Revista CaseMe » casamento na Igreja Católica – 7 DICAS

casamento na Igreja Católica – 7 DICAS

O casamento na igreja por muitos anos foi a primeira imagem que fazíamos de um casamento. Muita coisa mudou e os casamentos na praia, campos e fazendas dividem este espaço no imaginário de todos nós. Se você sonha com um casamento religioso na igreja, esta matéria traz muitas informações úteis.

Hoje quem escolhe casar na igreja provavelmente tem uma ligação forte com a religião católica, e não está ali apenas cumprindo um protocolo. Portanto os casamentos na igreja ganham mais emoção e significado.

Se este é o seu sonho não deixe realiza-lo.

Reunimos as informações mais importantes para te ajudar a realizar seu casamento na Igreja Católica, confira.

 

1- Marcando a data e hora do seu casamento na igreja

A maioria das igrejas, principalmente as mais tradicionais para casamentos, precisam ser reservadas com antecedência porque são muito concorridas. Algumas igrejas tem dois horários disponíveis, mas é muito comum um casal reservar os dois horários. 

Se vocês vão dividir o dia com outro casal, é importante alinhar os detalhes da decoração como luz, passadeira e flores. Geralmente não existe tempo hábil para trocar a decoração da igreja, então vocês deverão combinar como será a divisão dos custos e os itens comuns da decoração.

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Vamos falar sobre decoração da igreja já já!

Sobre o horário marcado para o casamento na igreja é importante checar se existe um limite de atraso, algumas igrejas e celebrantes são rigorosos em assumir o horário limite, sem abrir excessões. São muitos casos de casamentos onde o ritual é acelerado para compensar o atraso. 

Dica para não atrasar: converse com seu maquiador e fotógrafo sobre o tempo necessário para o making of, considerando as interrupções naturais de amigas, flores e outras situações que acontecem durante o dia da noiva.

Vale lembrar que a maioria das igrejas exigem que o agendamento seja presencial.

Confira as Igrejas para casar no Rio de Janeiro.

2- O que é Casamento religioso com efeito civil?

O casamento na igreja pode ser apenas religioso, para quem já casou no civil, ou pode ser um casamento religioso com efeito civil. 

Se você já se casou no civil e quer realizar o casamento religioso, não se preocupe, não há prazos para o casamento religioso após o casamento civil.

Já no casamento religioso com efeito de civil é preciso estar atento aos prazos e documentos exigidos. Fizemos uma matéria com o passo a passo completo e a documentação necessária para o casamento religioso com efeito civil.

É importante levar em consideração o período dos proclamas, cursos de noivos e a habilitação de casamento. Portanto seguir o roteiro irá te ajudar a não se perder com as datas.

Veja também os 5 passos: documentação para casamento civil

Vale frisar que para o casamento na Igreja Católica basta um dos noivos ser católico e batizado. Porém se um dos noivos é de outra religião será necessário pedir uma autorização especial para “casamentos mistos” ou de “disparidade de culto”. Converse com o Padre ou diretamente na Igreja.

 

3- A celebração do casamento na igreja

O celebrante do casamento na Igreja Católica geralmente é o sacerdote da paróquia, diácono ou algum outro padre indicado por ele. Mas se os noivos já escolheram o Padre e ele não é da paróquia, não tem problema. É só entregar uma carta assinada pelo Padre escolhido, com seu nome, telefone, data da cerimônia, horário e nome dos noivos, atestando com isso o seu compromisso. Esta carta deve ser entregue à igreja até 30 dias antes da cerimônia.

A celebração do casamento católico pode haver ou não missa. No casamento com missa noivos e convidados recebem o corpo e o sangue de Cristo, e para isso é necessário que os noivos tenham feito a primeira comunhão, assim como os convidados que irão receber a comunhão.


A cerimônia religiosa na igreja dura em média 45 minutos, geralmente há uma ou duas leituras, o salmo e as preces. As leituras podem ser escolhidas dentre algumas passagens da bíblia (veja aqui algumas opções), e podem ser lidas por convidados. Muitos noivos escolhem algum padrinho ou familiar para fazer as leituras. 

♦︎ Algumas inspirações de momentos de casamentos na igreja:

4- Escolhendo as músicas do casamento na igreja

As Igrejas Católicas não permitem músicas modernas, salvo raríssimas exceções, pois existe uma orientação da Cúria, que proíbe música popular. Dessa forma, o repertório fica restrito aos temas sacros e clássicos. O que está longe de ser um problema!

Conversamos com o músico Fernando Vilela, da Ornamentus, que deu várias dicas e informações sobre como escolher as músicas para o casamento na Igreja e ele compartilhou um repertório em vídeo das músicas mais pedidas pelos noivos.

O cortejo é composto normalmente por 7 músicas. 

5- Traje dos noivos e convidados

Uma igreja tradicional ou uma imponente catedral pede um vestido clássico, com cauda longa, véu e grinalda!

O vestido da noiva deve combinar com o tamanho e suntuosidade da igreja, assim como quando as portas de uma grande catedral se abrem, espera-se ver uma noiva vestida com toda a pompa e circunstância; em uma igrejinha pé na areia, imagina-se uma noiva com um look mais natural.


O mesmo serve para os noivos. Se a noiva estiver usando um vestido super clássico com cauda longa e véu, o noivo deve acompanhar com um belo terno, fraque ou black tie. Confira a matéria sobre a roupa do noivo, para não errar!

Se o seu vestido de noiva é muito decotado, e a sua igreja muito formal, pense com sua estilista em opções removíveis como bolerinhos, mangas ou capas. 

Veja também Tudo sobre o vestido de noiva

♦︎ Algumas inspirações de vestido de noiva e roupa do noivo em casamentos religiosos na igreja:

6- Decoração da Igreja

Você sabia que ao contratar o decorador, nem sempre, a decoração da igreja está incluída no projeto?

Isso não é um problema, o projeto de decoração de casamento a igreja é tão simples que vocês ou o cerimonial poderão contratar os itens necessários, sem o auxílio de um decorador. 

A decoração da igreja geralmente inclui: tapete, iluminação, toldo e o mais importante: as flores! 

Pergunte na igreja onde você vai casar o que é permitido na decoração, como por exemplo velas, flores na nave e altar ou colocar toldo do lado de fora. Cada igreja tem suas restrições, procure saber quais são antes de começar o projeto de decoração.

Muitas igrejas disponibilizam o tapete, a toalha do altar e a sonorização da Igreja. Certifique-se que eles estão em bom estado para não ter surpresas no dia do casamento.

Leia a matéria que fizemos sobre a decoração da igreja.

♦︎ Algumas inspirações de passadeiras/ tapetes para casamentos religiosos na igreja:

♦︎ Algumas inspirações de decorações de casamentos na igreja:

 

7- Restrições em casamento na igreja

Fiquem atentos às regras da igreja onde vocês irão casar. Muitas não permitem a entrada de animais de estimação, limitam o número de padrinhos e muitas pedem discrição na decoração e atuação de fotógrafos e cerimonialistas. Inclusive existem algumas igrejas que não permitem a entrada dos padrinhos em cortejo, fazendo com que os padrinhos aguardem o início da cerimônia já sentados nos primeiros bancos.

Outra questão importante é que algumas paróquias não aceitam que se jogue na saída dos noivos, pétalas de rosas, bolhas de sabão ou arroz, porque o chão das igrejas são muito lisos e as pessoas podem escorregar. Eles restringem o arroz e o sabão também por questões de limpeza da paróquia. 


As restrições para a realização do casamento na Igreja Católica variam de paróquia para paróquia. O melhor é você se informar na secretaria da igreja que pretende se casar, para que tudo saia conforme sonhado. 

Leia mais:

1 comentário em “casamento na Igreja Católica – 7 DICAS”

  1. Eduardo Ferreira de oliveira

    Tenho vontade de receber uma bênção em meu casamento. Gostaria de saber da possibilidade sem encolher o casamento civil, pous recebo uma pensão por morte de minha ex esposa que ajuda substancialmente no meu orçamentário familiar, possuo uma filha especial que nec3sduta se cuidados com gastos extras. Casando civilmente perderia esse beneficio de importância necessaria. Preciso da bênção da minha igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *