Olá, sou Rodrigo Schettini, Profissional de Educação Física, Pós Graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, trabalho como Personal Trainer e com Treinamento Individualizado há mais de 25 anos. Vou trazer para vocês dicas e informações sobre a prática de atividades físicas e seus benefícios.

Nos dias de hoje está cada vez mais difícil arranjar tempo para dedicarmos à nossa saúde, ainda mais quem está envolvido com um evento tão importante como os preparativos do casamento. Mas basta alterar um pouquinho sua rotina diária e já teremos um dia um pouco mais agitado e movimentado.

Você não precisa dedicar horas do seu dia com exercícios, nem tão pouco ter dor ou sofrimento, para melhorar sua qualidade de vida. A atividade física precisa apenas de ser regular para promover alterações e melhoras físicas, fisiológicas e psicológicas.

 

→ Com pequenas alterações de hábitos já será possível obter:

 

Melhora na composição corporal (redução de percentual de gordura, aumento de tônus muscular) e redução de peso corporal.

Melhora da saúde óssea (reduz índices de osteoporose e osteopenia).

Controle de índices clínicos (Pressão, Glicose, Colesterol, etc.), reduzindo os riscos de doenças associadas à eles.

Controle do estresse (redução da ansiedade) e maior capacidade de concentração e raciocínio.

Combate a insônia.

Fortalecimento do sistema imunológico.

Melhora do funcionamento dos pulmões e coração (maior disposição para as tarefas diárias).

 

Enfim, poderia descrever inúmeras vantagens para que você se sinta motivado alterar sua rotina diária, só um pouquinho, para conquistar TUDO ISSO.

 

“A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” (CASPERSEN et alii,1985).

 

→ Fora as atividades físicas que talvez você já faça no seu dia a dia, podemos introduzir outras que ajudarão a lhe manter mais ativo:

 

◊ Ao passear com seu cachorro de uma volta a mais no quarteirão.

◊ Desça do ônibus um ou dois pontos antes e caminhe o resto do trajeto (pode fazer o mesmo com o metrô).

◊ Se possível troque seus deslocamentos feitos com veículos motorizados por uma bicicleta ou skate.

◊ Saia do elevador dois ou três andares antes e suba ou desça de escada (evite o uso de escadas rolantes).

◊ Sair para dançar.

 

Viu só, não é difícil começar. Lembre-se: a atividade física tem que ser regular (preferencialmente 05 vezes na semana).

Tornarmos mais ativos é um investimento para o futuro.

Procure um médico para exames prévios e um profissional de Educação Física antes de aumentar sua rotina de atividades físicas.

 

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