Revista CaseMe » Organização do Casamento: por onde começar?
organização do casamento

Organização do Casamento: por onde começar?

Vou casar, e agora? Que atitudes devo tomar? Quais são os primeiros passos da organização do casamento?

Você decidiu se casar, a família está feliz com a notícia, invade aquele clima diferente na vida e a sensação de mudança à vista. Mas… Por onde começar? 

Não se preocupe! Lembre-se de que você não está sozinha nessa. Além de ser um plano a 2, as famílias fazem parte, os amigos se envolvem… e o que é bastante confuso no início, logo vai tomando forma! Assim, daqui a pouco vocês estarão completamente imersos nesse universo à parte que é a organização do casamento.

E nós da Caseme também estaremos aqui, 100% focados na missão de te ajudar. Afinal, nascemos para isso! 

Vamos lá?

Nesta matéria trouxemos 4 perguntas fundamentais que você precisa responder para estruturar as bases do seu casamento. Mas, se vocês são um casal radical que não se assusta fácil e querem ir direto ao ponto, temos uma matéria super completa para vocês terem uma visão geral de tudo o que precisará ser feito ou pensado para o casamento:

LEIA AGORA: cronograma passo a passo (comentado)

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

O mais importante na organização do casamento, acima de tudo, é o planejamento. Comece traçando um plano bem estruturado, onde as primeiras 4 perguntas fundamentais são:

1 – Quanto podemos investir?

Quem vai poder ajudar com os custos do casamento: as duas famílias ou somente os noivos? Às vezes esperar um tempo maior viabiliza um casamento mais elaborado. Portanto, o primeiro passo para uma jornada em paz é saber os limites e as possibilidades de gastos com o casamento.

Dimensionar com responsabilidade o quanto podem investir no casamento, e depois manter o foco no plano traçado é um exercício valioso de gestão compartilhada. O casal pode estar tendo este tipo de relacionamento, onde discute-se onde e quanto gastar, por exemplo, pela primeira vez. Assim, existe um ajuste de cultura e modus operandi (modo como as pessoas fazem as coisas) importante para as bases do casamento, que virá (e ficará) depois da cerimônia e festa.

fabian-blank-pElSkGRA2NU-unsplash

A organização de um casamento é um ritual bastante valioso porque nesta jornada as responsabilidades são divididas, as expectativas e os investimentos (financeiros e afetivos) precisam estar alinhados e compartilhados.

E, sem que se perceba, no meio desta produção… o casal aprende a ceder, a alinhar objetivos, e a respeitar temperamentos. Além disso, os pais tem um tempo para amadurecer a saída dos filhos, podem aproveitar este momento para aprofundar o respeito e admiração entre pais e filhos, além de todo o espaço para gratidão e demonstrações de afetos.   

Ou seja, quando vocês sentarem em uma mesa para discutir o orçamento do casamento, saibam que muito além de determinações práticas estará em jogo nestas conversas. Estas decisões são aquelas típicas “atitudes que valem mil palavras”.  Aproveite toda a oportunidade que vocês tiverem de serem atenciosos e cuidadosos com os valores e familiares do seu amor. Esse é o segredo de um bom casamento!

JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?

fabi_thumb296x296_2

2 – Para quantos convidados será o nosso casamento?

A lista de convidados é uma tarefa à parte da organização do casamento. É recomendável trabalhar nela desde o pedido! Comece anotando todos os nomes que vem a cabeça, depois vá elaborando como esses convidados estarão organizados nos convites. Por exemplo: João e Maria serão “Sr. e Sra. João de Souza” ou, se ainda incluir a família neste convite será “Sr. João de Souza e família”.

É comum separar cotas de convidados entre as famílias da noiva e do noivo. Não importa o sistema adotado, o mais importante é contar direitinho o número de convidados, bem como exceder em apenas 20% o número que vocês pretendem que estejam presentes no casamento.

Seja como for, também é válido preparar um save the date, principalmente para casais que tem relação com convidados de fora da cidade, estado ou país onde será realizado o casamento.

Esta decisão muitas vezes precisa ser compartilhada com os pais. Raros são os casamentos em que os pais e irmãos não convidam ninguém. Antes que essa inclusão apareça no meio do processo, cheio de reclamações dos dois lados, conte com isso desde o início.

Os noivos mais reservados ou os que não querem exatamente um casamento convencional devem ler a matéria: Elopment Wedding: um casamento a dois super romântico!

Para os casais com famílias muito grandes ou com muitos grupos de amizades, por exemplo, a lista de convidados pode ser uma tarefa das mais difíceis do casamento. Veja as duas matérias abaixo que podem ajudar nesta missão:

B2C-Header-da-newsletter-2-1-1024x256

3 – Qual será o estilo do nosso casamento? o que mais combina com a gente?

O estilo é fundamental para a escolha do local. O cenário do seu casamento é a base de toda a experiência que você vai viver e proporcionar para os seus convidados. Então pense: gostaríamos de casar ao ar livre ou em igrejas e sinagogas? Gostamos do colorido tropical com materiais naturais, ou queremos um casamento tradicional com materiais como a prata e cristal? Essa decisão vai ser o norte de todas as contratações.

Mas não se engane em achar que um estilo é mais caro ou barato que outro. Muitas vezes o mobiliário e a abundância de plantas e flores de um casamento tropical ultrapassa o valor de materiais mais caros como a prata e o cristal. Tudo é possível na decoração de um casamento!

Assim, tendo o número de convidados, o valor a gastar e o estilo do casamento, procure um cerimonial ou uma casa de festas. O cerimonial deve ser o primeiro fornecedor a ser contratado, assim vocês terão um plano bem desenvolvido desde a “fundação”. Como nos contou Bia Dias, uma vez um casal fechou o local e descobriu depois que o casamento seria muito mais caro do que eles imaginavam, e tudo desandou. Foi preciso consertar algo que poderia ser bem dimensionado desde o início por quem entende de casamento e suas proporções de valores.

4 – ONDE E QUANDO SERÁ O CASAMENTO?

O local do casamento é por onde a produção do casamento começa. Geralmente são eles – local da cerimônia e festa, que definem a data do casamento a partir da disponibilidade de agenda.

Com data e local definidos, comece a contratar os fornecedores que estarão pessoalmente no seu casamento e por isso só fazem um evento por dia, como é o caso dos fotógrafos, cinegrafistas, maquiadores, dj’s e celebrantes. Os melhores profissionais são tão concorridos que às vezes é necessário agendar com mais de 1 ano de antecedência!

organizacao-no-trabalho-1

Esses são apenas os primeiros passos da produção de um casamento. Procure um cerimonial, se organize e sobretudo seja feliz durante este período tão importante!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *