Revista CaseMe » Compatibilidade de perfis em relacionamentos
compatibilidades de perfis MBTI

Compatibilidade de perfis em relacionamentos

As possíveis compatibilidades de perfis

 

Existem algumas informações relevantes a serem consideradas quando queremos encontrar a personalidade MBTI perfeita para namoro ou casamento.

Como as pessoas são muito diversas, as descrições e os resultados nem sempre são exatos. Algumas pessoas têm uma forte preferência por um modo ou outro, mas outras são mais situacionais. É natural que todos nós, ocasionalmente, sintamos ou demonstremos traços de outros tipos de personalidade.

Claro, você quer um parceiro que complemente seus pontos fortes e fracos, mas a maioria de nós também quer alguém que nos entenda – alguém com quem possamos expressar nossas opiniões e ideias.

Portanto, nada pode superar a experiência pessoal e você não deve se apressar em descartar o potencial de qualquer tipo de MBTI para namorar só porque, em teoria, você não é muito compatível.

Neste artigo a Adriana Fellipelli conta um caso de incompatibilidade no relacionamento e como a personalidade ENFP se manifesta em um namoro ou casamento. 

Vamos lá?!

lista-de-presentes-online-cotas-de-lua-de-mel-site-gratis-10

 

Uma história de (in)compatibilidade

 

Tive uma cliente que me procurou para um processo de coaching, anos atrás. Ela estava performando muito abaixo de seu potencial. Um dos principais motivos foi o término de seu relacionamento de dez anos. À época, ela tinha 32 anos.

Utilizamos o MBTI no início de suas sessões, para facilitar a compreensão de sua estrutura de personalidade.

Alice é uma ENFP. As principais características dessa tipologia são a criatividade, o idealismo, a inovação que vem através do contato com outras pessoas e a flexibilidade.

Logo que recebeu a sessão de feedback do instrumento, Alice ficou impressionada com a precisão cirúrgica das suas características. Como o luto de seu relacionamento era uma das principais questões a serem tratadas para melhorar seu desempenho, coloquei alguns pontos para a sua reflexão.

Alice me descreveu que seu antigo parceiro deveria ter o mesmo perfil que ela, pois os dois eram muito parecidos: ambos tinham círculos de amizades imensos, gostavam de escrever, iam muito à praia e organizavam festas quase todos os fins de semana.

Ela então me questionou: por que duas pessoas tão parecidas podem se tornar estranhas umas às outras, em questão de alguns anos?

Estudar a compatibilidade de perfis é um processo investigativo e não há respostas prontas.

O namoro de Alice começou verdadeiramente como um conto de fadas. Trocas de cartas de amor, surpresas infinitas, declarações em lugares inusitados, parceria com os amigos. Contudo, os dois foram se distanciando ao longo dos anos.

Nesse aspecto, é importante ressaltar que duas pessoas com a preferência pela percepção têm a tendência de abrirem o máximo de possibilidades, antes de tomar uma decisão. De fato, foi exatamente o que aconteceu com esse casal. Segundo ela os dois protelaram muito a decisão de se separarem.

No final do relacionamento, como ocorre em grande parte dos casais, os dois trocavam farpas, maltratavam-se na frente de terceiros e possuíam discursos muito duros um com o outro.

Isso pode ser facilmente compreendido pelas características dessa personalidade. Os ENFPs são grandes conhecedores da mente humana e, sob estresse, têm uma imensa capacidade de atacar as pessoas naquilo que lhes é mais caro. Portanto, ter alguém espelhado em si, nesse caso, foi um desastre.

 

 

crie-seu-site-de-casamento-gratis-Banner-CaseMe-

 

A Personalidade ENFP em Namoro e Relacionamentos

 

Os ENFPs tendem a ser parceiros divertidos, amorosos, emocionantes e leais.

Eles geralmente são desinteressados ​​na manutenção do dia-a-dia de seu relacionamento ou casa e são mais focados em momentos de paixão e suas inspirações criativas.

O parceiro de um ENFP pode esperar surpresas que vão desde presentes luxuosos e férias a períodos de frugalidade. Os ENFPs geralmente são atraídos pela novidade.

Um ENFP imaturo pode se encontrar saltando de um relacionamento curto para outro, sem nunca desenvolver nada real.

Um ENFP desenvolvido aprenderá a suprir sua necessidade de novidade e emoção por outros meios, como férias ou esportes, bem como aprendendo a descobrir níveis mais profundos de si mesmo e de seu parceiro.

ENFPs geralmente combinam bem com outros tipos idealistasINFJs, ENFJs, INFPs e possivelmente outros ENFPs.

De acordo com a teoria junguiana, todavia, o parceiro ideal de ENFP é o INTJ. Isso ocorre porque ambos possuem a intuição como função mental preferida e cada um à sua maneira (extrovertida ou introvertida)

Os dois têm personalidades muito complementares e provavelmente também terão mais sucesso em uma parceria de negócios ou na criação de uma casa maravilhosamente funcional.

 

No caso da Alice, alguns meses depois, e apoiada no processo de autoconhecimento, ela conheceu um novo parceiro, numa viagem à Roma. Ele é um INTJ.

Alice me ligou para me convidar ao casamento deles e me agradeceu muito por ter a autoconsciência de como a sua personalidade interfere nas relações. Eu fiquei imensamente feliz com a notícia e a questionei: o que mudou agora?

Ela me respondeu que, por ser uma pessoa expansiva, gosta de ter alguém que não queira ser o centro das atenções. Disse que os dois têm ideias incríveis juntos, sempre voltados ao futuro, mas ressaltou que é essencial ter uma pessoa organizada ao seu lado, para dar continuidade em seus projetos pessoais.

Outra questão apontada por ela é que seu companheiro toma decisões de forma objetiva e distanciada da subjetividade. Ela, por sua vez, é altamente passional. Ele lhe traz esse equilíbrio.

Assim, percebemos que a quase total oposição pode ser excelente para os casais. E que, às vezes, estar com alguém muito semelhante a nós pode causar muito sofrimento também.

 

crie-seu-site-de-casamento-em-3-minutos

 

Você sabe qual a sua personalidade? Se tiver dúvidas deixe nos comentários! E se quiser se aprofundar no assunto, acesse o site da Fellipelli tem muitos artigos legais por lá.

 

Leia mais:

Como tomar as melhores decisões nos relacionamentos

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

Bolo de casamento: tudo o que você precisa saber

1 comentário em “Compatibilidade de perfis em relacionamentos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *