quantidade de convites, a missão de entregar os convites em mãos pode se tornar impossível.

* Telefones – é muito importante que esta informação esteja 100% atualizada na sua lista de convidados para o período de confirmação de presença e para problemas no recebimento do convite de casamento.

Quando enviar os convites de casamento?

A data de envio dos convites de casamento vai depender da localização do convidado. Confira em seguida a antecedência necessária para o envio do convite conforme a localização:

Fora do Brasil: De 2 a 3 meses de antecedência;

Fora da cidade do casamento: 45 dias de antecedência;

Mesma cidade do casamento: 30 dias de antecedência.

QR Code no convite de casamento

Com a chegada da tecnologia nos casamentos, o convite de casamento não poderia ficar de fora.

Algumas empresas estão disponibilizando a opção de colocar QR Code nos convites para facilitar o RSVP e entrada dos convidados na festa.

Esse código também pode direcionar os convidados para o site do casamento. O site de casamento da Caseme é gratuito e além das informações básicas do evento e a opção do RSVP, você monta listas de presente virtuais para converter em dinheiro e usar como quiser! Comece agora, fica pronto em 3 minutos!

 

Clique aqui e confira os fornecedores de convites de casamento que mais aparecem nos casamentos postados no CaseMe. 

E aí, ainda restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários que vamos adorar te responder!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *