Revista CaseMe » O tamanho do casamento faz diferença no valor do cerimonial?

O tamanho do casamento faz diferença no valor do cerimonial?

Por menor que o casamento seja, contratar um cerimonial será sempre importante para uma melhor organização do seu evento. Planejar cronograma, verificar fornecedores e acompanhar todo o processo é um trabalho que o casal pode contar com um cerimonial para ajudar. Mesmo que muitas noivas achem que esse serviço é dispensável, em algum momento acabam descobrindo que contratar um cerimonial com antecedência poderá solucionar muitas dores de cabeça.

Qual é a diferença do trabalho do cerimonialista em casamentos maiores ou mini-weddings? O que muda no trabalho do cerimonial quando o casamento é todo em uma casa de festas, já com tudo fechado? Você sabe responder essas perguntas? A cerimonialista Dark Costa explicou tudo pra gente!

Sejam 80 ou 300 convidados, todo evento tem uma complexidade em particular. Às vezes a dificuldade vem de entender o melhor protocolo a seguir de acordo com o formato familiar, ou na gestão dos orçamentos, ou ainda na localização. Há quem ache que casamentos menores são mais tranquilos, mas essa não é uma verdade absoluta.

Tudo depende da estrutura do seu casamento: se tem atração, lugar marcado, se é só um DJ a noite inteira, ou se a casa já oferece a maioria dos serviços contratados. Em cada um desses casos a função do cerimonial vai se adaptando às necessidades e, proporcionalmente, o valor do serviço também se altera.

Um exemplo de um mini-wedding que pode encarecer o investimento em cerimonial é se as mesas serão marcadas e terão atrações extras. Lugar marcado faz com que o número de assistentes aumente bastante –  às vezes são necessários um para cada mesa. A função de organizar e impedir que fique confuso é de responsabilidade do cerimonial e, caso não tenha contratado um, isso poderá lhe causar uma dor de cabeça enorme.

A cerimonialista Dark Costa compartilhou que noivos que escolhem casas que já têm todos os profissionais costumam contratá-la quando já têm bastante coisa encaminhada, mas que começam a sentir a necessidade de ter um cronograma para seguir. O cerimonialista é a melhor pessoa para essa organização e têm todo o know-how do casamento.

Quando o cerimonial já é contratado desde o início das preparações, os noivos já têm alguém de confiança para sanar dúvidas, indicar fornecedores e programar todo o processo até o dia do casamento.

Uma informação importante que a Dark deseja dar para as noivas é: controlar os pagamentos e coordenar o dia do casamento não altera muito os custos do cerimonial, independente do número de convidados. O tipo de serviço prestado acaba sendo o mesmo. Como dissemos, o que varia é se a estrutura do evento demanda mais profissionais e equipe.

Outro serviço que o cerimonial oferece, e que tem preço variável, é o RSVP, que pode ou não ser contratado. Ele fica mais caro conforme o número de convidados porque são mais pessoas para confirmar e administrar. Todas essas funções designadas ao cerimonial são essenciais para a produção de um evento harmônico, organizado e, claro, poupando sempre os noivos de qualquer imprevisto que possa preocupa-los. Encontrar alguém de confiança, que vocês se identifiquem e tenha muito profissionalismo é a dica da Dark para os noivos que estão começando os preparativos.

Você tem alguma dúvida sobre o trabalho do cerimonial? Manda para a gente que a Dark poderá solucioná-la!

 

 

Leia mais: 

Qual é a importância do cerimonial?

Celebrante de casamento – Maria Paula do Atelier do Sim

Casamento Rústico – Gabriela e João Roberto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *