Revista CaseMe » Lua de Mel no verão de Montreal, Canadá

Lua de Mel no verão de Montreal, Canadá

Lua de Mel no verão de Montreal, Canadá

Nem só de neve vivem os canadenses. Na cidade mais francesa da América do Norte, quando o rigoroso inverno dá lugar às agradáveis temperaturas da primavera e do verão, os dias se tornam mais longos e a cidade parece ficar cheia de cor, superconvidativa para casais que adoram curtir programações culturais e ao ar livre. Montreal é dona de um estilo de vida moderno e animado, rica em atividades artísticas e vibrante vida noturna. Some a isso uma cena gastronômica de prestígio: a cidade conta com o maior número de restaurantes per capta no Canadá e, em todo o continente, perde o posto nesse ranking apenas para Nova York. 

Nesta matéria, a Teresa Perez Tours traz dicas deste país para os casais apaixonados se encantarem por Montreal.  

 

E é só o sol dar as caras que Montreal floresce – literalmente. A cidade subterrânea fica praticamente inabitada e os parques, jardins e ciclovias passam a ser os verdadeiros protagonistas na extensa lista de atrativos, ganhando cada vez mais visitantes que aproveitam o bom tempo para estreitar o contato com a natureza e respirar o ar fresco da estação. Programas a céu aberto, como piqueniques, caminhadas e passeios de bike, viram as melhores opções para os honeymooners que buscam curtir a cidade nessa temporada, com roteiros que exploram as áreas verdes e inspiram romance. O Jardim Botânico de Montreal, por exemplo – considerado um dos maiores do mundo -, é uma ótima pedida para contemplar a flora local ou simplesmente apreciar o bem-estar proporcionado por sua atmosfera verde. Lar de 22 mil espécies, entre animais e plantas endêmicas, o jardim também é dono do Insectarium, espaço dedicado só aos insetos, além de abrigar pequenos lagos e frequentes exposições – uma delas, talvez a mais famosa, exibia nos jardins incríveis esculturas modeladas nas próprias plantas, arte conhecida como mosaiculture.

O icônico Parc du Mont-Royal também não deve ficar de fora da viagem. Com suas árvores típicas de cartão-postal canadense e sua vista panorâmica para a cidade através do mirante Kondiaronk, o parque foi projetado pelos mesmos idealizadores do Central Park. Símbolo de Montreal, essa área protegida ainda costuma receber uma gama de eventos, e é ideal para os praticantes de exercícios físicos ou para quem só deseja relaxar diante de vistas naturais muito bonitas.

Aos casais mais cosmopolitas, Montreal também é inspiradora. Visitar a Vieux-Montreal, ou Velha Montreal, com suas construções históricas que claramente revelam influências francesas na arquitetura e se contrastam com as edificações modernas, é parada obrigatória! Este bairro centenário, repleto de edifícios antigos, se caracteriza também pelas travessas estreitas de paralelepípedos, que automaticamente fazem lembrar os centros históricos europeus. Na Place d’Armes, a Basílica de Notre-Dame chama a atenção. Uma das edificações religiosas de maior importância no país, e por muitos também considerada a de maior beleza, a igreja conta com fachada de estilo neoclássico e pode ser vista a quarteirões de distância, já que sua altura é equiparada a um prédio de 20 andares. Em seu interior, tons de azul e dourado compõem o décor, com ricos detalhes em madeira e ouro que vão do teto ao altar. Mas o verdadeiro must da catedral é a imperdível Aura, uma atração que acontece sempre à noite e ilumina a basílica com um jogo de luzes coloridas e brilhantes, acompanhado de músicas orquestrais para complementar ainda mais essa experiência imersiva – e inesquecível! Outro edifício de destaque no centro antigo é o Marché Bonsecours, um antigo mercado público de Montreal que hoje abriga boutiques de artesanato, streetwear, joias e itens de design.

Ainda na Velha Montreal, o museu Pointe-à-Callière Archaeology, que exibe remanescentes arqueológicos no decorrer de um longo passeio subterrâneo, e a La Grande Roue de Montreal, icônica roda-gigante que complementa o cenário e embeleza ainda mais as paisagens com seus ares de filme romântico, merecem fazer parte do roteiro! 

