Fernanda e Marcela são irmãs muito unidas em todos os momentos mais importantes da vida. Coincidiu de ficarem noivas na mesma época e decidiram, mais uma vez, comemorar juntas esse momento único. As noivas optaram por realizar um casamento duplo no Espaço Loy, em Ribeirão Preto.

A tarefa de organizar tudo não era fácil: a família grande das irmãs Scudeler, e as famílias dos dois noivos. A cerimonialista Ana Maria Bóz ajudou muito no processo de unificar as vontades e gostos.

O estilista Paulo Dolce também teve trabalho em dobro: dois vestidos clássicos, cada um com a personalidade de cada noiva. Cada vestido ficou muito particular, diferentes entre si, porém mantendo o mesmo estilo clássico que as noivas queriam. O resultado das criações ficou incrível!

Confira tudo sobre o casamento duplo a seguir, contado por Marcela e Fernanda:

 

Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelas noivas ou noivos. Nossa proposta é uma troca real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outras noivas que ainda estão no processo, com foco e inspiração!

 

Noivos: 

Marcela Machado Scudeler e Marcelo Maltez Hassan

Fernanda Machado Scudeler e Silva e Luciano Teixeira e Silva

Local: 

Espaço Loy (cerimônia e festa), Ribeirão Preto – SP

Data: 18/05/2018

 

◊ ANTES DO CASAMENTO

 

 

História do casal:

 

Marcela: Nos conhecemos na casa de uma amiga em comum, em São Paulo, mas nos tornamos apenas amigos. Nesse primeiro momento nada aconteceu… e, depois de anos, nos reencontramos nas redes sociais e ai começou a paquera
Nos tornamos amigos, nos falámos sempre e compartilhávamos uma paixão por esportes. Um dia combinamos de correr e ai aconteceu o primeiro beijo
O pedido de namoro aconteceu semanas depois do primeiro beijo. Mas éramos muito novos e, por imaturidade, nosso relacionamento não deu certo. Ficamos separados por 2 anos, mas sabíamos que a nossa história ainda não tinha acabado… e então resolvemos nos dar uma segunda chance (agosto/2014). O pedido de casamento veio dois anos depois.

 

Fernanda: Nos conhecemos há 6 anos atrás, em um plantão médico…mas nesse inicio foi só amizade, um ano depois voltamos a nos falar e combinamos de sair para jantar…fomos ao Bagatelle em São Paulo e lá começou uma história de amor…os encontros se tornaram cada vez mais frequentes e tornou-se inevitável uma ligação de Boa noite e uma mensagem de Bom Dia. Namoramos por 3 anos e no dia 08/10/2016 veio o pedido de noivado.

 

O pedido de casamento:

 

Marcela: Desde que resolvemos voltar o namoro, sempre falávamos do casamento. Sabia que o pedido aconteceria logo, mas não imaginava quando. Foi no nosso aniversário de namoro, ele me levou para jantar em um restaurante maravilhoso, e, então me pediu em casamento. Eu não imaginava que ao invés do meu prato, chegaria uma caixinha com o anel! Foi muito especial!

 

Fernanda: Foi lindo e muito especial. Estavamos viajando por Barcelona e fomos em um restaurante com uma vista maravilhosa de Barceloneta, para minha surpresa Luciano começou a se declarar, chegou do meu lado, ajoelhou e fez o pedido de casamento mais lindo e emocionante do mundo. Quando voltamos ao Brasil meus pais organizaram uma linda festa de noivado.

 

◊ O CASAMENTO

 

 

Os preparativos:

 

Marcela: Tivemos 2 anos de antecedência. Os preparativos foram difíceis, pois apesar de ter toda assessoria, sempre queríamos saber os detalhes para ter certeza que tudo sairia perfeito. Passávamos dias pensando em mimos para os padrinhos, convidados, como seria o palco, quais as atrações, como colocaríamos as flores, etc.
Minha mãe, minha irmã, meu pai, meu noivo e meu cunhado participaram. Mas como somos em três famílias (baiana (meu noivo) , paulista (meu cunhado) e nós somos de Matão, interior de São Paulo), resolvemos que a organização e preparativos ficariam por conta da nossa família, até porque os noivos preparam o casamento no civil, que foi realizado meses antes (o meu foi na Praia do Forte, Salvador, BA ) e da minha irmã (São Paulo capital).
Os cerimoniais nos ajudaram em tudo,  mas para o dia do evento foi essencial! Ajudou a manter a calma de todos e fazer tudo correr conforme planejado. Quanto aos profissionais para o casamento, alguns foram indicação, mas a maioria já conhecíamos. O decorador, buffet e bar de drinks, por exemplo, já haviam feito o aniversário de 15 anos meu e da minha irmã. Alguns profissionais procurávamos pela internet, olhávamos o trabalho por fotos e comentários das pessoas que já haviam feito o evento, como o trio de violinos que animou a festa.

 

Fernanda: O casamento como um todo foi inesquecível e diferente, desde o planejamento até a realização. Eu e minha irmã somos muito grudadas, deixamos a casa de nossos pais aos 16 anos para estudar fora e sempre moramos juntas, ficamos noivas em épocas parecidas e então decidimos fazer um casamento duplo, por estarmos vivendo esse grande sonho juntas tudo foi muito especial
Começamos a organizar o casamento com 2 anos de antecedência, os preparativos foram deliciosos mas sempre tem algum contratempo que acaba tornando difícil em alguns momentos, como tudo na vida. Contratamos uma cerimonialista que ajuda muito por ser um casamento grande. Como éramos em três famílias distintas, uma família paulista (meu noivo), família baiana (noivo da minha irmã), e a nossa do interior de São Paulo, decidimos que a organização do casamento seria feita entre minha mãe, minha irmã e eu. Eu e minha irmã trabalhamos muito e em muitas reunião não podíamos estar presentes, muitas vezes minha mãe decidia por nós., (na verdade ela tomou a frente e resolveu quase tudo rsr)  Todas temos o gosto muito parecido então não teve problema.
Alguns profissionais como buffet, decoração, vestido já sabíamos quem queríamos, o restante foi por indicação e pesquisa em feiras e redes sociais.

 

O vestido de noiva:

 

Marcela: Me inspirei nos vestidos clássicos. Escolhi um estilista para fazer sob medida. O véu foi feito pelo Paulo Dolce acompanhando o modelo do vestido; não prendi a cauda, pois não era tão longa.
A dica para quem está começando a ver vestidos é para escolher com calma, e, mesmo que faça sob medida, vale a pena provar modelos diferentes em lojas de vestidos prontos, pois as vezes imaginamos algo que, quando vestimos, não fica como o esperado. Além de ser MUITO especial se ver vestida de noiva, vale a pena para sentir o próprio corpo.

 

Fernanda: O vestido de noiva foi dos sonhos, até hoje estou mega apegada a ele. Quando fui ao estilista, Paulo Dolce, não sabia exatamente o que queria, apenas que ele colocasse um cintinho no vestido e que fosse estilo romântico e com fundo blush, nem levei referencias. E o resultado foi o vestido mais lindo que já vi na vida. A dica que eu daria para quem esta começando a ver vestido é para buscar algo que tenha sua identidade e que seja muito especial.

 

Acessórios:

 

Marcela: Pedi ajuda do estilista para escolher os acessórios. Eu usei um brinco que é especial para minha sogra.
O sapato mandei fazer sob medida para me sentir confortável a festa toda. Foi perfeito.
O buquê nós queríamos algo que combinasse com o casamento, com a nossa personalidade, e com as duas noivas. Escolhemos de orquídeas e foi lindo.

 

Fernanda: O véu o próprio Paulo Dolce que confeccionou, harmonizando com a renda do vestido. Os acessórios queria algo delicado como o vestido e o Miguel Alcade arrasou nesse quesito. Os sapatos mandamos fazer no Maurício Calçados, super confortáveis e ainda fiz em cor nude, e consigo usar em outras ocasiões. O buque o nosso decorador (Renato Aguiar) que escolheu, esse era um detalhe que nos preocupava por ser um casamento duplo queríamos algo que harmonizasse e fosse delicado e foi perfeita a escolha dele.

 

Roupa do noivo:

Marcela: A escolha da roupa do noivo foi na Camargo Alfaiataria. Na primeira vez que fomos, sabíamos que estávamos no lugar certo. Amamos cada detalhe do atendimento ao terno. Eu dei minha opinião, mas a escolha final foi dele.

 

Fernanda: O noivo fez o terno no Camargo, marquei horário e acompanhei todas as provas.

 

Making of

 

Marcela: Antes da cerimônia, uma madrinha amiga da minha mãe organizou um “dia das noivas” na sua casa, então eu, minha mãe e minha irmã passamos o dia fazendo massagem, tratamentos, maquiagem e cabelo.
No dia do casamento, eu e o noivo nos encontramos apenas no café da manhã. Durante os preparativos, nos ligamos umas 500x. Estávamos muito nervosos!!!!

 

Fernanda: Uma de nossas madrinhas abriu a casa dela para fazermos nosso dia da noiva, foi muito especial. Nos vimos pela ultima vez antes do sim no Café da Manha, sim..nos falamos o dia todo durante os preparativos. O nervosismo faz parte, impossível controlar a ansiedade enquanto se está planejando o dia mais especial de nossas vidas.

 

 
Cerimônia:

 

Marcela: A escolha da cerimônia foi pelo local, pois a cerimônia foi no mesmo local da festa. Não conhecíamos o lugar antes, fomos visitar algumas vezes antes de fechar o contrato.
A cerimônia como um todo foi muito emocionante, mas as avós entrando com as alianças foi lindo de morrer.
Eu e minha família somos presbiterianos. O celebrante foi o pastor da nossa igreja de quando éramos crianças. Todo domingo assistíamos ao culto e isso marcou muito nossa infância. Foi muito especial ter sido ele.

 

 

Fernanda: Tivemos dois casamentos, o meu civil foi organizado pelo meu marido em São Paulo na Casinha Quintal, estilo romântico e muito lindo, e resolvemos fazer o casamento religioso no interior de São Paulo (minha família é de Matão, interior de São Paulo), então optamos por Ribeirão Preto, pela facilidade para os convidados. O espaço escolhido foi o Loy, que além de ser maravilhoso tem a facilidade de ter uma capela no mesmo local da festa. O celebrante foi o Pastor Ewerton, somos evangélicos e ele é o pastor de nossa igreja desde que somos pequenas então foi muito especial te-lo para celebrar nosso casamento.

 

Música da cerimônia:

 

Marcela: Contratamos uma orquestra. Misturamos clássicos com músicas modernas.

 

Fernanda: Contratamos uma orquestra maravilhosa, chamada Coral Del Chiaro, foi uma mistura entre musicas clássicas e modernas.

 
Padrinhos e madrinhas:

 

Marcela: Para serem padrinhos, foram chamados 20 casais. Os padrinhos usaram terno preto, e o dress code das madrinhas era a cor azul serenity.

 

 

Fernanda: Como foi um casamento duplo tivemos muitooos padrinhos, 10 casais para cada noivo. Pedimos para os padrinhos usarem terno preto, camisa branca e presenteamos a gravata em tom de prata, as minhas madrinhas foram de tons de rosa e as madrinhas da minha irma de tons de azul. O altar ficou maravilhoso.

 

Damas e pajens:

 

Marcela: Foram dois daminhas e dois pajens. Três são sobrinhos do meu marido e uma é filha de uma amiga, mas é como se fosse da família também. Nós compramos e presenteamos as daminhas e pajens com as roupinhas e todos entraram.

 

Fernanda: Cada noiva teve 4 pajens, eram filhos de amigos e família também. Estavam lindos, as daminhas com vestido florido em tons de azul e verde segurando uma boneca com o vestido parecido com o delas e com as iniciais gravadas e os pajens com uma calça social, camisa branca, suspensório e gravata borboleta segurando um cavalinho de pano, com o mesmo tecido da gravata e gravado as iniciais deles.

 

Local da festa:

 

Marcela: Queríamos um lugar que tivesse verde, mas que também pudéssemos fazer um casamento clássico. Quando conhecemos o loy, com esse estilo meio italiano, ficamos apaixonados.

 

Fernanda: O espaço escolhido foi o Loy, que além de ser maravilhoso tem a facilidade de ter uma capela no mesmo local da festa.

 

Decoração:

 

Marcela: Escolhemos clássico, porque tivemos nosso casamento civil que foi mais descontraído, e então para o religioso queríamos algo mais clássico.
Nós e o decorador em conjunto idealizamos o projeto da decoração. Atendeu às nossas expectativas em tudo. A única coisa que faria diferente era que eu tentaria ficar menos ansiosa (rs). Mas foi tudo perfeito.

 

Fernanda: A decoração foi estilo clássica, tudo em verde e branco. Toda realizada pelo Renato Aguiar, que transformou em realidade nosso sonho. Não mudaria nada, tudo foi perfeito.

 

 
Bolos e doces:

 

Marcela: Provamos vários sabores e escolhemos o que encaixou melhor no nosso paladar. A parte da decoração do bolo foi mais difícil, mas como já havíamos escolhido toda a decoração da festa, já tínhamos noção de como deveria ser e ficou perfeito. Fizemos provas de doces e escolhemos o que mais gostamos, como sempre optávamos pelos de chocolate e doce de leite, contamos com a ajuda do decorador e buffet para escolher aqueles docinhos mais tradicionais que não podem faltar.
Amei a mesa de doces. Estava maravilhosa. Sobraram docinhos e bem-casados. Não faltou nada.

 

Fernanda: O bolo fizemos com o The King Cake, super fácil de escolher o modelo porem o sabor fizemos degustação duas vezes para decidir (são muitaaas opções). A mesa de doce estava bem equilibrada, tinha de tudo! Amei a mesa de doces, tudo maravilhoso!

 

 
Buffet:

Marcela: Fiquei muito feliz com a escolha. O menu era perfeito, tinha jantar sentado e mini porções volantes. Durante o casamento não conseguimos comer… comemos no final da festa as 7 da manhã, e o mais impressionante é que o Buffet ainda estava impecável. De bebidas alcóolicas servimos Wisky Black Label, champgne chandon. Contratamos a Flairs Coquetelaria e eles foram perfeitos, do começo ao fim.

 

Fernanda: Buffet todo assinado por Renato Aguiar, tudo delicioso e impecável. Conseguimos comer as 7:30 horas da manha só, antes é tanta emoção que não consegue parar para comer. Contratamos o Flairs Bar, impecável a noite inteira.

 

Música da festa:

Marcela: Escolhemos o Dj Lucas porque amamos o trabalho dele. Já vimos ele tocar várias vezes no Bagatelle e em outros casamentos e queríamos algo exatamente assim para o nosso evento. Também teve Michel Telo (Sertanejo) e Lov Trio (trio de violinos elétricos). A música que mais marcou o casamento foi “Ai se eu te pego” do Michel Telo.

 

Fernanda: O Dj escolhemos o Lucas Borchardt, que é incrível e toda o estilo de musica que gostamos. Colocamos uma atração de violinos que foi fantástica chamada Lov Trio e um sertanejo que amamos, o Michel Telo que animou muito a nossa festa além de ser uma simpatia só.

 

 

Registros:

 

Marcela: Contratamos duas equipes de fotógrafos (Anderson Costa e The Dream Studio) e uma equipe de filmagem (Vicente Piserni). Foi ótimo viver um dia sendo fotógrafos e filmados (rs)!! Todos os momentos são especiais. Queríamos que tudo fosse registrado, e foi. Usamos as #FLMM #casamentoCelaeCelo

 

Fernanda: Tivemos dois fotógrafos, The Dream Studio e Anderson Costa e para filmagem o Vicente Piserne. Vale a pena investir em foto e vídeo que é o que fica do casamento, uma delicia relembrar tudo depois.

 

Convidados:

 

Marcela: Não chegamos ao número ideal. Aumentamos o número de convidados conforme as pessoas foram confirmando. Inicialmente era uma festa para 500 pessoas, depois aumentamos para 600 e terminamos em 700 convidados. Fizemos RSVP ativo sim. A minha dica é: manter a calma e curtir cada detalhe. A lista sempre vai dar trabalho, lembre-se das pessoas que você convive, que ama, que quer sempre por perto… são essas que valem a pena estarem com você no seu grande dia.
Aqueles que não compareceram por motivos de força maior, ligaram, mandaram recadinhos e isso fez com que mesmo de longe sentimos abraçados !! 

 

Fernanda: A festa inicialmente seria para 500 pessoas, aumentamos para 600 e finalmente chegou a 700 pessoas no final. Sim, fizemos RSVP e a cerimonialista também nos ajudou muito com a confirmação dos nossos convidados.

 

 
◊ APÓS O CASAMENTO

 

 

Lua-de-mel:

Marcela: Fomos para Omã, Dubai e Abu Dhabi. São lugares com a cultura super diferente, cheios de coisas para conhecer, além de ter vistas deslumbrantes. Foi muito maravilhoso.

 

Fernanda: Grécia e Itália, iremos na semana que vem.

 

 

Presentes:

Marcela: Fizemos lista no site e em algumas lojas. Eu recomendo as duas formas. Receber o presente escolhido de um amigo em casa é super especial. E poder ganhar uma quantia para ajudar na lua de mel, ou mesmo para comprar aquele objeto de decoração que faltava, também é demais. Ainda estamos agradecendo o que recebemos, um a um. É um processo demorado, mas muito especial. Poder falar com cada um que se preocupou em mandar uma lembrança faz toda a diferença.

 

Fernanda: Agradecemos todos os presentes ou pessoalmente, mensagem ou e-mail.

 

Ficha técnica:

♦ Cerimonial e Assessoria: Ana Maria Boz

♦ Local da Cerimônia: Espaço Loy

♦ Celebrante: Pastor Ewerton Matheus

♦ Música de Cerimônia: coral Del chiaro

♦ Decoração da cerimônia: Renato Aguiar

♦ Local da Festa: Espaço Loy

♦ Buffet: Renato Aguiar

♦ Decoração: Renato Aguiar

♦ Florista: Renato Aguiar

♦ Iluminação: Renato Aguiar e DickSom

♦ Mobiliário: Center Festas

♦ Plantas: Renato Aguiar

♦ Bar: Flairs

♦ Música da Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria): DJ Lucas Borchart, Lov Trio e Michel Telo

♦ Fotografia: Anderson Costa e The Dream Studio

♦ Filme: Vicente Piserni

♦ Bolo: The King Cake

♦ Doces: Mariza doces, Pati Piva, Marina Magalhães Doces, Nougatine , Rita Brigadeiros, Lê Bombom, Kykah doces, Wagner Furioto, Conceição Bem casados

♦ Bem-casados: Conceição Bem Casados

♦ Chocolate: Pati Piva, Nougatine, Lê Bombom

♦ Lembrancinhas: Mirian Barreto Ateliê, Raízes, Araci K-fofo

♦ Convite:  Eduardo Convites – detalhe: 3 tipos de convite ( 1- convidados Marcelo   2- convidados  Luciano e 3- convidados das noivas Fernanda e Marcela.

♦ Identidade visual: Fabiana Pires ( Renato Aguiar)

♦ Gerador: DickSom

♦ Ar Condicionado: espaço Loy

♦ Manobra e Segurança: Manobristas: VVR  / segurança: Zellare

♦ Vestido de Noiva: Paulo Dolce e da mãe das noivas e mães dos noivos

♦ Véu: Paulo Dolce

♦ Grinalda: Paulo Dolce

♦ Cabelo e Maquiagem: cabelo : Rodolfo Souza  Make : Ronaldo Pereira

♦ Acessórios: Miguel Alcade

♦ Sapatos: Maurício Calçados

♦ Buquê: Renato Aguiar

♦ Roupa do noivo: Camargo Alfaiataria e dos pais dos noivos e das noivas

♦ Lapelas dos padrinhos: Renato aguiar

♦ Roupa das Damas e Pajens: DTonetti

♦ Carro da noiva: JK Luxo

♦ Alianças: Cartier (Marcela) e Olavo Hermoso (Fernanda)

♦ Hotel da noite de núpcias: Mont Blanc Ribeirão Preto

♦ Lua de mel: Omã, Dubai, Abu Dabbhi por Infinite Turismo

♦ Lista de presentes: Site casar.com, Casa Affonso

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

Leia mais:

Filmes de casamento: Vicente Piserni na Mansão Flamboyant

Casamento de dia, na fazenda: Marcela e Rodolfo

Casamento clássico na praia – Julia e Diogo

2 comentários “Casamento duplo – Fernanda e Luciano + Marcela e Marcelo

Deixar um comentário