Revista CaseMe » Mesa de doces de casamento: tudo o que você precisa saber

Mesa de doces de casamento: tudo o que você precisa saber

Hoje nós vamos falar da mesa de doces para casamento e seus detalhes, literalmente, deliciosos.

A forma como nós brasileiros oferecemos os doces na festa de casamento é muito diferente do resto do mundo. Essa mesa icônica que marca presença na decoração dos nossos casamentos, não existe nos outros países, onde os doces são apenas sobremesas, que fazem parte do serviço do jantar.

Nossa criatividade e habilidades gastronômicas deram origem a esta entidade presente em (quase) todos os casamentos: A mesa de doces.

Para nos ajudar a cobrir esse assunto, contamos com a ajuda de excelentes profissionais, e no final da matéria você vai encontrar uma lista com todos eles e outras recomendações, separadas por região.

Vamos falar de como escolher os doces, as quantidades, variedades e decoração. E também logística de contratação, arrumação na festa e destino pós casamento. Vamos lá?

A mesa de doces no casamento desempenha um papel central na decoração porque leva a marca da identidade visual do casamento, já que é uma área com muita liberdade para criar. Diferente das mesas de convidados, dos altares e buffets que desempenham funções específicas operacionais e tem a decoração como complemento; a mesa de doces no casamento parece que inverte essa relação, a beleza, a presença decorativa é a finalidade, e os doces são a cereja que justifica o bolo.

CS-Mesa-de-Doces

quantos doces servir no casamento?

Para determinar a quantidade e variedade de doces para o seu casamento, o primeiro passo é pensar no projeto de decoração. Apesar de existir uma média padrão que quase todos adotam, a decoração pode interferir nesta quantidade, ou porque o espaço é pequeno e não comporta a quantidade padrão, ou porque a decoração tem um formato que precisa de muito mais doces para equilibrar.

A partir do design desta mesa, entram os doces, acessórios decorativos, suportes e bandejas para os doces, forminhas, flores, plantas, cores e tudo o que vocês e a decoradora ou decorador vão imaginar para compor este projeto.

Qual a média de doces por pessoa em um casamento?

  • Doces = 6 a 8 por pessoa, incluindo chocolates.
  • Bem-casados = 2 por convidado.
  • Brownies = 1 por convidado. 

Para um casamento de 300 convidados, sugerimos que você escolha em média 150 unidades de cada doce, e de 15 a 20 tipos diferentes, assim você terá 3.000 doces para compor uma mesa espetacular.

Mas como toda regra, existem algumas exceções, casos onde um número maior ou menor pode ser indicado. Abaixo colocamos 3 exemplos, converse sobre isso com seu decorador.

Quantidade de doces para um Mini wedding

Quanto menos convidados, mais doces por convidado você pode precisar. Pense em um casamento para 50 pessoas: neste caso seriam indicados 300 doces, o que daria mais ou menos 3,5 bandejas, portanto seguir a quantidade recomendada neste caso poderia ser pouco para compor a decoração da mesa de doces. Então sugerimos escolher mais variedades dividindo os centros entre 2 sabores diferentes, assim você terá mais variedades (com 50 unidades) e também conseguirá compor mais bandejas (menores) na mesa. Escolha aproximadamente 10 doces diferentes.

Mesa de doces sem bandejas nem forminhas (mesas geométricas)

De uns tempos para cá surgiram as mesas geométricas, que tem um design clean, moderno, quase sem flores, onde os doces são colocados diretamente na mesa sem bandejas ou suportes. Elas são chamadas por alguns decoradores de mesas geométricas, porque os doces são montados de forma a criarem padrões de desenhos geométricos. Como esta mesa não leva forminha e não tem espaço entre os doces, elas podem levar até o dobro de doces de uma mesa comum.

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme5-1

Mesas de doces desconstruídas

As mesas de doces com arranjos desconstruídos, aqueles que as flores são distribuídas em vários arranjos pequenos e bandejas de vários tamanhos e alturas diferentes, podem levar menos quantidade de doces. A mesa pode ser preenchida com muitos acessórios e flores e levar menos doces. Mas, não faz sentido uma mesa de doces que frustra os convidados porque não tem doces, certo? Equilíbrio é fundamental.

Ana Foster no CaseMe TV 

Variedade de doces

Conversamos com a Patricia Teixeira, da TCD Eventos, para saber como eles indicam a distribuição de sabores e tipos de doces nos casamentos, e ela, além de mandar a fórmula que eles usam como base, ainda escreveu suas dicas para cada uma delas.

40% de brigadeiros, com sabores variados – 6 a 7 tipos

“Esses doces, que levam chocolate, são os mais pedidos e os preferidos das noivas, mas não fique só neles! É importante ter variedade na mesa de doces para todos os tipos de gostos. Além de variar o paladar a variedade também vai embelezar e enriquecer sua mesa de does.” Pati Teixeira.

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme2-1

20% doces portugueses – 3 a 4 tipos

“Os doces portugueses vieram para ficar, já faz anos que não vejo casamentos sem os famosos doces de ovos. Além de deliciosos (meus preferidos) eles são lindos, e muitos deles não levam leite na receita, perfeito para os intolerantes a lactose. As barrigas de freira são delicadamente feitas para impressionar, a leveza e a perfeição do formato impressionam em uma bela mesa de doces.” Pati Teixeira.

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme3-1

40% doces tradicionais – 6 a 7 tipos

“Os doces tradicionais são variados, tem os fondados, aqueles com uma cobertura leitosa e recheio cremoso, muitas vezes com adornos no topo. Tem também os doces caramelados, que pelo nome já se entregam, eles são deliciosamente grudentos, sempre com uma cobertura caramelada.

Na escolha dos doces que não levam chocolate, vale observar o paladar, mas também a beleza do trabalho, afinal a mesa de doces deixou de ser da área gastronômica do casamento para ganhar status de queridinho da decoração.” Pati Teixeira.

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme1-1

A distribuição dos sabores e tipos de doces vai variar com o gosto dos noivos, mas fique atento para não cair no erro de só escolher o que vocês gostam, e fazer por exemplo uma mesa somente de doces a base de chocolates. Como diz a Ana Foster, vai parecer festa infantil e não um casamento.

Sabemos que o chocolate é o doce mais desejado desta geração, então pedimos ajuda ao Armazém do Cacau. Fizemos uma matéria para quem quiser entender melhor a diferença entre os diversos tipos de chocolates e a relação deles com qualidade, temperatura, preço e outros detalhes sobre chocolate no casamento.

Leia também: Os chocolates na mesa de doces, com Armazém do Cacau

O ideal é distribuir os doces entre brigadeiros, chocolates, doces com frutas, doces portugueses, e o que mais vocês gostarem. Pense em variedade de sabores, formatos e cores. Afinal a mesa de doces é uma junção de estética e sabor.

“É necessario que os noivos pensem nos convidados na hora da escolha dos sabores. Atentar que é preciso diversificar para poder atender a todos os gostos. Chocolate, castanhas, frutas, brigadeiros não podem faltar… A plaquinha indicativa com os sabores está em alta, pois facilita a escolha sem erros dos convidados, evitando assim que se morda doces com sabores que não gosta.” Louzieh

Restrição alimentar

Pensando nos doces para a crescente demanda de convidados e noivos com restrição alimentar, existem receitas sem glúten, lactose e açúcar. Existem as linhas sem açúcar para os diabéticos, que são doces e chocolates sem açúcar, que podem levar lactose e glúten. E existem os doces sem lactose e sem gluten, que podem levar açúcar ou não.

Os doces veganos também vieram para ficar. A cada ano cresce o número de noivas, mesmo as que não são veganas, que buscam inserir pelo menos algum doce vegano para os convidados. 

Atenção: Para diferenciar os doces especiais, será necessário uma plaquinha com os nomes, como alertou a Louzieh, ou outra forma de identificação. Não adianta ter esse cuidado com seus convidados e depois misturar tudo na mesa de doces.

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme9-1

Ana Foster foi uma das primeiras doceiras do Rio de Janeiro a se preparar para qualquer tipo de alergia, e garante que o paladar engana a todos, são gostosos como todos os outros doces.

“Tem cliente que acha que eu estou mentindo e fura o dedo depois para checar” , conta Ana Foster

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme7-1

Como escolher, degustar e contratar seus doces de casamento?

A chave aqui é planejamento e organização. Depois de pensar na decoração e definir a quantidade de doces necessários, você deve distribuir esse número de acordo com a variedade que você deseja, conforme mostramos acima. Depois de ter o plano de distribuição de variedades e quantidades, é que você deve começar a marcar ou pedir as degustações. 

O processo de escolha dos doces varia demais, cada fornecedor tem seu sistema de provas. Existem os que enviam as provas para a casa dos noivos e os que recebem o casal em seu espaço para uma degustação guiada.

É muito comum a degustação ser cobrada, tanto para envio à domicílio, quanto para a degustação no local. A cobrança evita que espertinhos se passem por noivos, mas também é muito interessante para dar liberdade para vocês noivos levarem mães, irmãos e quem mais vocês quiserem para a degustação. E repetir à vontade!

Escolher os doces parece fácil, mas não é por conta de um detalhe: são muitos doces; e depois de experimentados é difícil lembrar quais eram os melhores, os mais bonitos e depois relacionar com os valores para uma escolha bem eficiente. Então nossa sugestão é que antes de começar a escolher, você determine um processo organizado. Faça uma planilha para te ajudar nesta tarefa, tirar foto dos doces e escrever em cima suas impressões e o valor do doce também pode funcionar.

Preparamos uma planilha para te ajudar nesta tarefa: clique aqui para baixar!

Decoração da mesa de doces do casamento

A mesa de doces é a assinatura do decorador. Além da liberdade de criação esta mesa é importante porque fica estrategicamente colocada em um ponto de entrada/saída da festa do casamento.

Ela causa um grande impacto na chegada dos convidados e é um ambiente delicioso para um último papo de despedida no final da festa. 

Ou seja, além de ter os melhores doces e cumprir uma função de socialização muito bacana, ainda surpreende sendo o coração da decoração do casamento.

Leia também: Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme6-1

Itens que podem compor a mesa de doces do casamento:

  • Móvel
  • Bandejas
  • Arranjos
  • Forminhas
  • Doces
  • Tapete
  • Decoração aérea

Patricia Vaks é uma decoradora carioca, especialista em mesa de doces. Cada casamento que ela projeta é uma surpresa. Ela mistura cores, tecnologia e elementos diferentes para realizar projetos totalmente diferentes. Veja os exemplos abaixo e inspire-se!

1-MODELO-ILUSTRACAO-DE-CS

Personalização

É possível personalizar os doces de diversas formas. A mais comum é inserir as iniciais do casal nos doces fondados, chocolates e doces que permitem esse tipo de personalização, mas não para por aí. A Louzieh por exemplo faz os doces de acordo com a cor do casamento. E existem as pinturas em bolos e doces, que são lindas e estão super em alta. 

Quando o casamento tem uma estampa ou uma cor marcante vale procurar doces e forminhas que possam trazer essa identidade. 

Mesa-de-doces-no-casamento-revista-caseme4-1

O bolo na mesa de doces

O bolo pode estar na mesa de doces ou não. Esta decisão tem muito a ver com o roteiro do casamento, com a forma como os noivos vão entrar na festa, fazer o corte simbólico do bolo e a 1ª dança. Na matéria Roteiro do casamento: a festa você pode ver esse assunto em detalhes.

Em relação à mesa de doces é importante você pensar que se o bolo estiver na mesa de doces, ele deverá estar acessível para vocês cortarem e brindarem.

Pense também nas fotos: uma mesa encostada na parede por exemplo terá a foto com vocês na frente do bolo e cortando de costas para a foto. Para evitar esse ângulo ruim vocês podem escolher uma mesa e um local onde seja possível ficar atrás do bolo, como em uma mesa de aniversário, onde os fotógrafos estão de frente para vocês.

Outra opção muito usada é colocar o bolo em uma mesa separada, que pode ter rodinhas para te dar liberdade de fazer o brinde do bolo onde for melhor para o andamento da festa.

Forminhas na mesa de doces

As forminhas não são obrigatórias mas a ausência delas terá que ser bem pensada. Sem um contexto que substitua a presença delas a mesa fica muito sem vida. A quantidade de forminhas não é casada com a quantidade de doces, cuidado com isso.

Muitos doces não levam forminhas, como os doces portugueses. Alguns chocolates como as trufas entram em vasos na mesa, então o importante é alinhar com seu decorador a quantidade de forminhas necessárias e as cores, que nesse caso não tem fórmula, vale o projeto de cada decorador.

Limpeza e manutenção da mesa de doces

A limpeza e manutenção da mesa de doces não é um detalhe. É imprescindível. Em geral os doces tem uma forminha e em pouco tempo elas estarão por todo lado, e sua mesa de doces ao invés de causar um impacto positivo, vai dar a impressão de festa suja e mal cuidada. Essa função pode ser de uma equipe especializada ou do cerimonial. 

Uma opção que pode facilitar a manutenção da mesa de doces é distribuir 2 ou 3 vasos bonitos para os convidados colocarem as forminhas usadas. Esses vasos não precisam estar na mesa desde o início da festa, eles podem entrar quando já estiverem sendo necessários.

Se o bolo estiver na mesa de doces pense na forma como ele será servido para que não vire uma grande bagunça. Muitas regiões adotam os bolos cenográficos para a mesa de doces e depois passam volante um bolo de corte que fica guardado nos bastidores. 

Logística e durabilidade dos doces

Entrega dos doces na festa

Os doces geralmente são entregues no dia do casamento, no local da festa. 

Essa entrega (o frete) geralmente é cobrada a parte. Inclusive é muito comum contratar fornecedores de doces de outros estados e a remessa é feita por transporte aéreo.

Não combine o horário de entrega com os confeiteiros sem falar com seu cerimonial e decorador, porque só eles poderão determinar o melhor, ou o horário possível, para a entrega. 

Os decoradores e cerimoniais já tem experiência, mas se você está organizando seu próprio casamento, não deixe de pensar no local onde os doces vão ficar, da hora em que são entregues até o momento de irem para a mesa. Os chocolates não devem ficar fora do ar condicionado, os doces não podem ficar perto de gramados, expostos de forma que possam atrair formigas, e por aí vai.

Quanto tempo duram os doces de casamento?

A sobra dos doces é algo esperado pela família, o excesso de doces que a decoração demanda não precisa ser um desperdício. Um bom cerimonial sempre faz a distribuição de tudo o que sobra entre as famílias. E essa cultura é perfeita porque geralmente as casas estão cheias de visitas e os doces são as melhores companhias para as conversas deliciosas do dia seguinte sobre o casamento. 

Só tenham cuidado com a conservação dos doces.

A durabilidade dos doces depende muito do fornecedor e data em que eles foram feitos. A Mariza Doces, por exemplo, diz que normalmente os doces duram de  5 a 7 dias sem geladeira.

Já os bem-casados e brownies duram um pouquinho mais, entre 7 e 10 dias. Os doces portugueses, que tem a base de ovo, devem ser consumidos no dia, no máximo no dia seguinte. Esses números são para te dar uma estimativa, não deixe de perguntar para cada fornecedor o que ele recomenda, afinal a durabilidade depende muito dos ingredientes e por isso varia demais conforme o doce e o fornecedor.

Leia também: Roteiro do casamento: pós-festa

Assista a live Resenha da Pauta sobre esta matéria com Patricia Vaks:

Veja abaixo os fornecedores mencionados nesta matéria:

SP

Assessoria e cerimonial: Festivitá

RJ

Assessoria e cerimonial: TCD Eventos

RJ

Decoração: Patricia Vaks      

SP

Decoração: Ruth Hakim Produções e Eventos

SP

Decoração: Taís Puntel

BA

Doces: Guta Gula Guloseria   

RJ

Brigadeiros: Fabiana D’Angelo

RJ

Chocolates: Armazém do Cacau

RJ

Doces Portugueses: Barriga de Freira | Monica e Naná

RJ

Doces: Ana Foster

RJ

Doces: Frances

RJ

Doces: Julietas Atelie de Doces    

RJ


Doces: Louzieh   

RN

Doces: Lana Bandeira

SP

Doces: Maria Beatriz Andrade   

SP

Doces: Mariza Doces   

SP

Doces: Nininha Sigrist Doces

SP

Doces: Pati Piva

SP

Doces: Petite Fleur Patisserie    

SP

Doces: Stefan Behar Sucré

SP

Doces: Zaza Cakes

Essa é uma matéria em constante atualização, se você tem uma dica boa ou alguma dúvida deixe nos comentários, queremos ouvir você, e responder.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *