Estão de olho em um novo imóvel?

Uma questão cada vez mais recorrente é saber como projetar espaços onde de antemão temos a informação de que aquele poderá não ser um lar definitivo para o usuário. Comprar um móvel pronto ou encomendar uma marcenaria encaixável? Otimize o seu orçamento e veja as inúmeras vantagens da marcenaria encaixável:

A baixa do valor do aluguéis e a alta dos preços dos imóveis, estimula o inquilinato; Facilidade oferecida pelos mecanismos de compra e venda contemporâneos – aplicativos, internet…  – tornam mais voláteis a permanência nos imóveis, estimulando trocas de endereço, obviamente que salve este, com muito otimismo, momentâneo período de crise; os projetos futuros de quem possui um lar temporário, até juntar mais até ter o primeiro ou mais um filho e adquirir seu imóvel próprio.

Não podemos pelos possíveis ou prováveis riscos de mudança nos tornarmos reféns somente de móveis prontos. A marcenaria sob medida é uma necessidade não somente em termos de beleza, mas sim de função, por atender nossas necessidades de organização e armazenamento. Difícil encontrar algo pronto que atenda exatamente o que necessitamos.

Um bom e velho armário embutido – termo que vem dos apartamentos anteriores a década de 70, quando a marcenaria ficava enclausurada em torno de alvenaria (diferente de hoje em dia, onde acharia mais apropriado empregar “sob medida”) – um rack de tv ou uma estante são peças que devem ser personalizadas para as necessidades dos usuários! Afinal, somos pessoas contemporâneas, cheias de singularidades. Alguns com seus milhares gadgets, outros com seus sapatos de estimação e poucos ainda com pratarias para grandes recepções.

Mesmo em um closet dividido por um casal, é natural e amplamente possível que se individualize o espaço de cada um de acordo com as suas necessidades.

E quando se mudar?

O segredo é simples: A concepção do projeto.

Com os detalhamentos e especificações corretas, uma boa loja de móveis projetados (o termo “modulados” caiu em desuso visto que hoje, quando de qualidade, estas fazem tudo que solicitado em projeto, muito além de um modulo pré-estabelecido) ou um bom marceneiro executam exatamente o que sugerimos.

As partes devem ser concebidas como autônomas, tendo seus respectivos fundos e divisórias. Instaladas de forma justaposta, conseguem dar a sensação de um todo sólido, quando na verdade são peças lado a lado, minimamente parafusadas ou coladas, como no caso do projeto apresentado a seguir: biombo, ao lado de estante, ao lado de painel para a tv, colado com rack/banco.

Caso um dia o cliente deste projeto, no caso inquilino do imóvel, se mude, levará todas as peças de sua marcenaria sob medida, que com suas devidas adaptações, poderá atender um novo lar maior ou menor que este!

 

Victor Niskier é arquiteto e urbanista, formado pela PUC-Rio e pós graduado em “Conforto Ambiental” pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Desde 2013 lidera o escritório “Arqnisk – Niskier Arquitetos Associados”, localizado no bairro do Leblon – Rio de Janeiro, onde ele equipe são especialistas em projetos de arquitetura, paisagismo e retrofits de edificações em geral.

 

victor-niskier-750x223

 

Leia mais:

O que fazer com os copos de cristal?

Lista enxoval de casamento para sua nova casa

Reduza o consumo de energia do ar-condicionado

Deixar um comentário