Revista CaseMe » Como organizar os cumprimentos no casamento
cumprimentos no casamento

Como organizar os cumprimentos no casamento

Os casamentos, como fenômeno cultural que são, acompanham as mudanças de comportamentos e modificam aos poucos as tradições que regem este ritual. E com os cumprimentos não é diferente.

Quando os casamentos eram menos íntimos, com funções sociais mais significativas, os cumprimentos eram uma formalidade imprescindível e cheia de protocolos.

Hoje os casamentos são muito diferentes. São, acima de tudo, realizados unicamente para celebrar a união de um casal com a presença das pessoas mais importantes para os noivos, família e amigos. Assim o assunto “cumprimentos no casamento” ganha outra dimensão.

Como receber os cumprimentos, por exemplo, ou quando cumprimentar os convidados é assunto de muitas dúvidas para alguns casais; e para outros dúvida nenhuma porque nem pensam na questão. 

Então vamos falar deste cuidado com seus convidados, que vai muito além de uma formalidade.

Cumprimentar os convidados é, antes de ser um protocolo, uma manifestação natural. Os convidados presentes no seu casamento devem estar ali pelo amor, pela amizade e a vontade de compartilhar com vocês os momentos importantes. Portanto naturalmente, acontece a vontade de cumprimentar e agradecer a presença de cada um deles.

Confira abaixo alguns momentos clássicos de cumprimentos e observações que podem te ajudar a pensar no assunto para conduzir os cumprimentos do seu casamento com mais eficiência e educação.

Cumprimento dos padrinhos na cerimônia

Os cumprimentos dos pais e padrinhos são tradicionalmente realizados no altar, no final da cerimônia.

Os padrinhos permanecem em seus lugares enquanto o casal se dirigem até eles para um abraço que não deve ser demorado.

O casal pode cumprimentar juntos cada casal de padrinhos, por exemplo, ou cada um cumprimenta um lado do altar e depois trocam de lado, deixando seus pais por último, porque geralmente é o ponto alto da emoção.

0775_Monica-e-Fred_Por_Collage-1024x385
Fotos: Marina Fava

Outra opção que tem sido muito escolhida é manter o casal no centro do altar, virados para os seus convidados e o primeiro casal de padrinhos da noiva dirige-se até eles, cumprimenta-os tira uma foto e já abre o cortejo de saída, em seguida o primeiro casal de padrinhos do noivo e assim sucessivamente até a saída dos noivos.

Esta opção tem um certo risco. Ao deixar claro para os convidados que a cerimônia está no fim, com a saída dos padrinhos, eles começam a dispersar atenção e muitos já saem para a recepção. Assim o casal sai com uma cerimônia vazia e dispersa, cheia de convidados em pé. No filme e nas fotos este cenário vazio e bagunçado não fica bonito.

Os cumprimentos dos padrinhos também podem ser realizados após a cerimônia em um local reservado, na sacristia ou no local onde serão feitas as fotos com os padrinhos e pais.

dica

Sabe aquela foto da saída dos noivos passando por um corredor de padrinhos segurando Sparkles? Elas ficam mesmo muito bonitas e são super desejadas pelos noivos. Mas para essa cena funcionar com segurança e eficiência sugiro fazerem na entrada para a festa, ao invés da saída da cerimônia. A logística de organizar e acender as varetas durante a saída dos noivos é demorada e não é seguro. 

Se vocês pensam em ter sparkles no casamento, leiam a matéria Alerta sobre os sparkles no casamento até o fim. Além dos depoimentos de acidentes, ao final explicamos as 3 medidas de segurança que devem ser tomadas para usar o sparkles no seu casamento.

Roteiro-completo-para-organizar-seu-casamento_-cronograma-comentado-em-7-etapas-750x200

Cumprimento dos pais na cerimônia

Os cumprimentos dos pais devem ser sempre no altar. É um momento simbólico importante, pois tem a ver com a despedida de uma fase, o agradecimento pelo casamento e a ajuda neste início importante da vida do casal como uma nova família. 

Os cumprimentos dos pais representam em si o símbolo do rito de passagem. 

O eixo familiar vai mudar, afinal o casal deixa suas famílias de origem para se lançar em novas construções familiares. E esse cumprimento no altar simboliza a despedida e a benção. Portanto não deixem de dar o melhor de vocês, com muito amor e gratidão!

dica

Pensem com carinho neste momento e preparem seus “mini votos” para dizerem na intimidade deste abraço aos seus pais o quanto são gratos por tudo o que viveram até este momento, assim como o quanto contam com eles na vida que está por vir!

0783_Monica-e-Fred_MF1_9458-714x475
Captura-de-Tela-2015-11-12-às-11.36.01-714x475
Fotos: Marina Fava
Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

Cumprimento dos convidados

Cumprimentos dos convidados na cerimônia:

Fazer uma fila na Igreja é o formato mais tradicional de cumprimentos mas ultimamente é o menos utilizado. Pouco tempo atrás era bem comum um grupo seleto ser convidado para a recepção e o restante apenas para a Igreja, por isso os cumprimentos na igreja eram imprescindíveis. Hoje esse costume ainda se faz presente nos casamentos de famílias reais e chefes de estado.

d6vxgrdnbcolgm2gvm1eey3ly1
Foto: Reprodução

Quem quiser adotar este formato precisa organizar a logística de modo que os convidados entendam que haverá cumprimentos. Uma opção é o celebrante anunciar onde o casal receberá os cumprimentos. Além disso é bom ter recepcionistas em pontos estratégicos para auxiliar na formação da fila dos convidados.

Cumprimentos dos convidados na recepção:

Quando os cumprimentos não acontecem no local da cerimônia, o casal pode ir direto para a recepção e agradecer a presença de todos no microfone, logo no início da festa, antes da abertura da pista de dança.

Este agradecimento geral, cumpre com a formalidade mas não entrega o valor maior de um cumprimento, que é algo íntimo e pessoal. Portanto, mesmo que vocês não queiram ter a obrigação de passar de mesa em mesa ou fazer algo planejado para os cumprimentos dos convidados, o que mais funciona na prática hoje em dia é um cumprimento natural ao longo de toda a recepção, conforme encontram as pessoas.

Captura-de-Tela-2015-10-29-às-15_Fotor_Collage-1024x386
Fotos: Rodrigo Sack

Logo que o casal entra na festa geralmente faz uma primeira dança e alguns outros rituais. Na sequência a pista começa e vocês ficam livres para interagir com os convidados, que naturalmente vêm até a pista cumprimentá-los.

Captura-de-Tela-2015-11-12-às-11.11.18-750x428
Foto: Marina Fava
Captura-de-Tela-2015-10-29-às-14_Foto_Collage-1024x385
Fotos: Rodrigo Sack
Captura-de-Tela-2015-11-12-às-11.12.13-750x426
Foto: Marina Fava

Fazer os cumprimentos de mesa em mesa, principalmente nas mesas dos familiares, pessoas mais idosas e os convidados que vieram de longe, é a forma mais carinhosa e educada de agradecer a presença deles, e garantir uma boa foto para a lembrança. 

dica

Veja com a sua equipe de fotografia se é possível ou necessário contratar um fotógrafo extra para os pais. Assim vocês podem incumbi-los de passar pelas mesas dos convidados mais velhos representando vocês, para tirar fotos com eles e dar uma atenção com mais tempo e dedicação.

0775_Monica-e-Fred_Por_Collage-2-750x282
Fotos: Marina Fava

Moral da história: cumprimentar não é protocolo, é sinal de carinho, respeito e educação.

Vocês convidaram estas pessoas porque são importantes para vocês. Mostrem esta importância. Ainda que naturalmente, não deixem de reservar espaços no tempo curto do casamento para dar um beijo com atenção plena nestas pessoas que serão as testemunhas e propagadoras das histórias do seu casamento.

Queremos saber a opinião de vocês:

Vocês estão pensando em como serão os cumprimentos do seu casamento, ou nem tocaram neste assunto? 

E se vocês já casaram, como foi a experiência? Valeu a pena o modo como foram seus cumprimentos? Ou se arrependeram de não fazer?

Leia também:

4 comentários em “Como organizar os cumprimentos no casamento”

  1. Olá! Vou casar em junho de 2021 e até esperamos que possamos realmente abraçar as pessoas que forem comemorar conosco! No salão da festa a pista de dança fica bem no meio, parece um chão de estrelas e ao fundo uma cortina de led, estamos pensando em ficar ali e pedir aos convidados que se dirijam até nós para os cumprimentos e fotos, pois tem um cenário bonito, serão 100 pessoas e 12 mesas, nas mesas já estarão as familias e amigos, assim chamaremos mesa por mesa para tirar a foto, acho que assim não “perderemos” muito tempo e cumprimos esse “protocolo” que acho importante e carinhoso!

    1. Olá Samai!
      Tudo bem?

      Não tenho dúvida que aproveitar esse cenário será muito bom para as fotos! Luz é sempre muito bom.
      Esse processo pode dar certo e eu apostaria nele sim, mas não é tão simples.
      Vai exigir uma organização estratégica. Por exemplo: se nesta hora tiver buffet de jantar ou garçom circulando, as pessoas também vão estar circulando.
      Sua idéia será perfeita se todos estiverem sentados, mas ficará bem confusa se estiverem todos circulando, pense nisso.

      Bjs,
      Laura

  2. Juro que tive que pesquisar o que são sparkles. Não conheço por esse nome! rs
    Até me esqueci do nome agora.
    Acho legal cumprimentar os convidados de mesa em mesa, e tirar foto. Minha irmã fez isso no casamento dela, e tem boas recordações.

    1. Oi Fernanda!
      Interessante seu comentário, você conhece os Sparkles por qual nome? Será que (se você lembrar) manda aqui pra gente? Seria legal incluirmos um nome mais brasileiro, não acha? Eu não encontrei, só conheço esse termo “importado” rsrs.
      E sobre passar de mesa em mesa para cumprimentar os convidados, eu vejo no depoimento das noivas que elas nunca se arrependem quando fazem isso. Rendem fotos maravilhosas com as pessoas queridas, e não demora tanto assim que atrapalhe o tempo de festa. Eu super recomendo para quem tem esse temperamento mais família. Mas… sugiro que você passe nas mesas de forma bem natural. Quando forma uma fila de mesas, acho que cria uma expectativa nos convidados que estão vendo que serão os próximos e eles precisam ficar esperando chegar a vez deles. Assim você engessa a festa demais. Ao passo que se for passando naturalmente nas mesas, ninguém se sentirá “esperando” a sua vez. Não sei se ficou claro o meu ponto, se quiser conversar sobre isso, me chama no email laura@caseme.com.br que terei o maior prazer! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *