Lara e Welton se conheceram da forma mais clássica possível: em um casamento de amigos em comum. O primeiro beijo selou o início de uma história que, anos depois, os levaria a um novo capítulo – desta vez, o casamento deles. No dia 20 de julho de 2024, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabela, Bahia, foi o cenário escolhido para a cerimônia, enquanto a festa ganhou um toque familiar e intimista, sendo realizada na fazenda da família de Welton.
Os preparativos foram uma verdadeira celebração familiar, com a participação de quase todos os parentes, que ajudaram desde os doces caseiros até os ensaios e as pesquisas. O cerimonial ficou a cargo de Jaiane Barbosa, amiga de infância dos noivos, garantindo que tudo saísse como planejado. O bolo, criado pela Keilly Nobre Confeitaria, impressionou com um design moderno com uma cascata de flores soltas sobre um bolo liso, com o monograma dos noivos. A decoração teve a atmosfera tradicional que ambos queriam, com referências sutis aos casamentos antigos, mas com toques de modernidade cuidadosamente pensados por Lara.
Confira a história do casal, inspire-se com as fotos e saiba os detalhes de como eles organizaram e viveram o dia do casamento.
Os Casamentos Reais publicados na Caseme são escritos diretamente pelos casais, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
- Casal: Lara Dornellas Natalli e Welton Grassi
- Cerimônia e recepção: Igreja Paroquia Nossa Senhora Aparecida, Fazenda da família do noivo, Itabela-BA
- Data: 20/07/2024
- Créditos da foto do destaque: Quelvin Clécio
COMO TUDO COMEÇOU
História do casal
Nos conhecemos em uma festa de casamento de amigos em comum, tanto nossos quanto da nossa família, e o primeiro beijo aconteceu nesse mesmo dia. Alguns meses depois, começamos a namorar e, alguns anos mais tarde, noivamos e decidimos marcar a data do nosso grande dia.
O pedido de casamento
O pedido de casamento foi feito no mesmo dia em que ele me pediu em namoro, no meu aniversário, em minha casa, durante a noite de comemoração com minha família.
Créditos: todas as fotos desta matéria são Quelvin Clécio
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
O CASAMENTO
Os preparativos
Marcamos a data do casamento com 10 meses de antecedência. Os preparativos foram tranquilos, mas bastante extensos. Meu noivo, minha mãe, meu pai, minha família, tias, avó, avô, cunhada e irmão, todos ajudaram na produção de doces caseiros, nos ensaios e nas pesquisas. O irmão e a mãe do noivo também participaram. Foi um típico casamento de roça, tradicional, onde a família teve uma participação especial. Contratamos Jaiane Barbosa, que já sabíamos, pois somos amigos de infância. Alguns profissionais foram apresentados por Jaiane, e outros foram escolhas nossas, como o buffet, que já havia trabalhado conosco na minha festa de 15 anos e em outros eventos de família. Sim, algumas empresas foram descobertas na internet. Pesquise muito, rs.
Local e decoração
Sempre quis um ambiente ao ar livre, e como já temos a fazenda da família do meu noivo, que é um lugar muito bonito, escolhi fazer lá. Também não queria sair da cidade e das nossas raízes. Embora houvesse muitas opções por ser uma região de praia, optei por ficar em nossa cidade. Queria um casamento tradicional, fazendo referência ao passado e à nossa família, com inspirações dos casamentos antigos, como o de nossos pais, mas sem perder o toque de modernidade. Fiz algumas homenagens aos meus pais, como na escolha das cores e nas roupinhas das daminhas e pajens, que foram uma releitura. Sim, já conhecíamos o local. Sempre tive em mente que seria um casamento clássico. As ideias foram minhas, e o decorador ajudou a aprimorar, trazendo seu talento e profissionalismo. Atendeu muito às minhas expectativas! Não faria nada diferente, estou muito realizada com tudo.
Registros
Jaiane nos apresentou o trabalho do fotógrafo e do videomaker. Já conhecíamos um pouco do trabalho deles pelas redes sociais e achamos maravilhoso, um trabalho impecável. Foi fácil viver um dia sendo filmados e fotografados; os profissionais foram muito competentes e nos deixaram à vontade, mesmo sendo um casal tímido. Não usamos outros tipos de serviços fotográficos, como foto cabine.
O vestido de noiva
Eu havia idealizado um vestido estilo princesa a princípio. Fui fazer os testes e provar uns cinco modelos de princesa, mas nenhum me deixou à vontade. Quando provei um modelo sereia, me senti bem e confortável. Aluguei o vestido. Sempre quis um modelo de véu cascata, desde o princípio. Acho que ele é lindo. O modelo tinha uma pequena cauda, e sim, era difícil dançar, pois era muito pesado por conta dos bordados. Conseguir prender a cauda durante a festa. Minha dica para quem está começando a ver vestido é: escolher um modelo que se sinta bem, confortável e, principalmente, lindo!
Brinco+Sapato+Buquê
Os brincos e o porta coque foram escolhidos no mesmo lugar do vestido. Comprei o sapato pela internet, com um salto bem baixinho, para eu me sentir confortável durante toda a festa. Como fui uma noiva clássica, meu buquê não poderia ser diferente. Escolhi um buquê grande, composto por flores de calas brancas.
Roupa do noivo
O noivo teve a minha ajuda e escolhemos a roupa em uma loja especializada em ternos.
Antes da cerimônia
Meu dia começou com uma massagem relaxante, depois comecei os preparativos de maquiagem e cabelo na minha casa, enquanto meu noivo se arrumava na fazenda. Nos vimos um dia antes do casamento para ensaiarmos nossa dança, mas passamos a semana inteira nos falando por telefone. Estávamos bem nervosos, rs.
Padrinhos e madrinhas
Chamamos 12 casais de padrinhos. Os padrinhos receberam ternos cinza claro, camisa branca e gravatas que presenteamos, em um tom de prata bem claro, além de sapatos marrons. As madrinhas usaram vestidos na paleta coral.
Cerimônia
Contratamos uma orquestra, que tocava músicas clássicas, de acordo com a liturgia da igreja, mas escolhemos letras mais antigas, que eram da nossa preferência. As músicas foram:
- “Confio em Ti” (Ir. Kelly Patrícia) – Entrada das alianças
- “Grãozinho de Ouro” (Ir. Kelly Patrícia) – Entrada das daminhas e pajens
- Música instrumental “Ave Maria de Gounod” – Minha entrada
Tudo foi emocionante, mas especialmente o momento da Comunhão Eucarística e nossos votos diante do altar do Senhor. Nosso casamento foi realizado com a Santa Missa. A entrada dos meus avós no momento do ofertório também foi muito especial, pois ofertaram o pão e o vinho, com uma plaquinha que dizia “62 anos de vida matrimonial”. Eles são um exemplo de vida matrimonial para nós.
Nosso Pároco, Padre Reinaldo Reis, celebrou a cerimônia. Nosso sobrinho e afilhado Emanuel levaram as alianças junto com sua amiguinha Sara. Ele segurava o bastidor do Sagrado Coração de Jesus, e ela, um buquê de hortênsias. Não faria nada diferente!
Veja como é fácil fazer sua lista de chá de panela no caseme!
Bolo e Doces
A escolha do bolo e dos doces foi feita através de uma indicação do cerimonial. Sobraram dois bolos inteiros para o dia seguinte.
Música da Festa
Não tivemos DJ, preferimos optar por três bandas. A música mais marcante foi durante nossa dança: tocamos “Logo Eu” de Jorge & Mateus, começando com uma breve valsa, seguida pela música acompanhada de sax e sanfona. Também dançamos “Eu Juro” de Leandro & Leonardo, onde dançamos juntinhos lentamente, e todos os padrinhos e pais também tiveram a oportunidade de dançar.
Buffet
Ficamos muito felizes com a escolha do buffet, que incluía jantar e uma mesa posta de comida japonesa. No entanto, não comemos bem devido à adrenalina. Foram servidas bebidas separadas, incluindo cerveja long neck, vinho, espumante, whisky e drinks de bar, cujo serviço foi selecionado separadamente do buffet.
Convidados
Recebemos cerca de 450 convidados, embora inicialmente nossa lista fosse para 300 pessoas, pois ambas as famílias são grandes. Fizemos RSVP ativo. Nossa dica para as noivas é: pesquisem muito e fiquem tranquilos, no final tudo dá certo. Não sentimos falta de ninguém especial e ficamos surpresos com a presença de meus parentes, que se esforçaram e vieram de longe em um micro-ônibus, todos juntos.
Fim da festa
A festa durou 10 horas. Passamos a noite na fazenda mesmo, na casa da família.
PÓS CASAMENTO
Lua de mel
Não conseguimos realizar nossa lua de mel por conta do trabalho, então a adiamos para o mês de novembro. O destino que escolhemos foi Fernando de Noronha, se Deus quiser.
Ficha técnica
- Cerimonial e Assessoria: Jaiane Barbosa
- Local: Fazenda Muqui
- Celebrante: Reinaldo Reis
- Música de Cerimônia: Grupo Aria
- Fotografia: Quelvin Clécio
- Filme: Vagalume Produtora
- Decoração: Altamiro Nascimento
- Iluminação e toldo: P2Eventos
- Buffet: Ana Buffet
- Buffet: Beirute Itabela
- Bar: Open bar drinks stx
- Cantor: Iza Ferreira
- Cantor: Walber Luiz Magalhães
- Cantor: Junior Bravo
- Aluguel de louças: Vida em mesa Locação
- Banheiros: WChic Brasil
- Bolo e doces: Keilly Nobre Confeitaria
- Bem-casados: Keilly Nobre Confeitaria
- Bem-casados: Ana Buffet
- Lembrancinhas: Aviarte
- Identidade visua e convite: Papel e Estilo
- Manobra e Segurança: Ana Buffet
- Vestido de noiva: Atelier Carmelita
- Cabelo e maquiagem: Felippe Caprinii
- Acessórios: Atelier Carmelita
- Roupa do noivo: Ivan Aguilar
- Lapelas dos padrinhos: Altamiro Nascimento
- Roupa das Damas e Pajens: Fabiola Teles Atelie
- Bastidor das alianças: Atelie flor do pessegueiro
- Alianças: Joalheria bandeira
- Hotel da noite de núpcias: Pousada lua bela Noranha
- Lua de mel: Fernando de Noranha
Quer mais inspirações? Leia outras histórias de Casamentos Reais!