Revista CaseMe » Bebidas e bar de casamento: o que servir, como calcular e outras dicas
bebidas e drinks do casamento

Bebidas e bar de casamento: o que servir, como calcular e outras dicas

As bebidas alcoólicas e o bar são importantíssimos para o seu casamento porque o clima da festa tem muito a ver com a escolha das bebidas certas.  E não queremos que vocês errem justo na escolha do combustível para um casamento muito animado! 

Acertar qual bebida será mais consumida pelo perfil dos seus convidados, escolher os rótulos e saber a maneira certa de servir fará toda a diferença no seu casamento. Boa bebida e boa música são a combinação perfeita para o sucesso da sua festa de casamento.

Está na dúvida das quantidades? Não sabe como e o que contratar? Se você tem dúvidas sobre essa questão, essa matéria foi feita para você! 

o que servir para beber no casamento?

É importante que as bebidas escolhidas expressem a personalidade do casal e, por consequência, o estilo do casamento. Por exemplo: um casal que adora whisky e os amigos também, nos finais de semana muitas vezes se encontram para conversar e tomar whisky. Um bar especialmente para atender esse estilo teria um impacto bem legal na experiência dos convidados. O mesmo funciona para cerveja, chopp e drinks dos mais variados perfis.

Pense nos hábitos de consumo dos seus convidados e como vocês poderiam surpreender no quesito bebidas alcoólicas. Claro que um casamento tem grupos muito diversos e de diferentes importâncias, mas mapear os diversos tipos de expectativas será útil para escolher seu cardápio de drinks e formato de bar, de modo que surpreenda a maior parte dos convidados.

Ecila Antunes, dona de um dos melhores buffets do Rio de Janeiro, contou para o CaseMe TV o quanto as bebidas alcoólicas têm ocupado um espaço de destaque nos casamentos. O investimento na qualidade das bebidas cresceu muito. 

Uma vez que as obrigações sociais deixaram de ditar as regras nos casamentos e o número de convidados diminuiu, foi possível investir no melhor para aquele grupo seleto de amigos e familiares, que participarão deste momento tão importante. E as bebidas tem esse incrível poder de fazer seu casamento morar na memória de todos os convidados, por isso o investimento nelas tem crescido muito. Ecila costuma dizer que o que eterniza um casamento é: “Comida, bebida e música”.

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Atualmente não só a procura por rótulos mais caros e sofisticados aumentou, como apareceram muitas empresas especializadas em bares para casamentos, que mudaram totalmente o cenário dos drinks no casamento. Assim, o bar de drinks se tornou essencial

No final da matéria confira os 10 fornecedores de bar para casamentos que mais aparecem aqui no Caseme.

As primeiras decisões a serem tomadas sobre AS bebidas do casamento

Perfil dos convidados

Como já falamos, para decidir quais bebidas oferecer no seu casamento é importante traçar o perfil dos seus convidados. Mas como geralmente são amigos e familiares, podemos ter uma boa noção do que gostam de beber.

Seus amigos não dispensam uma cerveja? Adoram vodka e tomar shots no meio da noite? Bebem muito ou pouco?

Achar o perfil que mais se adequa à maioria dos convidados do casamento é essencial para o início das escolhas. É assim que vocês saberão o que não pode faltar, e o que pode ficar de fora da sua festa, ou em menor quantidade.

com calcular a quantidade de bebidas para o casamento?

Essa é a parte mais difícil. Listamos abaixo quantidades sugeridas por cerimonialistas em geral. Os números são genéricos porque, para ser mais específicos, precisaríamos de mais informações sobre o seu casamento. Só colocamos os mais comuns porque as quantidades de outros tipos de bebidas variam demais de acordo com o menu escolhido.

O certo é decidir em conjunto com os especialistas, ou seja, se você ainda não sabe quem fará o bar do seu casamento, converse com o seu assessor para ele indicar fornecedores dentro do seu perfil, assim eles poderão compor o plano ideal para vocês.

média de bebidas para um casamento

  • Vinho tinto: 1 caixa com 12 garrafas para cada 100 pessoas. 
  • Whisky: 1 caixa com 12 garrafas para cada 100 pessoas.
  • Vodka: 1 caixa com 12 garrafas para cada 100 pessoas.
  • Espumante: 4 caixas com 12 garrafas para cada 100 pessoas.
  • Cerveja: 1 garrafa para cada convidado.


A Carla Amorelli foi uma noiva incrível, ela se entregou de corpo e alma aos preparativos e curtiu cada detalhe. Como ela escreve muito bem e explica direitinho como resolveu cada etapa dos desafios de casar, chamamos para colaborar com relatos reais na coluna De Noiva para Noiva. E nesta coluna ela escreveu uma matéria muito interessante de ler sobre a quantidade de bebidas no seu casamento. Às vezes o que a gente mais quer é um relato real para nos dar uma ideia de como acontece na prática, não é?

giphy

 

estrutura do Bar de casamento 

Tudo começou com o famoso bar de caipirinhas, para dar espaço à nossa tradicional bebida tropical. Em pouco tempo a ideia virou febre e não se via mais casamentos sem o bar de caipirinhas, que na maior parte das vezes ainda eram operados pelos buffets escolhidos para o casamento. Então surgiram bartenders especializados e este serviço de bar do casamento começou a se destacar e crescer. 

Nos últimos 5 anos, o bar do casamento roubou a cena, ganhou destaque na decoração, no orçamento do casamento e carregou junto com o DJ a responsabilidade de fazer a festa acontecer. 

Depois de analisar o perfil de seus convidados, é bem provável que você opte por contratar um serviço de bar de casamento. Nele estarão concentradas todas as bebidas da festa, mesmo que exista o serviço volante com garçons servindo o espumante, refrigerantes e outras bebidas pelo salão, vale a pena ter todo o repertório de bebidas também nos bares fixos. 

Bebidas e drinks no casamento são assuntos sérios, pois tomam uma grande parte do orçamento e influenciam diretamente na experiência que os convidados terão no seu casamento. 

O Diogo Coelho, da Help Bar explicou para o CaseMe TV o motivo de centralizar todas as bebidas com os bartenders nos bares espalhados pela festa.

dicaS para escolher o bar do casamento

Antes de mais nada pesquise bastante, procure indicações de amigos e dos seus fornecedores de confiança sobre os serviços de bar de casamento. Não saia fechando com o primeiro que te enviar um orçamento e não escolha o mais barato. Essa análise deve ser mais subjetiva, porque se trata de uma experiência. Escolha com cuidado, pois serviço de bar bom nunca é muito baratinho.

Leia a matéria de como contratar o bar do seu casamento que fizemos com o Diogo Carvalho da DrinKings, onde ele explica o passo a passo do pedido de orçamento até a contratação do bar do casamento.

Welcome Drinks

Os Welcome Drinks no casamento são uma opção que cada dia tem mais adeptos. São bebidas servidas no momento pré-cerimônia, para receber seus convidados com mais conforto, como uma oferta de boas-vindas.

Antes da cerimônia o mais comum são as bebidas não alcóolicas, geralmente suqueiras lindas com águas aromatizadas ou sucos leves. Mas, vocês casais, não param de inventar novas formas de surpreender, e com isso temos visto estações de welcome drinks mais ousadas na cerimônia, também com opções de bebidas alcóolicas, principalmente em casamentos ao ar livre.

O ideal é que a bebida servida antes da cerimônia tenha um teor alcoólico bem baixinho. Portanto uma sugestão é apostar nas sangrias – uma bebida que combina vinho e frutas com um toque frisante. Quer conhecer melhor esta opção?  Leia esta matéria. 

Welcome drinks também são as bebidas servidas na entrada da festa, depois da cerimônia. Aqui vale a criatividade do casal, do decorador e do bar escolhido. Muitos novos formatos estão aparecendo todos os finais de semana, por todo o Brasil. Desde paredes com suporte para taças a recepcionistas com saias rodadas servindo de suporte para as bebidas que são distribuídas a cada convidado que entra na festa. 

giphy-downsized-large

Quer a receita dos drinks preferidos das celebridades? A DrinKings nos passou 10 receitas, confira!

Shots na pista de dança

Uma outra atração com as bebidas muito interessante são os shots, ou seja, pequenas porções de destilados, que são servidos direto na pista de dança.

Combine com o seu serviço de bar algumas entradas. A boa execução desta ideia garante a animação dos convidados. A bebida geralmente é destilada e pode ser a que vocês preferirem. O tipo de bebida escolhida importa menos. O legal é dar acabamento à experiência da entrada do garçons na pista, na sincronização com o DJ e o material usado para servir os shots, uma vez que para ficar perfeito cada entrada de shot deverá ser um acontecimento!

Fornecedores de bebidas para casamento

Uma composição de fornecedores geralmente se faz necessário para executar o projeto completo de bebidas e drinks no casamento. Tudo começa com a indicação dos melhores fornecedores da sua região pelo seu assessor ou cerimonial, que vai considerar seu orçamento e perfil para propor as melhores opções.

Através desta indicação, normalmente, vocês terão que escolher não só a empresa que fará o bar, que é o serviço de preparar os drinks, servir e montar o bar efetivamente, mas também o fornecedor das bebidas, que são importadoras especializadas em bebidas para casamento. Estes são os fornecedores mais indicados porque sabem os detalhes importantes para vocês noivos, como por exemplo entregar as bebidas apenas no dia do casamento e direto no local da festa e fazer uma parte das bebidas de modo consignado. São benefícios que fazem toda a diferença no orçamento e organização do dia do casamento. 

Como servir as bebidas no casamento

O buffet também tem participação nesta etapa, portanto será preciso alinhar com o serviço de bar como será a divisão do serviço. Geralmente os espumantes, vinhos, whisky e outras bebidas são servidas pelos garçons. Essa é uma escolha de vocês noivos, em conjunto com o assessor, buffet, decorador e serviço de bar.

Para servir todas as bebidas a partir do bar, naturalmente o espaço físico e o número de bartenders terá que ser maior. Portanto nenhuma decisão a esse respeito deve ser feita de modo isolado, sem a participação do decorador. Todas as partes devem ser envolvidas para chegar na melhor logística, bem como no menor custo. 

Não deixem de anotar também que talvez seja necessário alugar taças específicas para o tipo de drink do casamento. Já que existem muitas empresas pelo Brasil especializadas em locação de material para festas, não é tarefa difícil e provavelmente o buffet ou open bar serão responsáveis por esta contratação. Mas fiquem de olho porque é um detalhe que trás um charme a mais para o casamento, ou pode ser uma oportunidade para economizar ao escolher bebidas que utilizem o mesmo tipo de taça.

Confira algumas opções de drinks e taças que a Help Bar oferece:

Assista a live com Vitor Galindo da Help Bar sobre bar e bebidas.

Selecionamos para vocês os fornecedores que mais aparecem aqui no Caseme. A seleção abaixo foi escolhida a partir da ficha técnica dos diversos casamentos publicados no Caseme.

Fornecedores de bebidas que mais se destacam em nossa revista:

Captura-de-Tela-2019-07-06-às-16.00.32-750x475

Fornecedores de Bar que mais se destacam em nossa revista:

Captura-de-Tela-2019-07-06-às-16.00.55-750x475

Ficou com alguma dúvida? Quer complementar a matéria? Então escreva nos comentários que nós adoraremos buscar as respostas e avaliar as sugestões!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *