Revista CaseMe » Dicas para facilitar a organização da sua casa
dicas para organização da casa

Dicas para facilitar a organização da sua casa

por que organizar a casa é importante?

Recém-casados ou não, todos nós queremos um lar harmonioso e uma rotina que nos faça sentir bem.

A vida corrida somada à falta de planejamento criam condições perfeitas para a desordem. E os recém-casados ainda lidam com os agravantes, que são as caixas da mudança, os presentes para trocar, e uma infinidade de objetos que talvez ainda não tenham seus espaços definidos. Às vezes o que era uma bagunça pequena, em pouco tempo se alastra e toma conta de todo o espaço.

Medidas precisam se tomadas antes que a sua casa, e vocês, se acostumem com a bagunça! Muitas vezes o segredo é o planejamento.

Pensando nisso, compilamos algumas dicas valiosas para ajudar a organizar sua casa e rotina de maneira eficaz, fortalecendo os laços e mantendo a paz em sua casa.

Cronograma de organização da casa

Os casais que estão morando juntos pela primeira vez precisam esperar um tempo até que a rotina de cada um se adapte a do outro. O fator amor facilita tudo, e faz com que esses primeiros meses de casados sejam maravilhosos. E, lentamente, com o passar dos dias o que era novidade vai virando comum, seu trabalho volta a tomar mais espaço, seus cantinhos preferidos na casa vão ficando com cara de seu de verdade e não de showroom de loja, até que vocês não se sentem mais em uma casa nova, em uma vida nova.

É aí que a verdadeira mágica acontece, vocês se deparam com a felicidade de morar na sua casa amada, com sua rotina maravilhosa ao lado do seu par! Mas até que tudo se ajeite, na maior eficiência possível, demora um pouco.

Para ajudar na rotina de vocês, criamos um cronograma de organização de uma casa comum. Naturalmente será preciso ajustar e personalizar de acordo com a sua realidade, mas já serve como guia para esse começo.  

Vocês podem criar uma rotina simples, que não tome muito tempo, mas que garanta uma certa ordem para vocês viverem bem.  Se vocês não lavam a louça em um dia, no outro terá o dobro, certo? Então as tarefas domésticas devem ser planejadas para que vocês nunca percam mais tempo do que o necessário. Depois de um tempo, aprimorando as habilidades, tudo fica mais rápido e fácil!

Não se enganem, ter ajuda de um profissional não libera vocês de seguir um cronograma e gerenciar a logística da organização da sua casa. Ninguém cuidará dela como vocês.

Organização prática das coisas

A casa inteira precisa funcionar e para isso é importante ter uma ordem e uma lógica para seguir. Estar visualmente em ordem não significa que este espaço se mantém arrumado por muito tempo. Quando você sabe que cada item da sua casa tem o seu lugar, fica mais fácil tê-lo à mão e levá-lo de volta para o seu lugar de origem.

Pense em agrupar itens e objetos que façam sentido estarem juntos em um lugar adequado. Por exemplo: se você sempre que chega em casa tira o sapato no hall e não leva para os armários imediatamente, faz sentido ter algo próximo à porta que você possa guardar esses sapatos. Deixá-los largados para organizar depois faz com que a casa pareça sempre fora de ordem.

Essa “organização prática” deverá ser prática para todos. A organização é um trabalho de equipe, não tem como só uma pessoa cumprir e as outras bagunçarem tudo. Como falamos lá em cima, com o tempo, essa dinâmica das coisas e seus espaços vai se estabelecendo naturalmente. 

como se organizar com o Supermercado

Ter uma lista de compras padrão sempre à mão, de preferência na cozinha com caneta ao lado, facilita muito a organização das compras e ajuda a evitar o desperdício.  Primeiro porque vocês não terão que revirar a casa inteira para ver o que está faltando, porque já fizeram isso aos poucos. Segundo porque vocês não compram o que não precisam.

O ideal é que vocês criem uma lista personalizada com os hábitos de vocês.

Incluam os itens que são usados com frequência e os menos comprados, mas que não podem faltar. Vocês devem agrupar os itens por grupos semelhantes, como hortifruti, latas, bebidas, farinhas, da mesma forma que os mercados separam. Desta forma será prático na hora de fazer as compras e também dividir com alguém, basta cortar o papel em pedaços e cada um faz uma parte!

Abaixo vocês poderão baixar uma lista de compras padrão que criamos para ajudar vocês nesta nova fase. Vocês devem editá-la conforme seus hábitos. Imprimam e tenham sempre à vista para anotar os itens que estão faltando.

baixar_-lista-de-compras

Nota: a lista está duplicada para caber duas em uma mesma página e diminuir o volume de impressão.

Sugestão: depois de personalizar com seus hábitos, imprima 10 cópias, corte ao meio para gerar o dobro de listas, grampeie as listas e coloque em uma prancheta pequena já com uma caneta anexada.

Mas se você sempre perde os papeis com as listas de compras, uma outra alternativa é baixar um aplicativo como o Softlist, que é dedicado só para listas de mercados. Além de listas, ele também tem diversas outras ferramentas dedicadas como relatório para acompanhamento de despesas, comparação de preços, cadastro de produtos por código de barras.

planejamento de Alimentação

Planejar a alimentação opera milagres na nossa vida. Para vocês não virarem recém-casados que só pedem comida pelo telefone, precisam deixar algum plano encaminhado. O risco da falta de plano é vocês acabarem comendo qualquer coisa, ou sempre na rua. Desorganização nesta área acaba com a nossa saúde e dinheiro.

Em menos de meia hora no domingo é possível organizar todo o cardápio da semana, com um menu variado e delicioso. O hábito de criar planos semanais ajuda bastante na noção da lista de compras também. Ou seja, só vantagens.

Mesmo que vocês tenham ajuda para preparar os pratos para vocês, é importante criar a rotina de planejar o cardápio da semana. Ao anotar, vocês conseguirão ajustar. Ficará mais claro se a expectativa da semana anterior deu certo ou sobrou na geladeira. O simples ato de escrever o cardápio semanal, faz com que vocês entendam muito melhor seus hábitos e tirem o melhor proveito do seu tempo.

Planejamento anual

Abaixo disponibilizamos uma tabela para vocês editarem conforme a realidade de vocês. A proposta é que vocês descrevam todos os itens da casa que merecem atenção, ou seja, que têm que ser arrumados ou limpos. Dessa forma vocês podem delegar com mais eficiência e controlar melhor quais tarefas já foram feitas e quais ainda precisam de atenção. Isso também ajuda no entendimento da frequência com que elas serão feitas.

Clique abaixo para baixar o documento com as tarefas de casa:

baixar_tarefas-de-casa1

 

Alerta: se vocês amarem muito esta lista vocês podem ter TOC, convém ficar de olho!

Inspirações para organização da casa

Se vocês realmente querem ter uma casa organizada, e gostam desses assuntos, vocês podem se interessar por alguns destes conteúdos que nós separamos para vocês:
  • Série: “Ordem na Casa, com Marie Kondo” – Netflix;
  • Documentário: “Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes” – Netflix;
  • Programa “Santa Ajuda”, do canal GNT;
  • O Pinterest também tem ótimas ideias de organização prática para o dia-a-dia;

Lembre-se, cada casal é único, então é importante adaptar essas dicas de acordo com as necessidades e preferências de vocês dois. O diálogo constante e o apoio mútuo são a chave para um casamento feliz e uma vida doméstica bem organizada.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *