Essa é a história de amor de uma brasileira e um eslovaco que se conheceram na Colombia.
O casamento de Maira e Dávid foi uma verdadeira celebração do amor entre culturas, realizado no cenário deslumbrante da Fazenda da família da noiva, em Buriti de Goiás.
Produzir um casamento em 6 meses, na fazenda dos pais, pode ser bem estressante. Mas com a Maira não foi assim.
“Sempre ouvi de outras noivas a dificuldade que seria organizar uma festa de casamento, confesso que achei que seria mais trabalhoso, os últimos dias que antecederam o casamento, isso sim foi estressante, porém os meses anteriores foram tranquilos, um planejamento prazeroso.”
A cerimônia foi muito emocionante, eternizada pela revoada de araras bem na hora do Pai Nosso e embalada por uma playlist eclética muito bem executada pelo Grupo Fátima.
O resultado foi uma festa onde tradições brasileiras e eslovacas se encontrando de forma harmoniosa, criando memórias de um casamento muito especial que será lembrado com muito carinho por todos que estiveram lá com eles.
Confira a história do casal, inspire-se com as fotos e saiba os detalhes de como eles organizaram e viveram o dia do casamento.
Os Casamentos Reais publicados na Caseme são escritos diretamente pelos casais, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!
- Casal: Maira Yasmim Carvalho Ribeiro Volner e Dávid Volner
- Cerimônia e recepção: Fazenda Vô Arodi, Buriti de Goiás – GO
- Data: 18/05/2024
- Créditos da foto do destaque: Luca e Tadeu
COMO TUDO COMEÇOU
História do casal
Dávid e eu nos conhecemos na Colômbia em 2017, enquanto eu visitava uma amiga colombiana, e ele estava se aventurando com um grupo de amigos. Dávid é eslovaco, assim como o namorado da minha amiga Daniela, e, no dia da Páscoa, eles foram almoçar na casa em que estávamos, na praia de Palomino. Passamos menos de 8 horas juntos, mas foi tempo suficiente para percebermos uma conexão, que mantivemos através de conversas no WhatsApp. Em 2018, ele veio ao Brasil, e nos encontramos por alguns dias no Rio de Janeiro. Foi na Lapa, em um bar de gafieira, onde aconteceu o primeiro beijo.
Foi o início de nossas idas e vindas, reencontros e despedidas, até que em dezembro de 2022, Dávid se mudou para o Brasil e passamos a morar juntos, a título de teste, pensando que seria difícil a adaptação para um casal de culturas completamente diferentes. No entanto, tudo aconteceu de forma leve e natural, assim como nosso relacionamento.
O pedido de casamento
O pedido de casamento aconteceu em um hotel na cidade de Budapeste, na Hungria, durante uma viagem com os pais de Dávid. Ele me surpreendeu com um anel ali no quarto do hotel, de forma discreta e simples, mas repleta de significado e amor.
Créditos: todas as fotos desta matéria são de Luca e Tadeu
JÁ FEZ O SITE DO SEU CASAMENTO?
O CASAMENTO
Os preparativos
Marcamos a data do casamento com 6 meses de antecedência, quando começamos os preparativos. Sempre ouvi de outras noivas sobre as dificuldades de organizar uma festa de casamento, e confesso que achei que seria mais trabalhoso. Os últimos dias que antecederam o casamento foram realmente estressantes, mas os meses anteriores foram tranquilos, com um planejamento prazeroso.
Comecei as contratações pelo cerimonial, que foi indicado por uma amiga de uma amiga. Ele me orientou em todos os passos que eu precisava seguir e me indicou diversos fornecedores de sua confiança. No entanto, chequei o Instagram de todos e, em alguns casos, segui outras indicações, principalmente de amigas que já se casaram ou estão organizando casamentos. Também recorri às publicações de algumas noivas que mencionavam seus fornecedores. Minha dica para encontrar os melhores fornecedores é pela internet: checar o trabalho que já realizaram, buscar alguma identificação com o que você procura e pedir referência ao seu cerimonial.
Local e decoração
A cerimônia e a festa do meu casamento ocorreram na fazenda dos meus pais, onde cresci e que me traz muitas das melhores memórias. A escolha foi simples, pois sempre sonhei em me casar durante o dia, integrando a beleza da natureza. Optamos por uma cerimônia rústica. Reuni algumas fotos de referências de decoração e, a partir daí, a decoradora montou um projeto. Esse projeto teve nossa total aprovação e foi replicado de forma espetacular no dia do evento. Não faria nada diferente.
Registros
A fotógrafa foi indicação de uma amiga que também estava planejando seu casamento. Ela me mostrou o Instagram da Luca, onde encontrei tudo o que buscava: fotos espontâneas que transbordavam emoção. A partir daí, nem cogitei outro profissional e foi um dos primeiros contratos que fechei.
Fiquei extremamente satisfeita com a equipe de fotografia e filmagem. Eles já haviam trabalhado juntos antes e, conosco, também houve uma conexão muito boa, o que deixou o ambiente leve e natural. Foi divertido ter o nosso dia todo registrado e, melhor ainda, ver o resultado, que superou minhas expectativas.
O vestido de noiva
Comprei o vestido de noiva na Casamarela, em São Paulo, seguindo a indicação de uma amiga que já havia se casado e me disse que eu nem precisava procurar em outro lugar. Na primeira visita à loja, já escolhi meu vestido e realizei a compra. O véu só escolhi meses depois, na prova do vestido, que ocorreu uma semana antes do casamento. Foi uma escolha mais importante do que imaginei. Comprei um véu que era um lançamento na loja, algo que nunca havia cogitado, mas que foi incrível e complementou o vestido, agregando muito mais estilo. Era um véu longo, mas um problema que nunca imaginei ter foi com a passarela. Pedi que fosse de madeira, mas, por ser muito rústica, o véu de tule ficou preso na passarela durante toda a minha entrada. Foi muito difícil “arrastar” esse véu, e o vídeo mostra a minha dificuldade. Então, um conselho é fazer um teste na passarela para descobrir todas as dificuldades que ela possa trazer.
Apesar disso, esse véu será guardado de forma muito especial, pois pretendo usá-lo no quarto do bebê que eu e meu marido estamos planejando.
Brinco+Sapato+Buquê
Meu cerimonial me indicou uma profissional de Goiânia para fazer o sapato sob medida. Foi uma ótima escolha, pois pude customizá-lo da forma que desejava, o que me trouxe muito conforto.
O buquê foi feito pela equipe de decoração. Enviei uma foto como referência, mas o resultado final foi bem distante da imagem. Sugiro que haja mais diálogo sobre o assunto para evitar surpresas. O buquê foi muito bonito, apenas não exatamente como imaginei. Para mim, foi um detalhe, então não me aborreci com isso.
O brinco e a grinalda aluguei de uma joalheria especializada em noivas. Tive uma experiência muito boa lá. Foi muito agradável o momento da escolha, experimentar as peças, me ver de noiva e encontrar um acessório que se encaixasse perfeitamente com minha expectativa.
Roupa do noivo
Meu noivo usou um terno do irmão, que havia sido feito sob medida, precisando apenas de alguns ajustes. Eu estava presente no dia em que ele experimentou, e ele pediu minha aprovação, como um noivo sábio faz, hahaha. Eu o ajudei a escolher a gravata, camisa, sapatos e abotoaduras.
Antes da cerimônia
Nós nos arrumamos na casa dos meus pais, onde até a família do Dávid estava hospedada. Não nos vimos durante o dia, mas estávamos na mesma casa. Eu me arrumei com minha mãe e minha sogra, mas vez ou outra recebíamos uma visitinha. Foi muito tranquilo e emocionante me transformar na noiva que tanto planejei, e sentir que o momento havia chegado.
Padrinhos e madrinhas
Convidamos apenas nossos irmãos e suas respectivas esposas para serem padrinhos. Não especificamos os trajes que deveriam usar, dando-lhes a liberdade de escolher.
Cerimônia
A cerimônia foi o ponto alto do nosso casamento, tanto para nós quanto para nossos convidados. Tivemos uma orquestra que tocou uma playlist cuidadosamente escolhida por mim e meu marido. Contamos com músicas que variaram de rock a pop e clássico, todas brilhantemente executadas pelo Grupo Fátima.
O celebrante foi um pastor, amigo dos meus pais há mais de 30 anos e pai da minha melhor amiga. Apesar de eu ser católica, foi muito especial ter como celebrante alguém que conhecesse nossa história, o que tornou a cerimônia ainda mais significativa. Para deixar o momento ainda mais emocionante, durante a oração do Pai Nosso, presenciamos uma revoada de mais de 15 araras. Elas sempre estão no local, mas acredito que o drone tenha colaborado, e foi lindo.
Não houve um momento específico para a entrada das alianças, pois elas já estavam no altar.
A cerimônia foi realizada em português com tradução simultânea para eslovaco.
Lista de Músicas
- Entrada dos Pais – Música: “Ainda Bem”
- Entrada dos Padrinhos (2 casais) – Música: “Nothing Else Matters”
- Entrada do Noivo – Música: “Con Te Partirò”
- Entrada das Daminhas – Música: “Somewhere Only We Know” – Lily Allen
- Entrada da Noiva – Música: “Anunciação” + “Marcha Nupcial” + “Halo”
- Votos – Música: Fundo musical
- Beijo – Música: INTRO de “If I Ain’t Got You”
- Assinaturas e Fotos – Música: 1) “If I Ain’t Got You” 2) “Can’t Help Falling in Love”
- Saída – Música: “Safe And Sound”
Veja como é fácil fazer sua lista de chá de panela no caseme!
Bolo e Doces
O bolo da mesa principal era uma maquete. Para servir, compramos um bolo de copa, que foi distribuído pelo buffet. Tanto o bolo quanto os doces foram encomendados de uma confeitaria muito tradicional, a favorita do Dávid, então a escolha foi bem simples.
O sucesso foi tremendo; se o cerimonial não tivesse reservado um pedaço do bolo e doces para os noivos e pais, não teríamos tido a oportunidade de provar. Compramos as quantidades recomendadas, mas, mesmo assim, não sobrou nada.
Música da Festa
Contratamos um DJ muito experiente em festas de casamento. Em uma reunião prévia, falamos sobre nosso estilo e preferências, e também indicamos algumas músicas, principalmente porque ele não conhecia as músicas eslovacas. O Dávid fez uma playlist com as músicas preferidas dele, e tivemos um set em eslovaco, para que a família dele também pudesse se sentir à vontade e aproveitar a pista de dança. Funcionou muito bem, pois até os brasileiros se entregaram ao gingado eslovaco. Foi uma integração muito bonita e engraçada.
Também tivemos um show voltado para o sertanejo, pois não podíamos decepcionar, afinal, era uma festa metade goiana. A cantora é uma amiga de infância, então nem precisei falar o que queria, pois ela já sabia. Foi um show muito animado, aproveitamos, curtimos e cantamos juntos.
Buffet
Contratamos o Hana Buffet de Goiânia e amei nossa escolha. Oferecemos um receptivo para os convidados antes da cerimônia com deliciosos sucos naturais, castanhas e canapés. No início da festa, montamos uma linda mesa de charcutaria, e também servimos pratos volantes com pequenas porções que variavam de bobó de camarão a risoto do cerrado – não poderíamos deixar o pequi de fora. O jantar foi um espetáculo à parte, e ainda servimos como sobremesa cheesecake de goiabada, fizemos questão de incluir ingredientes típicos do cerrado. As bebidas como sucos, cervejas e refrigerantes foram contratadas junto com o serviço de buffet para diminuir minhas preocupações, e foi uma excelente escolha. Contratamos à parte um bar de drinks, que foi um grande sucesso. Oferecemos 7 drinks diferentes, entre eles uma caipirinha maravilhosa que se tornou o hit da festa. O bar também serviu os destilados eslovacos que a família do Dávid trouxe, o que pode ter contribuído para a duração da festa.
Convidados
No total, convidamos 220 pessoas, tivemos quase 200 confirmações, e compareceram 173 pessoas. O cerimonial ficou responsável pelas confirmações de presença, o que acredito ter dado liberdade para que alguns convidados dissessem que não poderiam comparecer, sem sentirem pressão. No entanto, o que me surpreendeu foi que algumas pessoas confirmadas não compareceram e não avisaram previamente. Sem dúvida, fazer e gerenciar a lista de convidados foi a parte mais complicada da festa. Minha dica de ouro: ao contratar o buffet, conte com no mínimo -20% de pessoas, pois, caso mais convidados do que o esperado confirmem, você pode aumentar a quantidade contratada, mas diminuir jamais.
Para mim, a parte mais especial do casamento foi receber pessoas que vieram de diferentes lugares para estarem conosco nesse dia especial. Além de amigos e familiares de diferentes estados do Brasil, também tivemos convidados que vieram da Eslováquia, Holanda, Suíça, França, Índia e Colômbia. Ver a integração de tantas pessoas queridas compensou todo o esforço e tempo investidos.
Fim da festa
Do início da cerimônia ao final da festa, foram quase 12 horas. Nossos convidados foram mais resistentes do que esperávamos. Como a festa foi realizada em uma fazenda a 15 km da cidade, contratamos um serviço de van para levar os convidados de volta, o que foi excelente para evitar que quem tivesse bebido dirigisse.
PÓS CASAMENTO
Lua de mel
Após o casamento, viajamos com a família do Dávid, que estava pela primeira vez no Brasil. Foi uma lua de mel divertida, viajando de van com mais 14 pessoas. Primeiro, fomos ao show do Andrea Bocelli em Brasília, o que foi muito especial, pois nossa primeira dança foi ao som de uma música dele. Depois, seguimos para a cidade de Pirenópolis, onde tivemos dias maravilhosos. Temos algumas viagens marcadas para os próximos meses, que consideramos uma extensão da nossa lua de mel.
Ficha técnica
- Cerimonial e Assessoria: Sávio e Sônia
- Local: Fazenda Vó Arodi
- Celebrante: Pr. Castro Alves
- Música de Cerimônia: Musical Fátima
- Fotografia: Luca e Tadeu
- Filme: IMG Filmes
- Decoração: Valéria Junqueira
- Florista: Valéria Junqueira
- Iluminação: Ilumina Som
- Mobiliário: Valéria Junqueira
- Plantas: Valéria Junqueira
- Buffet: Hana Buffet
- Bar: Arena Líquidos
- DJ: Jhon Jhon
- Banda: Laiza Lagares
- Bolo: Sonho Meu Doceria
- Doces: Richesse
- Bem-casados: Festa & Festa
- Convite: Fabiana Moreira Ateliê
- Identidade visual: Nillander
- Gerador: Show Luz
- Manobra e Segurança: Real Park
- Vestido de noiva: Casamarela Noivas
- Cabelo: Douglas Nunes
- Maquiagem: Douglas Nunes
- Acessórios: Tannus
- Roupa do noivo: Já possuia
- Roupa das Damas e Pajens: Maria Amora
- Alianças: Egne- Eslovaquia
Quer mais inspirações? Leia outras histórias de Casamentos Reais!