Revista CaseMe » Qual é a importância do cerimonial?

Qual é a importância do cerimonial?

Acordar, tomar banho, lavar o rosto, sair para malhar, trabalhar, almoçar com a mãe, marcar a prova do vestido, ver o noivo, ir para a degustação, sair com as amigas, acompanhar os fornecedores, lembrar das datas importantes, reunir os orçamentos… Ufa. Parece tarefa demais, né? Se engana quem pensa que é fácil organizar um casamento sozinha e que contratar um cerimonial não é necessário.

O cerimonial é indispensável para ajudar a noiva com a infinidade de tarefas a serem cuidadas para que tudo ocorra como planejado. Se você ainda está na dúvida se consegue ou não fazer sozinha, aqui vão razões da Dark Costa para você acreditar que o cerimonial é imprescindível para o sucesso do seu casamento.

 

5 razões para contratar um cerimonial

1 – O cortejo da cerimônia

Todo casamento tem sua especificidade que deve ser devidamente acomodada no cortejo. O cerimonialista  será responsável por entender a teoria do cortejo e adaptar as questões específicas de cada família. Por exemplo, se os pais são separados e não se falam, o cerimonial será encarregado de acomodar cada um, mantendo a tradição do cortejo de forma harmônica. Esse profissional saberá fazer com que essa etapa ocorra de forma bonita e organizada nos menores detalhes.

2 – RSVP

Um RSVP bem feito é importantíssimo para evitar gastos desnecessários da festa. Isso porque grande parte dos custos do casamento são calculados por convidado – principalmente o buffet. Ou seja, um RSVP ativo e de qualidade faz com que esse número seja calculado com precisão e gere economia para os noivos. Cerimonialistas que executam essa etapa com perfeição fazem com que o custo do cerimonial saia de graça.

 

Clique aqui e saiba como fazer: O casamento perfeito com menor custo 

 

3 – Desenvolvimento da cerimônia

Se engana quem pensa que na festa cada detalhe não é calculado. É preciso organizar tudo para que a celebração dê certo e seja equilibrada. A pista de dança tem que começar aquecida antes de liberar o buffet, senão pode criar fila no jantar e depois a festa esfria. Imagina o desastre? O cerimonialista irá ajudar a pensar no timing evolutivo da festa para que ela flua de forma harmônica e organizada até o final.

 

4 – Gestão de crises

Alguém que ajude a gerenciar as possíveis dores de cabeça que acontecerão na festa é essencial! Desde pequenos detalhes de ajustes na costura, até a checagem de fornecedores, o cerimonialista sabe como lidar com todas as urgências possíveis. Enquanto a cerimônia está acontecendo, este profissional estará encarregado de recepcionar os convidados nas amenidades, ajudar aqueles que passarem mal, checar a adequação do combinado com os fornecedores e até solucionar a possível falta de algum fornecedor. Sem essa pessoa para ser o braço direito no dia, esses problemas podem acabar recaindo para os noivos.

 

5 – Terminar a festa

Enfim, a festa acaba. Os parentes estão exaustos ou já foram embora. Os noivos também. Mas as obrigações da festa não acabam quando todos vão embora… Há muita coisa a ser feita na pós-produção de uma comemoração tão complexa. E podemos falar a verdade? É tenso. Finalização de festa é a hora de checar as garrafas vazias e cheias para não pagar mais para a consignação, separar o que sobrou, organizar a logística, o achados e perdidos. Ou seja, permitir que tudo se encerre da forma adequada e com menos preocupação possível para os noivos.   

 

Você continua achando que é moleza comandar um casamento sozinha?

 

Leia mais:

 

Casamento perfeito com menor custo

Casamento sustentável: veja 14 dicas eco-fáceis de implementar

10 perguntas para o cerimonial

1 comentário em “Qual é a importância do cerimonial?”

  1. Fui muito abençoada ao escolher minha cerimonialista. Ela me ajudou em tudo; desde a decoração até indicações de bons profissionais. A Rosângela é muito profissional e de confiança. Em nenhum momento tive medo de algo dar errado.
    Meu casamento foi minimalista e muito lindo! Faria tudo novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *