casamento-sustentavel-14dicas-ecofriendly

Para além de modismos, os casamentos sustentáveis são uma necessidade. Nesta matéria você verá dicas fáceis de serem implementadas para que você consiga reduzir o impacto ambiental que um casamento, mesmo que sustentável, traz.

 

São pequenas ações que podem fazer diferença para o meio ambiente e não diminuem a beleza ou a importância do seu casamento. São dicas reais para os casamentos que estamos acostumadas a ver por aqui no CaseMe.

 

Te desafiamos a escolher algumas (ou todas) as dica que separamos e assim contribuir para um futuro melhor.

 

Deixem nos comentários quais das 14 dicas para um casamento mais sustentável você acredita serem possíveis de aplicar.

 

Vamos as dicas!

 

 

Se você está lendo essa matéria é porque está buscando um casamento sustentável, portanto quando estiver procurando um fornecedor veja se ele está engajado no assunto. Mas caso você não tenha encontrado essa informação ou já tenha fechado com alguns fornecedores não tem problema. Converse com ele e demonstre a sua preocupação e vontade de ter um casamento mais sustentável.

 

14 dicas para tornar seu casamento mais sustentável:

 

A partir dos três R’s da sustentabilidadeReduzir, Reutilizar e Reciclar – buscamos algumas dicas para tornar o seu casamento mais sustentável.

 

 

1 – Pense na logística

 

Minimize o uso de transporte e com isso reduza a emissão de gás carbônico.

Considere fazer a cerimônia e a festa em um mesmo local. O simples fato de não existir dois destinos já diminui bastante os quilômetros  rodados em função do casamento.

Veja também com seu decorador a possibilidade de fazer uma gestão de fretes diferenciada para minimizar gastos com carretos vazios para o mesmo local.

 

 

2 – Busque fornecedores locais

 

Valorize os fornecedores locais, evitando o uso de transporte para distâncias maiores e fortalecendo a economia local. Essa medida também reduz as chances de imprevistos que são mais difíceis de resolver à distância. Como por exemplo problemas no transporte de itens essenciais para o seu casamento.  

 

 

3 – Recicle o lixo do casamento

 

Converse com o seu cerimonial e pergunte se a empresa de limpeza do casamento reciclará o lixo. Busque uma equipe de limpeza que faça a separação de lixo reciclável, orgânico e inorgânico da sua festa. Priorize locais que reciclam lixo e que realizam o descarte da maneira correta.

 

 

4 – Use a criatividade na decoração

 

Há formas de trabalhar a sustentabilidade na decoração do seu casamento usando a criatividade, aproveitando ao máximo os recursos, transformando peças ou aproveitando sobras. Se possível utilize os móveis e objetos de decoração disponíveis no local e priorize o aluguel de móveis com madeira de demolição.

Use detalhes feitos à mão. Uma boa oportunidade é aproveitar a técnica “DIY” (Do It Yourself) para enfeites e detalhes da decoração.

 

Leia também: Tutoriais e Inspirações DIY de porta-guardanapos

 

 

5 – Pense nas flores 

 

As flores são parte importante da decoração do casamento. Porém, acabarão inevitavelmente descartadas,  já que após o corte sua vida útil é curta

Caso queira usar as flores de corte, a melhor opção é dar um outro destino para elas após o fim da festa. Existem projetos sociais que aceitam doações de flores de decoração para reutilizar em asilos e festas nos domingos.

Outra dica é conversar com a(0) florista(o) sobre a espuma floral utilizada. Essas espumas usadas nos arranjos de flores são tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente. Hoje já temos várias alternativas para essas espumas, portanto não deixe de conversar com sua florista.

Uma alternativa ecológica para as flores de corte é usar vasos com flores plantadas para ornamentar a decoração. Essa opção é excelente para quem busca um casamento sustentável sem perder a beleza das flores.

 

 

Veja mais decorações com flores em vasos plantados, clique aqui.

E se quiser se aprofundar no tema, confira a matéria com tudo o que você precisa saber sobre as flores do seu casamento.

 

 

6 – Economize na iluminação

 

Aproveite ao máximo a luz do dia e invista em lugares abertos. Além de darem um charme especial e um visual lindo para a cerimônia, casamentos de dia colaboram com menos gasto de energia.

Também vale consultar seu fornecedor de iluminação para saber quais equipamentos consomem menos energia, como as luzes de LED por exemplo para um casamento eco-friendly.

 

7 – Pense no seu vestido de noiva

 

Uma opção sustentável é alugar ou reformar o vestido de noiva de algum parente ou amiga. Outra opção é verificar com a estilista a possibilidade de aproveitar sobras de tecido que podem se transformar em vestidos para daminhas.

Valorize e apoie os produtores locais e artesãos, procure buscar rendas confeccionadas por rendeiras e tecidos sustentáveis, como linho e tecidos orgânicos. 

 

Julia Golldenzon lançou sua primeira coleção ecorresponsável com sedas orgânicas e tingimento 100% natural com pigmentos provenientes da biodiversidade brasileira como cúrcuma, hibisco, páprica e spirulina.

A seda orgânica é produzida manualmente, sem utilizar agrotóxicos, e é tingida naturalmente. O tingimento 100% natural não agride a natureza, valoriza a biodiversidade nacional, minimiza o impacto ambiental e apoia a sustentabilidade na moda.

 

 

8 – Converse com o buffet

 

Procure por buffets que possuam cardápios com pratos feitos com ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos ou adubo químico. Antes de fechar o menu do casamento, pergunte quais serão os alimentos da estação na época do casamento e priorize alimentos da região.

Além disso converse com o buffet sobre como ele pode reduzir o desperdício e como será tratado o lixo orgânico. 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

 

9 – Reduza o uso do papel

 

Priorize o papel reciclado em suas tags, lembranças e cartões. O papel semente também é uma alternativa diferente e inusitada, para seus convidados plantarem depois do uso. Outra forma de economizar papel no seu casamento é não imprimir um cardápio individual para os convidados.

Evite usar papéis e cartões que podem ser substituídos por alguma outra ideia original e sustentável, como por exemplo criar Save The Dates digitais. 

⇒ Confira a matéria com dicas para criar seu Save The Date.

 

 

10 – Procure lembrancinhas eco-friendly

 

Há lembrancinhas ecológicas que, além de evitarem o uso de plástico e papel, são delicadas, lúdicas e, muitas vezes, duram mais. Um exemplo é a mudinha de suculentas para os convidados levarem e cultivarem em suas casas.

Outra opção são lembrancinhas comestíveis, como por exemplo alguma comidinha típica local como um potinho de geléia ou cachaça.

 

 

11 – Inove no bem-casado

 

Esqueça o papel crepom que embala o bem-casado. Substitua por tecido (de preferência sobras de tecido ou reaproveitamento) ou papel orgânico. Essa medida pode dar um ar muito mais sofisticado e personalizado ao seu bem-casado, além de ser ecológico.

Além disso os doces podem ser servidos direto nas bandejas sem forminhas, para reduzir o lixo.

 

 

12 – Invista no RSVP

 

Evite desperdícios e sobras absurdas no fim do casamento. Tanto para o buffet e bebidas como para a decoração, é muito importante fazer um rsvp ativo para prever a quantidade de convidados corretamente. Além de economizar, esse planejamento irá gerar menos lixo e desperdício.

 

Leia também: Tudo sobre lista de convidados: do início ao RSVP

 

13 – Reduza o plástico 

 

A melhor dica é evitar ao máximo o uso de descartáveis. Tanto na cozinha, quanto em guardanapos que acompanham drinks e canapés. Eles têm uma vida útil muito curta e demoram anos para se decompor. Use guardanapos de tecidos, será mais elegante e ecológico. 

Em algumas cidades o uso de canudos de plástico já foi proibido.

Combine com o bar de não usar canudos plásticos nos copos. Hoje existem canudos de vidro, metal, bambu, e outros materiais fáceis de achar no mercado, não há motivos para usar os canudos de plástico mais.

 

 

 

14 – Use lista de presentes online

 

Com a lista de presentes online você evitará, ou minimizará aqueles presentes que você já tem ou que não está precisando naquele momento. Além disso, economizará tempo e combustível na trocar os presentes repetidos.

Portanto use e abuse do site de casamento e das lista de presentes online.

Veja como é fácil criar seu site de casamento grátis e lista de presente aqui no CaseMe.

 

 

 

 

Estas foram as nossas dicas, mas o que importa mesmo é treinar o olhar para perceber as oportunidades de criar um casamento sustentável, e sempre buscar reduzir os impactos no nosso planeta.

 

Viram como são medidas possíveis e algumas inclusive já esperadas? Sejam ativos, pressione seus fornecedores para uma atitude mais sustentável e seus filhos agradecerão! 😉

 

Leia mais:

Cumprimentos no casamento

7 erros que os noivos não devem cometer

Encontre o vestido de noiva perfeito para você: Dicas, inspirações e como escolher

2 comentários “Casamento sustentável: veja 14 dicas eco-fáceis de implementar

  1. Muito legal saber que consegui implementar algumas dessas dicas no meu casamento!! Nossa cerimônia será no mesmo lugar da festa, vamos aproveitar bem a luz do dia, não vamos usar forminhas nos doces e eu não escolhi cor para o vestido das madrinhas. A ideia era justamente dar a oportunidade delas usarem aquele vestido que usou uma vez e ficou parado no armário, ou customizar o vestido de alguma amiga que tem um vestido parado.. enfim. Outra coisa que fiquei muito feliz foi nosso convite. Fizemos em forma de quadro e vamos entregar já emoldurado para que os convidados possam usar na decor da sua casa! Assim fica uma forma de reaproveitar aquele papel que, mesmo as pessoas que guardam, fica numa caixa e só é lembrado de vez em quando.

    Resposta
    • Oi Lorena! Amei suas dicas, excelente a colocação sobre o vestido das madrinhas! A verdade é que tem sempre alguma forma fácil e natural de ser mais sustentável, não é? Basta estarmos atentos aos pequenos detalhes, são eles que farão diferença no planeta se todos adotarem a mesma postura.

      Resposta

Deixar um comentário