Adriana é arquiteta, e é o tipo de noiva que sabe exatamente o que quer: pesquisou com muito cuidado seus fornecedores, fez questão de fazer parte da criação do layout da decoração, acompanhar de perto e dar opiniões na confecção do seu vestido de noiva, e inclusive foi ela quem fez o seu brinco com um ourives a fim de criar o look perfeito! Gostou? Conheça a sua história e veja todos os detalhes, desde os preparativos até a festa de casamento.

 

Noivos: Adriana Morelli Duarte e Rafael Nishihara Dotta

Data: 16/09/2017

Local: Capela do Sion e Estação São Paulo, SP

 

◊ ANTES DO CASAMENTO

História do casal: Nos conhecemos em uma tarde de domingo despretensiosa, organizada por amigos em comum. O Rafa veio conversar comigo ao final do dia, e sem querer, antes de começar a falar derrubou uma garrafa inteira de cerveja inteira na minha bota. Apesar do início meio “torto” nos demos bem na mesma hora, e desde então, nunca mais desgrudamos! Dizem que quando é para ser, acontece e rápido! E com a gente foi assim… menos de dois meses já havíamos oficializado o namoro, e um ano e 2 meses depois ficamos noivos.

 

O pedido de casamento: Eu realmente não esperava o pedido. Sabia que não demoraríamos para ficar noivos, mas não esperava que seria naquele dia. Estava em uma semana estressada no trabalho, e o Rafa aproveitou essa “deixa” para organizar uma viagem ao hotel spa Botanique, em Campos de Jordão, com a desculpa que seria um fim de semana relax. Eu acreditei (risos!). Ele preparou tudo de forma discreta e, como sabe que não é a minha cara um pedido de casamento em público, não poderia ter escolhido um lugar melhor. O nosso quarto, que mais era uma casa, foi o cenário perfeito para esse momento inesquecível.

 

◊ O CASAMENTO

 

Os preparativos: Marcamos a data com 1 ano de antecedência, logo após o pedido de casamento. Os preparativos foram tranquilos. Por ser arquiteta, já tinha bem definido o estilo da festa que queria. Acompanhei muitas amigas que já casaram, e com isso aprendi bastante. Por isso, eu mesma resolvi organizar o meu casamento. Contratei a assessoria para me dar o apoio que precisava nos últimos 2 meses. Foi ótimo e funcionou muito bem! O prazo de um ano permitiu que pudessemos organizar tudo com calma, e o mais importante, foi que dentro deste prazo os melhores fornecedores ainda tinham a data disponível para o nosso evento.

Na reta final as meninas da Happiness Eventos foram essenciais. Com o expertise elas conseguiram facilmente conciliar todo o cronograma e papel de cada profissional envolvido.

Fui bastante exigente durante todo o processo de contratação dos profissionais, então aqueles que eu não conhecia ou não havia recebido indicação, pesquisava à respeito, e inclusive avaliava a concorrência, antes de tomar uma decisão.

Um dos fatores que impactava na maioria das contratações, principalmente para a festa, é que os profissionais já tivessem trabalhado na Estação São Paulo, e que tivessem um histórico de bom relacionamento com os demais profissionais envolvidos. Dessa forma, tentamos o melhor ambiente de trabalho possível, permitindo uma boa dinâmica de grupo.

 

O vestido de noiva: Sempre soube que meu vestido seria clássico, e que deveria de alguma forma refletir quem sou. Não tinha um vestido montado na cabeça, mas já tinha uma ideia de alguns detalhes que queria. Analisei e visitei inúmeros estilistas e lojas até decidir que não existia outra pessoa melhor que a Lourdinha Noyama para fazer o meu vestido. Ela permitiu que eu me envolvesse no processo de criação, aceitando as críticas e as novas ideias que iam surgindo durante cada prova. Começamos a esboçar o vestido quando ainda faltavam 9 meses para o casamento, mas até a última semana ainda estávamos fazendo algumas alterações, que foram essenciais para o vestido ficar com o resultado que eu desejava… com a minha cara!

 

Acessórios: Ganhei o brinco de presente de casamento dos meus pais. Pesquisei bastante, e esperei o vestido “tomar forma” antes de definir como seria o modelo. Ao final, depois de ver muitas referências, resolvi desenhar o meu próprio brinco, e pedir para um joalheiro, que já trabalha para nossa família há anos, executar a montagem. Ficou exatamente como eu tinha imaginado, e o mais importante é que compôs perfeitamente com o look.

Sou daquelas que não aguenta ficar de salto por muito tempo, e pensando nisso resolvi fazer um sapato sob medida que garantisse um conforto para que eu pudesse dançar a noite inteira sem lembrar dos meus pés. Foi ótimo! Um investimento que valeu a pena! O melhor é que depois, existe a possibilidade de mandar tingir e reutilizar esse mesmo sapato para outros eventos.

 

Roupa do noivo: O noivo pesquisou bastante também. Ele teve um contato direto com o próprio Camargo que nos recebeu de forma bastante amigável, entendendo e executando o terno do Rafa perfeitamente alinhado com a ocasião. Ficou a cara dele!

 

 

Making of: Sempre soube que queria me arrumar em casa. Sou muito ansiosa, e sabia que para mim era importante que o dia do casamento fosse tranquilo, para que pudesse seguir assim até a igreja. Além do mais sou muito próxima dos meus pais e irmã. Sempre nos demos muito bem e queria aproveitar essas últimas horas com eles. Foi ótimo! Consegui ir de manhã no parque com meu pai, depois fazer uma massagem em casa, antes de almoçar e começar a receber os profissionais para me arrumar.

 

Sobre o buquê a escolha foi rápida. Olhei algumas referências de imagens na internet que seguiam o estilo do meu vestido. Enviei para a decoradora com algumas especificações e ela executou exatamente de acordo. Ficou lindo!

 

Cerimônia: Visitamos algumas Igrejas, mas depois que entramos na Capela do Sion nenhuma outra chamou mais a atenção. Era exatamente como queríamos, imponente, clássica, e com a capacidade ideal para a quantidade de convidados que havíamos estimado. O celebrante foi o padre da Capela. Estivemos algumas vezes durante os preparativos para conversar com ele e alinhar alguns pontos da cerimônia, como por exemplo as músicas durante a missa. Ele sempre foi muito querido e nos recebeu muito bem. Conhecê-lo melhor nos trouxe conforto maior para o momento da cerimônia.

 

Música cerimônia: Como a intenção do casamento sempre foi ser clássica, fizemos questão de um coral. Tanto o cortejo quanto as músicas seguiram o mesmo estilo. Tudo foi pensado para refletir a emoção de cada momento durante a cerimônia.

 

Padrinhos e madrinhas: Foram 28 padrinhos no total, ou seja, 7 casais de cada lado. Pedimos para os padrinhos usarem terno na cor cinza chumbo, e os presenteamos com a gravata na cor azul clara. Quanto às madrinhas, deixamos à vontade com exceção das cores das mães da noiva e noivo, e claro, branco ou preto. Só reforçamos para tomarem cuidado com estampas e decotes respeitando o horário e o local da cerimônia.

 

Damas e pajens: Foram 2 daminhas e 2 pajens. Um casal representou o noivo e o outro a noiva. Uma das daminhas era da família do Rafa, os demais eram filhos de amigos que temos muito carinho. Mandamos fazer as roupinhas sob medida, seguindo o estilo e cores estabelecidas como tema do casamento (off white e azul marinho) e demos de presente para as crianças.

Todos entraram. Foi um momento muito fofo da cerimônia e escolhemos uma música mais alegre para dar leveza à entrada deles.

 

Local da festa: Queríamos que a festa de alguma forma remetesse ao conforto de casa, e por isso já descartamos desde o início locais muito grandes ou que não conseguissem proporcionar essa sensação. Assim que pisamos na Estação São Paulo já consegui imaginar a festa no estilo que sonhávamos. A casa tinha o tamanho ideal para o número de convidados estimado, além do estilo que estávamos procurando para desenvolvermos a decoração. Antes de batermos o martelo, visitamos a Estação São Paulo durante algumas montagens de casamentos anteriores, o que nos possibilitou ver com melhor clareza as inúmeros possibilidades de layout.

 

Decoração: A decoração foi 100% clássica. Devido à minha formação profissional, fiz questão de participar de todo o desenvolvimento de layout, escolha dos móveis, tapetes, tecidos… enfim, tudo. A Mariana Bassi respeitou essa participação tão ativa. Ela foi a melhor decoradora que eu poderia ter tido, me escutando e permitindo todas as mudanças, que fui incorporando conforme o projeto foi amadurecendo. O mais importante é que ela tem o estilo de decoração que eu queria, então a sintonia foi incrível, refletindo no resultado final.

 

Bolo e doces: Marquei degustação nas pâtisseries que tem nome no mercado, para não ter erro. Fiz degustação em todas, e sempre levava duas pessoas comigo, afinal, são muitos doces para provar em um só dia. Acabei optando por 3 doceiras: Pati Piva (com bolo e 60% dos doces), Petite Fleur Patisserie (com 30% dos doces) e dois doces da Nininha Sigrist, que já tinha colocado no noivado e foi um sucesso.

 

Buffet: A única exigência que meus pais fizeram para o casamento era em relação ao buffet. Como sabemos que a comida é um item importante para que uma festa seja um sucesso, minha mãe não quis correr o risco nesse quesito e não teve dúvida de contratar o Buffet França, conhecido há anos pela excelência. E o resultado não poderia ter sido diferente! O serviço e todos os pratos servidos estavam maravilhosos. Não faltaram elogios dos convidados. Uma pena que os noivos quase não aproveitam essa parte!

Jantamos muito rápido na salinha dos noivos porque estávamos ansiosos para começar a curtir a festa. Mas pelo menos conseguimos experimentar um pouco dos pratos que foram servidos ao longo da noite. Durante a festa não conseguimos comer, o agito da pista de faz esquecer até a fome.

Servimos prosecco, vinho tinto, whisky, água, suco e refrigerante através dos garçons, além do serviço de bar de drinks e caipirinhas. O Brothers Bar responsável por esse serviço também foi bastante elogiado por vários convidados. E apesar de ter tomado apenas Gin Tônica na festa inteira, já sabia pela degustação pré-casamento que os drinks da festa seriam um sucesso, e foram!

 

Música da festa: Desde o início queríamos um trio de jazz com um piano tocando no início do casamento. Achamos que essa atração seria fundamental para dar início ao clima da festa que queríamos. Conhecemos o Ricardo Baldacci através de uma pesquisa na internet e marcamos de vê-lo tocar no Terraço Itália. Adoramos! Era exatamente o que procurávamos!

Quanto aos dj’s, conversamos com vários mas acabamos optando pelo Gasparian que nos passou total segurança. Ele já tem muitos anos como dj de casamento e sabe fazer uma leitura de pista voltada para esse tipo de evento. Ele é bem eclético e nos deixou muito à vontade para participar da seleção e estilos de músicas que não poderiam faltar.

Por fim, inicialmente optamos por complementar as atrações musicais com uma dupla ou cantora sertaneja. Mas tivemos um problema na contração, e faltando 10 dias para o casamento tivemos que procurar um plano B. Nossa sorte foi quando soubemos que a Banda Wonkas teve um cancelamento exatamente no dia do nosso casamento. Era para ser! No final, o que era para ser o conserto de um problema, se tornou a melhor solução! A banda tocou de tudo, animando todos os públicos que tinham na festa. Não é porque era meu casamento, mas foi uma das pistas mais animadas que eu já vi! Foram quase 3 horas sem parar de show! Muito bom!!!

 

Registros: Foto e vídeo eram um dos itens que mais nos dedicamos em analisar na hora da contratação. Demos bastante importância nesse quesito pois é o que resta depois que a festa acaba.

Pesquisamos muito, e conversamos com vários profissionais. No entanto, quando conhecemos a Anna Quast e o Ricky Arruda ficamos encantados. Além de pessoas queridas, eles nos encantaram com o trabalho deles. A química entre os 4 foi ótima desde o primeiro dia e por esse motivo não tivemos dúvida que estávamos em ótimas mãos. Eles nos presentearam com um ensaio fotográfico pré-casamento que apesar de ficarmos meio tímidos à princípio com a ideia, foi a melhor coisa que fizemos. No dia do casamento estávamos muito mais tranquilos para tirarmos as fotos posadas.

 

Quanto ao vídeo já sabia desde o começo que queria contratar a Luisa da Alice Wants Dessert. Ela fez o vídeo do casamento de uma grande amiga, que inclusive fui madrinha, e por ter tido um envolvimento próximo com o casamento, consegui perceber o quanto ela soube captar a essência da festa. O vídeo ficou com a cara dos noivos e tinha uma forma diferente de reprodução. Eu adorei! Quando a conhecia pessoalmente, e vi a pessoa fofa e sensível que ela era, não tinha a menor dúvida que ela seria a melhor pessoa para reproduzir um dos momentos mais felizes das nossas vidas.

Nossa # era casamentodriedotta. Simples e com o apelido dos noivos.

 

Convidados: A festa foi pensada para 350 convidados, mas sabíamos que haveria a quebra baseada no que nossos amigos e assessora nos passaram. No final, houveram algumas ausências de última hora, mas dentro do esperado. Fizemos o RSVP ativo e foi essencial para termos um ideia aproximada do número de convidados confirmados. Muitos convidados esquecem de confirmar presença, ou deixam para a última hora, por isso acho que o RSVP ativo é muito importante para ajudar a ter essa estimativa do número de confirmados em tempo para repassar para a equipe responsável pela decoração, buffet e bar, afim de calcularem qualquer ajuste necessário para que não falte nada.

 

◊ APÓS O CASAMENTO

Lua-de-mel: Fomos para a Itália, deixando os últimos 3 dias para Londres, apenas para reviver a cidade que o Rafa já morou. Nosso itinerário foi muito romântico. Os dois já haviam ido para a Itália mas resolvemos focar apenas nas cidades que não conhecíamos. Começamos por Capri, seguindo pela Costa Amalfitana, algumas cidades da Toscana e terminando em Veneza. Foram 18 dias de gelato, vinhos, paisagens das mais diferentes, um hotel mais lindo que o outro e muita cidade fofa que você se surpreende! Adoramos e com certeza algum dia vamos repetir o roteiro! Recomendamos, principalmente para essa época do ano, entre final do verão e começo do outono.

 

Presentes: Agora que voltamos de lua de mel estamos na fase dos agradecimentos dos presentes. Apesar de dar trabalho, é uma delícia rever cada um dos presentes, e agradecer respectivamente cada um dos convidados.

 

Ficha técnica:

Cerimonial e Assessoria – Happiness Eventos

Local da Cerimônia – Capela do Sion

Local da Festa – Estação São Paulo

Vestido de Noiva  e Véu – Lourdinha Noyama

Cabelo e Maquiagem – Rick de Kastro

Acessórios – brincos do acervo pessoal da noiva e pente de cabelo Miguel Alcade

Sapatos – Kila Calçados

Buquê e Lapela dos padrinhos – Mariana Bassi

Roupa das Damas e Pajens – La Geovanna

Alianças de noivado – Tiffany & Co

 Alianças de casamento – H.Stern

Música Cerimônia – Allegro

Música Festa – Dj Ronaldo Gasparian, Trio de Jazz Ricardo Baldacci e Banda Wonkas

Foto – Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia

Filme – Alice Wants Dessert

Buffet – Buffet França

Bar – Brothers Bar

Decoração – Mariana Bassi

Iluminação – Perfil Lighting

Bolo – Pati Piva

Doces – Pati Piva, Petite Fleur Patisserie e Nininha Sigrist

Bem-casados – Ana Cristina Bem-casados

Papelaria da festa – Dom Bosco

Roupa do noivo – Camargo Alfaiataria

 



Leia mais:

Inspirações incríveis de vestidos de noiva para casamentos na praia

Mangia che te fa bene! Mini roteiro gastronômico por Roma e Milão na sua lua de mel

Lua de Mel na Amazônia: quando ir

Deixar um comentário