Cabelo-maquiagem-noiva-carol-lemos-ale-grochko

Cabelo e maquiagem da noiva é unanimidade: toda noiva quer estar linda no dia do seu casamento!

Tem noiva que consegue se ver pronta, com sua grinalda, penteado e make, enquanto outras não fazem ideia de como começar a missão beleza.

Conversamos com a maquiadora Alessandra Grochko que deu várias dicas sobre cabelo e maquiagem para noiva. E, sendo você a noiva que já sabe o que quer – ou não – essa matéria vai ser útil pra você.

Aqui você vai encontrar o que toda noiva precisa saber para evitar estresse e frustração em relação ao seu cabelo e maquiagem.

Vamos lá?!

 

⇒ Fotografia do destaque: Carol Lemos para Casamento de Marilia e Fabiano

 

♦︎ Como escolher o profissional de beleza

 

Para escolher o profissional que irá cuidar da sua maquiagem e cabelo no dia do casamento você deve levar em consideração:

 

1- Experiência com casamento

 

Escolher um profissional que tem experiência com noivas fará toda a diferença no dia do seu casamento. Ele conhece o protocolo a ser seguido. Ele saberá o timing certo para que você não se atrase; ele escolherá a melhor maquiagem para durar a festa toda e que funcione bem com a luz do fotógrafo; além de estar preparado para lidar com toda a emoção do dia.

“É como um piloto de avião que precisa ter horas de voo para pilotar um Boing! O maquiador precisa ter experiência, não dá para arriscar no dia do seu casamento, o casamento não volta.”

Disse a Alessandra Grochko

 

2- Gostar do que faz

 

Parece óbvio, né? Mas não é! Tem muitos maquiadores e cabeleireiros que optam por não maquiar noivas mesmo tendo todas as técnicas para isso. Maquiar uma noiva é uma grande responsabilidade, requer experiência, disposição emocional e tempo. A noiva provavelmente está se casando pela primeira vez, terá dúvidas, demandará atenção e disponibilidade do profissional. Imagina no dia do seu casamento você ter um profissional mal humorado no seu making of!

 

Embora seja tentador contratar um maquiador com experiência em tv, cinema ou desfiles de moda, encontrar um profissional com experiência em casamentos faz toda a diferença. Além de saber como fazer o brilho adequado para fotos protocolares de casamento, eles têm a experiência necessária para garantir o efeito final perfeito.

 

♦︎ Comece cedo

 

Depois de definir a data e ter uma ideia do local, comece a procurar o profissional que irá fazer seu penteado e maquiagem de casamento. Principalmente se você tiver buscando os melhores profissionais: eles costumam ter a agenda cheia.

A maquiadora de casamento Alessandra Grochko nos contou que tem noivas que a procuram antes mesmo de fechar com os outros fornecedores. Já aconteceu dela não conseguir atender uma super cliente de anos, com casamento marcado na Itália, porque a data já estava reservada.

Portanto comece cedo, por que além da agenda cheia esse tipo de profissional dificilmente consegue fazer duas noivas no mesmo dia.

 

♦︎ Como escolher a minha maquiagem e cabelo

 

Se você não é aquela noiva quem sempre se visualizou vestida de noiva, vamos te dar algumas dicas para ajudar neste processo.

 

1- Busque inspirações

 

Segundo a Alê buscar inspirações de maquiagens e penteados que você gosta é muito importante na hora de conversar com o seu beauty artistPorque a percepção de claro e escuro, de alto e baixo, grande ou pequeno são relativos, variam de pessoa para pessoa, e as fotos ajudam a traduzir o que a noiva está pensando.

DICA: Se possível busque referências que pareçam com o seu biotipo, cor de cabelo, cor pele, formato dos olhos e rosto.

Aqui no CaseMe nós temos uma galeria de inspirações cheia de referências de noivas verdadeiras!

Confira as inspirações de beleza que separamos para você.

 

 

2- Alinhe expectativa x realidade

 

Nem toda a referência ou inspiração terá o mesmo resultado na realidade. A Alê  deu um ótimo exemplo: a noiva traz uma inspiração de um cabelo claro cheio de mexas em diferentes tons, com um rabo meio preso, e a noiva tem o cabelo todo castanho escuro. Obviamente o efeito deste rabo meio preso será totalmente diferente em um cabelo escuro. Ou a noiva traz uma referência de um olho bem marcado; a modelo da foto tem o olho enorme e ela um olho apertadinho com as pálpebras pequenas…

Outro caso bem comum, que ela nos contou, foi a de trazerem inspirações do Red Carpet. Claro, são várias referências de maquiagens e cabelos lindíssimos mas essas celebridades vão tirar fotos, se sentar e ir embora. Já a maquiagem e o cabelo da noiva precisam durar mais de 5 horas e ser a prova de abraços, beijos, lágrimas e muita animação. Portanto é muito fundamental ser franca com a noiva, entender o que ela gosta e explicar o que dá para ser feito na prática, para que na hora ela não tenha nenhuma surpresa desagradável.

 

3- Converse com o seu maquiador

 

Mesmo que a sua inspiração seja de alguém no Red Carpet e completamente diferente de você, converse com o seu maquiador e cabeleireiro! Ele irá orientar o que é possível ser feito e adaptará seus desejos à realidade do casamento, deixando-a segura e confiante.

Como disse a Alê o importante é trazer a beleza que existe na noiva, trazendo de dentro para fora. Sempre valorizando a beleza natural e adaptando ao sonho da noiva.

 

4- Não ouse demais no dia do seu casamento

 

Procure escolher uma maquiagem e um cabelo que sejam a sua cara. Se você não está acostumada a usar determinado penteado ou cor de maquiagem, não escolha o dia do casamento para experimenta-los.

Alê deu uma dica legal: tente descobrir como o seu noivo(a) gosta de te ver.  É de cabelo preso? Bem maquiada? Ou mais natural? Não deixe de levar em consideração o gosto do seu futuro(a) parceiro(a)!

 

♦︎ Teste ou prova de maquiagem e cabelo

 

Agende a sua prova de maquiagem e cabelo com pelo menos três meses de antecedência. Esse momento deve ser prazeroso e feito com tempo e dedicação. Procure não levar muita gente para esse teste, às vezes diferentes opiniões podem te confundir e deixa-la nervosa e indecisa.

A Alessandra Grochko nos contou que costuma pedir para a noiva reservar em torno de 3 horas para a prova de maquiagem e cabelo.

” É neste momento em que iremos conversar, tirar todas as dúvidas, olhar com calma as referências da noiva, entender o que ela está querendo, ter uma ideia dos acessórios e do vestido da noiva. É importante que a prova seja o mais próximo possível do dia do casamento.”

 

Algumas dicas importantes sobre a prova de maquiagem e cabelo:

 

1- Use branco

 

No dia da sua prova de maquiagem, tente usar uma blusa branca ou na mesma cor ou em um tom próximo do seu vestido de noiva. Dessa forma você saberá dizer se os tons da sua maquiagem combinam e ficam harmônicos em você quando usa aquela cor, geralmente branco rsrs!

 

 

2- Leve os acessórios

 

Não deixe de levar os acessórios que irá usar no dia do seu casamento. Se for usar véu, mantilha, ou uma grinalda não deixe de leva-los no dia da sua prova de cabelo e maquiagem; assim como as jóias que irá usar no dia do seu casamento. Assim os profissionais de beleza que você escolheu poderão te ajudar orientar sobre as melhores opções de maquiagem e penteado para ornar com os seus acessórios. E consequentemente você terá uma prova de maquiagem e cabelo o mais próximo possível do dia do casamento.

Veja a matéria: Véu de noiva: modelos, dicas e inspirações

 

 

3- Leve sua própria maquiagem, se quiser

 

Se tiver uma base especial, blush, batom, ou outro produto que você ame, por que não levar? O maquiador pode sugerir uma combinação especial  ou também usar só a sua maquiagem, principalmente se isso te trouxer ainda mais confiança.

E se você tem qualquer tipo de alergia a hora é essa! Converse com o seu maquiador. E lembre-se acessórios, tecidos e cosméticos em geral podem causar alergia; e se você é uma noiva alérgica não deixe de ler essa matéria: Como evitar a alergia no casamento.

 

4- À prova d’água

 

Mesmo sabendo que os melhores profissionais especializados em maquiagem de noiva sempre usam produtos à prova d’àgua, não custa nada se certificar.

Você definitivamente não vai querer borrar toda a sua maquiagem no seu casamento, né?

Confira as dicas que a maquiadora TatMake  deu para o CaseMe na matéria: Dicas de maquiagem à prova d’água por Tatiane Alves

 

 

5- Anote e tire foto

 

Uma vez escolhido o penteado e a maquiagem do casamento, anote tudo que você tinha dúvida, se quiser tome nota dos produtos usados pelo maquiador e tire foto! Assim além de registrar o dia da sua prova você poderá se olhar quantas vezes como “pré noiva” você quiser.

A prova de maquiagem e cabelo é muito importante para que não só você escolha o tipo de make e penteado que irá usar no dia do casamento mas também para que você conheça melhor os profissionais que estarão cuidando da sua beleza neste dia. No teste você confirma a técnica do profissional e o temperamento dos profissionais. Portanto nada de cerimônias, a hora de não gostar de alguma coisa é agora! Até para ver como eles lidam com a situação nesses momentos de crise. Pense que as relações podem mudar quando algo não vai bem. Então aproveite esse teste para sentir a afinidade, humor e como lidam com as críticas e pedidos.

É fundamental ter segurança na sua escolha! Se você não ficar feliz com o resultado, faça uma segunda prova. 

 

♦︎ Valor do cabelo e maquiagem da noiva

 

Quando falamos sobre o valor deste serviço é preciso levar em conta todo o tempo dedicado e experiência do profissional.

Você provavelmente irá contratar o maquiador e o cabeleireiro com uma certa antecedência, terá reuniões com eles, trocará diversas mensagens, eles estarão disponíveis para te atender, e isso demanda tempo e dedicação destes profissionais. Por isso não pense que o valor investido neste serviço será “apenas” para o dia do casamento

Lembre-se você está comprando um serviço e não um produto. E para que este serviço seja bem feito o profissional de beleza investiu muito tempo para se capacitar, para atender você da melhor maneira, para lidar com as emoções e imprevistos do dia do casamento, e claro investe nos melhores produtos de beleza. Portanto se você pretende economizar neste serviço, repense! Experiência com noivas é fundamental, não se esqueça que você está comprando sua tranquilidade no dia do seu casamento.

Este serviço custa em média 1% do orçamento do casamento. Os maquiadores mais requisitados e que sempre aparecem aqui no CaseMe na coluna Aconteceu no Final de Semana, cobram entre R$3.000,00 e R$ 12.000,00

 

O que deve ser conversado antes de fechar o valor da sua maquiagem e cabelo:

 

1- A prova está incluída?

 

A prova de cabelo e maquiagem pode ser cobrada à parte mas geralmente quando a noiva fecha com o profissional esta é incluída no orçamento. Certifique-se!

 

2- Retoques

 

É bem comum que a noiva queira retocar a maquiagem após a cerimônia depois de ter se emocionado e antes de tirar as fotos oficiais com os padrinhos e família. E também tem as noivas que querem mudar o penteado para a festa. Portanto converse com o seu maquiador e cabeleireiro e pergunte o custo extra deste serviço.

 

3- Mãe da noiva e madrinha

 

Normalmente a maquiagem da mãe da noiva e das madrinhas são cobrados à parte. O valor costuma ser bem menor do que a maquiagem da noiva, por questões óbvias.

Se você pretende que sua mãe e suas madrinhas se arrumem com você, converse antes com o profissional de beleza e confirme se ele tem equipe para atende-las e como será feito o pagamento destes “extras” para que não tenha nenhum constrangimento no dia do seu making of.

No caso da maquiadora Alessandra Grochko, como ela trabalha sempre com uma cabeleireira ela consegue atender a noiva e mais duas, no máximo 3 pessoas. Mas caso a noiva contrate um profissional que faz os dois, cabelo e maquiagem, ela aconselha chamar uma equipe extra para atender a mãe e madrinhas. 

 

♦︎ Dicas para a noiva

 

Procure descansar nos dias que antecedem o casamento, isso parece missão impossível! Mas se a noiva evitar ingerir muita cafeína e se programar para estar com o mínimo de funções possível na semana do casamento, noites bem dormidas podem acontecer rsrs. E nada melhor do que uma pele descansada!

– No dia do seu making of, evite chamar pessoas que podem te trazer nervosismo e ansiedade para este momento. Por incrível que pareça tem muita noiva que se estressa com amiga, parente e as vezes até com a própria mãe no dia do casamento. Ninguém quer isso no seu making of, certo?!

– Não faça nada que não esteja acostumada a fazer nos dias que antecedem o seu casamento. Por exemplo, comer comidas que não esteja acostumada, fazer dietas mirabolantes ou fazer grandes intervenções estéticas.

Veja os 5 erros de maquiagem mais comuns que as noivas cometem.

 

Concluindo a beleza da noiva é sempre um assunto que traz empolgação, mas é importante estar atenda e tirar todas suas dúvidas antes de fechar este serviço. A escolha de um profissional experiente no mercado de casamento irá ajudar a garantir uma maquiagem de noiva linda e o cabelo dos sonhos, evitando surpresas desagradáveis no dia do seu casamento.

 

Assista a live Resenha da Pauta com Ale Grochko

E aí, curtiu as dicas que separamos para você? Ainda ficou alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários desta matéria. Vamos adorar saber o que você achou.

 

Leia mais:

Bolo de casamento: tudo o que você precisa saber

Roteiro do casamento: a festa

Decoração de casamento: dicas para começar a escolher a sua

Deixar um comentário