Revista CaseMe » Casamento ao ar livre no Lago Buriti – Roberta e Angelo

Casamento ao ar livre no Lago Buriti – Roberta e Angelo

A Roberta sempre quis um casamento ao ar livre, mas não abria mão de um casamento católico. A solução encontrada pela noiva foi realizar uma cerimônia íntima, apenas para familiares e padrinhos na capela Santo Cristo dos Milagres dias antes do seu tão esperado casamento no jardim

A paixão pelo Lago Buriti foi à primeira vista: era o jardim que a Roberta sonhava em casar ao pôr-do-sol, com muito verde e a incrível decoração da Renata Paraíso, que integra toda a decor à natureza. Com muito verde, cores e estampas, a decoração deu um charme ainda mais especial ao local

A noiva nos contou todos os detalhes dos seus dois casamentos: o mini wedding para a cerimônia católica e o casamento no Lago Buriti. Já imaginou o tanto de foto que tem na matéria? Ela está recheadíssima de registros lindos e inspiradores. 

 

Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelos noivos, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!

 

Noivos: Roberta Rachid Augusto de Souza e Angelo de Sousa Correia

Local: Lago Buriti, Rio de Janeiro.

Data: 09/02/2019

 

 

TITULO-CASAMENTO-REAL-1-750x50

 

 

História do casal:

 

Nos conhecemos em um bar no aniversário de uma amiga, marcamos de sair no dia seguinte e começamos a namorar, não houve um pedido formal de namoro nem de casamento. O de namoro foi até muito engraçado, fomos ao aniversário da prima dele 15 dias depois de nos conhecer e a caminho de lá, ele me perguntou: Estamos namorando, né? Vou te apresentar como minha namorada!

 

Créditos: todas as fotos desta matéria são do Sérgio Ronaldo

 

TITULO-CASAMENTO-REAL-2-750x50

 

 

Os preparativos:

 

Depois de 1 ano e meio de namoro, decidimos casar e em janeiro de 2018 iniciou a nossa maratona de feiras, pesquisas em sites de casamento como CaseMe e degustações.

Eu amo tudo que envolve festa, principalmente a decoração. Seguia várias pessoas e Intagrans de decoração de festas e já tinha salvado várias referências de decoração, fornecedores, vestido e ideias para o casamento no Instagram e Pinterest.

Quando decidimos casar, recorri a essas publicações e ideias.

Como gosto muito desse mundo de casamento e tudo que envolve os preparativos de festa, optei por cuidar sozinha de todos os preparativos, só contratei cerimonial para o dia.

Fomos em várias casas de festas, inclusive o Lago Buriti, já namorava esse lugar há muito tempo, seguia a Renata Paraíso que é design de eventos integrados à natureza e sócia do Lago há muito tempo. Depois que fomos lá, nos apaixonamos pelo espaço e energia do lugar, mágico, um paraíso!

Depois de lá, não achávamos nenhum um outro tão perfeito e tão a nossa cara quanto o Lago Buriti! Em março de 2018, decidimos que iria ser lá e que o casamento seria no dia do meu aniversário de 40 anos, exatamente em um sábado, 09/02/2019. Combinação perfeita, comemoração dupla!  

 

Sou muito ansiosa e a decoração da festa era um item que certamente me preocuparia bastante, então teria que ser uma decoradora que eu gostasse e confiasse. Depois que conheci o trabalho da Renata, disse que se um dia eu casasse, a decoração tinha que ser feita por ela.

Ela desenvolve e apresenta todo as fases do projeto de decoração dos móveis até as flores e arranjos que pretende usar. Pude escolher com ela cada item da festa, desde o sousplat que iria ser usado nas mesas até os móveis e cadeiras da festa, o que me deu segurança e confiança de que tudo iria sair perfeito. Você já tem uma ideia de como ficará a festa bem antes do casamento.

Acho que na preparação do casamento, tudo que a noiva tem que se preocupar é em contratar bons fornecedores para ficar tranquila no seu grande dia!

