As bebidas alcoólicas são importantíssimas para o seu casamento porque o clima da festa tem muito a ver com a escolha das bebidas certas.  E não queremos que vocês errem justo na escolha do combustível para um casamento muito animado! 

 

Acertar qual bebida será mais consumida pelo perfil dos seus convidados, escolher os rótulos e saber a maneira certa de servir fará toda a diferença no seu casamento. Boa bebida e boa música é a combinação perfeita para o sucesso da sua festa de casamento.

 

Está na dúvida das quantidades? Não sabe como e o que contratar? Se você tem dúvidas sobre essa questão, essa matéria foi feita para você! 

 

Fotografia do destaque: Marina Fava Fotografia

 

Bebidas alcoólicas no casamento é assunto sério, toma uma grande parte do orçamento e influencia diretamente a experiência que os convidados terão no seu casamento. 

 

As bebidas escolhidas devem expressar a personalidade dos noivos e, por consequência, o estilo do casamento. Por exemplo, um casal que adora whisky, os amigos também, nos finais de semana muitas vezes se encontram para conversar e tomar whisky. Um bar especialmente para atender esse estilo seria um impacto bem legal na experiência dos convidados. O mesmo funciona para cerveja, chopp, e drinks dos mais variados perfis.

 

Pense nos hábitos de consumo dos seus convidados e como vocês poderiam surpreender no quesito bebidas alcoólicas. Claro que um casamento tem grupos muito diversos e de diferentes importâncias, mas mapear os diversos tipos de expectativas será útil para escolher sua carta de bebidas e formatos de bares, de modo que surpreenda a maior parte dos convidados.

 

 

 Neste CaseMe TV   Ecila Antunes conta o quanto as bebidas alcoólicas tem ocupado um espaço de destaque nos casamentos. O investimento na qualidade das bebidas cresceu muito. Quando as obrigações sociais deixaram de ditar as regras nos casamentos, o número de convidados diminuiu e possibilitou investir no melhor possível para aquele grupo seleto de amigos e familiares, que participarão deste momento tão importante. E as bebidas tem esse incrível poder de fazer seu casamento morar na memória de todos os convidados, por isso o investimento nelas tem crescido muito. Ecila costuma dizer que o que eterniza um casamento é: “Comida, bebida e música”.

 

De uns anos para cá  não só aumentou a procura por rótulos mais caros e sofisticados, como apareceram muitas empresas especializadas em bares para casamentos, que mudaram totalmente o cenário das bebidas alcoólicas nos casamentos. Virou um must have. No final da matéria confira os 10 fornecedores de bar para casamentos escolhidos pelo CaseMe para apresentar para vocês.

 

Primeiras decisões

 

Perfil dos convidados

 

Como já falamos, para decidir quais bebidas oferecer para os seus convidados é importante traçar o perfil deles. Como são amigos e familiares temos uma boa noção do que gostam de beber. Seus amigos não dispensam uma cerveja? Adoram vodka e tomar shots no meio da noite? Bebem muito ou pouco? Achar o perfil que mais se adequa à maioria dos convidados do casamento é essencial para o início das escolhas. É assim que vocês saberão o que não pode faltar, e o que pode ficar de fora da sua festa, ou em menor quantidade.

 

 

Quantidade de bebidas

 

Os números abaixo são genéricos, não tem informações específicas sobre o seu casamento para uma decisão precisa, mas podem servir como referência para vocês partirem de uma base. Só colocamos os mais comuns porque as quantidades de outros tipos de bebidas variam demais de acordo com o menu escolhido.

O certo é decidir em conjunto com os especialistas, ou seja, se você ainda não sabe quem poderá fazer o bar do seu casamento o seu assessor vai te indicar fornecedores dentro do seu perfil e eles poderão compor o plano ideal para vocês.

 

 

◊ Vinho tinto: 1 caixa com 12 garrafas para cada 100 pessoas. 

 

◊ Whisky: 1 caixa com 12 garrafas para cada cem pessoas.

 

◊ Vodka: 1 caixa com 12 garrafas para cada cem pessoas.

 

◊ Espumante: 4 caixas com 12 garrafas para cada cem pessoas.

 

◊ Cerveja: 1 garrafa para cada convidado.

 

 

A Carla Amorelli foi uma noiva incrível, ela se entregou de corpo e alma aos preparativos e curtiu cada detalhe. Como ela escreve muito bem e explica direitinho como resolveu cada etapa dos desafios de casar, chamamos para colaborar com relatos reais na coluna De Noiva para Noiva. E nesta coluna ela escreveu uma matéria muito interessante de ler sobre a quantidade de bebidas no seu casamento. Às vezes o que a gente mais quer é um relato real para nos dar uma ideia de como acontece na prática, não é?

 

 

Veja também neste link o vídeo com as dicas do Janjão Garcia, da Casa Carandaí, empresário carioca com um currículo invejável de vários restaurantes de sucesso, que topou compartilhar com a gente sua experiência sobre como definir a quantidade correta de bebidas alcoólicas para o seu casamento   neste CaseMe TV.

 

O CaseMe não vende matérias. Todos os fornecedores mencionados aqui foram escolhidos livremente. Nossa curadoria é 100% isenta.

 

 

giphy

 

 

Open Bar

 

Tudo começou com o famoso bar de caipirinhas, para dar espaço à nossa tradicional bebida tropical. Em pouco tempo a idéia virou febre e não se via mais casamentos sem o bar de caipirinhas, que na maior parte das vezes ainda eram operados pelos buffets escolhidos para o casamento. Logo surgiram bartenders especializados e este serviço começou a se destacar e crescer. 

 

Nos últimos 5 anos eles conquistaram a cena, ganharam destaque na decoração, no orçamento do casamento e carregam junto com o DJ a responsabilidade de fazer a festa acontecer. 

 

Depois de analisar o perfil de seus convidados, é bem provável que você opte por contratar um serviço de open bar. Nele estarão concentradas todas as bebidas da festa, mesmo que exista o serviço volante com garçons servindo o espumante, refrigerantes e outras bebidas pelo salão, vale a pena ter todo o repertório de bebidas também nos bares fixos. 

 

Neste CaseMe TV Diogo Coelho, da Help Bar  explica o motivo de centralizar todas as bebidas com os bartenders nos bares espalhados pela festa.

 

Pesquise bastante, procure indicações de amigos e dos seus fornecedores de confiança sobre os serviços de open bar. Não saia fechando com o primeiro que te enviar um orçamento, e não escolha o mais barato. Essa análise deve ser mais subjetiva, porque se trata de uma experiência. Cuidado, serviço bom de bar nunca é muito baratinho.

 

Veja neste link a matéria de como contratar um open bar que fizemos com o Diogo Carvalho da DrinKings, onde ele explica o passo a passo do pedido de orçamento até a contratação do open bar. Pode te ajudar na contratação do seu fornecedor.

 

 

Welcome Drinks

 

O Welcome Drinks é uma opção que cada dia tem mais adeptos. São bebidas servidas no momento pré-cerimônia, para receber seus convidados com mais conforto; ou na entrada da festa, depois da cerimônia, como uma oferta de boas-vindas.

 

Antes da cerimônia o mais comum são as bebidas não alcóolicas, geralmente suqueiras lindas com águas aromatizadas ou sucos leves. Mas, vocês noivos, não param de inventar novas formas de surpreender, e com isso temos visto estações de welcome drinks mais ousadas na cerimônia, também com opções de bebidas alcóolicas, principalmente em casamentos ao ar livre.

 

O ideal é que a bebida servida antes da cerimônia tenha um teor alcoólico bem baixinho. Uma sugestão é apostar nas sangrias – uma bebida que combina vinho e frutas com um toque frisante. Quer conhecer melhor esta opção?  Leia esta matéria. 

 

 Welcome drinks também são as bebidas servidas na entrada da festa, depois da cerimônia. Aqui vale a criatividade de vocês noivos, do decorador e do bar escolhido por vocês. Muitos novos formatos estão aparecendo todos os finais de semana, por todo o brasil. Desde paredes com suporte para taças a recepcionistas com saias rodadas servindo de suporte para as bebidas que são distribuídas a cada convidado que entra na festa. 

 

 

giphy-downsized-large

 

Quer a receita dos drinks preferidos das celebridades? A DrinKings nos passou 10 receitas, confira!

 

 

Shots na pista de dança

 

Por fim, outra atração alcóolica muito interessante são os shots, pequenas porções de destilados, que são servidos direto na pista de dança.

Combine com o seu open bar algumas entradas, essa interação com os convidados na pista são explosivas. A boa execução desta idéia garante a animação dos convidados. A bebida geralmente é destilada, e pode ser a que vocês preferirem. O tipo de bebida escolhida importa menos, neste momento, que dar acabamento à experiência da entrada do garçons na pista, na sincronização com o DJ e o material usado para servir os shots. Para ficar perfeito cada entrada de shot deverá ser um acontecimento. 

 

 

 

Fornecedores envolvidos

 

Uma composição de fornecedores geralmente se faz necessário para executar o projeto completo de bebidas alcoólicas no seu casamento.  Tudo começa com a indicação dos melhores fornecedores da sua região pelo seu assessor ou cerimonial. Que vai considerar seu orçamento e perfil para propor as melhores opções.

 

Através desta indicação, normalmente, vocês terão que escolher não só a empresa que fará o open bar, que é o serviço de preparar os drinks, servir e montar o bar efetivamente, mas também o fornecedor das bebidas, que são importadoras especializadas em bebidas para casamento. Estes são os fornecedores mais indicados porque sabem os detalhes importantes para vocês noivos, como por exemplo entregar as bebidas apenas no dia do casamento e direto no local da festa e fazer uma parte das bebidas de modo consignado. São benefícios que fazem toda a diferença no orçamento e organização do dia do casamento. 

 

O buffet também tem participação nesta etapa, e precisa alinhar com o open bar como será a divisão do serviço. Geralmente os espumantes, vinhos, whiskys e outras bebidas são servidas pelos garçons. Essa é uma escolha de vocês noivos, em conjunto com o assessor, buffet, decorador e open bar.

 

Para servir todas as bebidas a partir do bar, naturalmente o espaço físico e o número de bartenders terá que ser maior. Portanto nenhuma decisão a esse respeito deve ser feita de modo isolado, sem a participação da decoradora. Todas as partes devem ser envolvidas para chegar na melhor logística com menor custo. 

 

Não deixem de anotar também que talvez seja necessário alugar taças específicas para o tipo de drink escolhido. Existem muitas empresas pelo Brasil especializadas em locação de material para festas, não é tarefa difícil e provavelmente o buffet ou open bar serão responsáveis por esta contratação. Mas fiquem de olho porque é um detalhe que trás um charme a mais para o casamento, ou pode ser uma oportunidade para economizar ao escolher bebidas que utilizem o mesmo tipo de taça.

 

Selecionamos para vocês os fornecedores mais escolhidos pelas noivas de todo o Brasil. A seleção abaixo foi escolhida a partir da ficha técnica dos diversos casamentos publicados no CaseMe.

 

Fornecedores de Bebidas que mais se destacam em nossa revista:

 

Captura-de-Tela-2019-07-06-às-16.00.32-750x475

 

 

Fornecedores de Open Bar que mais se destacam em nossa revista:

 

Captura-de-Tela-2019-07-06-às-16.00.55-750x475

 

 

Restou alguma dúvida? Quer complementar a matéria? Escreva nos comentários que nós adoraremos buscar as respostas e avaliar as sugestões! 🙂

 

 

Noivos: o CaseMe é de vocês!

Sentiu falta de alguma matéria?

Mande um email para nossa redação com suas sugestões e dúvidas.

Teremos o maior prazer em ajudar!

 

Leia mais:

Decoração de casamento: Tudo que você precisa saber

10 tarefas que todos recém-casados devem conhecer

Custos extras com o casamento que você não imaginou que teria

 

 

 

Deixar um comentário