Um casamento no jardim tem um clima de casamento no campo, integrado à natureza. É possível ser feito no meio da cidade, sem precisar ser um destination wedding. A escolha de Malu e Thiago pelo Jardins do Alto foi a opção perfeita para um lindíssimo casamento no jardim.

Para a decoração deste lindo jardim, os noivos escolheram a Arminda Antunes. A cerimônia teve um ar mais clean e leve com flores brancas e bastante folhagens na passadeira e em um arco de flores no altar. Na festa, cores e mix de flores compuseram o estilo rústico com moveis de madeira e estampas da decoração. O resultado ficou incrível demais.

Todas as escolhas do casamento foram feitas com muita organização e detalhismo da noiva. Ela escolheu um lindo modelo da Maria Mendes para casar, com uma saia adaptável da cerimônia para a festa. Na pista de dança, o vestido ficou mais sequinho, um pouco mais sereia, e perdeu o volume que tinha no altar. Lindo e com aplicações de flores em 3D, o vestido foi feito para a Malu e ficou exatamente a cara dela.

Na matéria você conhece todas as histórias por trás desse casamento, contadas pela noiva Malu.

Os Casamentos Reais publicados no CaseMe são escritos diretamente pelas noivas ou noivos. Nossa proposta é uma troca real de experiências, sejam boas ou ruins, que ajudem outras noivas que ainda estão no processo, com foco e inspiração!

 

Noivos: Maria Luísa Wiltgen Guimarães Junqueira e Thiago Cerqueira Honaiser

Local: Jardins do Alto (cerimônia e festa), no Rio de Janeiro

Data: 15 de setembro de 2018

 

◊ ANTES DO CASAMENTO

 

 

História do casal:

Nós nos conhecemos quando trabalhávamos no mesmo escritório (nós dois somos advogados). Foi tudo muito rápido entre o momento em que ficamos amigos, nos apaixonamos e fomos morar juntos! Com menos de 1 mês de namoro, fizemos a nossa primeira viagem juntos (uma das melhores que já fizemos até hoje!), e com 1 ano e meio de namoro, já estávamos indo para a nossa primeira casa!

 

O pedido de casamento:

O pedido de casamento foi em Búzios! Nós fizemos uma viagem com a família do Thiago e um dia ele sugeriu que nós fossemos tomar café da manhã em algum lugar legal. Como fazemos isso com frequência no Rio, não estranhei, e achei ótima ideia! Fomos na pousada Le Relais La Borie, que é em frente à praia de Geribá e lá ele pediu! Foi maravilhoso porque, como estávamos com a família dele lá, passamos o dia todo comemorando! O pai dele já sabia e comprou espumante, brindamos, foi a maior festa!

O mais legal é que, antes de viajarmos, ele chamou a minha mãe e os meus avós, de quem sou muuuito ligada, para conversar e disse a eles que queria pedir a minha mão em casamento. Pelo que eles contam, foi a maior choradeira, todos ficaram muito felizes e emocionados. Além disso, ele foi almoçar com o meu irmão para contar também!

Quando eu liguei para a minha família para contar que estávamos noivos, foi a maior alegria, todos já sabiam e estavam histéricos esperando esse momento!

 

◊ O CASAMENTO

 

 

Os preparativos:

Foi tudo muito rápido. Nós ficamos noivos em janeiro e casamos em setembro. Eu queria muito casar ao ar livre e por conta do calor e probabilidade de chuva, queria casar até no máximo outubro ou então só a partir de maio do ano que vem. Achamos que não íamos conseguir esperar tanto tempo e resolvermos correr com os preparativos!

Para isso, foi essencial a contratação da nossa cerimonialista, Flavia Ricobello, que foi PERFEITA do começo ao fim! Ela me ajudou com tudo, estava sempre disponível, resolvia tudo que eu precisava, me dava opiniões, enfim, foi totalmente essencial!

Com relação aos fornecedores, alguns eu já conhecia e outros a Flavia foi me indicando. O processo todo é muito cansativo, mas maravilhoso! É muito bom ir planejando cada detalhe do nosso casamento, ver ele tomando forma.. e quando tudo acontece do jeito que vocês planejaram e como sempre sonharam, é uma realização tão grande, difícil de explicar!

 

O vestido de noiva:

Eu sempre achei que não teria calma o suficiente pra mandar fazer um vestido, tinha muito medo de acabar não dando certo e achava que comprar um pronto seria mais garantido. Mas quando eu conheci a Maria Mendes, confiei que ela conseguiria fazer um vestido maravilhoso pra mim! E hoje acho que vale muito a pena fazer o vestido! Além de você ter um vestido exatamente como você queria, o processo é muito legal e emocionante.. minha mãe foi comigo em todas as provas e chorou todas as vezes!

Eu sabia que queria um vestido que fosse único, e não igual a tantos que a gente vê por aí, mas na verdade não tinha ideia do que queria. Tinha apenas uma exigência: que o vestido fosse branco!

 

Quando cheguei no atêlie da Maria, dei de cara com uma saia maravilhosa, que me apaixonei imediatamente! Esse foi o nosso ponto de partida e foi aí que surgiu a ideia de fazermos um vestido mais sereia para a festa e um saião enorme com uma super calda para a cerimônia. Para mim, foi perfeito, porque tive a oportunidade de usar um vestido bem princesa para a cerimônia e um mais sequinho para a festa. E eu amei demais o meu vestido de noiva.. ele era todo bordado de pérola e com aplicações de flores.. Nunca poderia ter imaginado um vestido tão lindo e tão a minha cara.. ficou um sonho!

Como a saia já era muito volumosa e bordada, o véu teve que ser bem simples. A grinalda foi feita pela Maria também, com as mesmas flores do vestido e pérolas. Foi ótimo ter feito a grinalda com a Maria, tudo ficou perfeitamente harmonizado!

Na festa, eu prendi o vestido, mas a verdade é que eu dancei e pulei tanto, que não segurou. A Flavia até prendeu com alfinetes, mas eles arrebentaram também rsrs. No final, desisti e fiquei com a calda arrastando pelo chão mesmo! Segundo a Maria “quanto mais sujo, mais você se divertiu”! E é a mais pura verdade, me diverti demais no nosso casamento!

 
Acessórios:

Fui bastante prática com relação ao sapato! A Maria me falava muito para não me preocupar com isso, que o sapato não ia aparecer e que o que importava era ser confortável. Então fui na Manufact e comprei uma sandália em um modelo que já estava acostumada a usar em casamentos. E deu super certo! Só lembrei de tirar o sapato quando a Flavia, já no fim da festa, me falou “você ainda está de salto?! Não quer tirar?” e foi aí que percebi que realmente meu pé já estava incomodando, e troquei por uma sapatilha. Essa foi outra dica legal da Maria: levar uma sapatilha, ao invés de colocar uma havaiana. Fica mais bonitinho e você não corre o risco de machucar o pé!

 

O único acessório que usei foi um brinco lindo da Luisa Schröder. É um lírio de ouro branco com brilhantes no miolo, que combinou perfeitamente com o meu vestido, que já era todo florido. Ficou lindo!

 

Com relação ao buquê, eu queria que ele fosse só de flores brancas e folhas verdes, combinando com a decoração da cerimônia, mas que fosse mais desconstruído, e não redondo. Ficou ótimo e combinou muito!

 

Cabelo e maquiagem:

Resolvi incluir esse item porque eu preciso falar da Lu Rech! Ela foi incrível, entendeu exatamente o que eu queria, deu sugestões e o resultado ficou lindo! Me senti linda no dia do casamento e isso faz toda a diferença! Ela é realmente uma profissional incrível e diferenciada!

 

Roupa do noivo:

Eu fui com ele escolher! Fomos no Eduardo Guinle, indicação da Flavia e gostamos muito. O Thiago é super prático, então não demorou muito para escolher o terno que queria casar. Modéstia a parte, ele ficou lindo!

 

Making of

Nós ficamos dois dias sem nos ver antes da cerimônia. Como já morávamos juntos, achamos que seria legal não nos vermos nos dias anteriores ao casamento, para ser ainda mais emocionante. Acabamos não conseguindo nos separar por tantos dias assim (rsrs), mas na quinta-feira eu dormi na casa da minha mãe e na sexta ele dormiu na casa de um amigo. Na hora da cerimônia, eu já estava louca para encontrá-lo!

Eu me arrumei na própria casa de festas, que tem um quarto da noiva incrível. Fui para lá de manhã com a minha mãe e algumas madrinhas chegaram um pouco mais cedo, o que foi ótimo! Brindamos, rimos, tiramos fotos… Foi muito bom me arrumar na própria casa de festas, porque pude acompanhar os preparativos! E a casa tem um jardim maravilhoso, onde foi a cerimônia, então pude tirar muitas fotos antes de tudo começar.

 

De manhã eu estava muuuuito nervosa, mas conforme o dia foi passando, fui relaxando! Eu estava mesmo é muito ansiosa para que começasse logo!

O Thiago se arrumou em casa, com o pai, irmão e alguns amigos! Tomaram whisky, brindaram, e depois foram todos juntos para lá. O Thiago é mais reservado, então não quis cobertura fotográfica ou filmagem do making of.

 

Cerimônia:

A única coisa que eu sabia era que queria casar ao livre, de preferência em um gramado. Com relação à festa, a minha ideia é que fosse em um lugar que tivesse menos cara de salão de festas, e mais cara de casa, como se estivéssemos casando na casa da nossa família. Quando fomos no Jardins do Alto, nos apaixonamos de cara por aquele lugar. A casa é linda e tem um jardim inacreditável! Além disso, a pista de dança ficava em uma área aberta e coberta com toldo, de frente para um lago e para o jardim. Ou seja, tudo que eu queria! Ainda visitamos outros lugares, mas desde então já sabíamos que era lá que queríamos casar.

 

O celebrante foi o Pastor Edson, que fez uma cerimônia linda! Ele falou palavras lindas e nós dois fizemos votos, que com certeza foi a parte mais emocionante… os votos foram tão marcantes, que a minha família sabe até algumas partes de cabeça rsrs! Além disso, incluímos na cerimônia uma poesia que foi feita para nós dois por um casal de padrinhos, o que também foi muito emocionante! Eles não sabiam que a poesia faria parte da cerimônia, e ficaram super emocionados.

 

Música da cerimônia:

Contratamos o Grupo Beach N’ Bossa para a cerimônia e eles foram perfeitos! Quando decidimos contratar uma banda, entrei um contato com o João para explicar o que eu queria: músicas clássicas, mas com uma certa bossa, para que não parecesse um cd sendo tocado. Assim, definimos que o grupo seria formado pelos seguintes instrumentos: 2 violinos, 1 violoncelo e 1 saxofone. O João foi perfeito em todo o processo, gravava as músicas para me mostrar como estava ficando, e assim fomos criando juntos a cerimônia. No final, ficou exatamente como eu queria e eles certamente contribuíram muito para que a cerimônia tenha sido tão emocionante!

 

Padrinhos e madrinhas:

Foram 10 casais de padrinhos. Para os homens, pedimos apenas que usassem um terno azul marinho ou chumbo e demos a gravata azul. As madrinhas ficaram livres para irem como preferissem, eu queria que elas estivessem se sentindo lindas e no seu próprio estilo!

 

Damas e pajens:

Tivemos 4 daminhas e 1 pajem, todos da nossa família. Os vestidos das daminhas foram feitos pela Maria Mendes e ficaram lindos demais! Como 3 das daminhas já são mais velhas (elas têm 11/12 anos), optamos por fazer um vestido azul para elas, com flores brancas seguindo o estilo do meu vestido. Para a daminha mais nova, fizemos um vestido branco com as mesmas flores. O pajem usou uma camisa social branca, calça social beje, suspensório azul marinho e uma gravata borboleta no mesmo tecido da gravata dos padrinhos. Ficou uma graça!

 

Local da festa:

O lugar atendeu totalmente às nossas expectativas! Foi exatamente como eu queria: cerimônia ao ar livre, em um jardim fantástico, e festa em uma casa clássica, linda! Foi perfeito!

 

Decoração:

O estilo da decoração foi mais rústico, com muuuitas flores, estampas e móveis de madeira. Eu queria uma festa BEM colorida e florida, em tons de rosa, vinho, azul, verde, amarelo, laranja! Fomos criando o projeto junto com a Arminda Antunes e fomos muito detalhistas! Passamos para ela muitas referências de cada detalhe da cerimônia e da festa, e no final valeu a pena todo o trabalho: a decoração ficou linda de morrer e exatamente como queríamos! O ponto alto foi a mesa de doces, que estava um espetáculo.

 

Na semana do casamento, a previsão era de tempestade para o dia. Dessa forma, muito a contragosto fomos obrigados a colocar um toldo para a cerimônia, que seria realizada no jardim da casa. Eu estava super chateada porque achava que o toldo atrapalharia a decoração, mas a verdade é que o resultado ficou ainda mais bonito com o toldo, que deu um ar mais aconchegante para a cerimônia. O André Garcia, responsável pela iluminação, colocou gambiarras por todo o toldo, ficou lindo! No final das contas, não choveu uma gota durante toda a cerimônia, e agora preciso pagar a minha promessa para Santa Clara!

Diferentemente da festa, para a cerimônia eu queria apenas flores brancas! Queria uma decoração bem clara e leve.. fizemos uma passarela e um palco de carpete beje, um caminho de flores brancas e um lindo arco de flores brancas também. Ficou tudo muito bonito!

 

 

Convite e identidade visual:

O convite e a identidade visual do casamento foram feitos pela Papel a la Carte. Em todos os itens, eles utilizaram um desenho de flores feito em aquarela pela minha cunhada, namorada do meu irmão, especialmente para o nosso casamento! O desenho ficou lindo e muito único e pessoal. Era super colorido, o que combinava perfeitamente com o clima e a decoração da festa!

 

Bolos e doces:

A escolha dos doces foi bem difícil. Eu tinha uma imagem de que adoraria o momento da degustação dos doces (sou chocólatra!), mas a verdade é que eu não aguentava mais ver doces na minha frente! Escolhemos os doces e chocolates da Ana Foster e os brigadeiros da Dolci e Delizie. Outra coisa que eu não abria mão são os doces portugueses da Barriga de Freira, que eu amo!

 

Nem eu nem o Thiago somos muito fãs de bem casados, então já tínhamos decidido substituí-los pelos brownies da Olenka. Só que quando eu  prove os pães de mel da Fafá Sumar, me apaixonei!! Então colocamos os dois, brownies da Olenka e pães de mel da Fafá.

Quanto ao bolo, nós amamos o da Dirce Correa e depois nenhum outro bolo parecia chegar à altura. Esse item foi super fácil de decidir, assim que provamos, sabíamos que queríamos aquele bolo! Pedimos um bolo branco liso, que foi decorado com flores naturais pela nossa decoradora.

 

Buffet:

Fiquei muito feliz com a escolha do nosso buffet, o DA Gastronomia! Todo mundo elogiou muito! A nossa prioridade era ter uma festa animada e que a pessoas ficassem na pista, então optamos por não servir um jantar sentado, mas sim mini porções. Além de serem servidas pelos garçons, as mini porções também ficaram estacionadas em um estação. Tivemos também o tradicional “lanchinho da madrugada”, que incluia hamburger, batata frita, milkshake, churros, queijo quente…

O bar foi outro item que foi muito elogiado por todos! O Fábio, do New Open Bar, foi incrível e nós fomos montando um bar do jeito que queríamos! O bar tinha algumas opções de gin tônica, aperol spritz, mojito e sugestões de drinks e caipivodkas misturando frutas e especiarias. Além disso, os convidados podiam montar o seu próprio drink, da forma como preferissem. Os drinks que fizerem mais sucesso foram o de abacaxi, pimenta rosa e vodka de chocolate e o de uva, água de coco, manjericão e vodka. Maravilhosos!

Além disso, servimos espumante branco e rosé, cerveja e whisky. O que funcionou muito bem foi termos montado um bar dentro da pista servindo apenas espumante, cerveja e whisky. O serviço ficou rápido e prático, e ninguém precisava sair da pista para pegar bebida!

 

Música da festa:

O Thiago fez uma única exigência com relação aos fornecedores do casamento: o dj tinha que ser o DJ Papagaio! Então ele foi uma das primeiras pessoas que entramos em contato, para garantir a data! E não nos decepcionamos: a festa foi o máximo, MUITO animada, como sonhávamos! Ele arrasa demais e todo mundo elogiou muito!

A festa foi tão animada que na hora tivemos que implorar para a casa por mais uma hora extra, porque perto da hora de terminar a pista ainda estava lotada! No total, foram 8 horas de pista cheia do começo ao fim!

Com relação a atrações, tivemos uma surpresa de um dos nossos padrinhos!

Quando o Thiago era adolescente, ele era muito fã do NSync, e sabia todas as coreografias. Como ele dança muito bem, até hoje sabe algumas e sempre que bebemos, nossos amigos pedem para ele fazer rsrs. Então um padrinho nosso contratou um grupo de dançarinos, para dançar duas músicas do NSync na festa. Certamente, esse foi o auge da festa! O Thiago dançou com eles, foi muito animado e todo mundo foi à loucura! Foi um momento inesquecível!

Esse mesmo padrinho também preparou outra surpresa! Ele distribuiu máscaras com o meu rosto e o rosto do Thiago, que todo mundo usou e se divertiu muito. As máscaras estavam muito bem feitas e renderam momentos muito engraçados!

Nós também distribuímos balões de led, que eu resolvi colocar quando voltei da minha despedida de solteira, que foi em São Paulo. Fui para lá com quase 20 amigas e esses balões foram a sensação da viagem! Comprávamos vários balões, andávamos pelas ruas e íamos pras festas com eles. Quando voltei, sabia que as meninas iriam amar se a gente colocasse os balões na festa, e deu muito certo! As fotos também ficaram lindas com os balões!

 

Registros:

Para foto contratamos o Bruno Ryfer, que tem um super astral e foi maravilhoso! Nos divertimos tirando as fotos com ele.. No dia seguinte do casamento o Bruno já nos mandou algumas fotos LINDAS para termos um gostinho!

Para filmagem contratamos o Fred Ibiapina, que também é um amor e nos deixou totalmente confortáveis no dia! Poucos dias depois o Fred nos mandou um teaser de 1 minuto, que ficou simplesmente o máximo e refletiu perfeitamente o que foi o nosso casamento! Foi maravilhoso já ter esse registro poucos dias depois do casamento!

 

Convidados:

A festa foi para cerca de 220 convidados. Tivemos o RSVP ativo, feito pela nossa cerimonialista. A lista é a única parte chatinha do planejamento do casamento, porque você é obrigado a deixar de fora algumas pessoas que gostaria de convidar.

Eu fui totalmente surpreendida com a presença da minha afilhada, que mora nos Estados Unidos. Ela já tinha avisado que não poderia vir para o casamento porque estaria tendo aulas (ela cursa o ensino médio na Califórnia) e eu estava super triste. Ela foi ótima atriz, me mandou mil mensagens dizendo o quanto gostaria de estar comigo naquele dia, pedindo pra eu mandar fotos… e de repente apareceu lá! Eu literalmente quase desmaiei quando a vi!

 

Ferramentas:

Usamos o Icasei para fazer o site do casamento e a lista de presentes. Também busquei muitas referências no Pinterest e no instagram de diversos fornecedores.

 

◊ APÓS O CASAMENTO

 

 

Noite de núpcias:

Nós tínhamos planejado passar a noite de núpcias na nossa casa, porque o Thiago dizia que era besteira reservarmos um hotel, já que estaríamos exaustos no dia seguinte e mal conseguiríamos aproveitar. Mas durante a festa ele me contou a surpresa que tinha planejado: sem eu saber, ele reservou um quarto no Fasano para passarmos a noite! Fez mala pra mim e tudo! Foi muito bom porque pudemos passar o dia na piscina descansando e curando a ressaca!

 

Lua-de-mel:

A lua de mel foi na Sardenha e na Toscana, ambos na Itália! Foi maravilhoso, porque combinamos uma viagem de praia (com praias paradisíacas) com uma viagem mais de cidade, pela Toscana, que é muito romântica!

 

Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento:

Nos primeiros dias da lua de mel, a gente não conseguia parar de falar do casamento! Ficávamos o dia todo falando, vendo as fotos e vídeos.. O casamento foi do jeito que eu sempre sonhei: cerimônia MUITO emocionante e festa MUITO animada! Certamente o dia mais feliz e mais inesquecível da minha vida! Além disso, foi maravilhoso ouvir dos convidados que o casamento estava a nossa cara e que dava pra ver que tínhamos nos preocupados com cada detalhe, porque nos tínhamos nos preocupado mesmo!

Sobre as dicas, acho que o mais importante é se organizar! Eu sou super organizada com essas coisas, então criei mil pastas no computador, planilhas, listas, calendários.. se não for assim, você enlouquece! Como disse, o processo todo foi muito prazeroso pra mim e acho que foi assim justamente porque, como estava tudo muito organizado, não tinha tanto stress.. outra coisa fundamental foi ter uma boa cerimonialista do meu lado! Ela fez um cronograma e fomos seguindo tudo tão certinho, que semanas antes do casamento já estava tudo resolvido!

 

Presentes:

Como acabamos de voltar da lua de mel, ainda não tivemos tempo, mas pretendo agradecer a todos os presentes e mensagens carinhosas que recebemos.

 

Ficha técnica:

♦ Cerimonial e Assessoria: Flavia Ricobello (Les Amies Cerimonial)

♦ Local da Cerimônia: Jardins do Alto

♦ Celebrante: Pastor Edson

♦ Música de Cerimônia: Grupo Beach N’Bossa

♦ Decoração da cerimônia: Arminda Antunes

♦ Local da Festa: Jardins do Alto

♦ Buffet: D.A. Gastronomia

♦ Decoração: Arminda Antunes

♦ Iluminação: André Garcia

♦ Mobiliário: Portal do Oriente

♦ Toldo: Nonato (contato da casa de festas)

♦ Bar: New Open Bar

♦ Música da Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria): DJ Papagaio

♦ Fotografia: Bruno Ryfer

♦ Filme: Fred Ibiapina

♦ Bolo: Dirce Correa

♦ Doces: Ana Foster, Barriga de Freira e Dolci Delizie

♦ Bem-casados: Olenka Brownies e Fafá Sumas

♦ Chocolate: Ana Foster

♦ Lembrancinhas: Fave Brindes (havaianas)

♦ Convite: Papel a la Carte

♦ Identidade visual: Papel a la Carte

♦ Gerador: Jardins do Alto

♦ Manobra e Segurança: Jardins do Alto

♦ Vestido de Noiva: Maria Mendes

♦ Véu: Maria Mendes

♦ Grinalda: Maria Mendes

♦ Cabelo e Maquiagem: Lu Rech

♦ Acessórios: Brinco da Luisa Schroder

♦ Sapatos: Manufact

♦ Buquê: Arminda Antunes

♦ Roupa do noivo: Eduardo Guinle

♦ Lapelas dos padrinhos: Arminda Antunes

♦ Roupa das Damas e Pajens: Maria Mendes (roupa das damas)

♦ Carro da noiva: Motorista privado

♦ Alianças: H Stern

♦ Hotel da noite de núpcias: Hotel Fasano

♦ Lua de mel: Sardenha e Toscana (Itália)

♦ Lista de presentes: Icasei

 

NEWSLETTER-POST-3-3-750x125

Leia mais:

Destination Wedding | Ilhabela – Casamento Thaiza e Márcio

Projeto Verão em Festa no Rio de Janeiro

A roupa do noivo: tudo o que você precisa saber

Deixar um comentário