Revista CaseMe » Madrinha de casamento: Saiba tudo sobre essa convidada especial

Madrinha de casamento: Saiba tudo sobre essa convidada especial

A escolha de cada madrinha de casamento precisa ser muito bem pensada, porque envolve não só questões práticas no dia do casamento como relações afetivas.

Essa é uma decisão que será levada para toda a vida.

Portanto, preparamos uma matéria com as perguntas mais frequentes para te ajudar nesta missão maravilhosa que é escolher seu time de madrinhas. Afinal, elas serão parte atuante do seu casamento e te farão companhia nesta jornada.

Banner-CaseMe-MEDIO

 

Vamos lá?

 

⇒ Fotografia do destaque: Diorama

 

Qual o significado da madrinha de casamento.

 

A madrinha e o padrinho de casamento surgem para atender uma necessidade legal, já que o casamento civil exige 2 testemunhas para que o contrato nupcial possa acontecer. 

 

Veja também: Documentação para casamento civil em 5 passos

 

Por outro lado, no sentido religioso a madrinha de casamento é como a madrinha de batismo. Ela será alguém para acompanhar o desenvolvimento deste casamento e entrar em ação caso algo não esteja indo bem. Uma espécie de guardiã deste sacramento.

 

No Brasil, as madrinhas de casamento têm todas a mesma importância. Já nos casamentos americanos, as madrinhas são chamadas de Brides Maid e a dama de honra de Maid of Honor. A Maid of Honor é geralmente a irmã da noiva ou a melhor amiga, e ela é responsável por fazer o discurso no casamento.

 

 

Qual a missão ou função da madrinha de casamento?

 

Aqui no Brasil, as madrinhas não tem a responsabilidade de ajudar com a produção do casamento como em outros países.

Obviamente, as madrinhas de casamento acabam acompanhando a noiva em alguns momentos especiais, como a escolha do vestido e a prova da make e penteado. Afinal, as madrinhas geralmente são as melhores amigas da noiva. 

Por exemplo, é comum os padrinhos e madrinhas ficarem responsáveis por organizar o chá de panela ou bar.

⇒Confira a matéria: Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

 

Os padrinhos e madrinhas estarão sempre de prontidão para ajudar e dar suporte para as mais variadas necessidades dos noivos. E claro, tem também o suporte emocional, que talvez seja o mais importante de todos.

O que se espera de uma madrinha de casamento brasileira é muita animação!

 

Banner-CaseMe-Crie-seu-site-de-casamento-email

 

 

– Presente dos padrinhos e madrinhas

 

Existe a expectativa de que os presentes dos padrinhos e madrinhas sejam melhores, mas essa é uma questão muito particular, que nem sempre se aplica.

Se você é madrinha e pode dar um presente melhor, dê. Agora, se você não tem essa condição e foi chamada para ser madrinha, só significa que os noivos gostam muito de você e te querem como testemunha deste dia tão importante, independente do presente! 

 

 

O que a madrinha de casamento civil deve fazer?

 

A madrinha de casamento que também for testemunha oficial do casamento civil, deverá acompanhar o casal até o cartório para dar entrada nos documentos. Ou podem preencher um documento específico que os noivos podem pegar no cartório onde o casamento será registrado. Depois, assinar e reconhecer a firma. E também enviar uma cópia autenticada dos documentos (RG, CPF) para que os noivos possam dar entrada na habilitação de casamento.

São necessárias apenas 2 testemunhas. Se vocês quiserem convidar mais de dois padrinhos para a cerimônia, não tem problema. Eles podem fazer parte de modo simbólico, com a mesma importância dos padrinhos que são testemunhas legais. Contudo, a diferença é que os padrinhos que são testemunhas precisam estar presentes para assinar, junto com o celebrante durante a cerimônia

 

 

Quantas madrinhas devo convidar?

 

A quantidade de madrinhas vai depender de alguns fatores: tamanho do local da cerimônia, número de padrinhos e bom senso. Imagina chamar 14 casais de madrinhas e padrinhos para uma cerimônia de casamento em uma capela pequena? Muitas vezes o local da cerimônia não comporta muitos padrinhos.

 

Vocês terão que escolher no mínimo 2 madrinhas ou padrinhos, porque serão as testemunhas. Não existe limite máximo para a quantidade de padrinhos como testemunhas simbólicas do casamento. Contudo, fiquem atentos aos fatores como espaço e relações emocionais, que falamos anteriormente.

 

Banner-CaseMe-MEDIO

 

 

Quem deve ser madrinha de casamento?

 

Quem fizer sentido para vocês! Podem ser irmãos, primos, amigos de infância ou quem vocês acharem que serão bons conselheiros para ajudar na vida de casados. E claro, aqueles que trarão aquela energia positiva para o dia do casamento. 

Cuidado para não se precipitarem. Depois de escolherem os casais de padrinhos, deixem passar pelo menos 1 semana antes de convida-los. Então olhem novamente a seleção e vejam se estão certos das escolhas. Nada mais deselegante que “desconvidar” alguém. Não façam isso.

Para o altar ficar harmônico costuma-se escolher o mesmo número de casais para cada lado. Portanto, se o noivo ou a noiva esquecerem de convidar alguém muito importante, será necessário escolher um par para essa pessoa e outro casal para equilibrar. 

Essa história de ir acrescentando madrinhas pode acabar em 20 casais de padrinhos. É indelicado 10% da festa serem padrinhos e madrinhas, isso não é legal.

Quanto menos casais de padrinhos mais eles se sentem importantes e mais elegante será seu cortejo.

 

 

Como uma madrinha deve entrar na cerimônia?

 

A entrada da madrinha na cerimônia vai depender de como será o cortejo.

O mais comum é a madrinha entrar acompanhada de um padrinho, em fila, andando devagar ao som de uma música especialmente escolhida para a entrada dos padrinhos. Chegando no altar sentam-se juntos em cadeiras próximas aos noivos.

 

 

Quando o espaço do altar da cerimônia é muito pequeno existem algumas variações possíveis para os padrinhos: 

 

– Madrinha sentada na cadeira e o padrinho em pé atrás

– Madrinha e padrinhos sentados nos primeiros bancos do local da cerimônia

– Todos em pé formando um semicírculo 

– Todos em pé, madrinhas na frente, padrinhos atras.

 

 

Também existe uma regra que cada dia é menos usada que diz que os casais que são padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo do altar e os padrinhos do noivo ficam do lado direito. Mas, é o cerimonial quem vai definir todas essas regras, aguarde as orientações. 

Um detalhe: os casais de padrinhos não precisam ser casados, nem mesmo precisam se conhecer antes. Tem quem ache muito indelicado não chamar o casal e muitos acham bem normal. Isso é tão particular que não temos como dizer o que normalmente acontece. Cada caso é um caso.

Não separe casal quando a madrinha ou o padrinho for aquele super ciumento ou ciumenta! Padrinhos são amigos íntimos, vocês saberão como conduzir.

 

 


Como chamar para ser minha madrinha?

 

Primeiro vou repetir: vocês tem certeza que escolheram as pessoas certas? Tem? Pode seguir 😉

Não existe uma forma correta de chamar as madrinhas, todas as formas serão legais. Afinal, vocês estão fazendo um convite muito especial

Porém, para quem quer marcar esse momento e criar memórias incríveis, os encontros, presentes e mensagens especiais, cumprirão com essa função.

O período do casamento é uma fase muito marcante. Tudo o que vocês fizerem neste período ecoará para o resto da vida de vocês – e de quem esteve com vocês. Por isso é tão importante caprichar em todos os detalhes.

Prepare-se! No momento de chamar as madrinhas, vocês já precisam saber se terão cor definida para o vestido das madrinhas ou se será livre e dress code. Porque esta será a primeira pergunta que vocês vão escutar.

 

crie-seu-site-de-casamento-gratis-Banner-CaseMe-MEDIO-2-2

 

Madrinhas da mesma cor de vestido

 

Madrinhas com o mesmo tom de vestido ou mesma cor é uma tendência americana que chegou para ficar. Essa é uma decisão que só os noivos devem tomar, e uma vez tomada, não abram exceções.

Sempre tem alguém que reclama por motivos diversos. Afinal, é mesmo complicado atender à exigências de uma cor específica de vestido de madrinha. Porém, no final o investimento vale e todo mundo sai com um vestido novo e fotos incríveis para lembrar a vida toda. 

Portanto pensem que tipo de casal vocês são: daqueles que vão sofrer por perder a oportunidade de fazer um design de cores incrível, ou aqueles que acham que vale mais a tranqüilidade e a praticidade das madrinhas que o visual.

 

Confira algumas inspirações de madrinhas com a mesma cor de vestido:

 

 

Madrinha de casamento Rose

 

 

Madrinha de casamento marsala: 

 

 

 

Inspirações de vestido de madrinha de casamento:

 

Aqui no CaseMe temos uma galeria de inspirações com diversos vestidos de madrinhas. Vale a pena conferir. Clique aqui.

Selecionamos algumas inspirações vestidos para madrinhas.

 

 

 

Lembrancinhas e presentes para madrinha de casamento

 

As lembrancinhas e presentes personalizados para as madrinhas já fazem parte da despedida de solteira.

Muitas vezes a noiva viaja com as madrinhas para algum lugar especial e geralmente são viagens incríveis que marcam quem participa dessa despedida de solteira.

E quando falamos em despedida de solteira fora da cidade o céu é o limite. Você pode criar uma experiência toda customizada. Como são poucas pessoas, a personalização é possível e fica incrível. É uma recordação que toda noiva merece ter, e as madrinhas também.

Os itens personalizados para madrinhas podem variar de bóias, maiôs, sandálias  saídas de praia, chapéus a artigos pessoais como necessaries e joias.

 

Fotografias do making of com as madrinhas de casamento:

 

Essa fotos das madrinhas no making of da noiva é um clássico! Os bobs no cabelo e os robes personalizados já fazem parte deste momento.

 

E você, já escolheu quem será sua madrinha de casamento?

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que vamos adorar te ajudar!

 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

 

Leia mais:

 

Site de Casamento: Tudo que você precisa saber

Cronograma de casamento: passo a passo em 7 etapas (2022)

Minimalismo Preto | Coletivo Aya

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *