Revista CaseMe » Dress Code de vestidos para casamento

Dress Code de vestidos para casamento

Dress code para o casamento é um assunto que envolve tanto as madrinhas quanto as convidadas do casamento.

 

Qual o nível de formalidade devo escolher para os vestidos das convidadas? Sendo convidada, qual é a escolha certa para me adequar ao traje passeio completo? São muitas dúvidas quanto ao tipo de tecido, comprimento das saias, brilhos, então vamos analisar quais os looks adequados para cada dress code

 

Para nos guiar (e inspirar), procuramos ateliês especializados em vestidos de festa para nos ajudar a entender os  tipos mais comuns de dress codeTraje EsporteEsporte Fino, Passeio Completo, e Traje Black-Tie

 

Ao propor o traje do seu casamento, você deve pensar no evento como um todo: onde será a cerimônia, local da festa, como será a decoração? Seu casamento é ao ar livre, pé na areia, ou não? Tudo irá influenciar no dress code que você vai sugerir para suas convidadas. É importante esta adequação para que todos fiquem confortáveis e aproveitem a festa totalmente. 

 

Se você é convidada e sempre fica confusa com o tipo de traje descrito no convite, esta matéria vai te ajudar a decifrar os códigos de vestimentas mais usados atualmente. Separamos fotos para exemplificar cada tipo, esperamos que ajude!

 

Homens, não deixamos vocês completamente de fora, em cada modelo de dress code, colocamos as dicas principais para vocês também

 

 

 

◊ Traje Esporte: 

 

É mais simples e informal. Basicamente é a roupa do cotidiano. Mas não se engane: traje esporte não significa qualquer tipo de roupa! Não apareça de shorts e bermudas.

 

Para Homens: O ideal é usar calças de brim ou jeans com camisa de botão ou polo. Não há necessidade de paletó ou gravata. Para os sapatos neste caso é recomendado o chamado “sapatênis” ou mocassins.

 

Para Mulheres: O recomendado são calças, saias, camisas ou vestidos de tecidos leves. Evite usar tecidos brilhosos e muito bordado. Quanto aos acessórios, menos é mais neste momento.

 

Vestidos: Martu

 

Ocasião: Este é um dress code que poderá ser adotado para reuniões de noivado, almoço após o casamento no civil. Reuniões menores, mais íntimas e informais

 

Já que estamos falando de trajes, confira aqui tudo sobre o look do noivo!

 

 

 

◊ Esporte fino, passeio ou Tênue de Ville:  

 

Um traje com um pouco mais de formalidade, descontraído e sério ao mesmo tempo. Dá para escolher roupas bem à vontade, mas fique atento a alguns pontos

 

Para Homens: Caso o evento seja diurno as opções são: calças sociais ou de brim com uma camisa de tecido e um blazer com ou sem gravata ou terno claro com gravata. Para noite a gravata é aconselhável.

 

Para Mulheres: O horário interfere na roupa. Caso o evento siga até às 18hs, túnicas, pantalonas, tailleur com calça são ótimas opções.

 

Vestidos: Mariana Kuenerz

 

 

Vestidos: Julia Golldenzon

 

 

Se o convite é noturno recomenda-se o popular pretinho básico, ou vestidos em tons mais neutros. Modelos que vão até os joelhos feitos com tecidos mais nobres são uma boa aposta. Bolsas e sapatos do tamanho médio e pouco brilho compõem o visual.

 

Vestidos: Martu

 

 

Ocasião: Este traje combina bastante com casamentos de dia, ao ar livre ou na praia, que pedem uma descontração nos looks. Nestes casos que não são recomendados sapatos de salto alto, o traje esporte fino tem a formalidade compatível com este tipo de casamento.

 

Qual traje é mais adequado para um casamento na praia? Assista este CaseMe TV para mais detalhes. 

 

 

◊ Passeio Completo ou social:

 

Este traje é recomendado para casamentos em que se espera formalidade completa

 

Para Homens: É difícil de errar neste tipo de traje. Um terno escuro, camisa social e uma gravata já resolvem tudo. O melhor usar sapatos escuros. Caso o casamento seja de dia, um terno mais claro é recomendável.

 

Para Mulheres: Vestidos de tecidos nobres são preferíveis. Podem ser longos para noite e um pouco mais curtos para o dia. Tailleurs de dia também são bem adequados. As jóias podem sair do cofre para finalizar o visual. Bolsas menores, penteado e a maquiagem bem feitas dão o toque perfeito para a ocasião.

 

Vestidos: Julia Golldenzon

 

 

Vestidos: Marilia Dias | Foto: Studio Laura Campanella 

 

 

 

Vestidos: Martu 

 

 

 

Vestidos: Ateliê Gora

 

Ocasião: Eventos formais.

 

 

◊ Traje Black-tie, Gala, rigor ou tênue de soirée

 

O clima é de glamour, como nos tapetes vermelhos. É um vestido para raras ocasiões, não são utilizados com frequência, por isso muitas pessoas optam por alugar essas roupas.

 

Para Homens: Smoking é traje obrigatório, de preferência preto. A gravata deve ser borboleta e os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

 

Para Mulheres: A recomendação são os vestidos longos. Neste caso podem abusar das caudas, brilhos e decotes. Coloque sua melhor joia. Para completar, saltos altos e clutches. Evite cabelos soltos, eles devem permanecer presos, em um penteado elaborado.

 

Vestidos: Martu 

 

 

Vestidos: Maria Mendes

 

 

Ocasião: Para casamentos muito sofisticados, em ambientes que exigem uma formalidade maior nos looks. Eventos requintados, em lugares históricos e ocasiões especiais pedem muito brilho e luxo. 

 

 

 

 

A informação sobre o dress code deve sempre vir no convite. Como esta é uma informação que às vezes não fica tão elegante no convite impresso, outra alternativa é acrescenta-la no seu site de casamento. Ele é uma forma prática de colocar lembretes e informações adicionais para os seus convidados

 

Leia aqui tudo sobre o look da noiva!

 

Qual dress code combina com o estilo do seu casamento?  

 

 

Leia mais:

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

https://revista.caseme.com.br/a-roupa-do-noivo-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Tendências para vestidos de madrinhas e convidadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *