O conceito de sustentabilidade é uma tendência e tem recebido cada vez mais adeptos. Para além de seguir modismos, ser sustentável é uma necessidade. Manter certos hábitos pode ser destrutivo para nosso futuro e para as próximas gerações. Fazer um casamento sustentável pode ser um importante passo para um futuro melhor.

Tendo como prioridade este pensamento ecológico, surgiram os ecoweddings, casamentos ecológicos e sustentáveis que têm como meta produzir menos impactos para o planeta.

A partir dos três R’s da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – estruturamos dicas para tornar a sua festa mais ecológica sem perder a classe.

 

 

Para evitar o uso de transporte e, reduzindo assim a emissão de gases estufa, pense em juntar cerimônia e festa em um único local. Alguns noivos optam por fazer a cerimônia religiosa, demandando logística de transporte. Se esse for o caso, organize um local próximo da cerimônia para a festa, de modo que não seja necessário transporte.

 

Organize a separação de lixo reciclável, orgânico e inorgânico da sua festa. Priorize um local que o faça e que realize o descarte da maneira correta.

 

Há formas de trabalhar com criatividade, segurança e de maneira saudável com o aproveitamento máximo de ingredientes, transformando produtos ou aproveitando sobras até mesmo na decoração. Use detalhes feitos à mão e priorize os móveis com madeira de demolição. Uma boa oportunidade é aproveitar a técnica “DIY” (Do It Yourself) para enfeites e detalhes da decoração.

 

Aproveite ao máximo a luz do dia e invista em lugares abertos. Além de darem um charme especial e um visual lindo para a cerimônia, eles colaboram com menos gasto de energia. Também é importante consultar seu fornecedor para saber de equipamentos que consomem menos energia, como as luzes de LED.

 

Uma opção sustentável e muito linda é reformar o vestido de noiva de alguma parente ou amiga. Outra opção é verificar com a estilista a possibilidade de aproveitar sobras de tecido que podem se transformar em vestidos para daminhas. Visando valorizar e apoiar os produtores locais e artesanais, procure buscar rendas confeccionadas por rendeiras e tecidos sustentáveis, como linho.

 

Procure por bufês e hotéis que possuam cardápios com pratos e bebidas feitos com ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos ou adubo químico. É interessante também investir em frutas da estação para compor doces ou pratos.

 

Priorize o papel reciclado em seus convites e cartões. O papel semente também é uma alternativa diferente e inusitada, para seus convidados plantarem depois do uso. Evite usar papéis e cartões que podem ser substituídos por alguma outra ideia original e sustentável. Por exemplo, não imprimir cardápio individual para os convidados e expô-lo maior próximo a mesa de servir.

 

Há lembrancinhas ecológicas que, além de evitarem o uso de plástico e papel, são delicadas, lúdicas e, muitas vezes, duram mais. Um exemplo é a mudinha de planta para os convidados levarem e cultivarem em suas casas.

 

Esqueça o papel crepom que embala o doce. Substitua por tecido (de preferência sobras de tecido ou reaproveitamento) ou papel orgânico. Essa medida pode dar um ar muito mais sofisticado e personalizado ao seu Bem Casado.

 

Priorize o uso de ingredientes saudáveis e orgânicos, além das frutas da estação. As embalagens podem ser substituídas por naturais feitas por artesãos, prataria ou em arranjos criativos feitos a partir de peças reutilizadas. Os doces podem ser servidos direto nas bandejas, ou sobre paninhos ecológicos.

 

Evite desperdícios e sobras absurdas no fim da cerimônia. Tanto para a comida como para a decoração, é muito importante planejar os detalhes para a quantidade de convidados, contando com as possíveis ausências. Além de economizar, esse planejamento irá gerar menos lixo e desperdício.

 

A melhor dica é evitar ao máximo o uso de descartáveis. Tanto na cozinha, quanto em guardanapos que acompanham drinks e canapés. Eles têm uma vida útil muito curta e demoram anos para se decompor. Combine com o bar de não usar canudos plásticos nos copos ao servir os drinks. O uso de canudo é completamente dispensável para a sua cerimônia.

 

As flores são parte importante da decoração do casamento. Porém, todas acabarão, inevitavelmente, descartadas ao fim do evento já que, após o corte, sua vida útil é curta. Uma eco alternativa é usar vasos plantados para ornamentar a cerimônia. Caso não queira deixar as flores tradicionais de lado, a melhor opção é dar uma outra destinação após o fim da festa. Existem projetos sociais que aceitam doações de flores de decoração para fazerem o bem.

 

Valorize os fornecedores locais, evitando o uso de transporte para distâncias maiores e fortalecendo a economia local. Essa medida também reduz as chances imprevistos que são mais difíceis de resolver à distância. Como por exemplo problemas no transporte de itens essenciais para o seu casamento.  

 

Leia mais:

CaseMe TV: Já pensou na limpeza do casamento?

Casamento DIY Bel e Terrique

Casamento Vivian e Rafael

Deixar um comentário