A cena artsy de Montreal também não decepciona – não à toa a cidade é considerada a capital cultural do país. São diversos museus e galerias que figuram na lista de atividades indispensáveis para aqueles que pretendem conhecer melhor a veia artística e a essência cultural da cidade. Na agenda, deve ser encaixado o Montreal Museum of Fine Arts, fundado em 1860 que, entre arte canadense moderna e obras da antiguidade, conta com uma coleção de mais de 33 mil peças e é considerado o maior museu de arte da região, além do Montreal Museum of Contemporary Art, o primeiro museu de arte contemporânea do Canadá. É no verão também que Montreal recebe o Festival Internacional de Jazz de Montreal que, desde 1979, reúne milhões de espectadores todo o ano, consagrando-se no mundo inteiro como um dos maiores eventos do gênero. Fora ele, a cidade também é palco de outros inúmeros acontecimentos artísticos. Espetáculos, shows de dança, artistas de rua e até festivais gastronômicos tomam conta dos espaços da cidade, fazendo com que a programação permaneça sempre agitada.

E por falar em gastronomia, Montreal não estaria completa se a culinária não fosse um dos seus pontos fortes. Embora bastante inspirada na magnifique comida francesa, há cozinhas que revelam muito bem a pluralidade cultural encontrada na cidade. Mercados públicos, como o Marché Jean-Talon e o Marché Atwate, abastecem os restaurantes com seus ingredientes frescos e sazonais, fornecendo o melhor do que é produzido localmente e dando toques canadenses aos sabores sempre influenciados por tanta diversidade. 

 

♦︎ Onde comer?

 

Ferreira Cafe

 

No Ferreira Cafe, a inspiração vem da cozinha moderna de Portugal. O restaurante ainda conta com uma seleção de vinhos e azeites típicos para acompanhar o menu de sabores finos e pratos bem montados, enquanto a decoração é marcada por peças de porcelana, que evidenciam ainda mais a elegância da casa e o seu estilo intimista. 

Toqué!

 

Além da culinária autêntica, influenciada principalmente pelos sabores franceses, Toqué! ainda se destaca pela adega, que conta com vinhos locais e rótulos internacionais ideais para harmonizar suas receitas. Prestigiado e superelegante, o restaurante ainda chama a atenção por seu charmoso décor, perfeito para dates românticos e jantares especiais.

 

Europea par Jérôme Ferrer

 

Dedicado à cozinha moderna e criativa, o restaurante é comando pelo chef Jerome Ferrer, que se inspira nas culinárias francesa, espanhola e italiana para a criação dos seus pratos. Ingredientes locais são selecionados de acordo com a estação para compor as receitas, servidas em atmosfera sofisticada e superintimista. 

Holder

 

Holder é uma elegante brasserie francesa, e o seu design foi projetado por um dos arquitetos mais conceituados da cidade. O menu, assinado pelo chef Simon Laplante, apresenta pratos clássicos e contemporâneos, com sabores bem marcados e refinados.

 

Maison Boulud

 

Três estrelas Michelin marcam a culinária refinada do Maison Boulud, destaque gastronômico do hotel Ritz-Carlton e de toda a cidade de Montreal. Com menu assinado pelo renomado chef Daniel Boulud, que reinventa a culinária tradicional da França com ingredientes locais e artesanais, o restaurante tem ares românticos, ambiente intimista e décor supercharmoso. As vistas para a Montreal’s Sherbrooke Street complementam a experiência. 

♦︎ Onde ficar?

 

Ritz-Carlton Montréal

 

Mantendo sua tradição em Montreal desde 1912, o histórico Ritz-Carlton já começa chamando a atenção por sua exuberante arquitetura contemporânea exibida no lado de fora. O interior sofisticado não fica nada a desejar, com suas amplas suítes bem decoradas – algumas com lindas vistas para a cidade ou para os jardins – e detalhes que evidenciam a elegância. Como destaque da lista de atrativos, os casais têm à disposição o Spa St. James, que privilegia tratamentos dedicados ao bem-estar e à estética do corpo – uma ótima pedida para se aproveitar a dois. A cena gastronômica também é um marco do hotel, com o estrelado restaurante Maison Boulud e suas tradições francesas combinadas a ingredientes locais.  

W Montreal

 

Na Velha Montreal, o hotel é um dos destaques. Suítes espaçosas exibem um design contemporâneo e varandas com vista para as paisagens da cidade, além de prezar pelo conforto e comodidade do casal. A gastronomia é marcada pelo elegante restaurante Nom Nom, que respeita os sabores de Montreal e produtos canadenses. O Bartizen, bar inspirado nos anos 40, também é uma ótima opção para degustação de drinques e coquetéis artesanais. Há também o Spa Away, onde, juntos, os recém-casados podem relaxar com massagens, tratamentos corporais e uma série de serviços dedicados à revitalização das energias. 

 

Leia mais:

Lua de Mel na Região Vinícola da África do Sul

Checklist para a mala da lua de mel

Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *