Algumas agulhadinhas para dar adeus aos pés de galinha e obter uma testa bem lisinha para o grande dia! Já pensou nisso? Sabe sobre o que estamos falando?

Na fase pré casório uma das terapias procuradas é a famosa toxina botulinica (Botox ®), mas é também a que gera mais dúvidas e insegurança na vida das noivas.

Por este motivo resolvi escrever para esclarecer os principais pontos a cerca deste procedimento e deixá-la mais tranquila na sua decisão de fazer ou não nesse momento.

Vamos a eles?!

→ Idade

O que mais ouço no consultório é: “ Já está na época para eu a fazer a 1ª aplicação da toxina botulínica?”. A resposta é: “Não existe idade certa!”

A função da toxina é agir paralisando a musculatura no local que ela foi aplicada e, consequentemente, impedir a formação das rugas que são originadas pela força desse músculo sob a pele. Por isso, dizemos que a toxina vai agir nas rugas dinâmicas (do movimento) e terá pouco resultado nas rugas estáticas (aquelas já formadas, que normalmente só desaparecerão com cirurgia plástica).

Então, se você se incomoda com as rugas de expressão e deseja uma foto sem elas: pense na toxina botulínica como um dos seus tratamentos.

→ Diga não a mumificação

Um fator que considero super importante é o estudo da mímica facial de cada um. A aplicação do Botox® não deve ser igual para todos. Não se deve sair marcando todos os pontos de aplicação conhecidos e agulhar todos eles. É importante estudar a expressão facial de cada um e aplicar de uma forma que se altere minimamente a expressão. Assim, evitamos o “efeito múmia” e mantemos sua face com ar mais descansado, mas não totalmente paralisada.

→ O menos é mais

Acredite nesse lema: O MENOS É MAIS!!!

O ideal é fazermos a aplicação em dois tempos para evitar o exagero na primeira. O intervalo ideal entre cada aplicação é de 15 dias, isso porque a toxina demora em torno de 3 dias para iniciar seu efeito e atinge sua atividade total em 15 dias. Então, o ideal é agendar o complemento para 2 semanas. Nessa data onde precisar de algumas unidades a mais elas serão aplicadas e caso você já esteja linda, bela e descansada, só retornará em 4 a 6 meses para nova aplicação.

Como você está se preparando para um dos momentos mais importante da sua vida, não deixe para fazer em cima da data. Programe com antecedência de um mês, pois assim você terá tempo hábil para o retoque e não corre risco de nenhum hematoma ficar aparente.

→ Periodicidade

É quem decide o que quer fazer em cada período da sua vida. Então, fique à vontade para escolher quando irá retornar ao seu dermatologista para refazer o procedimento.

Sabemos que a toxina termina seu efeito em torno de 4 a 6 meses, mas você que escolherá se quer fazer um vez por ano ou de 6/6 meses ou nunca mais!

→ As rugas voltam piores quando acabar o efeito dessa aplicação?

Não. O efeito de cada aplicação vai durar o período já descrito e, logo após, a sua musculatura irá recuperar o movimento como anteriormente sem prejuízos ou piora.

Por isso, a grande maioria cria uma periodicidade para refazer o procedimento, já que sente a musculatura voltando a se movimentar como antes e formando as rugas do movimento, o que é o ideal para evitar que as rugas se tornem fixas.

O que observamos, em alguns casos de pacientes que utilizam rotineiramente e em quantidades maiores a toxina, é a redução do tempo de ação.

→ Procure um médico de confiança

Aplicar a toxina é fácil, o difícil é o conhecimento da estrutura anatômica de toda a face o que é de grande importância para o bom resultado.

Não arrisque a sua saúde com qualquer um. Procure um médico dermatologista ou cirurgião plástico e busque informações sobre ele.

→ Se não gostar?

Caso você não goste do resultado dentro de 6 meses tudo volta a ser como antes. O grande problema é que seu casamento acontecerá antes disso. Não é mesmo?

A minha dica é que a 1ª aplicação não seja para o grande dia. Faça 6 meses antes para conhecer os resultados e decidir se a sua 2ª aplicação deverá ou não ser feita para o casório!

Mas saiba que não temos medicações para serem aplicadas que anularão o efeito da toxina. Uma forma de retornar mais rapidamente o movimento é a eletroestimulação.

 

E aí, animou? Mas não esqueça de procurar um profissional capacitado para realização do procedimento. Converse sobre as possíveis complicações e resultados, e arrase com a pele lisinha e sem rugas nas fotos!

dra-tatiana-dermato-correto-750x208

Deixar um comentário