Revista CaseMe » Tulipas na decoração do casamento

Tulipas na decoração do casamento

As tulipas estão em alta na decoração dos casamentos. São flores charmosas, alegres e sofisticadas.

Decorar com tulipas é uma forma certeira de impressionar seus convidados.  Nesta matéria, a colaboradora do CaseMe Ana Paula Lopes da Costa te conta tudo sobre essa flor lindíssima que virou tendência.

Confira tudo sobre tulipas na decoração de casamento!

 

Ahhh, tulipas!! Ahhh, o amor!

 

E não deixe de conferir a matéria sobre Flores para casamento: tudo o que você precisa saber

 

❁ Fácil Harmonização

 

Para ornamentar o seu casamento, entre as flores mais queridas das noivas, estão as tulipas. São bonitas, elegantes, alegres e sofisticadas. Apresentando nuances variadas, combinam facilmente, não só com a palheta de cores utilizada na decoração; como também, com os diversos estilos de casamento: do clássico, passando pelo moderno e sofisticado, até os chamados “casamentos divertidos” – estilo de casamento mais contemporâneo. Seja qual for o gênero, tulipas são ótimas para confecções de buquês, decoração da igreja, salão de festas e arranjos para as mesas dos convidados; sendo utilizadas, inclusive, para a decoração do bolo!

 

 

❁ Origem

 

Diferente do que se pensa, a tulipa é originária da Turquia. E, só no século XVI, foi levada para a Holanda pelo botânico Conrad Von Gesner. O cultivo do bulbo teve fácil adaptação devido ao clima frio, e a tulipa chegou a ser a quarta maior fonte de renda holandesa, tornando-se o símbolo daquele país. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana “tulband” que significa “turbante” – o adereço usado pelos turcos. E olhando bem, realmente, o formato da tulipa lembra um turbante, não é mesmo?!

 

 

❁ Ahh, o frescor!

 

Por gostarem de clima frio, as tulipas são mais indicadas para os casamentos que acontecem no inverno. Mas se você optou por uma data entre o outono e o início da primavera, ou seja: entre os meses de março a setembro, existe chance de consegui-las. E nós vamos lhe mostrar como! Tulipas não são indicadas para casamentos que acontecem no verão. Insistir nesse tipo de flor, numa estação do ano inadequada pode, além de aumentar em demasia o orçamento, arruinar toda a decoração devido à baixa qualidade das flores obtidas, ou em decorrência contratempos ocasionados por fornecedores. Se você decidir pelas tulipas para ornar o seu casamento, evite marcar a data entre os meses de outubro e fevereiro. A planta não resiste às altas temperaturas do verão tropical.

 

❁ Como consegui-las?

 

No Brasil, a tulipa é cultivada especialmente em São Paulo, na cidade de Holambra, formada por imigrantes holandeses que descobriram, no Brasil, um tipo de clima ideal para o cultivo da flor. Os bulbos são importados da Holanda e as flores abastecem o consumo interno e são exportadas principalmente para os Estados Unidos.

A produção só acontece de março a setembro e envolve tecnologia do início ao fim do ciclo. Os bulbos importados da Europa são mantidos em câmaras frias a quase 3ºC negativos. No estado de dormência, elas podem ser mantidas por até um ano e só quando chega o inverno, as tulipas podem sair da geladeira.

E é em Holambra, onde fica a empresa Terra Viva, cujo o fundador e produtor, Klass Schoenmaker, conquistou o mérito do cultivo da Tulipa no Brasil. Em 1959, Sr Klaas e Dona Gemma, fundadores do Grupo Terra Viva, saíram da Holanda para o Brasil com seus 11 filhos em busca de uma vida melhor. Que romântico! 

Navegando pelo site da empresa, podemos conseguir informações sobre o cultivo da dessa linda flor, sua origem e suas características. Além disso, o mais importante: um link em que consta uma tabela com centenas de fornecedores/atacadistas de flores ornamentais em geral, que atendem por todo o Brasil.

 

❁ Agora sim: os ornamentos!

De variadas cores, desde branca, amarela, rosa, laranja, vermelha, roxa e negra; as tulipas harmonizam com praticamente tudo na festa.  Podem ser usadas em casamentos noturnos ou diurnos, em ambientes internos ou externos, desde que a temperatura ambiente seja adequada. Veja como as tulipas podem deixar seu casamento maravilhoso, tornando-se um momento eternizado.

 

Leia mais:

Flores para casamento: tudo o que você precisa saber

https://revista.caseme.com.br/flores-de-inverno/

 

Decoração de igreja para casamento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *