Como o MBTI pode ajudar a tomar melhores decisões nos relacionamentos
O funcionamento cerebral, atrelado à estrutura psíquica, talvez seja uma das maiores contribuições da Psicologia para a modernidade.
Nos últimos anos, com todas as alterações que estamos vivenciando, é uma dádiva saber quem somos, o que almejamos e onde residem nossos sonhos.
Contudo, ao adentrar nesse universo, percebemos que o autoconhecimento é uma espiral infinita de descobertas, repletas, às vezes, de desilusões e (des)crenças. Nem sempre a jornada nos é prazerosa. Desvendamos sombras, fantasmas e partes obscuras de nós mesmos, muito dolorosas.
Quando se fala em relacionamentos amorosos, essas variáveis se expandem, vertiginosamente. Além de termos de conhecer nosso próprio funcionamento, há outra pessoa, com outros sonhos, outros fantasmas e outras questões vitais.
No presente artigo, eu gostaria de dividir um pouco a experiência de uma cliente. Ela fez uma grande reflexão acerca do MBTI em seus relacionamentos amorosos. Assim, podemos mostrar como a ferramenta facilita as escolhas e a convivência com o parceiro. E assim, tomar a melhores decisões nos relacionamentos.
Vamos lá?
Continue reading →