Camila achou que era uma noiva moderninha mas descobriu ao longo dos preparativos que é uma noiva tradicional. Junto com a estilista Maria Mendes, conseguiu encontrar seu vestido de noiva perfeito, na verdade um vestido dois em um. Sim, dois vestidos em um único modelo. Demais né?

A cerimônia e a festa foram na Capela Santa Ignez, no Rio de Janeiro, com uma decoração maravilhosa em tons de rosa. E como se não bastasse tudo isso, Camila fez questão de dar várias dicas para as futuras noivas. Quer saber mais?

 

Noivos: Camila Caetano e André Sarian

Data: 25.06.2016

 

◊ ANTES DO CASAMENTO

 

História do casal: Nos conhecemos na faculdade de direito, em 2007. Em 2009 namoramos por um tempo, mas acabamos nos separando… Eu fiz intercâmbio, depois ele fez intercâmbio e seguimos nossas vidas separados… no final da faculdade voltamos a namorar e dessa vez era pra valer! Em janeiro de 2015, no meu aniversário, ele me pediu em casamento, em Búzios, no mesmo hotel onde começamos a namorar. Foi uma surpresa linda!! Teve anel lindo, teve pedido de joelhos, tudo como eu sempre imaginei!

 

O pedido de casamento: O pedido de casamento foi em janeiro de 2015 e como queríamos casar no inverno, marcamos para o meio do ano seguinte, então tivemos um ano e meio para organizar tudo. Deu tempo de resolver tudo com muita calma, achei até tempo demais… acho que um ano seria o ideal! Um ano e meio demorou demais pra chegar…

 

◊ O CASAMENTO

Os preparativos: Acho que fui uma noiva muito tranquila até o final dos preparativos. Nos últimos meses surtei um pouco e mudei várias coisas de última hora, a decoradora inclusive (#louca!).

A primeira coisa que fizemos foi contratar o cerimonial. Contratamos a Doux Mariage e não consigo imaginar minha vida sem elas! Hahaha pra mim seria impossível! Elas foram maravilhosas, deram várias dicas ótimas de fornecedores e no dia não precisei pensar em nada! Acho que todos deveriam contratar um cerimonial de confiança. São muitas coisinhas pequenas para resolver e muitos fornecedores para lidar. Então, para que os preparativos sejam mais calmos, acho fundamental ter um cerimonial do lado.

O André participou de tudo! Acho que naturalmente a noiva se envolve mais nos preparativos, até porque os homens normalmente não estão muito preocupados com o tipo de flor ou a cor do guardanapo hahaha, mas acho importante dividir as responsabilidades nessa fase dos preparativos. Minha mãe também ajudou muito nos preparativos. É um momento muito gostoso de dividir com a família.

O vestido de noiva: O vestido foi uma novela mexicana, não tinha ideia do que queria! Na verdade não me imaginava de noiva. Nunca tive esse sonho e nunca tinha pensado no assunto. No início queria um vestido super simples e justo, tipo um vestido de festa só que branco hahaha, mas no meio dos preparativos me descobri uma noiva princesa, queria cauda, renda, véu e tudo que tem direito!

Sempre soube que queria fazer um vestido com o meu jeitinho. A Maria Mendes (maravilhosa!!) viajou nesse sonho comigo e com muita paciência me ajudou a ter o meu vestido perfeito! Em cada prova eu queria um modelo diferente hahaha.

 

Olhei muitas ideias no instagram, pinterest e fui na loja da Pronovias para experimentar uns modelos e começar a me imaginar de noiva.

No final das contas, a Maria deu uma ideia ótima! Decidimos por um modelo inteiro de renda, justo, e com uma saia mais princesa por cima, para a cerimônia. Depois da cerimônia, tirei a saia e fiquei na festa com um vestido mais justo (vestido 2 em 1. Ótima opção pra quem quer todos os modelos ao mesmo tempo!).

 

Dica: Acho que a parte mais difícil é definir que tipo de noiva você é! Se é mais descolada, se é tradicional, se é princesa ou sexy. No início, tentei ser mega descolada, mas acabei descobrindo que sou mais tradicional e mais princesa do que imaginava. O importante é entender que você tem que se sentir linda, o que as outras pessoas vão pensar não deve importar nesse momento. Se você se sentir linda e plena, tudo fica perfeito! Seja com um vestido sereia decotado, ou com um princesa de mangas compridas!

 

Acessórios: Usei brincos de pérola da minha mãe e uma grinalda linda, de prata, feita por uma amiga da família de longa data, que me conhece desde criança. A Dulce (Dulce Marine) fez uma jóia linda pra mim, exatamente como eu queria e que vou guardar pra sempre com muito carinho. Acho que esses detalhes, feitos com amor, trazem uma energia positiva muito especial para o dia do casamento.

 

Making ofEu me arrumei em um hotel na Gávea do lado da Santa Ignez – La Maison. É uma ótima dica para quem vai casar na Santa Ignez, pois fica realmente do lado (uns 2 minutos de carro!) e é lindo pras fotos do making of. Passei o dia com a minha mãe e a minha avó, foi ótimo!

 

Cerimônia: A gente sabia que queria um clima leve, sem maiores formalidades. Também queria que fosse à tarde, porque a luz do dia é insubstituível (e acho chique!). Também já tinha definido que queria a cerimônia no mesmo lugar da festa, porque acho mudar de um lugar para o outro quebra um pouco o clima do casamento.

Chegamos a pensar em Búzios e na serra, mas a verdade é que eu fazia questão de casar na igreja… Estava pesquisando mil lugares quando uma amiga minha do trabalho me falou da Santa Ignez. Não conhecia o lugar, então fomos visitar. Quando cheguei lá, tinha certeza que era o que eu estava procurando! Uma capela fofa, super intimista, como eu queria, e com um jardim lindo do lado pra fazer a festa! Pronto, perfeito!! Parei de procurar e fechamos na Santa Ignez.

A minha ideia era fazer um casamento com clima de casa, com a festa no jardim. Bem intimista e aconchegante, sem ser pesado ou formal.

A nossa cerimônia foi linda! O Padre é amigo da família, o que deixou a cerimônia ainda mais emocionante e mais pessoal. As partes mais emocionantes foram os votos que preparamos e a minha avó entrando com as alianças (muito amor!).

Acho que todos os casais deveriam pensar em escrever votos um para o outro, deixa a cerimônia mais pessoal e muito mais emocionante!

 

 



 

Padrinhos e madrinhas: Foram 12 casais de padrinhos. Na verdade 11 casais e 2 amigas minhas entraram juntas, porque o número de homens e mulheres não estava fechando, então 2 madrinhas entraram juntas com um buquê cada.

Demos as gravatas para os padrinhos e as madrinhas escolheram os vestidos que queriam! Acho que cada uma tem que escolher a cor e o modelo que fica melhor no seu corpo, queria que todas se sentissem lindas!

 

Decoração: A decoração foi um item conturbado pra mim. Um mês antes do casamento mudei a decoradora. Todos acharam que eu estava louca, mas assim foi feito e não poderia ter tomado decisão mais acertada! A Clara Nóbrega foi maravilhosa!! Aceitou o desafio de organizar tudo em um mês e fez tudo exatamente como eu imaginava! Ficou tudo lindo e maravilhoso!

Busquei muitas inspirações nos sites e revistas de casamento. Queria criar um clima aconchegante, como se estivesse recebendo em casa. As flores na escada e as treliças de flores no teto foram os destaques da decoração!

 

Dica: Uma dica para as noivas que estão começando a organizar o casamento: a decoração é um dos itens mais caros do casamento, então comece a organizar com antecedência e já deixe um valor reservado, para não ter estresse na última hora. Quando se trata de decoração, o céu é o limite hahaha, então é importante definir quais são as suas prioridades e definir um orçamento para que não se enrole no final.

 

Música da festa: Um amigo meu me indicou o DJ Danny Dee (Rastropop) e não poderia ter feito escolha melhor!! Ele foi ótimo e deixou pista super animada o tempo todo!! Uma semana antes do casamento, o Danny criou uma playlist no Spotify e eu criei um grupo no whatsapp com os padrinhos, para que eles opinassem nas músicas mais importantes que não poderiam faltar na festa! Achei a ideia ótima! Todos os padrinhos se envolveram, o que deixou a festa ainda mais animada, e até hoje tenho a playlist do casamento.

 

Buffet: Contratamos o Buffet Laranjeiras, foi uma super dica do cerimonial! Nós amamos e todos os convidados elogiaram!! Como a nossa ideia era criar um clima mais descontraído, optamos por ter mini porções. Uma coisa que achei importante foi ter uma estação com várias opções de mini porções, além das mini porções volantes, desta forma os convidados podem escolher o que querem comer e na hora que quiserem!

De bebidas alcoólicas servimos espumante, whisky, cerveja e drinks com vodka e saque. Também servimos shots de santa dose para animar a pista!

Uma dica sobre as bebidas é deixar todas as bebidas, inclusive whisky e espumante, no bar. Assim, as pessoas podem pedir quando quiserem e não precisam esperar o garçom passar. É um detalhe pequeno mas que faz toda a diferença para os convidados!

 

Convidados: O casamento foi para 200 pessoas. Fizemos uma lista com 300 convidados e no dia foram 210. Então deu super certo! Fizemos RSPV ativo e achei muito importante, porque te dá uma ideia mais realista do número de pessoas que irão.

 

Dicas sobre o casamento: 

1. Lembre que a foto e o filme são importantíssimos! Sim, sim, todos os itens são mega importantes, mas foto, filme e maquiagem são essenciais! Sei que todo mundo fala isso, mas é verdade! Então noivas, pelo amor de Deus, pesquisem muito e achem profissionais com os quais se identifiquem!

O dia passa num piscar de olhos e acho que ficamos tão eufóricas que esquecemos de vários momentos do casamento, as fotos e o filme ficam guardados pra sempre (e você linda e plena!), então pesquise muito, muito mesmo para encontrar os profissionais ideais e separe uma boa parte da sua verba do casório para esses itens.

Eu sabia que queria a Marina Lomar para fotografar o meu casamento assim que vi suas fotos! Ela tem uma pegada romântica e artística que acho maravilhosa!! Para o filme, contratei a Par Filmes. Eles são demais!! O filme ficou maravilhoso e super combinou com as fotos da Marina. Acho que é legal quando foto e filme tem o mesmo estilo.

 

2. Lembre-se que o cabelo/maquiagem também é super importante! De nada adianta fazer tudo lindo e ter ótimas fotos se você estiver se sentindo feia, né? Então procure um profissional que tenha o seu estilo e faça o teste antes para se sentir segura no dia!! Seja super maquiada ou mais natural, você tem que estar plena no dia do seu casamento! Quem me maquiou foi a Andrea Alencar e super indico para todas as noivas! Ela é um amor, super calma e eu amei o resultado! Meu cabelo e a maquiagem duraram até o final da festa!!

 

 

 

Ficha técnica:

✓ Cerimonial e Assessoria – Doux Mariage

✓ Celebrante – Padre Leonardo Agostini

✓ Local da Cerimônia e Festa –  Santa Ignez

✓ Vestido de Noiva e Véu –Maria Mendes

✓ Grinalda – Dulce Marine

✓ Cabelo e Maquiagem – Andrea Alencar

✓ Buquê e Lapela dos padrinhos – Edla Barros

✓ Alianças – H.Stern

✓ Música Cerimônia (Coral, Orquestra) – Cássio Vieira

✓ Música Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria) –DJ Danny Dee (Rastropop)

✓ Foto – Marina Lomar

✓ Filme – Par Filmes

✓ Buffet – Buffet Laranjeiras

✓ Decorador – Clara Nobrega Decor

✓ Mobiliário – Portal do Oriente

✓ Flor – Raymundo Basilio

✓ Bolo – Nininha Sigrist

✓ Doces – Nininha Sigrist e Docinho com carinho

✓ Bem-casados – Elvira Bona e Olenka

✓ Chocolate – Cacau Noir

✓ Convite e identidade visual – MIA Estúdio Criativo

✓ Roupa do noivo – Ricardo Almeida

 

 

Leia mais:

Entenda a importância do cerimonial

Doces portugueses no casamento

Decoração personalizada

Deixar um comentário