Revista CaseMe » Flores para casamento: tudo o que você precisa saber
flores para casamento

Flores para casamento: tudo o que você precisa saber

Houve um tempo em que as flores eram a própria decoração do casamento. Ao invés de ligar para o decorador as mães das noivas (sim, eram elas que resolviam tudo) ligavam para os floristas. Os casamentos eram banquetes e a decoração era basicamente das mesas, que eram sempre do local ou buffet, e as toalhas das mesas e os arranjos florais eram quase toda a decoração necessária. Muito diferente dos dias de hoje. Mas as flores continuam sendo o elemento que mais chama atenção dos convidados.

As flores não trazem somente beleza e sofisticação para o ambiente, elas trazem também toda a energia da natureza para abençoar o seu casamento. Escolha suas flores como quem escolhe as testemunhas naturais, a parte da natureza que vai te acompanhar e simbolizar a perfeição deste mundo, nesse dia tão importante.

Nessa matéria você vai ver:

Vamos começar pelo início!

Como escolher as flores do meu casamento?

Como falamos na matéria Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua, o início da decoração parte de uma busca por descobrir o grau de formalidade que o casal quer imprimir, quais elementos serão valorizados e junto com essas decisões sobre estilos e formatos, vocês vão definir uma paleta de cores; e a partir dela as flores serão escolhidas. 

JÁ FEZ O seu SITE De CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

Mas não existe regra e se você ama um tipo de flor, nada impede que ela seja tema central da decisão de todo o resto da decoração. Portanto, seja a partir das flores ou a partir da paleta de cores definida para o casamento, para escolher as flores o estilo da decoração já deve estar definido.

1-1-750x280
2-750x280

Perguntamos para a Vivi Reis, da Com que flor eu vou, sobre a relação entre os estilos de decoração e as cores das flores. 

“A preferência por cores é muito particular. Cada um tem sua preferência. No entanto algumas paletas podem ser sinônimo de estilos: branco e verdes (clássico), tons de rosa (romântico), tons palha/terrosos (boho)… minha dica é confiar no decorador e designer floral na hora de eleger uma paleta de cores.”

6-1-750x280

Quer ver as flores separadas por cor? A Roseira nos ajudou a fazer uma seleção das flores mais usadas em casamentos e separamos nesta matéria por cor: Paleta de flores: cores de flores para casamento.

Se você quer saber qual a paleta de cores de uma foto de decoração que você viu, use o color.adobe.com. É um site maravilhoso para identificar cores em imagens e também para escolher as cores complementares.

Na internet há muitas imagens de flores para casamento, mas para escolher suas flores é muito importante diferenciar o que é inspiração de outros países no Pinterest e Instagram do que são inspirações possíveis para um casamento no Brasil. Nem toda flor existe por aqui ou podemos importar com um valor acessível. Então procure direcionar seu olhar para fornecedores brasileiros, que postam seus próprios trabalhos. Nossa Galeria de Inspirações tem esse propósito, ser o seu Pinterest de casamento brasileiro!

 Screen-Shot-2020-06-22-at-1.13.08-AM-750x464

 Como e quando escolher o florista do casamento?

Escolher o florista – ou floral designer – para o seu casamento é uma questão de confiança, estilo e orçamento. Lembrando que orçamento aqui é do serviço de planejamento e execução do projeto – o valor do profissional – porque as flores são outra escolha.

Apesar do orçamento ser o que mais preocupa a princípio, a confiança e o estilo são mais importantes. Um investimento será feito, de fato. Portanto o ideal é garantir que você fique feliz com o resultado final. 

Muitas vezes os casais não terão que escolher o florista. Quase todos os decoradores trabalham com algum designer floral fixo, ou seja, eles buscam um parceiro porque é uma relação de muita confiança. Grande parte do resultado da decoração vem da assinatura floral, portanto essa dupla precisa estar alinhada. Além disso há decoradores que são também floristas e nestes casos você já fez a escolha. O que acontece também é você amar um florista e escolher um decorador que ele recomende.

Seja a escolha do decorador ou a sua, estreite relações com o florista e você curtirá colocar seu toque neste projeto que é a própria essência da decoração. 

E sobre a antecedência necessária para contratar um florista, segue a mesma situação de quase todos os serviços para casamentos: mesmo que o florista só possa fazer a compra das flores e execução perto do casamento, você precisa garantir que ele terá capacidade de te aceitar como cliente. As empresas não podem fazer infinitos casamentos no mesmo dia, então a reserva da agenda é importante neste caso. 

Confira a matéria sobre o Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas para não se perder com os prazos e datas do seu casamento.

A estação do ano pode influenciar na escolha das flores?

A época do ano pode influenciar a disponibilidade das flores no mercado e seu preço; e também pelas cores que carregam um temperamento que pode estar alinhado ou não com a estação.

Por exemplo: tons terrosos e alaranjados, remetem ao outono/inverno; e o amarelo, branco, verde e cores fortes combinam com casamentos no verão. Porém… um bom decorador saberá criar ou quebrar regras para fazer um projeto único para vocês. 

“Cada estação do ano tem sua beleza, suas vantagens e seus desafios para fazer o casamento perfeito. Particularmente eu amo o outono e a primavera. Do ponto de vista floral, temos flores maravilhosas nessa época: tulipas, dálias, ranúnculos, peônias, mimosa, cymbidiuns no outono, com clima mais ameno, dias ensolarados e noites agradáveis… na primavera é uma explosão de cores: esporinha, garden roses de várias cores, proteas, variadas espécies de orquídeas, zinias, delfiniuns, lisiantus… um convite as celebrações ao ar livre, tudo está brotando, o verde fica mais verde e os dias mais longos, ideais para começar a festa ainda com a luz do sol!

No verão a agenda de casamentos é reduzida. O que pode ser uma vantagem pra quem procura bons descontos. As opções de flores são muitas, mas é importante se atentar ao fator calor. Flores muito sensíveis não resistem a altas temperaturas e isso pode comprometer a beleza e frescor do design floral do seu casamento. Confie no designer floral contratado! Ele vai escolher as flores mais adequadas pra garantir que tudo esteja lindo na hora do sim!”       

Vivi Reis – Com que flor eu vou.

8-2-750x280
9-2-750x280

Confira as flores para casamento no inverno aqui.

Confira as flores para casamento no verão aqui.

Flores da cerimônia x flores da festa

O casamento deve ter um design que harmoniza todas as partes, mas isso não significa fazer a mesma escolha de flores para todos os ambientes.  

A cerimônia pode adotar um design floral bem diferente da festa. Essa variação é importante, pois torna a decoração mais interessante e funciona também para separar ambientes e propor sensações diferentes.

Quando a cerimônia e a festa não são no mesmo lugar, você pode escolher profissionais diferentes para cada projeto, mas quando são no mesmo lugar não faz sentido e só vai atrapalhar o trabalho das duas empresas.

Casamento de Isabela e Paulo na Fazenda Vila Rica

5-1-750x280

Thaylla e Bruno no Espaço Premium, GO

4-750x280

Raquel e Igor no Rio de Janeiro

3-750x280

Se você for casar na igreja, leia a matéria sobre flores na igreja.

Não deixe de conversar com o florista sobre o buquê, lapela dos padrinhos, arranjos de cabeça e tudo mais. Preparamos uma matéria bem completa só sobre lapelas. Veja aqui.

O principal é você saber que nem sempre o mesmo profissional que faz as flores da festa poderá fazer esses arranjos delicados que exigem outras técnicas de conservação e estrutura. Assim como as plantas, apesar de fazer parte do escopo de flora do casamento, são serviços específicos que podem ser desempenhados por outros profissionais.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o buquê

Flores x plantas

Esses dois universos estão ligados, mas exigem técnicas e manejos diferentes e por isso o normal é contratar empresas especializadas, cada um na sua área: paisagismo e design floral.

Isso não significa que o florista não possa inserir em seu projeto vasos de plantas para serem usados no lugar de flores, como vasos em cima das mesas, nos arranjos montados, mesas de doces e tudo mais.

Os vasos médios e grandes é que são fornecidos pelos paisagistas.

Algumas estruturas de paisagismo aéreo e arcos florais da cerimônia também são feitos (muitas vezes) em uma parceria entre estes dois profissionais.

Leia também: Plantas e folhagem na decoração do casamento

As flores plantadas e mix de vasos de plantas vieram para ficar na decoração dos casamentos e são uma excelente opção para quem quer tornar o casamento mais sustentável. A vantagem delas, além de não matar a planta, tem a ver com o volume de lixo que um casamento produz.

8-1-750x280
B2C-Header-da-newsletter-2-1-1024x256

Veja o Caseme TV abaixo com a Suzana Milman, da A Florisbela que explica a diferentes vantagens de escolher flores de corte e flores plantadas:

como fazer Orçamento de flores para casamento?

Se você já pesquisou um pouquinho deve ter visto que este não é um item barato, nunca foi. A diferença é que antes as flores representavam 90% do valor da decoração e hoje as flores precisam dividir orçamento com todo o resto: mobiliário, iluminação, plantas etc. Mas (em geral) as flores continuam sendo o item que toma mais espaço no orçamento.

Perguntamos para a Vivi Reis sobre preço das flores e veja o que ela respondeu:

“O universo floral é vasto, rs. É possível encontrar tanto flores de 5,00 reais como flores de 150,00 reais… e isso não está diretamente ligado a flores mais bonitas X flores menos bonitas… afinal, ‘a beleza está nos olhos de quem vê’. O valor das flores está intimamente ligado a quantidade de flores ofertadas, época do ano e toda a tecnologia empregada para produzi-las.

Hoje temos flores importadas que são mais caras (devido ao dólar), como garden roses, cravos, proteas… e também temos produção nacional dessas espécies que tem um custo mais elevado devido a todo o processo de produção envolvido.

A Protea, por exemplo, caiu no gosto popular e tem um valor elevado (R$ 150,00 /cada) dependendo da variedade. O processo de produção dessa flor sul africana aqui no Brasil é super difícil. É produzida no nordeste, onde o clima é mais propício e depois trazida para São Paulo para distribuição para o resto do Brasil. A perda na produção é muito grande.

As Tulipas são um outro exemplo de flores que empregam uma tecnologia grande para produzi-las e por isso são caras (aproximadamente 40 reais o maço com 10 hastes). Todos os bulbos que dão origem a 1 única tulipa, são importados. 100%. E até que esse bulbo “floresça” um longo processo de resfriamento e estufa é empregado.

Aqui no Rio temos flores produzidas na nossa serra, por exemplo. São flores mais acessíveis, lindas, como rosas, esporinhas, boca de leão, lírios e outras espécies de corte.

De Orquídeas por exemplo, temos uma variedade muito grande de espécies e estão entre as flores de maior valor.”

7-1-750x280

Cuidado com algumas lendas sobre o preço de flores de casamento:

1- “Vasos plantados são mais baratos porque podemos devolver”

Isso não acontece. Converse com o profissional que vai executar o projeto e combine antes, sobre a devolução ou não dos vasos plantados. 

2- “Vou contratar um florista bem barato e não vou gastar muito”

O florista contratado para fazer festas não planta flores, portanto ele vai te entregar um serviço de acordo com o preço pago. Neste setor não existe mágica. 

3- “Flores como Chuva de Prata e Capim dos Pampas são baratinhas”

Elas são lindas, delicadas e simples, mas precisam de um volume muito grande para aparecer e isso faz com que o preço delas seja alto.

4- “Um casamento greenery com predominância de plantas é mais barato que um casamento só com flores”

Essa questão de preço depende do volume de plantas e flores. Aluguel de plantas e as plantas usadas nos arranjos greenery não são necessariamente mais baratas que as flores tradicionais. Cada orçamento terá um resultado que tem a ver com as espécies escolhidas e o volume comprado.

5- “Um mini wedding terá um orçamento de flor bem mais barato”

Isso nem sempre é verdade, depende do que você quiser. Claro que a proporção existe, mas só nos ambientes como mesas e lounges. A cerimônia, a mesa de doces, o buffet e outros detalhes permanecem o mesmo. Portanto o valor das flores não muda tanto quanto imaginamos diante do número de convidados.

Uma dica:

Não deixe o orçamento de design floral no final da lista, feche com antecedência, junto com a decoração. Esse tempo será importante para vocês ajustarem expectativa e realidade em relação à disponibilidade das flores desejadas e o valor delas no período do casamento. 

No Caseme TV abaixo com a Suzana Milman, da A Florisbela, ela explica que a chamada flor nobre nada mais é do que “flor cara” ou “flor rara”. Vale a pena assistir para entender melhor. 

CURIOSIDADE: Você sabe o seu signo floral? Confira aqui.

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

Veja também a reprodução da live Resenha da Pauta com Vivi Reis sobre esta matéria:

Esperamos que esta matéria te ajude a escolher as flores do casamento e se você ainda tiver alguma dúvida, ou sentir falta de alguma abordagem, não deixe de nos dizer nos comentários, para buscarmos as respostas! Nossa intenção é manter nossas matérias sempre atualizadas com as melhores (e mais úteis) informações.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *