Já falamos aqui sobre a importância das atividades físicas. Hoje vamos conversar sobre atividade aeróbica, como aproveitar todos os seus benefícios com apenas 30 minutos diários.

Atividade aeróbica é que uma atividade em que você envolve muitos músculos e a executa por um período de tempo mais longo, de uma forma ritmada e contínua, com uma intensidade moderada, claro que é necessário ter alguma dificuldade ao fazer, mas que esteja de acordo com a capacidade de cada um.

 

Pode ser uma caminhadaandar de skate, nadar, dançar, andar de bicicleta, subir e descer de escadas, esses são exemplos de atividades aeróbicas.

Por não ter a necessidade de serem feitas em uma academia são mais fáceis de serem introduzidas em nossas rotinas e com apenas 30 minutos diários é possível aproveitar todos os seus benefícios:

 

◊  A prática destes exercícios produzem/liberam hormônios. Estes aumentam a autoestima, você aquire uma sensação de bem estar geral, dorme melhor, reduz os níveis de estresse, ansiedades e até depressão;

 

◊  Fortalece o coração, aumenta sua eficiência pelo aumento da capacidade cardiorrespiratória;

 

◊  Previne doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade;

 

◊  Melhora o sistema imunológico, tornando-nos mais resistentes às infecções comuns;

 

◊  Aumenta a resistência ao cansaço, dando uma maior disposição e energia;

 

◊  Controla e/ou reduz o peso pelo consumo da gordura corporal armazenada, que é utilizada como fonte de energia.

 

Geralmente o último benefício é o motivo pelo qual os noivos mais procuram a atividade aeróbica, pensando em ficar com um visual melhor na roupa que escolheram para o casamento.

Confira algumas dicas para que você consiga alcançar estes benefícios, mas não se esqueça de antes procurar um médico para exames prévios e um profissional de Educação Física para lhe orientar:

 

◊  NUNCA pense em “tirar o atraso”, de um longo período de inatividade ou sedentarismo, em um curto prazo. Isso pode lhe trazer problemas e/ou lesões e você terá que interromper suas atividades para se recuperar.

 

◊  A atividade deve ter alguma intensidade ao fazer (você perceberá que consegue fazer a atividade desejada, porém com um pouco de dificuldade, mas sem exageros), ela tem que estar de acordo com a capacidade de cada um.

 

◊  A atividade pode ser dividida em períodos, uma parte pela manhã outra à tarde ou outra à noite, e/ou atividades, como caminhar e/ou pedalar e/ou nadar e/ou subir escadas, etc. Use seu tempo disponível da melhor maneira possível. Se for fazê-la de forma contínua, não extrapole, respeite seus limites.

 

◊  Comece com um mínimo de 30 minutos por dia, 03 vezes na semana.

◊  Quanto antes você começar mais benefícios você terá.

 

Como você pode ver, existem muitas opções e meia hora de exercício diário não é muito tempo, vale à pena investir.

Lembre-se que a atividade física deve ser regular (preferencialmente 05 vezes na semana), para promover alterações e melhoras físicas, fisiológicas e psicológicas.

Tornarmos mais ativos é um investimento no futuro.

* Procure um médico para exames prévios e um profissional de Educação Física antes de aumentar sua rotina de atividades físicas.

assinatura-rodrigo-schettini-personal-caseme-750x223

Leia mais:

Atividades físicas e seus benefícios

10 coisas que devem ser evitadas na semana do casamento

Estética da noiva: quando começar

 

Deixar um comentário