Sabe tudo aquilo que um casamento clássico merece? Muitas flores brancas, vestido suntuoso e uma decoração exuberante? O casamento de Fernanda e Fernando teve direito a isso tudo e mais um pouco. Além do mais, a festa foi em um dos locais mais tradicionais para se casar no Rio de Janeiro: o Copacabana Palace. Todos os detalhes do casamento foram a realização dos sonhos da noiva. 

Desde os vestidos das daminhas, inspirados nos Casamentos Reais, até o volume de seu vestido com um imenso véu provaram que o casamento de Fernanda era digno de princesa, com direito a coroa de pérolas e brilhantes de Miguel Alcade. Com muita sofisticação e elegância, o casal escolheu o cerimonial de Roberto Cohen, assessoria da JL Boutique Design e os melhores fornecedores para garantir que tudo fosse como esperavam. Pelo que a Fernanda nos contou foi muito melhor do que sonharam!

Veja todos os detalhes e incríveis escolhas de Fernanda e Fernando para o lindo casamento clássico no Rio de Janeiro. 

 

Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelas noivas ou noivos. Nossa proposta é uma troca real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outras noivas que ainda estão no processo, com foco e inspiração!

 

Noivos: Fernanda Nascimento Lisboa e Fernando Antonio Costa Junior

Local: 

Cerimônia: Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo

Festa: Copacabana Palace

Cidade: Rio de Janeiro/ RJ

Data: 13 de outubro de 2018

 

◊ ANTES DO CASAMENTO

 

 

História do casal:

Nos conhecemos em uma viagem de intercâmbio entre 2009 – 2010, para South Lake Tahoe, na Califórnia. O Fernando é carioca e eu sou de Florianópolis, éramos vizinhos e morávamos no mesmo hotel durante o intercâmbio. Os meses de convivência fizeram com que a gente se aproximasse e virássemos grandes amigos. Com o passar do tempo a amizade se tornou “colorida” e com o incentivo de alguns amigos demos o primeiro beijo e nunca mais nos afastamos, e já morando de volta no Brasil (cada um no seu estado) começamos a namorar. Foram anos vivendo na ponte aérea Rio – Floripa, praticamente todos os finais de semana. Não foi fácil, mas conseguimos com amor levar tudo com muita tranquilidade e muita paciência! Tive que viajar milhares de quilômetros para achar um carioca lá na Califórnia!!

 

O pedido de casamento:

O pedido de casamento aconteceu em Janeiro de 2016, durante uma viagem de fizemos para a Califórnia e Nevada. O pedido foi em Las Vegas na frente de varias pessoas após um jantar especial em frente ao famoso letreiro da cidade! Ele se ajoelhou e me entregou a tão sonhada caixinha azul!  Foi incrível!! Em junho de 2016, no dia dos namorados, ele me fez um segundo pedido de casamento, dessa vez para entregar o par de alianças. Foi no Hotel Fasano do Rio, com direito à quarto decorado com velas, rosas e um inusitado pedido de “Marry me” enorme todo feito com mini fotos da nossa história colados na janela do quarto, que estava escondida atrás da cortina. Foi lindo e Inesquecível!! Em Setembro de 2016 trocamos as alianças “oficialmente” em um jantar formal na casa dos meus avós para nossas famílias e amigos próximos, tudo do jeitinho que eu sempre sonhei.

 

◊ O CASAMENTO

 

 

Os preparativos:

Marcamos a data no início de 2017. Como eu moro em Floripa e ele morava no RJ ficamos com muita dúvida sobre o local da festa. Optamos por fazer no RJ pois casar no Copa e em uma igreja histórica já era um sonho meu desde quando começamos a namorar.

O primeiro fornecedor que eu contratei foi a JL Boutique Design, dos produtores João Callas e Leonardo Schmitt. Eles são incríveis! Antes mesmo de definir o local do casamento eu fiz questão de ter a certeza que eles me acompanhariam em qualquer cidade ou local que eu optasse, pois sabia o quanto eram profissionais incríveis e muito competentes. Com a ajuda deles definimos que seria no Copa e já com local definido fechei com o Copa, igreja e cerimonial do Roberto Cohen. Tanto o serviço de assessoria quanto de cerimonial foram as melhores escolhas que eu pude ter no meu casamento, eles foram essenciais para tudo correr perfeitamente.

 

O vestido de noiva:

Eu sempre sonhei com um vestido muito clássico e tradicional, assim como todo o restante do casamento. Eu também sempre soube qual seria o modelo. E também sempre tive a certeza que usaria o maior véu que eu conseguisse carregar! Fiz sob medida com o estilista Sandro Barros, pois sempre achei que ele tinha a essência da noiva clássica!

Minha mantilha também foi feita pelo Sandro e ficou do jeito que eu sempre idealizei.

A grinalda eu também sempre tive vontade de usar, porém a escolha não foi fácil, acho que foi a escolha mais difícil do casamento! Optei por uma de brilhantes com pérolas do Miguel Alcade, acho que combinou bastante com o estilo de festa e com o vestido. A cauda eu consegui prender durante o casamento, porém ela era tão pesado que meu cerimonial precisou costura-la no vestido.

Minha dica para as noivinhas que estão começando a ver vestido é: Não se deixe levar pelas milhares de referências que você verá durante a organização do casamento. Se prenda àquilo que você se imaginou e idealizou, pois é assim que verdadeiramente você se imaginou! Durante o processo eu quase mudei meu foco mil vezes por coisas completamente diferentes de tantas referências que eu tive acesso, mas procurei sempre focar no que eu sempre sonhei, assim não tem erro. Outra dica é: Pesquise muito sobre seu estilista, certifique-se do trabalho, acabamento, pois nem sempre quem tem fama é o melhor. Às vezes você pode se decepcionar com a atenção que gostaria de receber e não  recebe ou com o acabamento que não faz jus ao que você imaginava. Acredite em mim! O vestido é muito importante para você se sentir segura.

 

Acessórios:

Eu sempre quis usar grinalda, e encontrei no Atelier Miguel Alcade varias maravilhosas, que quase me fizeram pirar! Optei por uma delicada porém imponente com pérolas. O terço de Nossa Senhora das Graças (a qual sou devota) e os brincos também foram do Miguel, de pérolas com brilhantes. Eu amo pérolas e tem tudo a ver comigo! O terço também era algo que eu fazia questão de usar. Cheguei a sonhar que havia esquecido o terço em casa!!

 

 

Os sapatos foram Dolce & Gabbana, e eu comprei em Paris, 6 meses antes do casamento exclusivamente para a ocasião.

O buquê foi feito pelo meu produtor/decorador Leonardo Schmidt. Foi muito fácil pois eu queria um buquê clássico e ele entendeu perfeitamente a minha vontade. Tinha rosas, orquídeas e Peonias que conseguimos importar exclusivamente para o buquê. Eu amei!

 

Roupa do noivo:

A roupa do noivo foi feita sob medida no Ricardo Almeida. Participei de todo o processo e ajudei ele a escolher tudo! Só não participei das provas para não vê-lo pronto antes da cerimônia.

 

Making of

O making of foi no próprio Copa, tanto o meu quanto o do Fernando. O meu com minha mãe, tia e vó, o Fernando com o pai e alguns padrinhos.

Nos vimos pela ultima após uma massagem que fizemos no Spa do hotel na manhã do casamento. Eu confesso que estava tão nervosa que nem lembro da nossa despedida!

Ele me mandou flores lindas no quarto com a frase “te espero no altar”.

Como eu tive alguns probleminhas com meu vestido enquanto me arrumava, nos falamos bastante, ele sempre tentando me acalmar. Quando viu que eu estava MUITO ATRASADA me telefonou e falou: Só vem, eu tenho certeza que você está linda, vem do jeito que conseguir. Eu fui!! E fui confiando nas palavras dele.

 

Cerimônia:

Eu sempre sonhei em me casar na igreja católica, nunca imaginei de outra forma. Quando começamos a cogitar a possibilidade de casarmos no RJ e não em Floripa, visitamos algumas igrejas, porém eu não me sentia “segura” em nenhuma! Até então restavam muitas dúvidas se o casamento seria no RJ ou na minha cidade natal, eram muitos prós e contras em ambas as decisões. Porém eu não tive dúvidas quando entrei na Nossa Senhora do Monte do Carmo! Era um sábado e a igreja estava pronta para um casamento, eu fiquei sem ar quando coloquei meus pés lá dentro enquanto a orquestra ensaiava. Naquele momento tive a certeza de que era ali, fiquei muito emocionada.

O que mais emocionou na cerimônia foi a chuva de pétalas que caiu sobre nós durante a troca de alianças, foi tão lindo!

 

A cerimônia foi feita pelo Frei Milton Campos. Conhecemos ele através do Delfim Moreira, responsável pela orquestra que contratados. Fizemos algumas reuniões com o Frei e nos apaixonamos por ele, uma pessoa incrível que fez uma cerimônia emocionante com muitas palavras de amor e carinho. Escolha melhor não haveria.

 

Música da cerimônia:

Contratamos uma orquestra tradicional aqui do RJ, Delfim Moreira! Foi a melhor escolha que nós poderíamos ter feito! O Delfim é uma pessoa muito querida e especial, nos acalmou, ajudou, deu ótimas dicas para o casamento, nos “abraçou” com muito amor, foi muito além do que um simples contratante de música para cerimônia. A orquestra é sensacional e recebemos muitos elogios. O cortejo foi clássico e as músicas clássicas. Entrei com a marcha nupcial, recebemos as alianças com Ave Maria e saímos ao som de March with me. Foi muito especial.

 

Padrinhos e madrinhas:

Nós tivemos 15 casais de padrinhos e mais duas madrinhas amigas da noiva. Como um dos casais não pode comparecer no dia da cerimônia pois a madrinha deu à luz poucos dias antes do casamento e um outro padrinho teve que viajar às pressas à trabalho, no casamento tivemos 13 casais e mais 3 madrinhas que entraram atrás do cortejo dos padrinhos cada uma com uma rosa na mão, ficou muito lindo!

Os padrinhos usaram terno preto com camisa branca e gravata cinza, presente dos noivos. As madrinhas usaram uma paleta de cores neutras, como cinza, nude, prata, dourado e rose. A composição ficou muito harmônica.

 

Damas e pajens:

Tivemos 5 daminhas e 2 pajens, de idades variadas, dos 2 aos 10 anos! As roupinhas eram clássicas. Dos pajens, smoking. As daminhas usaram vestidos feitos sob medida pela estilista catarinense Luhana Pawlick, e foram inspiradas nas roupas das damas dos casamentos reais. Eu sempre imaginei daminhas bem infantis, com roupas lindas e confortáveis, sem pedrarias, para que ficassem com um ar doce. Também pedi para as mamães não fazerem penteado nas meninas, pois toda a situação já traz um pouco de stress para as crianças, e penso que o penteado é algo que deixa ainda mais incomodada. Elas ficaram lindas, como anjinhas, de cabelinho solto com uma coroa de flores, muito clássico, como criança tem que ser! Não curto criança arrumada como adulto! Todas entraram sorrindo e comportadas, parece até mentira! Rs.

 

Local da festa:

Desde que eu comecei a namorar um carioca não posso negar que o sonho de casar no Copacabana Palace era enorme! Quando noivamos entrei em contato com o hotel por curiosidade, e quando percebemos que era possível nem pesquisamos outro lugar, pois se fosse para casar longe de Floripa com certeza seria no Copa! Valeu muito a pena cada centavo investido (casar no Copa é um sonho BEM GRANDE em todos os sentidos rs), e tudo superou as nossas expectativas. Atendimento impecável e classe A do início ao fim tanto para nós como para os familiares e demais convidados. Local lindo, tradicional, com buffet excelente! Tenho só elogios. Muito amor pelo Copa! E estamos muito felizes de saber  que casamos em um lugar super tradicional e que faz parte da história do RJ e de Copacabana, onde meu noivo nasceu de cresceu. Casar no Copa foi um sonho realizado.

 

Decoração:

Eu sempre sonhei com um casamento clássico! E graças a Deus meu noivo também tinha essa vontade.

Fizemos tudo o mais clássico possível!! Eu não queria daqui a alguns anos olhar pra trás e me arrepender das minhas escolhas. Zero modismo! Tudo da mesma forma que eu faria a 10 anos atrás ou daqui a 10 anos pra frente!

Com base nas minhas ideias e preferencias meus produtores e decoradores idealizaram tudo e exerceram com uma maestria sem tamanho! Saiu tudo milimetricamente perfeito! Sempre escutei de todas as noivas que no dia do casamento varias coisas principalmente ligadas à decoração não saem como a gente planejou, e no meu caso posso falar que saiu tudo muito melhor do que eu havia planejado! O João e o Leo deram show e superaram todas as minhas expectativas e foram além dos meus sonhos. Eu não mudaria absolutamente nada, nadinha! Fiquei 100% realizada e casaria igualzinho mais mil vezes! Rs.

 

Bolos e doces:

Seguindo toda a linha do casamento, a escolha do bolo foi por um bolo bemmm clássico. Entrei em contato com o Nelsinho da The King Cake, profissional que eu já seguia o trabalho à algum tempo e era muito , e após menos de uma hora de conversa definimos o bolo! O Nelson é incrível! Ele consegue entender perfeitamente o que queremos e fez o bolo dos meus sonhos!

Todo mundo falava que eu estava ficando louca de trazer um bolo de São Paulo com direito à motorista particular e confeiteiro para o Rio de Janeiro. “É só um bolo”, “Ninguém presta atenção”, “Ninguém come”, eram as frases que eu mais escutei! Mas para mim ia muito além disso. Quando eu pensava em festa de casamento o que vinha à minha cabeça era: vestido, bolo e igreja! Eu jamais me perdoaria de não terno bolo dos meus sonhos, feito por quem na minha concepção é o melhor profissional da área no país.

Confiei no Nelsinho e o bolo chegou perfeito, delicioso e muito fotografado e elogiado, com muitas flores de açúcar!!

A mesa de doces foi feita pela Simone Nejm, de Curitiba, parceira dos meus produtores. Os doces, mesa de café e petit fours vieram de Curitiba com a equipe de copeiras da Simone. Elas foram impecáveis e muito profissionais. Também colocamos uma seleção dos meus doces preferidos da Pati Piva, de São Paulo, as trufas da the King Cake e os brigadeiros da Fabiana D’angelo, que meu marido adora!

Tínhamos cerca de 20 tipos de doces, para agradar à todos.

Sobrou muita coisa, pois fizemos mais do que o dobro do necessário para a mesa de doces que era enorme ficar bem farta. Mas ficou lindo e depois doamos para o pessoal que organizou a festa, amigos e familiares. Todo mundo ficou feliz! Melhor sobrar muito do que faltar, né?

 

Buffet:

O buffet era do próprio Copacabana Palace, e ficamos muito satisfeitos, pois o serviço deles é impecável!

Tivemos o serviço volante e buffet durante toda a festa.

Nós comemos assim que chegamos no hotel, antes de bater as fotos e entrarmos no salão, em uma área reservada para nós dois, foi ótimo.

Nós servimos champagne Veuve Clicquot, vinho italiano Montepulciano D’abruzzo, vodka Grey Goose e contratamos o serviço de drinks da Help Bar.

 

Música da festa:

O DJ foi o queridíssimo André Werneck, um clássico dos casamentos do RJ! Foi super recomendado pelo nosso cerimonial e pelos nossos produtores. Ele é demais!! Uma pessoa muito simpática, versátil, atendeu à todas as nossas expectativas e quase deixou o pessoal do Copa louco, pois a sol já raiava e haviam mais de 100 pessoas no final da festa cantando “Eu não vou embora”!! Foi muito bom!!

No início da festa tivemos uma banda de sertanejo universitário que meu marido curte muito esse tipo de som, e nossos convidados também!

 

No meio da noite tivemos uma atração especial, o Buchecha! Foi uma escolha sensacional, e novamente foi umas das melhores escolhas que fizemos! Ele agitou todo mundo, até o pessoal mais idoso foi para a pista de dança! Super carismático, chamou os noivos com padrinhos para dançarem no palco, desceu com a turma para a pista, todos os convidados saíram apaixonados por ele! Foi muito divertido e trouxe uma energia muito positiva para o casamento.

 

Registros:

Contratamos a equipe da fotógrafa Fernanda Scuracchio de São Paulo e o fotógrafo Marcelo Schmoeller de Florianópolis. O Vídeo ficou a cargo do Vicente Piserni da Casa de Filmes.

Confesso que foi um pouco difícil parar para bater tantas fotos em um momento que nós gostaríamos muito de curtir! Rs.

Usamos a #fernandaefernandinho

 

Convidados:

Convidamos cerca de 400  pessoas, e ficamos impressionados com o número de convidados que vieram de outros estados, principalmente de Floripa. Praticamente todos vieram, até mesmo os amigos dos pais e avós.

Fizemos o RSVP ativo do Roberto Cohen para quem não confirmou presença no site. Convidamos todas as pessoas que gostaríamos e não foi difícil fazer a lista.

A minha dica para outras noivas é: tem gente que confirma e não vai, e tem gente que não confirma e aparece! Não sei se é regra, mas aconteceu comigo!

 

◊ APÓS O CASAMENTO

 

 

Lua-de-mel:

Fomos para as Ilhas Maldivas, Dubai e Abu Dhabi. Nós amamos! A lua de mel é muito boa para esfriar a cabeça pós casamento, desapegar um pouco da festa e relaxar. Eu confesso que se não fosse a lua de mel acho que ficaria em depressão sentindo falta dos preparativos!! O destino sempre foi a nossa preferência e nem cogitamos outro roteiro! Super recomendado.

 

Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento:

Vou passar uma dica que não é necessariamente a que eu segui! Mas se voltasse no tempo com certeza eu tentaria melhorar! Tentar resolver tudo o quanto antes e da forma mais planejada possível! O casamento chega rápido e quanto mais perto mais coisas aparecem pra fazer. Curta muito essa fase, pois dá muita saudade!

 

Presentes:

Nós recebemos presentes através do site e de lojas físicas! Ainda estamos agradecendo os presentes aos poucos, acho importante agradecer cada um individualmente.

 

Ficha técnica:

♦ Cerimonial: Roberto Cohen/ Assessoria: Leonardo Schmitt e João Callas

♦ Local da Cerimônia: Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo

♦ Celebrante: Frei Milton Campos

♦ Música de Cerimônia: Delfim Moreira Orquestra

♦ Decoração da cerimônia: Clube das Flores

♦ Local da Festa: Copacabana Palace

♦ Buffet: Copacabana Palace

♦ Decoração: João Callas e Leonardo Schmitt

♦ Florista: JL Boutique Design

♦ Iluminação: MX Sound Light Designer

♦ Mobiliário: 100% Eventos

♦ Plantas: JL Boutique Design

♦ Toldo: Lonarte

♦ Bar: Help Bar

♦ Música da Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria): DJ Andre Werneck/ Bruno Bonatto e Banda/ Buchecha

♦ Fotografia: Fernanda Scuracchio e Marcelo Schmoeller

♦ Filme: Vicente Piserni (Casa de Filmes)

♦ Bolo: The King Cake

♦ Doces: Simone Nejm/ Pati Piva/ The King Cake/ Fabiana D’Angelo

♦ Bem-casados: Conceição Bem-Casados

♦ Chocolate: Pati Piva/ The King Cake

♦ Convite: CDAM Design

♦ Identidade visual: CDAM Design

♦ Gerador: Crismon Geradores

♦ Manobra e Segurança: Sunset

♦ Vestido de Noiva: Sandro Barros

♦ Véu: Sandro Barros

♦ Grinalda: Miguel Alcade

♦ Cabelo e Maquiagem: Anderson Matteiro/ Iago Rodrigues

♦ Acessórios: Miguel Alcade/ Tiffany & Co.

♦ Sapatos: Dolce & Gabbana

♦ Buquê: Leonardo Schmitt

♦ Roupa do noivo: Ricardo Almeida

♦ Lapelas dos padrinhos: Clube das Flores

♦ Roupa das Damas e Pajens: Atelier Pawlick

♦ Alianças: Cartier

♦ Hotel da noite de núpcias: Belmond Copacabana Palace

♦ Lua de mel: Novitá Turismo

♦ Lista de presentes: Tânia Bulhões/ Maison Trois/ WN Presentes

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

 

Leia mais:

Vestido de noiva – tudo o que você precisa saber

Lingeries incríveis para sua lua de mel

A roupa do noivo: tudo o que você precisa saber

Deixar um comentário