Revista CaseMe » Primeira dança no casamento: veja como ensaiar e outras dicas!

Primeira dança no casamento: veja como ensaiar e outras dicas!

A primeira dança do casal é uma tradição que se mantém na maioria dos casamentos. É o momento em que os casais se apresentam como casados e abrem a pista de dança, com a primeira dança do casamento. É mais uma forma de celebrar sua união diante de amigos e familiares, marcando assim o início de uma nova jornada juntos.

Mas como trazer mais personalidade para este momento, fugindo um pouco do tradicional? Como inovar na primeira dança do casal? O que dá para fazer de diferente e surpreender seus convidados?

Esse é um momento único e especial no seu casamento. Com um pouco de preparação e algumas dicas úteis, vocês podem criar uma memória que durará para sempre. Para isso conversamos com a Flavia Rinaldi da Coreografias na Pista para entender mais sobre a primeira dança dos casais e como inovar.

“Eu não sei dançar!”

Muitos casais querem fazer a primeira dança do casal, mas não estão acostumados a dançar. Há 12 anos trabalhando com coreografias para casamento, a Flavia está acostumada a receber casais que dizem “eu não sei dançar!”. Ela diz que este bloqueio com a dança muitas vezes já vem na pessoa, sem que ela tenha tentado. 

E então, na maioria das vezes, as pessoas descobrem um dom que não imaginavam ter!

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

As recomendações são: 

  • Façam aulas e ensaiem bastante a coreografia juntos, assim se sentirão seguros no dia.
  • Escolham uma música com a qual estejam familiarizados e que tenha a ver com vocês. Uma música muito extrovertida para casais tímidos, por exemplo, pode acabar prejudicando a desenvoltura da dança. 
  • Prefiram coreografias que deixem vocês de frente um para o outro: isso dará segurança.
  • Danças que tenham muitos passos elaborados, por serem mais difíceis, podem ser ruins, a menos que os dois gostem de dançar e de desafios.
  • Tentem dar uma chance para a dança: vocês poderão se surpreender com o poder que ela tem!

O que dançar no casamento?

A música que você s escolherem para a sua primeira dança deve ter um significado especial para vocês. Pode ser uma música que relembre um momento importante em seu relacionamento ou que simplesmente os faça sentir-se felizes e apaixonados.

O ideal é que o casal tenha química com a música escolhida. Deve ser um ritmo que curtam e se divirtam dançando, para assim não parecer superficial e forçado. A valsa não o único estilo preferido para essa dança. Os casais também escolhem samba, tango, bolero, ou seja, usam a música que representa o casal e criam coreografias encantadoras em cima das canções. 

Quais as músicas mais escolhidas para a primeira dança no casamento?

Para inspirar os casais, a Flavia disse que as TOP 10 músicas mais usadas para a primeira dança são: 

1- Until I Found You (Stephen Sanchez)

2- If I Ain’t Got You (Alicia Keys)

3- Biblical (Calum Scott)

4- Perfect (Ed Sheeran)

5- You’ll Be In My Heart (Phil Collins)

6- My Girl (The Temptations)

7- Dirty Dancing (The Time of My Life)

8- Photograph (Ed Sheeran)

9- Por una Cabeza (Carlos Gardel)

10- Can’t Take My Eyes Off You (Frankie Valli)

Dicas da Flavia para a primeira dança no casamento

  • Uma antecedência de 2 meses é o ideal para iniciar as aulas de dança para ensaiar a coreografia. 
  • Use os sapatos que você usará no casamento durante os ensaios, pois além de evitar imprevistos como possíveis machucados, a sua base (os pés) estando segura faz com que você possa lidar com as outras novidades que só podem ser apresentadas no dia, como o vestido de noiva.
  • É recomendável que a música da dança tenha até 3 minutos. 
  • Para músicas de até 3 minutos, serão necessários 6 ensaios.
  • Marquem um encontro com a professora de dança antes de começarem os ensaios, assim vocês se conhecem e entendem o perfil que a dança terá antes de tudo.

Como inovar na primEira dança?

Uma maneira muito legal de surpreender seus convidados é fazer uma surpresa na pista de dança. Alguns noivos procuram a Flavia para fazer uma surpresa para as noivas, como uma coreografia divertida com os padrinhos, por exemplo. 

Fazer uma mixagem de duas ou três músicas e incluir familiares e amigos na dança também é uma ideia interessante para fazer uma primeira dança diferente.

Dança dos padrinhos/madrinhas

Você já viu em algum casamento uma super dança dos noivos com seus padrinhos? Esta é uma maneira muito legal de integrar os padrinhos neste momento tão importante para o casal. 

Nestes casos, o ideal é que sejam menos ensaios, mas com duração maior. É mais difícil conciliar os horários de todo mundo, por isso é melhor não ter muitos encontros.  

Substituindo a dança do casal

Se a dança realmente não for o forte do casal, pode-se pensar em fazer alguma outra coisa para simbolizar essa união durante a festa. Casais com habilidades musicais podem fazer um dueto, tocar juntos uma música, por exemplo. Fazer uma homenagem diferente e preparar uma surpresa para o seu par também são ideias a serem consideradas.   

1d4510f8f6db630578018c3e6ed2f40d
Foto: reprodução

Se quiser ver alguns exemplos do trabalho que a Flavia faz com o Coreografias na Pista, confira aqui os vídeos das danças!

Já escolheu a música para a sua primeira dança? Então conta para a gente qual será a sua!

Leia mais: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *