A taça ideal não é só uma questão de etiqueta, cada formato é pensado para que a bebida seja servida e degustada sem perder seu sabor, aspecto e temperatura. Aprenda mais aqui:

Muitas pessoas acabam perdidas em meio a tantas variedades de taças no mercado, mas é inegável que a taça apropriada faz toda a diferença.

 

◊ Água

taça-de-agua-caseme-750x360

Como a água não possui sabor, para que seja alterado, a taça é utilizada apenas por elegância. Maior que a taça de vinho tinto, ela também pode ser usada para servir suco e refrigerantes.

 

◊ Vinho Tinto

taça-vinho-bordeaux-750x360

Precisa de contato com o ar para que possa “respirar“, e assim liberar seu sabor e aroma. A taça ideal é com bojo, um pouco menor que a de água e deve ser preenchida apenas até 1/3 da sua capacidade.

 

◊ Vinho Branco

taça-de-vinho-branco-caseme-750x360

Deve ser consumido gelado, portanto a taça é um pouco menor que a do vinho tinto. Com bojo menor faz com que a bebida chegue a boca com um bom equilíbrio de doçura e acidez.

 

◊ Vinhos em geral

taça-iso-caseme-750x360

O formato da taça segue o padrão ISO que possibilita a degustação adequada de todos os tipos de vinho: tinto, rosé e branco. Seu formato com capacidade reduzida, bojo estreito e haste mais curta, favorece a oxigenação e retenção dos aromas.

 

◊ Vinho do Porto (Sherry)

taça-vinho-do-porto-caseme.-750x360

Tem um formato parecido com a taça de vinho tinto mas é bem menor, é usado para servir vinhos fortificados, xerez ou vinho do porto.

 

◊ Espumante

taça-espumante-flute-750x360

Possui haste longa, para que a temperatura da mão não aqueça a bebida, formato longo e fino, para manter aroma e suas borbulhas.

 

◊ Licor

taça-de-licor-caseme-750x360

Seu formato favorece para que a bebida seja consumida em pequenos goles, devido ao alto teor alcoólico.

 

◊ Margarita

taça-margarita-caseme-750x360

Utilizada para servir este drink clássico, preparado com tequila, suco de limão e licor. Seu formato também possibilita que seja usada para outros coquetéis ou frozen drinks.

 

◊ Balloon

taça-balloon-caseme-750x360

Taça com bojo largo e boca estreita, favorece destilados e é ideal para servir conhaque. Seu formato permite maior contato com o oxigênio e, por consequência, uma maior evaporação, que faz com que os aromas frutados e amadeirados provenientes do envelhecimento da bebida aflorem. Sua proximidade com o calor das mãos aumenta a temperatura do líquido e favorece a liberação dos aromas.

 

◊ Martini

taça-martini-caseme.-750x360

Com haste longa evita que o contato com as mãos aqueça a bebida. Também pode ser usada para servir outros drinks.

 

→ Curiosidade sobre o material

As taças podem ser fabricadas em vidro ou cristal. Apesar de aparências similares, o cristal contém chumbo em sua composição e o vidro não. O chumbo torna a taça mais leve e mais sonora, ele dá porosidade à matéria prima e este aspecto influência diretamente na apreciação da bebida, pois as moléculas se quebram ao entrarem em contato com a parede das taças, facilitando assim a liberação das suas características.

 

Você tem a taça ideal para a sua bebida favorita? Caso ainda não tenha, coloque as taças certas na sua lista de presentes de casamento.

 

Leia mais:

Como calcular as bebidas do seu casamento | De noiva para noiva |

Cervejas artesanais

Baristas no casamento

Deixar um comentário