Revista CaseMe » Festa Junina

Festa Junina

Festa Junina: O dia de São João

A Festa Junina é uma das maiores festas da nossa cultura. O Brasil inteiro entra na brincadeira, pula fogueira, dança quadrilha e festeja com toda alegria o dia de São João.

Você, que está com casamento marcado para o segundo semestre deste ano, pode entrar no tema e fazer do seu chá de panela ou chá bar uma divertida Festa Junina.

As comidas típicas, a quadrilha e as brincadeiras podem ser o tema que você precisava para produzir o seu chá de panela. Ou, envie esta matéria para suas madrinhas e elas entenderão o recado.

Vamos dar dicas de decoração, comidas, brincadeiras e trilha sonora para o seu chá de panela de festa junina.

Clique nos itens abaixo para ir direto ao ponto 😉

Decoração de Festa Junina

Comidas Típicas de Festa Junina

Brincadeiras Típicas de Festa Junina

Músicas para Festa Junina

 

A festa Junina como tema para Chá Bar ou Chá de Panela é muito versátil. Você pode produzir a festa e chamar os convidados ou criar uma festa de adesão, onde cada convidado pode levar um prato típico. E vocês só precisam pensar na decoração e nas brincadeiras. Sem contar que as bebidas típicas da Festa Junina não são caras. Aproveite o tema e divirta-se!

Se você vai fazer um chá de panela, seja com tema de festa Junina ou não, você precisa ler a nossa matéria com tudo o que você precisa saber sobre chá de panela e sua lista de presentes.

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

Decoração de Festa Junina

Abuse de palha, madeira e tecidos estampados. Esses são os elementos básicos para uma decoração típica de São João. A fogueira pode ser de verdade (com responsabilidade ambiental) ou ainda cenográfica, mas é um elemento de destaque que faz toda a diferença.

Não podemos esquecer que é típico ter um casamento nesta festa, portanto se quiserem ir além pode ser muito divertido brincar com essa tradição, criando uma encenação com os noivos, os pais e outras personagens.

Decoração é um assunto que não tem limite, é possível criar um ambiente com barraquinhas, fogueira verdadeira, DJ para orquestrar uma grande quadrilha e tudo mais. Mas também é bastante possível fazer uma festa com elementos que já temos em casa e trazer apenas alguns detalhes para criar cantinhos especiais que marquem o tema.

Se você está procurando outro tema para o seu chá de panela ou chá bar, leia esta matéria: Chá Bar: Temas para se inspirar!

Comidas Típicas de Festa Junina

O milho é o ingrediente mais importante desta festa. Tudo que você fizer com milho funciona em uma Festa Junina. Desde pipoca, curau, bolo de milho, até a pamonha. Salsichão com farinha também é um prato que quem vai em uma festa Junina espera ver.

Os historiadores supõem que as festas juninas têm uma origem muito antiga. Seriam as celebrações pela chegada do verão no hemisfério norte, o solstício de verão, com pedidos de abundância e para afastar os maus espíritos, com oferendas para a mãe natureza trazer uma boa colheita. Depois as festas juninas se tornaram festas de celebração dos dias dos santos  do Catolicismo. Portanto, as festas juninas fazem parte da ancestralidade de todo ser humano e todas as culturas e religiões deram um significado para manter esse rito de boas vindas à nova estação. Contei tudo isso só para dizer que no Brasil estamos dando boas vindas ao frio. E portanto caldos, sopas, quentão e tudo o que for prato confortável para um friozinho de inverno, combina também.

Brincadeiras Típicas de Festa Junina

O que um chá de panela e uma festa junina tem em comum? As brincadeiras!

Você pode seguir o tema da festa junina ou do chá de panela. E também pode misturar. A criatividade é o limite.

E se ao invés de colocar ganchinhos de pescaria em peixes na areia vocês colocarem imagens dos noivos e dos padrinhos? Quem pesca quem e quanto vale cada? Criar essas adaptações pode ser muito divertido. Colocar o rabo do burro pode virar colocar o buquê na mão da noiva. Ou a grava no noivo?

MODELO-CASAIS-DO-CRIE-SEU-SITE-SEM-GRATIS-2-1

Pescaria

A pescaria é símbolo desta festa que, como falei lá em cima, tem a ver com o desejo de um ciclo de abundância, portanto, essa brincadeira não é só divertida, ela  tem um bom presságio em seu DNA. Para produzir, você pode usar uma daquelas piscinas de encher de criancinha, a menor já resolve, e colocar 1 palmo de areia. Seja criativo com os elementos pescáveis, que podem ser patinhos de plástico, peixes de cartolina, ou, como sugerimos, algum elemento do casamento. Crie ganchinhos com clipes e prepare as varas!

Tomba Lata

O bom das brincadeiras de Festa Junina é que elas são muito fáceis de criar. Mas essa se supera! Basta guardar algumas latas, que podem ser de leite condensado, extrato de tomate e dos milhos que vocês usaram para fazer as comidas típicas e empilhar! Também é importante arranjar algumas bolas para jogar. A dica é colocar areia ou feijão nas latas para aumentar o nível de dificuldade. Quanto mais pesada, mais difícil. Para enfeitar as latas vale criar rótulos divertidos com o tema do casamento.

Rabo do Burro

Essa brincadeira é uma das mais ingênuas e democráticas. Todos podem brincar, as crianças, os amigos contundidos do futebol, as pessoas mais idosas, e quem mais puder ficar de olhos vendados – e quem sabe sofrer uma leve “rodadinha” para ficar tonto. Essa última é opcional. Mas quem não roda, deve começar a missão com uma distância um pouco maior do que quem opta por rodar.  Para preparar essa brincadeira o ideal é colar ou fazer um desenho em cima de uma superfície como isopor ou cortiça. É importante que um objeto perfurante como um espeto de churrasco ou alfinete possa perfurar o desenho.  Uma superfície metálica com um imã também pode ser uma solução.

Dança das Cadeiras

Essa é uma brincadeira boa para esquentar a festa e é muito divertida. É preciso ter um espaço bom e cadeiras em número suficiente, sempre uma a menos que o número de participantes. Coloque as cadeiras em fila, mas cada uma para um lado. Ou, se forem muitos participantes pode fazer duas fileiras uma de costas para a outra. Mas não abuse do número de participantes, a “jogabilidade” é boa até umas 20 pessoas. Mais do que isso pode demorar muito cada “partida”. Para essa brincadeira você pode usar as playlists de Festa Junina desta matéria. Basta colocar a música e deixar que os participantes andem em volta das cadeiras com as mãos para trás. E quando a música parar todos devem tentar sentar. 1 ficará de fora, afinal temos 1 cadeira a menos. Então ele está fora da brincadeira e também tiramos mais 1 cadeira e assim segue a brincadeira até que o último vença.

Cabo de Guerra

Essa brincadeira é boa porque não precisa de muita produção e é engraçada, basta ter uma corda resistente e de tamanho suficiente.

Ela ganha outra graça depois que  os convidados já beberam um pouquinho. Aqui vale tudo: amigos do noivo x amigos da noiva. Casados x solteiros, ou padrinhos contra todos.

crie-seu-site-de-casamento-gratis-2

Músicas para Festa Junina

Não tem nada que defina mais o clima de uma festa do que a música. Um forró é diferente de um pop rock que é diferente de uma música eletrônica. O clima, a experiência que você vai viver naquele momento, é conduzido por um tipo de música e a Festa Junina tem uma das melhores trilhas sonoras. 

Separamos para vocês algumas playlists para que você possa ligar o som e sentir que a Festa Junina já está pronta! Esse é um item que não pode faltar.

https://open.spotify.com/playlist/2ZjdF3YtRm71S9wPXwa8N7?si=56b65dd67dd34662
https://open.spotify.com/playlist/25JQK9wp1SNW7XLFY0E5aX?si=87daee6e3c9e4dab
https://open.spotify.com/playlist/6nl2JY6O2gqYS3mIoTXYwq?si=ac0811ef230a4cf7
Banner-WP-Medio-750-x-475-px-2-rsvp-personalizavel-750x475
https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWZosBlQtbjxj?si=358393e7fa764294
https://open.spotify.com/playlist/01VCmzj8oJZM95n4C0pLAX?si=4c0c58debc1a4306

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *