
Noivos : Patricia Levitan e Samuel Moscavitch
◊ ANTES DO CASAMENTO
História do casal:
Paty
Conheci o Sam no colégio ORT. Nunca nos falamos muito lá, éramos de turmas diferentes, grupos distintos, sendo o nosso único link uma amiga em comum. Diferente dos romances fictícios, se passaram 10 anos e nada aconteceu. Com a ajuda da internet, começamos a nos falar, despretensiosamente, pelo (pasmem!) Facebook. Nunca tinha falado com o menino na vida e começamos a conversar. Para mim, era tão inédito quanto inusitado…
Sam
Desde o colégio ORT, via a Paty passando de um lado para o outro sempre alegre e sorridente e ficava pensando: “Que menina bonita essa! Mas não tenho coragem de falar com ela. Porque a minha amiga não nos apresenta? Deve saber que não tenho a menor chance mesmo”.
Depois de 10 anos, entrei no Facebook, mandei um “oi” e recebi um “oi, tudo bem? Há quanto tempo!”. Só sei de uma coisa: achei que tinha uma chance…
Paty
De repente, no meio de uma de nossas conversas, o Sam, espertamente, pediu o meu telefone e acabei passando meu número. O primeiro convite foi para um passeio a uma loja de brigadeiros refinados em Ipanema. Hmmm… muito interessante! Não tinha como recusar… Parecia até que ele já me conhecia. Mas, a vida é uma caixinha de surpresas, e tive que desmarcar o doce encontro por um motivo que não consigo nem mais lembrar.
Sam
Pedi o telefone, ela deu. Chamei para um encontro informal a tarde em uma brigaderia chic, ela topou. E, logo depois, desmarcou. Chamei para um despretensioso almoço no domingo, e ela também não pôde ir. Não sabia mais o que pensar. Mas, quando minhas esperanças estavam se esgotando, ela aceitou o meu convite para ir a um bar em uma quinta-feira. Dessa vez, ela foi. E o resto, vocês já sabem no que deu… Até o próximo capítulo, que será muito em breve!
O pedido de casamento: O pedido foi numa viagem de navio durante as férias. Eu não estava sabendo de nada. O Sam estava alinhado com minha mãe. Eles ficavam cochichando o tempo todo. Hehe. O pedido foi bem reservado, somente eu e ele. E um tanto inesperado por mim, que fiz piada antes de entender o que estava acontecendo. Quando ele mostrou O anel, gelei e pedi para ele repetir tudo. Rs. Foi lindo e eu disse sim, é claro. O anel de noivado é simplesmente fantástico, da Sara Jóias.
◊ O CASAMENTO
Os preparativos: Marcamos com um ano de antecedência. Achei os preparativos difíceis, era muita coisa para resolver e eu sou muito indecisa. Participantes: minha mãe, eu e Samuel. Meu pai também ajudou um pouco. Contratamos o Roberto Cohen. Ele sabe tudo, então facilita muito.
O vestido de noiva: Eu amo o encanto das histórias da Disney. Então, sem perceber, acho que foi essa minha inspiração. Escolhi a estilista Carol Hungria, ela conseguiu colocar no papel exatamente o que eu imaginava. O véu era longo atrás e curto na frente e a grinalda era com pérolas para combinar com o vestido (que tinha detalhes em pérola) e os brincos. A cauda do meu vestido foi removida depois da cerimônia.
Acessórios: Escolhi os acessórios para combinarem com os detalhes do vestido de noiva. A grinalda e os brincos foram com pérolas por esse motivo. Minha mãe casou com os brincos de brilhantes que eram da minha avó. A ideia era que eu usasse esses mesmos brincos, e foi isso que aconteceu! Minha mãe levou os brincos na joalheria e pediu para acrescentar uma gota de pérola pendurada. Fez uma surpresa e me entregou os brincos no meu aniversário. Ficou maravilhoso e foi uma forma de recordar minha querida avó no casamento.
Making of: Eu fiquei hospedada no Sheraton com minha mãe, e o Samuel ficou na casa do meu pai, com meu pai, meu irmão, o irmão dele, e meus tios. Conforme a tradição judaica, os noivos devem ficar uma semana sem se falar e sem se ver. Foi isso que fizemos. Foi bem difícil, mas tornou o momento do encontro, na chupá, ainda mais especial. Não nos falamos. Eu estava relativamente calma e o Samuel nervoso, pelo que soube depois.
Cerimônia: A minha entrada foi bastante emocionante e o chazan (nome dado ao cantor litúrgico treinado dentro do judaísmo para guiar a recitação das orações nas sinagogas) foi muito elogiado também. O celebrante foi o rabino Benjamin Zagury.
Padrinhos e madrinhas: Foram chamados 17 casais. Deixei os padrinhos e as madrinhas à vontade para escolher a cor do traje. Só pedi que fossem de terno (homens) e de vestido longo (mulheres).
Damas e pajens: Foi apenas 1 casal, filhos de primos meus. As roupinhas foram terno e vestido branco com faixa rosa. Os dois entraram sem problemas. Uma fofura!
Local da festa: Escolhemos o clube Paissandu pois já havia ido num casamento lá e gostei bastante. Na verdade a festa superou muito minhas expectativas.
Decoração: Escolhemos em conjunto, fomos debatendo até chegar num consenso. Atendeu às expectativas, não mudaria nada. Na verdade mudaria sim, me preocuparia menos. rs
Música da festa: Foi a escolha certa! A atração foi o noivo tocar saxofone. Rs. Para mim, a música que mais marcou foi a da primeira dança com o noivo. Fiquei bem tocada por Can’t Help Falling In Love, do Elvis Presley.
Buffet: O buffet era do local. Fiquei bastante satisfeita. O menu contemplava coquetel volante, buffet e sobremesas. O jantar foi sentado. Não comemos praticamente nada. Hehe. As bebidas foram espumante, whisky, e contratamos o Top Bartender para os drinques.
Convidados: A festa foi para 250 convidados. A lista foi de um pouco mais de 300. Fiz RSVP ativo.
Dicas: No fim dá tudo certo.
◊ APÓS O CASAMENTO
Lua-de-mel: Fomos para Itália e Portugal. Foi incrível. Depois de meses de dieta, super recomendo!
Dicas importantes sobre a organização pós casamento + lua-de mel + novo apartamento: Faça tudo aos poucos. Você não vai conseguir fazer tudo em uma semana.
Troca de presentes: Ainda estamos agradecendo. Acho um cuidado importante com cada convidado. Está sendo gratificante, as pessoas gostam.
Ficha técnica:
✓ Cerimonial e Assessoria – Roberto Cohen
✓ Celebrante – Benjamin Zagury
✓ Local da Cerimônia e Festa – Clube Paissandu
✓ Vestido de Noiva e Véu– Carol Hungria
✓ Grinalda – Marcelo Hicho
✓ Cabelo e Maquiagem – Marcelo Hicho
✓ Acessórios – Sara Jóias
✓ Sapatos – Luana Zabot
✓ Buquê e Lapelas dos padrinhos – Orlando Ambrósio
✓ Alianças – Sara Jóias
✓ Música Cerimônia (Coral, Orquestra) – Shai Stauber
✓ Música Festa (DJ, Banda, Sax, Bateria) – Noivo tocou Sax
✓ Foto – Felipe Lannes
✓ Filme – AG2 digital
✓ Buffet – Tulipan
✓ DJ – Rastropop, DJ Taw
✓ Decorador – Roberto Cohen
✓ Iluminação – Japiassú
✓ Mobiliário – Lona Cristal
✓ Flor – Orlando Ambrósio
✓ Plantas – Horto Art
✓ Bolo – Dirce Correa
✓ Doces – Louzieh, Denise do Rego Macedo, Fabiana D’Angelo, Barriga de Freira | Mônica e Naná, Olenka, Miss Baker, Que doce
✓ Bem-casados – Elvira Bona
✓ Lembrancinhas – Só chinelos, Regalo
✓ Convite e identidade visual – Casa do convite e papel com bossa
✓ Carro – Conduzindo noivas
✓ Roupa do noivo – Casa Alberto
✓ Gerador – Noalge
✓ Hotel da noite de núpcias – Sheraton
✓ Lua de mel – Itália e Portugal
✓ Lista de presentes – Site, Fast shop e Tok Stok