Hoje é o dia de nos despedirmos dos excessos das festas de final de ano e voltarmos à rotina em busca de saúde e organização.

 

Nós queremos com este post te trazer algumas inspirações para que você coloque em prática suas resoluções de ano novo. A organização é fundamental para sua saúde (física e emocional) e consequentemente para a sua beleza.

 

Veja aqui dicas sobre exercícios, alimentação e organização, para te dar uma ajudinha no planejamento do seu ano.

 

Exercícios – dicas de como começar + os melhores aplicativos para você se exercitar com autonomia

 

Alimentação – receitas de sucos detox + cuidados com a saúde + Metabolic Detox

 

Organização – cronograma de beleza para as noivas + cronograma de organização do casamento

 

 

Vamos lá?

 

O ano começa com uma injeção de ânimo e esperança. Essa energia motivadora precisa ser bem aproveitada, do contrário o ano corre e acaba na mesma rotina de sempre. Afinal, o que faria você mudar de um dia para o outro?

Planejamento. Essa é a resposta para todos os projetos.

 

Planejar o seu ano é fundamental para que você viva bem e atinja seus objetivos neste período de casamento

 

Não existe milagre. Uma vida equilibrada é resultado de uma combinação de hábitos saudáveis como exercícios, boa alimentação e um cronograma de tarefas bem planejado para encaixar seu trabalho, a organização do seu casamento e todos os cuidados pessoais que tomarão espaço na sua rotina.

 

♦︎ Exercícios

 

Se você faz exercícios regulares pode pular este item. Te encontro na alimentação.

 

O ano do casamento é intenso e não sobra tempo para nada. Quem não tem o hábito de se exercitar dificilmente mudará essa condição sem um grande propósito, uma grande motivação.

Pense que basta alterar um pouquinho a sua rotina diária e já verá grandes mudanças. Que no final vão dobrar a sua produtividade e sensação de bem estar.  Um ano agitado precisa de energia, e é isso que vocês podem conseguir com 30 minutos de exercícios, algumas vezes por semana. Além é claro dos benefícios estéticos que também são importantes para o casamento.

 

A atividade física precisa apenas ser regular para promover alterações e melhoras físicas, fisiológicas e psicológicas.

 

Leia também: Incorporando atividade física na sua rotina

 

Uma rotina inicial deverá ter:

 

»  Frequência: pelo menos 03 vezes por semana, se conseguir incluir mais dias, isso irá ajudar a reduzir o tempo de conquista dos benefícios da atividade física, mas terá que ter um maior controle dos dois itens a seguir.

 

»  Duração: com apenas 30 minutos diários é possível aproveitar todos os benefícios da atividade física, não há a necessidade de um programa inicial de treinos ter uma duração muito maior, porém isso dependerá de sua frequência.

 

»  Intensidade: moderada a forte, a atividade deverá ter alguma intensidade ao ser feita (você percebe que consegue fazer a atividade desejada, porém com um pouco de dificuldade, sem exageros), que esteja de acordo com as suas capacidades.

 

 

Pode ser uma caminhadaandar de skate, nadar, dançar, andar de bicicleta, subir e descer escadas, esses são exemplos de atividades aeróbicas.

Por não ter a necessidade de serem feitas em uma academia são mais fáceis de serem introduzidas em nossas rotinas e com apenas 30 minutos diários é possível aproveitar todos os seus benefícios.

A prática de exercícios produz hormônios que aumentam a autoestima, o bem estar geral, a qualidade do sono, reduz os níveis de estresse, ansiedades e até depressão;

 

Os primeiros resultados só serão realmente visíveis depois de mais ou menos oito semanas de atividade, mas entre 06 e 12 sessões de treinos você já poderá perceber o aumento da resistência ao cansaço, mais disposição e energia. 

 

 

 

Hoje existem diversos aplicativos com instruções e vídeos para você fazer seus exercícios em casa. Conheça alguns:

 

Nike Training Club

nike-training

Disponibiliza mais de 100 exercícios desenvolvidos pelos Master Trainers e atletas da Nike, alguns foram montados pelo personal trainer da Rihanna, Ary Nuñez, e outros por atletas, como a tenista Serena Williams. É possível escolher o tipo de treino, o equipamento e o nível de orientação. Uma vez escolhido eles se ajustam de acordo com o seu progresso. Legal né? Também é possível se conectar com amigos e compartilhar nas redes sociais; uma boa maneira de incentivo.

nike1-750x467

nike2-750x467

nike3-750x467

 

 

Daily Workout

daily-workouts

É uma boa opção para sair do sedentarismo e aprender exercícios simples. O programa de condicionamento físico te ensina diversas séries de exercícios para as pernas, abdominais e glúteos.

Interface simples, mas é necessário manter o olho no celular. Um ponto positivo é poder visualizar através de vídeos a forma correta de realizar o exercício escolhido, mas infelizmente só é possível com a tela no modo vertical.

daily-workouts-app-750x467

 

Adidas Training by Runtastic

app-adidas-micoach-e1470760526502

App de running e training de exercícios desenvolvido pela Adidas. É possível conectá-lo ao Health do seu celular, costuma vir instalado no iphone, assim o app monitora seus exercícios. Também permite associar playlists ao ritmo de treino, para que você nunca perca a motivação.

É necessário o uso de equipamentos, como halteres, bolas e etc. 

app-adidas1-750x467

app-adidas2-750x467

app-adidas3-750x467

 

 

Sworkit

sworkit

Disponibiliza treino de alongamento, força, yoga e cardio. O app interage com você, vídeos explicam a forma correta de realizar o exercício e áudios avisam a hora de começar e finalizar o exercício anunciado. É possível determinar a duração do seu treino.

app-sworkit-750x467

sworkit2-750x467

sworkit3-750x467

Infelizmente a versão free possui anúncios e treinos limitados.

 

LEMBRE-SE:

 

» NUNCA pense em “tirar o atraso” de um longo período de inatividade ou sedentarismo em um curto prazo, pois isso pode lhe trazer problemas, lesões, e você terá que interromper suas atividades para se recuperar.

 

Aprenda a ouvir seu corpo, pode ser que após longo tempo parado você sinta algumas dores. Porém, se elas forem persistentes é sinal de que a carga ou execução dos exercícios está inadequada. Procure ajuda de um profissional.

 

 

♦︎ Alimentação

 

Depois do exagero gastronômico que ocorre no período entre Natal e Ano Novo nosso organismo pede uma alimentação mais regrada e mais leve.

 

2020-01-06-DESTAQUE-DE-beleza-saúde-e-organização-3

 

Os sucos são excelentes opções para diminuir as calorias e facilitar a ingestão de nutrientes, de modo refrescante e muito prático.

 

Seguem algumas receitas para você fazer uma desintoxicação, e também incorporar na sua rotina durante este ano.

 

Suco uva detox com gengibre

 

• 200ml de suco de uva integral

• 1 limão com casca

• Gengibre a gosto

• Canela a gosto

 

Modo de preparo

 

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe.

 

Suco Verde

 

• 1 folha de couve

• ½ abacaxi

• 1 pepino

• 1 cenoura

• 1 cm de gengibre

• 200 ml água ou água de coco natural

 

Modo de preparo

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e congele em formas de gelo. Quando for tomar o suco, bata 4 cubos congelados com um pouco de água.

 

Veja também: 10 receitas fáceis e saudáveis para comer sem culpa

 

Suco de couve, beterraba e gengibre

 

• 2 folhas de couve

• 1 colher de folhas de hortelã

• 1 maçã, 1 cenoura ou 1 beterraba

• 1/2 pepino

• 1 colher de café de gengibre ralado

• 1 copo de água

 

Modo de preparo

 

Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir.

 

Suco detox de cenoura com maçã

 

• 1/2 cenoura

• 1 maçã

• 1/2 pepino

• 1 colher de sopa de Chia

• 200 ml de água de coco

• 1 folha de couve

• Hortelã a gosto

 

Modo de preparo

 

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

 

Suco verde de couve, limão e pepino

 

• 1 folha de couve

• Suco de ½ limão

• 1/3 de pepino sem casca

• 1 maçã vermelha sem casca

• 150 ml de água de coco

 

Modo de preparo

 

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber na hora, de preferência sem açúcar.

 

Procure fazer também águas aromatizadas, ao mesmo tempo que elas hidratam o organismo fornecem antioxidantes, vitaminas e uma série e benefícios para a nossa saúde. Separe algumas frutas, coloque em uma garrafa de vidro e deixe gelar por algumas horas.

 

 

Melhore sua saúde cuidando do seu intestino. 

 

O intestino é o órgão onde a maioria das vitaminas e minerais são absorvidos. Ele atua no sistema imunológico, e cerca de 75% da serotonina, aquela sensação de bem estar, prazer e felicidade, é produzida lá.

Ou seja: felicidade e saúde – ideal para noivas.

 

E quando mal tratados geram uma série de problemas como ativação do sistema imunológico (gerando alergias), má funcionamento intestinal (prisão de ventre, gases e distensão abdominal), má absorção de nutrientes, queda de cabelo, unhas fracas, mudanças de humor, vontade de comer doce… a lista é enorme!

 

Como podemos ajudá-lo?

 

» Consumindo verduras, frutas e legumes, sempre muito coloridos e variados.

» Bebendo bastante água!

» Realizando alguma atividade física, pois ajuda na motilidade e com isso ele funciona melhor.

» Evitando ao máximo uso de antibióticos sem acompanhamento médico.

» Dormindo bem.

» Evitando consumo exagerado de açúcar, farinha branca e gorduras não boas.

» Uso de próbiotico (bactérias boas) na forma de suplemento ou alimentos fermentados como kombucha e kefir.

» Consumindo boas fontes de gordura: abacate, óleo de coco, azeite extra virgem de boa qualidade e castanhas.

 

E ATENÇÃO!

Em muitos casos só estas medidas não ajudam, se os sintomas forem muito intensos vale a pena procurar um tratamento específico, procure um médico.

Quem quiser se aprofundar na importância do intestino vale muito a leitura do livro: “O cérebro desconhecido” – Helio Póvoa.

 

Quem estiver procurando um acompanhamento intensivo de um profissional, vale a pena conhecer o Metabolic Detox, uma fórmula desenvolvida para emagrecer com saúde.

 

Leia a matéria completa: Metabolic Detox, a fórmula para emagrecer com saúde

 

Ellis Saavedra desenvolveu um método chamado Metabolic Detox, um programa interdisciplinar para emagrecer de forma saudável e completa, com total equilíbrio da flora intestinal e dos nutrientes necessários para a recuperação do equilíbrio metabólico como um todo.

 

Ao realizar tratamentos estéticos nos pacientes era notável que cada metabolismo trabalhava de um jeito, então algumas pessoas apresentavam um resultado satisfatório e outras não, e isso me incomodava. Aos poucos fui elaborando um método onde todos conseguissem desinchar e emagrecer com saúde, sem ter o efeito sanfona, aí surgiu o Metabolic Detox.” – explicou Ellis Saavedra.

 

 

♦︎ Organização

 

Para organizar a sua vida no ano do casamento você precisará traçar um plano. Sem ele você corre o risco de passar o ano apagando incêndios, reagindo aos acontecimentos, ao invés de fazer o que é preciso antes que as tarefas virem urgências.

 

Para isso é necessário traçar suas metas e colocar data nelas. Ou seja, fazer um bom e velho cronograma.

 

Roteiro-completo-para-organizar-seu-casamento_-cronograma-comentado-em-7-etapas

 

 

Montamos um cronograma simples para te ajudar a cuidar da sua beleza:

 

Imediatamente:

» Consultar uma dermatologista

» Consultar uma nutricionista

» Exercícios regulares

 

15 dias antes do casamento:

» Limpeza de Pele

» Corte de cabelo (se necessário ou recomendado por quem vai fazer seu penteado para o casamento)

» Tintura no cabelo ou mechas

 

Na semana do casamento:

» Unhas

» Hidratação 

» Sobrancelhas

» Depilação

» Esfoliação no corpo e rosto

 

Dica: Organizar sua casa é tão importante quanto organizar suas tarefas, e com certeza te fará muito bem. Faça uma limpeza geral nos armários. Doe o que você não usou no ano passado, que não condiz com o seu estilo e nunca será usado.

 

Separamos as atitudes que acreditamos serem as mais importantes para um ano excelente, com muita saúde, para vocês noivas.

Se você tem outra dica boa para dividir com a gente, deixe nos comentários!

 

Leia mais:

 

Atividade aeróbica

100% saudável em seu casamento

Mitos e verdades sobre a atividade física

2 comentários “Saúde, beleza e organização: vamos começar o ano bem?

  1. Essas receitas de sucos são a cara do verão ! Vou fazer e marcar vocês 🙂
    Eu nunca gostei de atividade física..mas comecei por conta do casamento e hoje vejo o quanto minha saúde mudou..estou me sentindo preparada fisicamente para as minhas 7h de festa hahhaha!
    Organização é tudo mesmo. Eu sempre tive em mente que queria meu cabelo solto no casamento, então desde que fiquei noiva eu resolvi cuidar mais do meu cabelo. Sempre deixo uma máscara de hidratação no banheiro e faço no banho mesmo…as vezes a gente espera ter um sábado livre pra se cuidar, mas 5 minutos algumas vezes na semana já faz toda diferença, não te consome tanto tempo e quando você olha no banho já lembra!

    Resposta
    • Lorena você é perfeita! Amamos suas dicas!! A idéia é essa… uma simples mudança, com disciplina e constância, opera milagres no médio e longo prazos. Vale a pena se cuidar – a verdade é essa. Bjs Lorena! Até a próxima 😉

      Resposta

Deixar um comentário