Revista CaseMe » Diferentes modelos de casamento: A revolução da celebração
Diferentes modelos de casamento - Elopement

Diferentes modelos de casamento: A revolução da celebração

Diferentes modelos de casamento: A revolução da celebração

Por Maria Paula Zommer  – Atelier do Sim

 

Existe uma sabedoria popular que diz que a dificuldade é mãe da criatividade. Não sei se ela é a mãe, mas com certeza, uma grande impulsionadora. Quando uma pandemia mundial sem precedentes na nossa geração pára o planeta, todos nós somos obrigados a rever conceitos, adiar planos e mudar o rumo dos sonhos. Muitos casais se viram obrigados a adiar seus casamentos e postergar todo e qualquer planejamento para 2021. E é nesse momento que a criatividade e a força de vontade se fazem maior do que o imprevisto.

Diante da impossibilidade de realizarem seus casamentos, muitos casais adiaram a festa mas não quiseram deixar o dia original, pensado com tanto carinho, passar em branco.

Vimos muitas campanhas incentivando o adiamento mas sem cancelar o momento e o surgimento de novos modelos de casamento que podem se tornar tendência para os anos que virão.

Confira aqui exemplos reais de Casamento Virtual, Home Wedding, Elopement e Pocket Wedding. Vamos lá?

 

Casamento Virtual

 

Dentre os novos modelos de casamento e de celebração, o primeiro a surgir foi o Casamento Virtual. Tudo começou numa ligação com a Isis, uma noiva triste querendo marcar de alguma forma o dia que seria o casamento dela com o Michel para compensar a frustração do adiamento. E considerando que ainda era abril, a única forma disso acontecer seria 100% virtual.

E assim a ideia foi lançada, o casal topou e a organização começou preenchendo os dias incertos e isolados de alegria e entusiasmo. A entrevista do casal com a celebrante foi feita por videochamada, a maquiagem presencial que seria feita no dia deu lugar a uma aula de automake especialmente preparada para a noiva considerando os produtos que ela tinha em casa, a mesa de doces tornou-se um pequeno bolo delicioso encomendado para o dia e o openbar virou um espumante com duas taças para o momento do brinde.

Marcados data e hora, a celebrante na tela da TV na casa dos noivos celebrando da sua própria casa e os convidados todos acompanhando aquele momento cheio de emoção representados em várias janelinhas de Zoom na tela do laptop. Deu certo, teve riso, choro, brinde e até transmissão ao vivo para o programa É de Casa da TV Globo que ficou impressionado com o pioneirismo da iniciativa.

♦︎ Celebrante: Atelier do Sim

♦︎ Cerimonial: Karina Lemos

♦︎ Vídeo (feito com nossos registros e gravações de tela dos computadores): Fred Ibiapina

♦︎ Beleza (aula virtual de automake): Claudia Mendes Make Up

 

Home Wedding

 

Um segundo modelo de casamento que também encontrou espaço à medida em que o pico do vírus já havia passado e alguns membros da mesma família começaram lentamente a encontrar-se, foi o Home Wedding. E esse foi o modelo pensado e lindamente realizado do casamento da Clara e do Raphael.

Eles também sentiram a frustração do adiamento para 2021 e a noiva, por trabalhar no mercado de casamentos como decoradora (Clara Nobrega Decor), também viveu bem de perto a tristeza de vários casais com a necessidade de postergar o casamento. Desta forma, alguns fornecedores do casamento que também tornaram-se amigos começaram a ventilar a ideia de uma cerimônia na casa do pai dela que é ampla e tem um espaço grande aberto que permite esse tipo de encontro “ao vivo” sem perigo de contaminação.

Teve celebrante, foto, filme, bolo, bem casado, flauta e maquiagem com todos os cuidados necessários. E de testemunhas, os pais da Clara, donos da casa, os 4 amigos-fornecedores que trabalharam e viveram esse momento único com o casal e os mais de 60 amigos e parentes que acompanharam tudo através de uma transmissão ao vivo da plataforma Wedybr.

 

♦︎ Celebrante: Atelier do Sim   

♦︎ Flauta: Cássio Vieira

♦︎ Decoradora: Clara Nobrega Decor   

♦︎ Fotografia: Marina Fava Fotografia   

♦︎ Filme: Set Digital   

♦︎ Vestido: Ateliê Göra By Luiza Polli

♦︎ Beleza: Chris Cupolilo

♦︎ Bolo: Os Bolos da Betah   

♦︎ Bem-casados: Elvira Bona

♦︎ Bebidas: Porto di Vino

 

Banner-Crie-Seu-Site-Grátis-CaseMe-Site

 

 

Elopement Wedding

 

Um outro modelo de casamento que não é novo mas voltou com tudo foi o Elopement Wedding, onde se fazem presentes apenas o casal e a celebrante. Ele é carregado de significado, leve, intimista, muito emocionante e particular. E esse foi o modelo de casamento escolhido pela Karla e pelo Camillo.

Tudo começou com a ideia de um editorial mostrando uma cerimônia de elopement ao ar livre seguida de um picnic em contato direto com a natureza. Mas a ideia cresceu e tornou-se uma cerimônia real cheia de emoção, com direito a surpresa emocionante para a noiva e muito choro do noivo. Tudo aconteceu na casa de festas Galeria Jardim no Rio de Janeiro e teve um time de peso pra transformar o dia desse casal num infinito particular que virou uma lembrança eterna.

 

 

 

♦ Local: Galeria Jardim

♦︎ Celebrante: Atelier do Sim

♦ Cerimonial: Le Mariage

♦ Fotografia Lile Ruiz

♦ Filme: Amor de Cinema Filmes

♦ Decoração da cerimônia: Viviane Gratz

♦ Assistente decor: Victor Stutz

♦ Flores: Atelier Colorato

♦ Almofadas: Atelier Pitanga

♦ Peças decorativas: Eliane Salgado Locação

♦ Vestido e Robe noiva: Morena Andrade Atelier

♦ Beleza: Claudia Mendes Makeup

♦ Alianças: Sarah Lemon

♦︎ Terno do noivo: Eduardo Guinle

♦ Bolo e doces: Confeitaria Neves

♦ Presentes autorais: Indigo Ideias

♦︎ Bebidas: Liv Import

 

⇒ Veja também o Elopement Wedding da Natália com o Pedro, na Chapada Diamantina

 

Mini Wedding

 

E por fim, vimos a reinvenção do conceito de mini wedding. Já passados 4 meses do início da pandemia e do consequente e necessário isolamento, algumas casas de festas voltaram a ter permissão para funcionarem seguindo todos os protocolos de biossegurança exigidos, com um número máximo de pessoas e em espaços abertos. E assim, muitos fornecedores do mercado se juntaram para criar opções de cerimônia ao ar livre com poucos convidados, considerando o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social mas sem perder a magia do momento.

Entre todas essas iniciativas, surgiu o Pocket Wedding, um pack que reuniu fornecedores premium do mercado do Rio de Janeiro com valores competitivos e diferenciados para um novo modelo de casamento para até 30 pessoas, com duração máxima de 4h e em dias de semana (de segunda a quinta).

Esse projeto acabou tendo bastante sucesso pois atraiu não apenas casais que adiaram seus casamentos e não queriam deixar 2020 passar sem comemorar, mas também novos casais que viram nesta ação uma oportunidade de terem uma celebração com um time exclusivo e reconhecido do mercado de casamentos que, em muitos casos, já estão com a agenda lotada para 2021.

E a estréia não poderia ter sido melhor com o casal Lívia e Guilherme que tiveram seu Pocket Wedding em julho deste ano, na casa de festas Meio do Mato no Rio de Janeiro e contou com os pais dos noivos. O evento teve direito a uma cerimônia cheia de emoção, cerimonial comandando tudo e garantindo as premissas de biossegurança da parte dos fornecedores e convidados, decoração intimista, registro de foto e filme, música ao vivo, beleza da noiva, bolo, doces e brinde de espumante. Foi arrebatador para todo mundo que participou e estava com uma saudade enorme de voltar ao mundo dos casamentos e viver esses momentos potentes e incríveis.

♦︎ Local: Meio do Mato Eventos 

♦︎ Celebrante: Atelier do Sim

♦︎ Cerimonial: Rosí Medeiros

♦︎ Fotografia: Alexandre Rechtman   

♦ Filme: Bianchi Films

♦︎ Decoração:  Natália Machado

♦︎ Flores: Flowers 4 You

♦︎ Paisagismo: Hortoart

♦ Beleza: Claudia Mendes Makeup

♦ Musica cerimônia: Musique Casamentos

♦ Vestido da noiva: Morena Andrade Atelier

♦︎ Terno do noivo: Eduardo Guinle

♦︎ Som: BPM Audio

♦︎ Id visual: Dona Amelie

♦︎ Bolo: Casal Garcia

♦︎ Bebidas: Liv Import

 

Então essa é a lição que fica. Se a dificuldade é a mãe da criatividade e a reinvenção é irmã mais velha do improviso, o mercado de casamentos deu um exemplo de alegria, resiliência, profissionalismo e otimismo sem deixar-se abater pelas consequências inequívocas da pandemia, inventando novas formas de celebrar, propondo um olhar diferente para os modelos tradicionais de casamento que deram tão certo que devem tornar-se tendência a partir de agora.

E você também teve que adiar o seu casamento? Gostou dos novos modelos de casamento?

 

VOCê-trabalha-com-casamentos-o-B2B-É-para-você-3

 

Leia mais:

Cabelo e maquiagem para noiva: Tudo o que você precisa saber

Dicas para encontrar o vestido de noiva ideal para você

Identidade visual no casamento: 7 perguntas para te ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *