bem-casados-casamento

Os bem-casados são um clássico dos casamentos brasileiros. Os convidados já contam com ele no final do casamento. Os bem-casados tradicionais levam recheios de baba de moça ou doce de leite, e geralmente são embrulhados em papel crepom com fita de cetim.

Mas, como tudo no casamento, os bem-casados também receberam novos sabores e novas “roupagens” com tecidos e fitas diferentes para ficarem com a cara do casal.

E é sobre esse doce maravilhoso que vamos falar hoje. Confira as dicas sobre a quantidade de bem-casados, durabilidade, recheios, embalagens, decoração, receita e muito mais.

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

Vamos lá?

 

 

A origem do bem-casado: 

 

O bem-casado é um doce português conhecido por lá como casadinho. Porém, o curioso é que esse doce não faz parte da tradição dos casamentos portugueses.

A receita clássica leva ovos, açúcar e fermento. O doce é composto por duas partes de massa com recheio no meio banhado em calda de açúcar ou polvilhado de açúcar .

O bem-casado tradicional é feito com recheio de baba de moça mas é super comum encontrar bem-casado com recheio de doce de leite também.

Geralmente, eles são embalado com papel crepom e fita de cetim e estão sempre em destaque na mesa de doces ou em uma mesa só para eles. 

 

 

Significado do bem-casado no casamento:

 

Os bem-casados são entregues no final da festa de casamento para trazer sorte e prosperidade ao casal. A composição de duas partes significam a união e compromisso dos noivos. 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

 

Qual a quantidade ideal de bem-casado no casamento?

 

Alessandra, da Stein Doceria, nos contou que a quantidade de bem-casado vai variar de acordo com a forma de oferecer o doce. Se forem entregues no final da festa a cada casal ou família, de 2 a 3 bem-casados por convidados será o suficiente.

Se a mesa de doces ficar disponível para os convidados ao longo da festa, como é de costume, o ideal é providenciar de 3 a 4 unidades por convidado.

Elvira Bona também deu uma dica boa, na qual quantidade varia de acordo com o tamanho do casamento. Por exemplo, se for um mini wedding o ideal é aumentar o número de bem-casados. Confira o vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

Qual o valor de um bem-casado?

 

O preço do bem casado varia entre 2,50 reais a 8 reais. O valor pode sofrer alteração de acordo com o recheio, embalagem, detalhes ornamentais e fornecedor.

 

Conheça no nosso Guia de Fornecedores, e veja aqui nossa seleção de fornecedores de bem-casados. 

* Lembrando que nosso Guia de Fornecedores é livre de anúncios, portanto quem está lá é porque já apareceu em algum dos melhores casamentos postados aqui na Revista CaseMe.

 

Quais são as opções de embalagens para bem-casados?

 

A princípio, os bem-casados tradicionais são embalados com papel crepom e fita de cetim, mas hoje já tem várias outras opções de embalagens com tecidos, papéis diferentes e caixas.

Para quem gosta de deixar o doce à mostra vale usar o celofane transparente, onde o bem-casado aparece através da embalagem e facilita o entendimento do recheio pelo convidado.

Também é possível fazer o embrulho com a identidade visual do casamento usando diferentes texturas e estampas. As fitas e laços também são personalizáveis, e é possível inserir algum pingente especial. Os mais usados são as medalhinhas e monograma dos noivos.

Converse com o seu decorador e faça do bem-casado um item especial na sua decoração de casamento.

 

 

Caseme_banner_728x100px

 

 

Quanto tempo de antecedência devo encomendar os bem-casados?

 

Os bem-casados, assim como os bolos de casamento, são feitos perto do dia do casamento. Porém, é importante reservar seu fornecedor escolhido com antecedência de 3 a 6 meses porque eles trabalham com uma agenda de encomendas, que sempre tem um limite.

Na Stein Doceria, por exemplo, os bem-casados são feitos de 2 a 3 dias antes do evento para que o doce chegue bem fresco na mesa de doces

 

– Durabilidade do bem-casado

 

Sobrou bem-casado da sua festa de casamento e não sabe muito bem como conservá-loOu passou pela mesa de doces e levou alguns para casa e quer saber quanto tempo vão durar?

Alessandra Stein, da Stein Doceria deu algumas dicas sobre a durabilidade do bem-casado.

A recomendação é que, em temperatura ambiente, o doce dura de 7 a 10 dias. Mas a Alessandra alerta: quanto mais fresco o doce, mais gostoso e saboroso ele estará. 

Se for deixado na geladeira, ela conservará por mais algum tempo, durando 15 dias. Já no freezer, o bem-casado dura de 30 a 60 dias

 

Você conhece o nosso canal no Youtube?

Inscreva-se e acompanhe o CaseMe TV com dicas direto de quem entende do assunto!

 
 

– Como congelar o bem-casado do casamento?

 

Os noivos que quiserem guardar no freezer os bem-casados que sobraram da festa poderão sentir aquele gostinho delicioso algum tempo depois. Por exemplo, quando voltarem da lua-de-mel ou quando sentirem saudade da festa de casamento.

Nestes casos, a Stein Doceria diz que pode ser guardado na mesma embalagem que contratou os doces – com lacinho, no plástico, etc – e guardá-los em algum pote ou caixinha para levá-los ao freezer. 

Na hora de consumi-los, retirar do freezer e esperar descongelar por cerca de 30 minutos. Na primeira mordida você irá perceber que o bem-casado ainda tem o mesmo sabor como se fosse no dia!  

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

 

 

Quais as opções além dos bem-casados?

 

Que os bem-casados são um must have no casamento, ninguém discute.

E para acompanhar os bem-casados na mesa de doces, os noivos tem várias opções como os famosos brownies da Olenka, o chocobem do Atelier Mariza Doces, o quadradinho de waffle da Petite Fleur Patisserieas novidades da Fabiana D’Angelo, como o bem-casado de cookies, red velvet e brigadeiro; e o famoso bolo de rolo em versão mini muito visto no nordeste e por aqui, no Rio de Janeiro, feito pela Elvira Bona.

 

Decoração da mesa do bem-casado no casamento:

 

A mesa de doces normalmente é o foco da decoração. E se o bolo é o astro da mesa de doces, os bem-casados são a cereja do bolo.

 

Veja também a matéria sobre: A mesa de doces no casamento: tudo o que você precisa saber

 

Atualmente, os bem-casados podem ser arrumados de diversas maneiras. Eles podem estar na mesa de doces bem organizadinhos em bandejas, dentro de bowls e potes ou sobre balanços suspensos.

Mas eles também podem ter um espaço só para eles. Mesas redondas com a Nossa Senhora ou um vaso grande no meio e bem-casados ao redor, cômodas com gavetas cheias de bem-casados, estantes e “cantinhos” dos bem-casados ficam lindos e agradam muito os convidados.

 

Confira as inspirações de mesa de bem-casados no casamento que selecionamos para você:

 

 

Receita de bem-casado:

 

E por último, quem sabe você não anima de fazer uma leva de bem-casados para ver como esse doce é delicado e difícil de fazer!

A receita não é impossível, mas se você tentar verá que a qualidade e o padrão alcançados pelos profissionais não é algo fácil de reproduzir. Depois conta para gente nos comentários como foi sua experiência!

 

INGREDIENTES: MASSA DO BEM-CASADO

– 4 ovos

– 4 colheres de sopa de AÇÚCAR

– 1 colher de chá de FERMENTO EM PÓ

– 10 colheres de sopa de FÉCULA DE BATATA

 

INGREDIENTES: RECHEIO

– 1 lata de LEITE CONDENSADO

 

INGREDIENTES: CALDA

– 2 xícaras de chá de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO

– 1/2 xícara de chá de ÁGUA MORNA

 

MODO DE PREPARO: MASSA

Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar por cerca de 5 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa.

Junte o fermento em pó e desligue a batedeira.

Acrescente a fécula de batata aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame até ficar homogênea.

Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas.

DICA: Leve a massa ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.

Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.

DICA: Para ficar com um acabamento mais bonito, corte a massa com um cortador de biscoitos redondo.

 

MODO DE PREPARO: RECHEIO

Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado.

Coloque a lata em uma panela de pressão cubra-a por completo com água.

Tampe a panela, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura).

Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la.

 

MODO DE PREPARO: CALDA

Dissolva o açúcar em meia xícara de chá de água morna até obter uma calda grossa.

DICA: A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados na hora da montagem.

 

MONTAGEM

Com a ajuda de uma espátula, espalhe cerca de 1 colher de chá do doce de leite sobre um disco de massa.

Feche o bem casado com outro disco formando um mini sanduíche.

Mergulhe um doce de cada vez na calda e deixe secar por aproximadamente 30 minutos sobre uma grelha.

 

PARA EMBALAR

Corte o papel celofane e papel crepom em quadrados de aproximadamente 20 cm.

Embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom

 

E aí, ficou alguma dúvida sobre os bem-casados no casamento? Se sim, deixa nos comentários que vamos adorar te ajudar!

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

 

 

Leia mais:

Dicas para organizar o chá de panela e fazer a lista de presentes

Site de Casamento: Tudo que você precisa saber

Casamento Verena e Caio na Igreja Santo Alexandre e Estação das Docas

Deixar um comentário