Uma linda cerimônia no pôr-do-sol marcou o casamento de Heloísa e Eduardo na Casa de Santa Teresa. O local possui uma linda vista privilegiada do Rio de Janeiro: é possível ver os maiores cartões postais da cidade. E foi este o cenário escolhido pelos noivos para seu casamento ao ar livre, com uma linda decoração de Gisele Lidman. Um lugar tão lindo, em um momento tão especial merecem uma recordação, não é? O artista Pedro da Costa fez uma pintura ao vivo do momento da cerimônia. Uma verdadeira obra de arte!

 

A noiva Heloísa é prática e objetiva. Em seu relato, conta detalhadamente sobre cada decisão do casamento, inclusive a de seu vestido criado pela Marie Lafayette. O modelo leve e romântico foi feito em renda guipir floral, bordado com mini pérolas e cristais swarovski. Com uma saia bem fluída, o vestido de noiva ficou maravilhoso e combinou bastante com o estilo do casamento: onde a sofisticação encontrou a simplicidade e valorizou a natureza.

 

Para saber tudo sobre o casamento de Heloísa e Eduardo, confira na matéria:

 

Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelos noivos, em 1ª pessoa. Nossa proposta é uma troca livre e de experiências reais, sejam boas ou ruins, que ajudem outros casais que ainda estão no caminho!

 

      Noivos:  Heloísa Viegas Brenner Wolf e Eduardo Nantes Bolsonaro

      Local: Ambos na Casa de Santa Teresa/ RJ

      Data: 25 de maio de 2019

 

Fotografia: Davi Nascimento

 

 

TITULO-CASAMENTO-REAL-1-750x50

 

 

História do casal:

 

Nos conhecemos no final de Dezembro de 2015, em Jurerê Internacional, nas festas de final de ano. Desde então não nos separamos mais. Eduardo morava entre São Paulo e Brasília e eu ainda cursava faculdade de Psicologia no Rio Grande do Sul. No início, tivemos de enfrentar a distância e o desencorajamento de muitas pessoas, mas nosso sentimento foi ficando cada vez mais forte com as dificuldades! Nos conhecemos viajando, coisa que amamos fazer. Sempre estamos planejando novos destinos e lugares para conhecer juntos. Gostamos muito de praia e também uma serra, para curtir o friozinho sempre na companhia de bons vinhos.

 

O pedido de casamento:

 

O pedido de casamento oficial, com anel, aconteceu em 09 de dezembro de 2018. Foi uma surpresa muito grande, pois estávamos no evento da Cúpula Conservadora das Américas, em Foz do Iguaçú -PR, e o Eduardo estava no palco, encerrando o evento. Haviam mais de 300 pessoas presentes e uma transmissão ao vivo, quando ele se ajoelhou e me pediu em casamento. Nunca imaginava desta forma, foi muito especial. Apesar do pedido oficial ter acontecido nesta data, nós já conversávamos sobre casar e construir nossa família, temos o desejo muito forte de sermos pais. O anel escolhido foi da designer de jóias Mariana Pelegrini, uma pedra de esmeralda nacional, em ouro branco e brilhantes.

 

Créditos: todas as fotos desta matéria são do fotógrafo Davi Nascimento

 

TITULO-CASAMENTO-REAL-2-750x50

 

 

Os preparativos:

 

Marcamos a data em Dezembro de 2018, cerca de 5 meses antes do casamento. Foi a primeira decisão que tomamos. Visitamos a Casa de Santa Teresa juntos e foi amor a primeira vista, literalmente, pois a casa possui uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro. O Rio é uma cidade especial para gente. O Eduardo cresceu no RJ e possui família aqui, por este motivo logo após me formar, em 2017, me mudei para o Estado. Amo de paixão. Não visitamos nenhuma outra casa de festa e o mesmo ocorreu na tomada de outras decisões envolvendo o casamento. Por exemplo, em Dezembro de 2018 visitei a Marie Lafayette, que assinou meu vestido de noiva, não procurei nenhuma outra estilista. Quando algo me agrada, eu decido de forma prática e objetiva.

 

No início a Michelle Bolsonaro que me ajudou muito, me indicando alguns profissionais do Rio de Janeiro. Inclusive foi através dela que conheci a Márcia Santiago, minha cerimonialista. A contratação e escolha pela Marcinha foi essencial para o sucesso do casamento! Ela me apresentou excelentes outros fornecedores, e tudo saiu perfeito e acima das expectativas.

 

Começamos a organizar tudo 3 meses antes. Foi bem corrido, pois me mudei para Brasília, mas tranquilo. Alguns profissionais eu escolhi por conta, como no caso da equipe de filmagem (Show Motion by Raphaell Roos), que foi meu amigo de escola e também o talentoso fotógrafo Davi Nascimento, cujo portfólio nos conquistou! Eduardo escolheu o DJ, Beto Ribeiro, por já conhecê-lo e saber do seu incrível trabalho.

 

Outros profissionais eu fui conhecendo a partir da Marcinha, como por exemplo o buffet da Arte dos Sabores (única degustação de buffet que realizamos, decidimos no mesmo dia pela contratação) e a Gisele Lidman, decoradora.

 

No dia do casamento, antes da cerimônia:

 

Dormimos juntos de sexta para sábado, no nosso apartamento. Por volta das 8h30 minha mãe chegou na minha casa e partimos juntas para o Hotel Santa Teresa Rio MGallery. Passei o dia lá no Hotel na companhia da minha mãe, minha sogra Rogéria e minhas madrinhas, que se arrumaram juntamente comigo. O Eduardo ficou em casa, com alguns padrinhos, até o momento de se deslocar para a casa de festas.

 

 

Estávamos muitos tranquilos! Não nos falamos durante o making of, até porque acontece tudo muito rápido, né? Cabelo, maquiagem, fotos… quando vi já estava na hora de ir! hehe

 

 

Um dia antes realizei o Dia da Noiva, na clínica da dermatologista Dra. Priscilla Campelo, em Ipanema. Neste dia me acompanharam três madrinhas, entre elas a Michelle Bolsonaro. Fizemos alguns procedimentos, como laser, peeling e drenagem linfática. Foi bem divertido e bom para relaxar.

 

O vestido de noiva:

 

Escolhi um vestido romântico e leve, que julguei adequado para uma cerimônia ao ar livre. Mostrei uma imagem de inspiração para a Marie Lafayette e ela desenhou do jeito que eu queria. O corpete do vestido é todo em renda guipir floral, bordado com mini pérolas e cristais swarovski. A saia é bem fluida, em crepe georgete com tule de seda. O véu peguei emprestado de uma amiga, que já emprestou também para outra amiga se casar. Já é tradição. A grinalda foi do acervo da Ana Carla Calito, profissional que fez meu penteado e maquiagem no dia.

 

A maior dica que eu daria para noivas que estão neste momento de escolher o vestido é: busque agradar a si mesma. Desde o princípio eu optei por um modelo que fosse a minha cara, meu estilo e do meu gosto. Não mostrei para ninguém o meu vestido, nem minha mãe ou madrinhas. Sequer tirei fotos das provas, modelo ou croqui! Não ouvi a opinião de ninguém, além da minha.

 

 

Acessórios:

 

Como mencionei antes, a grinalda foi do acervo da Ana Carla Calito, que me arrumou no dia do meu casamento. Não quis utilizar tiara nem muito brilho. As joias utilizei da designer Mariana Pelegrini, brincos e colar em topázios.

 

O sapato eu escolhi duas semanas antes do casamento, olhando o instagram, por acaso. Cheio ao perfil da Lorena Rodovalho Calçados e era exatamente o que eu estava buscando, um salto alto grosso, bonito e confortável. Comprei online mesmo e serviu perfeitamente.

 

 

O buquê de flores foi confeccionado pela Natália Silvestre, a conheci por indicação da Marcinha, minha cerimonialista. Pedi a ela um buquê todo composto por ervas e algumas poucas flores brancas. Gosto do significado das ervas, pedi que tivesse arruda, alecrim, lavanda, entre outras. A Nati me entregou um buquê lindo e agradavelmente perfumado, com um bilhete em que continuam o significado de cada erva/flor utilizadas. Eu amei!

 

 

 

. Arruda – a erva mais potente. Afasta mau olhado a pessoas invejosas;
. Alecrim– atrai a felicidade, a alegria e potencializa a vontade de viver;
. Lavanda– atrai sorte para o casal;

. Camomila– transforma a expectativa em calma e confiança;
. Eucalipto – sua essência promove a mente e a vontade de aprender; 
. Perpétua – amor eterno;

. Flor de arroz – prosperidade e fertilidade ao casal;
. Flor de cenoura – mudança e sucesso;
. Garden Rose – a flor do amor;
. Ranúnculo branco– sedução e conquista no amor;
. Orquídea – amor puro;

 

Roupa do noivo:

 

Fui juntamente com o Eduardo à loja do Eduardo Guinle, na Gávea. Juntos escolhemos um tom de azul lindo, bem claro, que era do nosso desejo e também a gravata em jacquard floral prata.

 

 

Cerimônia:

 

O pastor foi uma indicação da Rogéria Bolsonaro, mãe do noivo. Fomos juntos a um culto conhecê-lo e gostamos muito do seu jeito de ser.

 

 

Para nós vários momentos foram muito emocionantes, mas com certeza o ápice foi na entrega das alianças (foram os avós do Duda quem as levaram ao altar) e também o momento dos nossos votos. Foi lindo!

 

 

Música da cerimônia:

 

Contamos com músicos no momento da recepção e cerimônia, que tocaram no cortejo Queen, Led Zeppelin, Kiss, Beatles e Guns and Roses.

 

 

Padrinhos e madrinhas:

 

Foram 8 padrinhos e 8 madrinhas, mas não entraram como casais e sim individualmente. Os padrinhos usaram terno cinza claro, camisa branca, suspensório cinza claro e gravata azul bebê fornecida pelos noivos. As madrinhas vestiram longo obedecendo a paleta azul em tom pastel.

 

 

Damas e pajens:

 

Foram apenas daminhas, as sobrinhas (Luiza e Carolina) do Eduardo, e sua irmã Laura, filha de Michelle e Jair Bolsonaro. Os vestidos das daminhas foram confeccionados pela Marie Lafayette. Eram off white com detalhes em renda rosa.

 

 

Decoração:

 

Desde sempre queríamos uma cerimônia romântica e rústica. Algo simples, mas ao mesmo tempo sofisticado. Gisele Lidman foi nossa decoradora e ela atendeu aos nossos desejos, como por exemplo, a escolha por móveis de madeira rústica, tapetes persas, flores em tons pasteis, muitas velas e microlâmpadas. O resultado ficou incrível, não faríamos nada de diferente, foi tudo um sonho!

 

 

Bolos e doces:

 

Fizemos algumas degustações de bolos, mas confesso que nenhuma nos agradava tanto, até conhecermos a Ivanilda Pinheiro. Comemos vários pedaços do bolo dela na degustação, pois o sabor era realmente muito gostoso. Tivemos doces tradicionais, como por exemplo brigadeiros com chocolate belga, brownies, bem-casados e macarrons. Foi bem sortido! A mesa de doces estava impecável e por sorte conseguimos levar uma caixa de doces para irmos comendo durante a viagem (viajamos logo na sequência da festa).

 

 

Buffet:

 

O buffet estava incrível, foi muito elogiados pelos convidados. Contamos com uma gastronomia regional brasileira, com coquetel de mini porções volantes e um ponto estacionado, de risoto e massa. Para beber, foi servido whisky Gold Label, cerveja, vinho tinto Lote 43 da Miolo e espumantes Devergy di Blanc Brut e Undurraga Brut Rosé, da Wine Eventos. Não fizemos open bar de drinks.

 

Música da festa:

 

O Eduardo e os padrinhos escolheram os DJS, Beto Ribeiro e Pérsio Semeraro. O Beto é amigo da nossa galera e gostamos muito do trabalho dele, é sem dúvidas um dos melhores hoje no Brasil.

 

 

Registros:

 

Contratamos para fotografia o Davi Nascimento, de Tubarão SC, que também foi responsável pelas nossas fotos no ensaio pré-wedding. Para a filmagem escolhemos a ShowMotion, de Raphaell Roos, do RS. Foi super descontraído e estávamos super a vontade na presença e sob as lentes deles, são profissionais extremamente competentes. Tivemos também um serviço de kombi fotografica na festa. Fizemos a hashtag #casamentoheloeduda .

 

 

Convidados:

 

Nosso casamento contou com a presença de 150 convidados, entre amigos e familiares. Foi bastante íntimo, mas ao mesmo tempo, estavam todas as pessoas realmente especiais para a gente. Eu mesma (noiva) quem cuidei da lista, fiquei até a véspera editando os nomes conforme as confirmações e documentos de identidade hehe.

 

TITULO-CASAMENTO-REAL-3-750x50

 

 

Lua-de-mel:

 

Passamos a lua de mel nas Ilhas Maldivas, onde ficamos por 6 dias. Foi incrível, o lugar é paradisíaco. Escolhemos um resort em que houvesse aquela água calma e cristalina como uma piscina, e que do outro lado também tivesse boas ondas, pois o Duda surfa. Foi inesquecível!

 

Dicas importantes sobre a lua-de mel + novo apartamento:

 

Saímos de lua de mel imediatamente após a festa. Nosso voo partiu as 02h00 para Dubai. Foi uma ótima escolha, praticamente acordamos nas Ilhas Maldivas. É um voo longo, claro, mas estávamos tão felizes que nem ligamos para o cansaço. Ao retornar da lua de mel, Eduardo foi para Brasília e mesmo com um jetlag bem pesado, já estava trabalhando. Eu me dei uma semana de folga, até retornar meus atendimentos. Na semana em que retornamos, aproveitei para colocar tudo em ordem!

 

Presentes:

 

Não dá para fazer uma festa de casamento e focar em receber presentes. Não é todo convidado que tem essa preocupação e tudo bem! De fato o maior presente e alegria foi contar com a presença das pessoas, muitas delas de outros estados do país e mesmo de fora.

 

Ficha técnica:

 

♦ Cerimonial e Assessoria: Marcia Santiago

♦ Local da Cerimônia : Casa de Santa Teresa

♦ Celebrante: Pastor Pedro Litwinczuk

♦ Música de CerimôniaEntreatto  Coral

♦ Decoração: Gisele Lidman

♦ Local da Festa: Casa de Santa Teresa

♦ Buffet: Arte dos Sabores

♦ Florista: Empório Santa Rosa

♦ Iluminação ambiente: Otavio Roldan

♦ Mobiliário: Alliance Decor

♦ Cenografia: Cenário Toldos

♦ Velas: Crisekarte Velas

♦ DJs: Beto Ribeiro e Pérsio Semeraro

♦ Fotografia: Davi Nascimento

♦︎ Filme: ShowMotion | Wedding Films  by Raphaell Roos

♦ Bolo: Ivanilda Pinheiro

♦ Doces e chocolates: Docinhos e Doçuras

♦ Bem-casados: Ilze Cunha

♦ Macarrons e Brownies: Vanessa Castro Patisserie

♦ Caixa madrinhas: Sparrame Personalizados

♦︎ Sachê de Santo Antônio: Atelier de Boneca

♦︎ Sandálias: Oficina dos Chinelos.

♦ Convite: Eilá Nigri

♦ Identidade visual: Pedro da Costa 

♦ Vestido de Noiva: Marie Lafayette

♦ Véu: Amiga da Noiva

♦ Grinalda: Ana Carla Calito

♦ Cabelo e Maquiagem: Ana Carla Calito

♦ jóias: Mariana Pelegrini

♦ Sapatos: Lorena Rodovalho Calçados

♦ Buquê: Natália Silvestre

♦ Roupa do noivo: Eduardo Guinle

♦ Roupa Padrinhos: Night Line

♦ Lapelas dos padrinhos: Natália Silvestre

♦ Roupa das Damas e Pajens: Marie Lafayette

♦ Carro da noiva: Particular

♦ Alianças: Ourives da família

♦ Hotel da noite de núpcias: Viajamos no mesmo dia para Maldivas

♦ Lua de mel: Maldivas

♦ Lista de presentes: Lista do Zankyou

 

Caseme_banner_728x100px

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

Leia mais:

10 lugares para casar no Rio de Janeiro

14 Tradições de casamento e seus significados

Lua de Mel em Algarve, Portugal

 

Deixar um comentário