Vale lembrar que não precisa e nem sempre o mais caro é o melhor! Você tem que simpatizar com o fornecedor e é fundamental buscar referências em sites, grupos de noivas entre outros.

Definido o lugar e a decoradora, partimos para feiras de casamento, degustações de buffet, bolo, docinhos, open bar, definição de vestido, terno, DJ…

 

No dia do casamento, antes da cerimônia: 

 

Na semana do casamento caiu um temporal no Rio de Janeiro e fiquei sem luz até segunda feira depois da festa, na véspera fiquei sem água, pois não tinha energia para ligar a bomba do prédio, uma amiga da minha mãe tinha acabado de chegar de Curitiba e ia se hospedar na minha casa. Decidimos deixa-las em um hotel no Recreio e fomos dormir na casa dele.

No dia da festa, levantamos, tomamos café, peguei minha mãe no hotel e fomos para o Lago.  Angelo foi com o irmão levar algumas coisas para lá e depois foram se arrumar no Blue Tree do Recreio.

Contratamos cobertura fotográfica e filmagem do making of. O do noivo é bem rápido só dura umas 2 horas, já o da noiva, realmente é o dia inteiro, eles chegaram às 13h e ficaram direto até o casamento.

 

Fiquei muito tranquila no dia do casamento, apesar de tanta gente no mesmo quarto! Rs Éramos eu, minha mãe, cabelereiro, maquiador, fotógrafo e 2 vídeo makers. Minha mãe que não gostou muito, porque realmente perde a privacidade.

 

O vestido de noiva:

 

Com dois casamentos, os preparativos duplicaram! rs E eu tinha a missão de escolher 2 vestidos de noiva!

Já seguia vários estilistas especializados em vestidos de noivas, mas me identifiquei mais com o trabalho da Carol Nasser, estilo boho com vários apliques de rendas e camadas. Gostei de um modelo de sua coleção e a partir dele, ela desenhou já na minha primeira visita um modelo com as modificações que eu pedi.

 

Amei o processo de ir montando cada detalhe do meu vestido, cada pedacinho de renda aplicada. Acho muito importante ouvir a estilista nesse processo, ela já tem experiência e sabe o que funciona ou não nas noivas.

Casei com mantilha com apliques de renda off white, igual ao vestido.

Meu vestido tem uma cauda e a Carol colocou 3 botões para que conseguisse recolher e o vestido ainda continuar charmoso. Isso foi fundamental para que dançássemos a nossa primeira dança.

Para o casamento religioso, comprei um vestido pronto todo em renda também.

 

 

Acessórios:

 

O sapato é algo muito importante para o conforto da noiva e um bom teste são as provas do vestido porque você fica quase 1 hora em pé e se você já sentir dor na prova, melhor trocar o sapato. Foi o que aconteceu comigo. Tive muita dificuldade de achar sapato off white com salto grosso e confortável para usar no gramado.

Conforme a tradição, você tem que usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul. Usei um anel da minha avó de ouro com uma pedra azul e no religioso um cordão com crucifixo com pedras azuis que a minha avó e tias usaram em seu casamento.

 

No cabelo, usei lírios de seda e no religioso uma orquídea também em tecido que a minha mãe fez.

 

A Renata que fez o meu buquê, ela pediu várias referências de buquês que eu gostava, paleta de cores que eu queria na festa e foto do meu vestido para construir o buquê.

A entrega do buquê foi emocionante, assim que a decoração estava pronta, ela me chamou para apresentar a festa e entregar o buquê que ela preparou. Chorei muito!!!!!! Ainda bem que o maquiador ainda estava lá para retocar a maquiagem. rs

 

 

Roupa do noivo:

 

Foi mais difícil decidir a roupa do noivo do que a minha. rs Ele foi em várias lojas de aluguel e para comprar e não gostava de nada!  Ele também não queria fazer um terno sob medida e dizia que não queria ter que escolher um terno olhando apenas para um pedaço de tecido.

 

Por último, fomos em dezembro na loja Eduardo Guinle e achamos um modelo com a cor que gostamos. Só foi necessário alguns ajustes para torna-lo slim.

 

 

Cerimônia:

 

Eu e toda minha família materna somos católicos praticantes e como alguns devem saber, a igreja católica não realiza casamento fora da Igreja. E o meu sonho era casar ao ar livre, em um jardim com o pôr do sol, mas entrei nesse dilema, minha mãe não abria a mão de eu casar na igreja.

Procurei vários padres, até que encontrei um que disse que se eu casasse na Igreja, ele ou algum ministro do matrimônio iria nos abençoar no local da festa. Isso foi uma ótima solução!

Fizemos o casamento civil e religioso na capela Santo Cristo dos Milagres de manhã, no Alto da Boa Vista no dia 19/01/19, com o padre Navarro, que fez um casamento lindo, apenas com a presença das nossas mães, irmãos e padrinhos de casamento.

 

Algo mais simples e intimista que nos permitiu curtir bastante cada momento. O casamento foi lindo, cheio de rituais como o das velas, troca de cordão com crucifixo e a marca do meu batom no trecho da bíblia que o padre leu.

 

Fotos Mini Wedding: Danielle Loureiro

Fizemos um mini wedding, eu mesma decorei o salão de festas, minha mãe fez o bolo, eu e meu noivo os docinhos e contratamos um Buffet para o almoço.

 

Na festa do dia 09/02, um casal de ministros do matrimônio da igreja católica foi lá nos dar uma benção e dizer para os demais convidados que já tínhamos casados na igreja e convidou os demais casais para renovar os votos com a gente, foi muito emocionante!

 

 

Música da cerimônia:

 

Contratamos uma orquestra com 3 músicos instrumentistas: violino, sax e violão. Acho mais bonito do que músicas tocadas por DJs, porque como não ser uma música gravada e os músicos estão vendo e acompanhando tudo na cerimônia, as transições ficam mais suaves, além de ser muito mais bonito! A dica para decidir quais instrumentos serão necessários, é depois de escolher as músicas, conversar com o músico responsável a melhor composição, se você gosta muito de um instrumento e não abre mão de ter ele não esqueça de falar. Como o casamento não foi na igreja, usamos músicas modernas como Thousand Years, All of me e Meu abrigo.

Já no casamento religioso, optamos por um teclado que tocou músicas clássicas e sacras.

 

Padrinhos e madrinhas:

 

Foram 12 casais de padrinhos, no convite dos padrinhos já decidimos o traje e a paleta de cores: terno em tons de cinza escuro, camisa branca e gravata prata que demos de presente para os padrinhos e vestido longo em tons de rosa claro para as madrinhas. O presente das madrinhas foi uma necessaire personalizada com a estampa do casamento com o nome.

 

Após o cortejo da entrada, as madrinhas ficaram juntas em um lado e os padrinhos em outro.

 

Damas e pajens:

 

Foram 2 casais de damas e pajens: Manuela minha afilhada de 6 anos com o Guilherme de 5, filho do meu primo, Mariana filha de outra prima com o Miguel, afilhado do Angelo, ambos com 3 anos.

Quanto as roupinhas, fui em vários lugares, mas não gostava de nada, pensei até em mandar fazer, mas encontrei um vestido lindo na loja Milon para as daminhas e uma loja no Facebook que fazia trajes de padrinhos e montei do jeito que queria, chegou por Correios e deu super certo!

 

No casamento religioso seriam só os nossos afilhados, mas o Miguel não quis entrar e o Guilherme, o outro pajem, nos salvou e entrou com a Manuela.

 

 

Decoração:

 

O casamento ficou maravilhoso! O meu jardim secreto, um verdadeiro paraíso! Tudo perfeito! Superou as minhas expectativas! Não faria nada diferente!

 

 

Bolos e doces:

 

Existem vários fornecedores no mercado de docinhos e bolos. Depois de selecionar alguns e fazer as degustações, decidimos os fornecedores e também fiz alguns.

A festa foi para 250 convidados e tinha bastante doces, só docinhos foram 3.000, sem contar com pão de mel, bem casado, brownie e palha italiana. Sei que sou exagerada, mas prefiro que sobre do que falte.

 

Nesse momento o que vale, é conhecer os seus convidados e se gostam muito de doces. Os nossos eram formiguinhas! Rs

Como foi em pleno verão e ao ar livre, não colocamos nenhum chocolate porque certamente iria derreter, para suprir essa falta tinham vários brigadeiros gourmet de chocolate.

 

A decoração do bolo foi feita pela Renata.

 

Buffet:

 

O Buffet DA Gastronomia foi maravilhoso! Só recebemos elogios! Por ser uma festa mais descontraída e com o público mais novo, optamos por mini porções e duas estações fixas de comida.

De bebidas alcoólicas, foram servidos cerveja que já estava incluído no serviço do buffet e compramos espumante, whisky e vodka para o Open Bar.

Como só gosto de drinks, a contratação de open bar foi fundamental, incluímos no cardápio de drinks o moscow mule que é servido em uma caneca de cobre, um sucesso nos casamentos. Next Bartenders tem um cardápio bem diversificado e todos adoraram!

 

Música da festa:

 

Avaliamos vários DJs e atrações e decidimos contar com a experiência do DJ Cappelli que já está no há 30 anos no mercado e com o Danny, que toca sax, funks atuais e antigos e leva várias atrações.

 

Tivemos aula particular de dança para a nossa primeira dança, foram 5 aulas fundamentais para fazer bonito e fugir do 2 para lá e 2 para cá da dança.

 

Eles bombaram a pista, ficamos a festa toda na pista! Foi muito bom!

 

Registros:

 

Fotógrafo foi o Sérgio Ronaldo, eu acompanhava o trabalho dele há muito tempo, suas fotografias são lindas e queria que ele registrasse o meu casamento.

 

A filmagem foi da Pardal Filmes, que conhecemos em uma feira de noivos.

Como contratamos o ensaio pré wedding com o Sérgio Ronaldo e ficamos um bom tempo fotografando no próprio Lago, facilitou muito as fotos do dia, já sabíamos as posições e o que ficava bom nas fotos. Ele fez fotos com o drone também, ficaram muito boas! Vale investir em drones.

 

Os meninos da Pardal, nos sugeriram fazer o First Look e adoramos!!! É emocionante e ganhamos bastante tempo, pois tiramos várias fotos antes da cerimônia o que diminui o tempo das fotos depois.

Contratamos o lambe-lambe da Sputnik e usamos o arco lindo que a Renata fez para a cerimônia como backdrop para as fotos.

Criamos a #betangelowedd e divulgamos desde o save the date para que os convidados usassem em suas postagens facilitando também a nossa visualização depois do casamento.

 

Convidados:

 

A festa foi para 250 convidados, foi fundamental o RSVP pelo site e ativo com o Cerimonial. É muito bom para você poder convidar todos as pessoas que você quer. Classificamos os convidados com prioridade, convidamos os que tinham prioridade 1, depois do RSVP, convidamos os demais.

 

Mesmo depois da lista final, tivemos 10% de falta. Minha dica é fazer mais convites sobressalentes e entrega-los o quanto antes para dar tempo de convidar mais pessoas para o seu evento diminuindo a probabilidade de faltas.

Só não convidamos mais pessoas porque não tínhamos mais convites e o meu noivo demorou para entrega-los para os seus convidados. Acho que o ideal é iniciar a entrega 45 dias antes do casamento para dar tempo de fazer o RSVP o quanto antes e dar tempo de convidadas as outras prioridades.

 

Ferramentas:

 

Para ajudar nos preparativos, baixei em um blog um checklist com todas atividades que precisávamos fazer a cada mês e uma planilha que preenchi com o nome de cada fornecedor, previsão de pagamento, datas e quantidade parcelas. Criei um diretório no meu computador só para o casamento, com todos os contratos, propostas e comprovantes de pagamento de cada fornecedor. Enviei mensalmente por e-mail os comprovantes para os fornecedores e também salvei caso algum solicitasse novamente, e aconteceu.

 

 

 

TITULO-CASAMENTO-REAL-3-750x50

 

 

Lua-de-mel:

 

Planejamos ir para a Itália, mas como lá em fevereiro é inverno, optamos por fazer uma viagem para o Brasil, fomos para Gramado e nos hospedamos no Wish Serrano e deixamos a Itália para junho.

Gramado é maravilhoso, uma boa pedida para casais em Lua de mel que não curtem praia.

Até no verão o clima é mais ameno e tem várias opções como: sequência de fondue, vinícolas e fábrica de espumantes, bons restaurantes, caminho de pedra e maria fumaça em Bento Gonçalves.

 

Presentes:

 

Como morava sozinha, já estava com o apartamento todo mobiliado então fizemos um site com uma lista de presentes e cotas para lua de mel virtuais para ajudar nas duas viagens. Pelo site fica mais fácil de agradecer o presente, pois recebemos um e-mail assim que o pagamento é confirmado e podemos agradecer o presente para o próprio e-mail cadastrado pelo convidado.

Pouquíssimas pessoas nos deram presentes fora da lista, nesse caso, agradecemos pelo WhatsApp.

 

Ficha técnica:

 

Cerimonial e Assessoria: Só Amor Eventos  

Local da Cerimônia: Capela Santo Cristo dos Milagres e Lago Buriti

Celebrante: Padre Navarro e ministros Sebastião e Fátima

Música de Cerimônia: Beach ‘N’ Bossa

Decoração da cerimônia: Renata Paraíso

Local da Festa: Lago Buriti

Buffet: D.A Gastronomia

Decoração: Renata Paraíso

Florista: Renata Paraíso

Iluminação: Japiassu

Mobiliário: Ambiente Eventos

Plantas: Rodrigo Paraíso

Bar: Next Bartenders

Música da Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria): DJ Cappelli e Danny

Fotografia: Sérgio Ronaldo e Danielle Loureiro (religioso)

Filme: Pardal Filmes

Bolo: Confeitaria Neves

Doces: Confeitaria Neves, Hum Brigadeiros e Neide Rodrigues e noiva

Bem-casados: Neide Rodrigues

Brownie: Olenka Brownies

Pão de mel: Santo Favo

Palha italiana: Confeitaria Neves

Lembrancinhas: Noiva

Chinelos: Loja do Chinelo

Necessaires madrinhas: Sublime Naty

Convite: Toca Convite

Identidade visual: Noiva

Gerador: Lago Buriti

Manobra e Segurança: Lago Buriti

 Vestido de Noiva: Carol Nasser

 Véu: Carol Nasser

Grinalda: Mariza Rachid

 Cabelo e Maquiagem: Robson Costa

 Acessórios: Família da noiva

Sapatos: Durval Calçados

Buquê: Renata Paraíso

Roupa do noivo: Eduardo Guinle

Lapelas dos padrinhos: Renata Paraíso

Roupa das Damas e Pajens: Milon e Mio Bambino

Alianças: HStern

Hotel da noite de núpcias: Blue Tree Recreio

Lua de mel: Gramado e Itália

Lista de presentes: Casare

 

 

Caseme_banner_728x100px

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

Leia mais:

 

1 comentário em “Casamento ao ar livre no Lago Buriti – Roberta e Angelo”

  1. Maravilhoso!!!Com 72anos de idade nunca participei de Festa tão encantadora como o casamento da Roberta Rachid. A impressão que se tinha era estar sonhando com tudo aquilo que foi visto e nos oferecido.
    Parabéns a toda Equipe envolvida neste casamento ???????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *