Um casamento super intimista com uma decoração super colorida na casa do casal em Niterói.

Noivos: Maria Ester Monteiro Chutorianscy e Candido Chutorianscy

Data: 29/10/2016

◊ ANTES DO CASAMENTO

História do casal: Fomos apresentados no casamento de um casal de amigos. A noiva é minha amiga há muitos anos e o noivo amigo do Candido há um bom tempo também.

Eu estava passando uma temporada de estudos em Barcelona e voltei para ir ao casamento deles, pois fui convidada para ser madrinha. Eu estava solteira e essa minha amiga me falou, pouco antes do casamento, que gostaria de apresentar um amigo do noivo na festa, pois ela achava que ele tinha tudo a ver comigo, já que ele era arquiteto assim como eu e gostava de esportes, que é uma coisa que sempre gostei também! Eu não dei muita bola, pois nunca acreditei muito em encontros marcados.

No dia da festa, eu achei que ela nem fosse lembrar disso, pois foi um casamento grande, para muitos convidados. Mas ela lembrou e nos apresentou! Rs

Ficamos pela primeira vez nesse mesmo dia, na festa. Dois meses depois ele me pediu em namoro no jardim da casa dele, o local onde nos casamos! Com um ano de namoro decidimos morar juntos e depois de uns meses morando juntos já começamos a pensar em casar.

Eu morava no Rio e ele em Niterói, mas ao invés disso ser um empecilho, criamos um jeito nosso de viver, hoje temos apartamento aqui e uma casa lá, nos dividimos entre os dois.

O pedido de casamento: O casamento foi uma decisão em conjunto e o pedido veio depois quando já estávamos planejando a festa de casamento.

Foi durante um jantar na casa dos meus pais. Estávamos só nós dois e meus pais, e ele disse que tinha uma coisa importante para falar. Pegou as alianças e perguntou se eu aceitava casar com ele. Foi simples, mas muito especial. Ele tem um carinho muito especial pelos meus pais e achou que este seria um momento a compartilhar com eles.

◊ O CASAMENTO

Os preparativos: Decidimos casar com 4 meses de antecedência. Como já morávamos juntos, tínhamos muita dúvida em fazer uma festa ou apenas casar no civil. Depois de muita conversa decidimos fazer uma festa mais intimista, na nossa casa em São Francisco, Niterói.

Marcamos a data para semana que completamos dois anos de namoro. Nosso aniversário de namoro é dia 25/10 e casamos dia 29/10.

Os preparativos foram bem intensos por conta do pouco tempo. Mas como trabalho com design e decoração, e ajudei minha irmã no casamento dela há um ano atrás, eu já tinha muitas ideias e noção de muitas coisas.

Peguei muitas dicas com amigas, mas decidi muitas coisas sozinhas, no feeling, pesquisando nos sites de casamento, Pinterest e Instagram.

A cerimonialista Maria Eugênia Zani, já era amiga do Candido e nos ajudou em muitas decisões mais técnicas da festa, como equipe de limpeza, manobrista e gerador. Buffet, decoração, convites, vestido de noiva, fotografia e dj decidimos sozinhos.

O vestido de noiva: Essa minha amiga que me apresentou ao Candido fez o vestido dela com a Maria Mendes, e me indicou. Fui no atelier dela e gostei de cara! Total afinidade.

Depois fui em mais duas estilistas para poder ter opções de valor e modelos, mas optei pela Maria. Eu mostrei para ela algumas referências de modelos que gostava, ela fez um croquis logo na minha primeira visita e esse foi o modelo que seguimos até o final. Fiz pouquíssimos ajustes ao longo das provas.

Como o prazo era curto, não tive muitas opções de rendas para escolher, a maioria demoraria para chegar. Mas não me arrependo da renda que escolhemos, pois o vestido foi só elogios! Todos amaram!! E eu também, lógico!!!

Minha irmã me deu o véu que ela usou no casamento dela há um ano atrás. Faltando umas 3 semanas para a festa, eu ainda não havia decidido sobre a grinalda. Tinha dúvida se fazia de flores ou não. Conversando com a Renata Paraíso ela me ofereceu a dela e eu amei! Ficou maravilhosa! Parecia que tinha sido feita especialmente para mim.

Dica: A dica que dou para as noivas é pesquisar bastante. O Pinterest é o paraíso para isso!!! Tem muitas inspirações maravilhosas.

Acessórios: Usei apenas um brinco pequeno, pois não gosto de muita informação. Menos é mais! O vestido já era super trabalhado, todo bordado a mão e o buquê um escândalo de lindo, então não dava para usar muitas coisas!

Making of: Eu me arrumei no Mercure Horizzonte Niterói e o Candido se arrumou na casa aonde foi a cerimônia e festa.

Nós dormimos no Hotel de sexta para sábado e sábado de manhã ele foi embora antes da equipe do maquiador chegar. Falamos pouco durante o dia, mas quebramos a tradição e nos encontramos antes da cerimônia para fazer as fotos!!!

Como a nossa casa é relativamente pequena, não teríamos muita opção de locações para as fotos, e não queríamos sair da casa para fotografar depois que a cerimônia acabasse. Então fotografamos meia hora antes, na Paróquia São Francisco Xavier. Nós não somos católicos, mas como a Igreja fica no topo de um morrinho, com umas árvores ao fundo, achamos que seria um bom local para fazer as fotos. Foi um momento bem especial, só nosso!

Cerimônia: O celebrante foi o pastor Leonardo Sahium, da Igreja Presbiteriana da Gávea, que a minha família frequenta.

A cerimônia não foi muito longa, pois os convidados estavam de pé, mas foi muito emocionante. Nós fizemos os votos sem ler e o noivo estava bastante emocionado. Eu achei que fosse chorar, mas já tinha chorado emocionada tantas vezes durante a semana que na hora consegui me controlar! Rsrs.

Padrinhos e madrinhas: Foram 8 casais no total. Não teve um dress code muito rígido nem para as madrinhas e nem para os padrinhos. Meu único pedido foi que os padrinhos usassem terno e gravata e as madrinhas vestido longo.

Como casamos em casa, quisemos uma festa bem descontraída, sem muita formalidade.

Damas e pajens: Foram 4. Dois sobrinhos nossos, filhos do irmão do Candido (7 anos e 1 ano), uma prima minha de 7 anos e a afilhada do Candido de 7 anos também.

Local da festa: A princípio não imaginávamos fazer uma festa em casa. Procuramos algumas casas em Santa Teresa, mas todas tinham algum empecilho: data, localização, tamanho…  Eu nunca gostei muito de salão fechado, gosto de lugares que tenham área externa, acho mais agradável!

Depois de já termos quase desistido de fazer a festa, começamos a pensar em fazer algo menor e daí veio a ideia da casa em Niterói. Ficamos muito receosos de fazer em casa, mas depois que fomos conversando com os fornecedores nos sentimos encorajados e hoje acho que foi a melhor decisão que tomamos!

Foi um casamento para pessoas muito próximas e isso fez total diferença na festa. Todos se sentiram muito a vontade.

Decoração: Me encantei com a Renata Paraíso desde a primeira vez em que vi o Instagram dela. Foi paixão a primeira vista! Rs. Ela faz o tipo de decoração que sempre imaginei para meu casamento, sem muita formalidade e caretice.

Como eu e Candido somos arquitetos demos muitas opiniões em relação ao layout da festa – posição da pista de dança, altar, mesas, lounges e etc. Também opinei um pouco na decoração, mas confiei total nela!

Não faria nada diferente, ficou tudo maravilhoso!!!

Música da festa: O Bruno de Vicq foi indicação da Renata Paraíso. Assim que entrei em contato com o Bruno, ele se ofereceu para ir conhecer a casa.

Eu e Candido o recebemos e nos identificamos muito. Foi uma decisão muito acertada, porque o Bruno arrasou! A pista ficou super animada e ferveu de 8h às 2am!!

Buffet: Contratamos o Pedro de Artagão e foi a melhor escolha que poderíamos ter feito!

A comida estava maravilhosa. Todos, sem exceção, elogiaram: a variedade e quantidade de comida servida, a qualidade do buffet, o atendimento, a simpatia de todos os funcionários e a variedade da bebida.

Fechamos com eles: buffet + bar de caipirinhas (saquê, cachaça e vodka) e cerveja Jeffrey. O Pró-seco, vinho e whisky foi por nossa conta.

Comemos muito pouco no dia, mas provamos muita coisa na degustação.

Não teve mesa posta nem jantar. A proposta do Artagão foge do buffet convencional. Eles tem uma estação que fica montada na festa, com cozinheiros finalizando os pratos e servindo os convidados. Muito bacana! Uma atração a parte! (Leia mais: A cozinha do Pedro de Artagão)

Registros: Contratamos a Marina Fava e a Set Digital, que foram maravilhosos! Usamos a #esterecandido para as redes sociais.

Convidados: Convidamos 155 pessoas e foram 130, que era +/- o número que gostaríamos.

Fizemos RSVP pelo site e também pelo escritório da cerimonialista.

Faltaram algumas amigas minhas muito queridas que moram fora do Brasil, na Austrália, Espanha, República Dominicana, Suécia e EUA.

Meu irmão que mora nos EUA infelizmente veio sozinho, sem minha cunhada e sobrinhos, que não podiam perder a escola.

O irmão do Candido que mora em Barcelona veio e também um amigo que mora no Peru.

Adoraríamos ter chamado mais alguns amigos, mas tínhamos um limite de convidados devido ao tamanho da casa e ao nosso orçamento.

Os convidados estavam muito a vontade, se sentiram literalmente em casa. Todos dançaram muito!!! Foi maravilhoso! No dia seguinte recebemos milhões de elogios!!

Dicas: A minha dica para as noivas que querem fazer uma festa pequena como a nossa é chamar as pessoas que realmente são muito próximas do casal. Em uma festa compacta, infelizmente não dá para chamar amigos, familiares muito distantes e todos os amigos dos pais.

◊ APÓS O CASAMENTO

Lua-de-mel: Nós fizemos uma lua de mel antecipada, pois antes de decidir fazer a festa, já tínhamos uma viagem de férias marcada. Fomos para Amsterdam, Berlim, Copenhagen e Praga.

Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento: Nós já morávamos juntos, então não teve muita novidade em relação a isso.

Mas eu demorei umas 3 semanas até conseguir colocar a casa, trabalho e vida pessoal em dia! Rs.

Presentes: Eu troquei muitas coisas que ganhei repetidas, mas foi muito gostoso ganhar tantos presentes de uma vez só! Inédito na vida!!

Como nosso casamento não foi tão grande, conseguimos agradecer os convidados um por um, através de ligações e mensagens.

 

Ficha técnica:

✓ Cerimonial e Assessoria – Maria Eugênia Zani

✓ Celebrante – Rer. Leonardo Sahium

✓ Local da Cerimônia e Festa – Nossa casa em São Francisco, Niterói

✓ Vestido de Noiva – Maria Mendes

✓ Grinalda – Diana Cantídio

✓ Cabelo e Maquiagem – Ítalo Luz, da equipe do Marcelo Hicho

✓ Sapatos – Schutz

✓ Buquê e Lapelas dos padrinhos – Renata Paraíso

✓ Foto – Marina Fava Fotografia

✓ Filme – Set Digital

✓ Buffet – Pedro de Artagão Corporate Festas

✓ DJ – DJ Bruno de Vicq

✓ Decorador – Renata Paraíso

✓ Iluminação – Playbak – Dj Dentinho

✓ Mobiliário – Ambiente Eventos

✓ Tapetes – By Kamy

✓ Flores – Renata Paraíso

✓ Plantas – Horto Art

✓ Bolo – Casal Garcia

✓ Doces – Fabiana D’Angelo e Denise do Rego Macedo

✓ Bem-casados – Elvira Bona

✓ Chocolate – Bel Trufas

✓ Lembrancinhas – Chinelinhos da Taty sandálias

✓ Convite e identidade visual – Dupla Idéia

✓ Manobra e Segurança – Nova Park eventos

✓ Lista de presentes – Spicy, Fastshop e H. Stern Home

 

Leia mais:

Filmes de casamento: Set Digital no Museu Histórico

Casamento Priscilla e Ricardo

Casamento Mariana e Danilo

Deixar um comentário