Revista CaseMe » Ações sociais no mercado de casamento

Ações sociais no mercado de casamento

mercado de casamento está sempre buscando realizar sonhosse reinventando e conectando muitas histórias. Em um mercado tão grande, tão dinâmico e com tanto encantamento, é importante destacar atitudes e realizações que fazem com que esta celebração seja ainda mais especial. Ações sociais e casamentos comunitários fazem parte da busca de alegrar cada vez mais pessoas.

 
 
Para encher nosso coração de esperança, nós fizemos uma seleção de alguns projetos incríveis e que já propagaram muito o amor através do casamento.  
 

 

Os casamentos celebram a união de duas famílias e estão no imaginário de muitas pessoas que idealizam esta data por muitos anos. Nem sempre, porém, é um sonho que todos conseguem realizar. O Instituto Tamo Junto organizou um casamento comunitário em um dos destinos mais bonitos do Brasil: a Capela dos Milagres, em Alagoas. 

 

No dia 7 de abril, 36 casais da comunidade da Rota Ecológica dos Milagres puderam trocar alianças com o incentivo de empreendedores e fornecedores de casamento. Para celebrar estas uniões, os casais ganharam comemoração completa, com cerimônia ecumênica na Capela dos Milagres e recepção com o incrível buffet WGourmet e Mister Brasa

 

Fotos de Gustavo Sarmento

 

Realizar casamentos comunitários é uma prática muito nobre e que com frequência vemos fornecedores participarem. A união faz não só a força: ela faz também festas e cerimônias comunitárias lindíssimas. Este é um exemplo, assim como o casamento comunitário em Brasília, que mostramos aqui nesta matéria

 

 

Pelo Brasil há muitos projetos sociais que promovem casamentos comunitários para casais que não possuem condições financeiras de realizarem este sonho. Há projetos que oferecem o casamento comunitário civil e outros oferecem casamento comunitário religioso. Dependendo da instituição e desejo dos noivos, é possível receber uma cerimônia religiosa ou fazer o tramite legal do casamento, no que diz respeito às documentações e certidões de casamento. 

 

Estas ações são realizadas por organizações não governamentais, instituições religiosas e pelas prefeituras ou esferas estaduais e federais. No Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça realiza um projeto de Casamento Comunitário para a regularização jurídica do estado civil de casais, para fins legais e ampliação das garantias dos direitos do casal.

 

Para colaborar com casamentos comunitários na sua cidade, fique atento às instituições da sua cidade que realizam este tipo de celebração. A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, oferece anualmente um casamento coletivo. A colaboração e ajuda de voluntários é sempre bem-vinda, e você poderá descobrir uma enorme satisfação em colaborar com o sonho de outras famílias.  

 

Outras formas de colaborar com casamentos comunitários poderá ser doando a decoração da Igreja, como fizeram os noivos Izadora Bicalho e Felipe Brioteno Casamento Comunitário em Milagres, que casaram no dia anterior e doaram toda a decoração da igreja para o evento. Vestido, acessório, trajes também podem ser artigos doados para ajudar os casais e instituições que promovem o casamento. 

 

 
 

 

Este sensível e extraordinário projeto prova que o encanto do casamento não acaba após o final da festa. Todas as flores que adornam o casamento, que normalmente seriam descartadas, são reaproveitadas pelos voluntários do Flor Generosa (@florgenerosa). Este projeto social do Rio de Janeiro reaproveita as flores de festa e as transforma em lindos buquês doados a idosos em casas de repouso. 

 

Delicado e muito emocionante, é uma iniciativa nobre para alegrar e promover interação social e descontração para os idosos. As visitas acontecem duas vezes por mês, aos domingos, com flores que são coletadas de eventos realizados no sábado anterior. 

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Flor Generosa (@florgenerosa) em

 

 

Esta ideia também foi adotada pela cerimonialista Fabi Pinheiro, da Bem Assessorados, do Rio de Janeiro, ao perceber o desperdício das flores jogadas fora após os eventos. Com autorização dos donos da festa – seja de casamentos ou de 15 anos – a Fabi recolhe as flores ao final para transformá-la em buquês. Nesta iniciativa, as flores são entregues para asilos, orfanatos e projetos sociais, com o intuito de compartilhar um pouco de alegria

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bem Assessorados (@bemassessorados) em

 

 

A Instituição Flor Gentil é o projeto social que transforma as flores descartadas de eventos em São Paulo em arranjos para transformarem a realidade de idosos em asilos e institutos assistenciais. Esta instituição posta semanalmente sua agenda em seu Instagram (@institutoflorgentil) com as datas da confecção dos buquês e entrega, assim como as instituições ajudadas na semana. 

 

Esta ONG possui um trabalho importante na cidade de São Paulo, com mais de 100 mil arranjos distribuídos, atendendo a 70 casas de repouso. O projeto possui também uma lojinha virtual, para arrecadar recursos para o Flor Gentil: todos os produtos são produzidos pelos voluntários. Você pode acessar a lojinha aqui. 

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Flor Gentil (@institutoflorgentil) em

 

 

A Casa Santa Ignez, localizada no Rio de Janeiro, é um atraente espaço para realizar casamentos e possui uma bucólica capela para cerimônias religiosas. Este casarão em meio a uma deliciosa área verde na Gávea é bastante procurada por casais. Nesta mesma casa é realizado um incrível projeto social fundamental para crianças das Comunidades da Rocinha e Parque da Cidade. Diariamente 250 crianças são recebidas na creche e na Oficina da Criança

 

A realização de um sonho na Casa Santa Ignez significa que muitos sonharão junto: toda a renda de aluguel do espaço para casamentos e eventos é integralmente revertida para a Creche e Oficina da Criança. Esta foi uma linda solução encontrada para manter os projetos ativos e rentáveis, além de ser um incentivo para noivos que querem que ainda mais pessoas façam parte deste sonho

 

 

 

É tentador querer doar as sobras do buffet do seu casamento. Porém, esta não é uma ação possível para o seu casamento, já que não é aconselhável que os buffets doem o excedente. Existe uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece regras para que estabelecimentos comerciais doem suas sobras. Caso o beneficiado se contamine, existe a consequente responsabilização do buffet sobre a intoxicação

 

Esta resolução é a RDC nº 275 da Anvisa, que determina que a comida pode ser doada em até um dia. Porém, quem responde por qualquer problema que essa comida possa causar para o beneficiado é o doador. Portanto, para não ser responsabilizado após doar as sobrar para uma instituição, na maioria dos casos joga-se a comida fora. Como não sabemos o que acontecerá após a doação, os buffets de casamento não possuem esta prática de doar os restos. 

 

 

Muitas vezes o investimento com o vestido de noiva é bem alto. Em casos de casamentos comunitários, ou quando os noivos não podem arcar com esse custo, compartilhar o seu sonho com outras pessoas pode ser uma ideia muito gratificante. Passar o seu vestido de noiva adiante, por meio de uma doação, é uma forma de apoiar as causas que você acredita, e ajudar a realizar o sonho de alguém.  

 
Caso você queira doar seu vestido de noiva, poderá escolher entre: 

  • Instituições que apóiam causas sociais; ou

 

  • • Doar para projetos que emprestam vestidos de noivas para mulheres sem condições financeiras de arcar com os custos de um vestido; ou

 

  • • Doar para um bazar de caridade. Muitas igrejas possuem seu próprio brechó para captar recursos para as ações realizadas pela igreja; ou 

 

  • • Alugar ou vender o seu vestido de noiva e, com o dinheiro arrecadado, criar suas próprias ações para beneficiar e apoiar o sonho de outras famílias. 

 

 

 

Se você se interessou por fazer parte de algum destes projetos, não hesite em se informar para ajudá-los. Participar destas iniciativas faz deste dia tão especial uma oportunidade de ampliar esta felicidade. Qualquer ajuda é bem-vinda e será muito bem aproveitada pelas famílias que serão ajudadas. Converse com o seu cerimonialista sobre o descarte, a possibilidade de reaproveitar e como fazê-lo da melhor forma possível. 

 

Você conhece algum projeto que seja incrível para compartilhar conosco? Conta pra gente o que eles promovem! 

 

 

Leia mais: 

Bolo de casamento: tudo o que você precisa saber

https://revista.caseme.com.br/fazendas-da-serra-carioca/

Roteiro do casamento: making of da noiva

 

1 comentário em “Ações sociais no mercado de casamento”

  1. Helena Inocêncio de Souza Oliveira

    Meu sonho é se casar já moro com meu marido tenho 2 filhos mais o certo é casar. Pera te a Deus estamos no erro mais não tenho muita condições de ter um vestido maquiagem cabelo festa se alguém puder mim ajuda fico agradecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *