Sabe aquela manchinha marrom na face que perturba a sua vida? Ela se chama melasma! O melasma é um depósito de melanina na pele que gera aquela coloração acastanhada que noivas, madrinhas e todas nós odiamos.

Existem muitas dúvidas em relação a essas manchas e, por isso, decidi esclarecer os principais pontos e destacar as verdades mais importantes. Preparada para virar uma expert e se livrar desse tal de melasma?! Então, aí vai:

 

Antes, uma breve explicação:

Existem dois tipos de melasma: o epidérmico e o dérmico.

No epidérmico, o pigmento está localizado na epiderme, camada mais superficial da pele e, por isso, responde melhor ao tratamento tópico. Já o melasma dérmico está em camadas mais profundas, respondendo pior ao tratamento.

A olho nu não conseguimos diferenciar esses dois tipos, para isso é preciso da lâmpada de Wood, que só os médicos especialistas sabem manusear.

 

Pronto. Vamos ver as 7 verdades?

 

1. Sol

Esse é o seu principal inimigo! Toda vez que você estiver exposta aos raios UV a tendência é agravar a hiperpigmentação. O principal causador do melasma é a luz, não só a luz do sol, mas também a luz artificial emitida pelas lâmpadas, TVs e computadores. Por isso, o seu best friend forever tem que ser o bloqueador solar e, de preferência, com cor para fazer uma proteção física também.

Em épocas de muito sol, tipo o nosso verão, só o protetor não é suficiente. Use e abuse de proteções físicas como chapéu e roupas com proteção solar que são apropriadas para atividades ao ar livre.

 

2. Gravidez

Uma notícia triste para as noivas grávidas ou para aquelas que desejam engravidar já na lua de mel: devido as alterações hormonais vocês estão mais propícias ao melasma (cloasma gravídico). Nesse período, evitamos o tratamento das manchas já que as medicações usadas não são de classe segura. Mas, não se preocupem! Esse é um momento único e mágico na vida de cada uma de vocês. Depois damos um jeito nas manchas.

 

Leia também: Exercícios físicos para noiva grávida

 

3. Cuidado com os métodos depilatórios

Principalmente na área supralabial (buço) ao fazer uso de cera quente, porque ela pode aumentar a pigmentação pelo calor e pelo processo inflamatório que gera no local.

Opte pele depilação com linha que considero, no momento, a melhor para quem não quer se submeter a depilação a laser.

 

4. Anticoncepcional

Os anticoncepcionais hormonais aumentam as chances de manchas na pele. Aí você deve colocar na balança o que vale mais a pena: trocar o método contraceptivo para não hormonal (por exemplo, a camisinha) ou manter o uso dos orais e ter chances maiores de manchas? Essa escolha só cabe a você!

 

5. Cuidado com os dermocosméticos

Na maioria dos casos a automedicação atrapalha muito mais do que ajuda, por isso jogue a preguiça de lado e marque uma consulta com seu dermato para que ele possa prescrever a medicação adequada para sua necessidade. Alguns produtos podem irritar a sua pele e piorar as manchas, ou até mesmo provocá-las caso você ainda não as tenha.

 

6. Áreas acometidas

A região mais comum é a face, mas todas as áreas mais expostas à radiação UV estão sujeitas ao aparecimento dessas manchas, como o colo e ombros. Então, não esqueça que a proteção dessas áreas é muito importante também.

 

7. Tratamento

Consiste no uso ABUSIVO do protetor solar. Vou falar isso mil vezes para você entender a importância do protetor no tratamento! O primeiro item a entrar na sua mala da lua de mel, tem que ser ele: o protetor solar, você pode esquecer a lingerie, mas não o protetor! Rs.

 

Leia também: Dicas para sua necessaire de lua de mel

 

Cuidado com esses cremes clareadores que prometem milagres e nada cumprem. O ideal é o uso de medicações que contenham despigmentantes e ácidos na formulação, mas esses não são vendidos sem receita médica. O principal despigmentante que utilizamos no Brasil é a Hidroquinona, mas temos que ter cautela, não é a toa que ela é proibida em alguns lugares como Europa e EUA.

 

Pronta para ter uma pele clarinha como uma porcelana inglesa no seu casamento?! Basta seguir as orientações e agendar sua consulta com o seu dermatologista.

 

dra-tatiana-dermato-correto-750x208

 

Leia mais:

BB, CC E DD CREAMS: a beleza no alfabeto quase inteiro…

Botox: Um rosto lindo para o seu casamento

Unhas lindas e fortes para seu casamento

 

Deixar um comentário