Contratar um show para o casamento é cada vez mais comum. Desde uma banda de Jazz para recepcionar seus convidados até shows de grandes artistas, sem dúvida as atrações dão um up na festa.  Mas é importante você prestar atenção a algumas questões ao contratar um show para seu casamento.

Nesta matéria iremos tratar de assuntos como: qual show ou artista escolher, como contrata-los, infraestrutura necessária, valores e custos extra e no final uma lista com as atrações/ shows para casamento que mais aparecem na coluna Aconteceu no Final de Semana.

Para isso conversamos com Patricia Teixeira da TCD Eventos, com o DJ Taw da Rastropop e a DJ Simone Borth, e também com o Marcelo Freitas da Live Sax para entender melhor o caminho que deverá ser feito para a contratação de um show para o seu casamento. Veja também um CaseMe TV com a opinião do cerimonialista Roberto Cohen.

Vamos lá?

 

Foto do destaque: Marina Fava para o casamento da Patricia e Thiago que teve o show do Buchecha. 

 

Tenha em mente que um show irá demandar uma estrutura, que às vezes não existe no local da festa. Será necessário prever investimentos em decoração e montagens técnicas. Por isso é importante analisar se o local escolhido tem suporte para o show. Busque equilibrar a expectativa do que você deseja com a realidade da estrutura que o local oferece.

A primeira coisa que os noivos devem saber, depois de entender que um show demandará custos extras, é qual estilo musical preferido e qual é a parte do orçamento que será destinada para o show. Isso fará toda a diferença nas decisões que serão tomadas.

 

♦︎ Qual show ou artista escolher para o meu casamento?

 

Esta é uma decisão muito particular, afinal, cada um tem seu próprio gosto musical. É ideal que o casal converse e escolha pelo artista que una três características fundamentais:

1) seja do gosto do casal, claro.

2) esteja de acordo com o orçamento do casamento.

3) e, por fim, que seja um ritmo que você sabe que seus convidados curtirão também.

 

É interessante que essa atração especial leve todos os seus convidados para a pista e faça todo mundo dançar. É um investimento que valerá muito a pena. Qual é o seu gosto? O que seus amigos curtem escutar? Por qual show podemos pagar? Responda essas perguntas e provavelmente vocês encontrarão o show ideal para o casamento.

 

 

 

♦︎ Como entrar em contato com os produtores dos artistas?

 

O seu cerimonial poderá te auxiliar no contato com os músicos. Se por acaso vocês não tiverem o contato do produtor direto do artista, existem agências de shows que podem fazer esse meio de campo. 

 

Se ainda assim não conseguir, não desista! Uma dica boa que a Patrícia da TCD Eventos compartilhou foi: procure olhar o Instagram dos artistas. Muitos deles usam essa plataforma e disponibilizam o contato para shows na descrição. Este pode ser um caminho mais rápido.

 

No final desta matéria colocamos uma lista com o contato das atrações e shows que mais aparecem aqui no CaseMe.

 

 

♦︎ Qual a duração ideal para um show?

 

O tempo ideal para a duração de um show vai depender do estilo da atração que vocês escolheram. Por exemplo, se for um show que a banda ou o artista que canta apenas um estilo, tipo dupla sertaneja ou um MC, o ideal é que dure no máximo 1 hora. Mas se for uma atração com um repertório mais eclético que toque de tudo, pode se estender até umas 2 horas de show. E se for uma atração que não tenha que interromper o DJ, como um sax, percussão ou violino, aí pode variar bastante mas geralmente dura 1 hora.

 

 

♦︎ Em qual momento da festa o show deve começar?

 

Assim como o tempo de duração, o momento ideal para começar o show vai depender muito do tipo e estilo da atração.

“Se for um show ou uma atração que não tenha um repertório “tão pra cima”, pode entrar logo em seguida à dança dos noivos, por exemplo. Mas, se for uma atração “bem pra cima”,  o ideal é ela entrar quando a pista já estiver aquecida com o DJ. Uma ótima deixa para a atração entrar é logo depois do buquê, que, aqui no Sul, é feito cerca de 1 a 2 horas depois da pista aberta, quando as meninas já estão mais soltas e participam mais desse momento. Disse a DJ Simone Borth.

Mas se vocês são daqueles casais que curtem uma balada e querem uma/um super DJ de música eletrônica como atração, o ideal é começar o show um pouco mais tarde depois que todos convidados já aproveitaram bastante a pista de dança.  

 

 

♦︎ Vou precisar colocar palco? Tem espaço no local do casamento? 

 

Depois que você escolheu qual artista quer no seu casamento, é preciso perguntar: de qual estrutura o show vai precisar?  Tem espaço para o palco no local que escolhi casar?

 

Se o artista precisar de uma estrutura de palco, seu cerimonial e decorador deverão inserir essa demanda no projeto da festa. Nem sempre o local é tão versátil, ou muitas vezes não comporta um palco. Antes de bater o martelo sobre o local, tenha certeza de que ele terá espaço suficiente para comportar as exigências do artista. O seu cerimonial poderá te ajudar nesta parte mais técnica. 

 

Às vezes precisamos de soluções para comportar o show que desejamos no nosso casamento. Os noivos Gabriela e João, apaixonados pelo carnaval de Salvador, levaram um trio elétrico até a festa. Quer conhecer mais dessa história? Confira aqui. 

 

 

 

♦︎ Custos para contratar um show ou atração 

 

O investimento para contratar um show para o seu casamento vai depender muito da atração que vocês escolheram. Como falamos anteriormente, atrações que interagem com o DJ em geral não precisam de estrutura, são verdadeiros plug and play, como sax e percussão. 

Mas se vocês optarem por um show maior, a contratação de uma atração poderá demandar um investimento em três partes: o cachê do artista, o rider técnico e o rider de camarim. Vamos por partes:

 

1 – Cachê

 

O cachê é o valor que o cantor cobra para fazer aquele show exclusivo no seu casamento. Os valores variam de 6 mil a 500 mil reais, dependendo de quem você contratar.

 

Para fins de comparação, o cachê de MCs variam entre 6 mil reais e 20 mil reais. O cachê da Preta Gil, Daniel Boaventura e algumas bandas giram em torno de 50 a 100 mil reais.

 

Os casos mais caros são de shows como o da Ivete Sangalo, por exemplo, poderá gerar um investimento em cachê de 500 mil reais.

 

 

2 – Rider técnico 

 

O rider irá conter todas as especificidades técnicas que o artista precisa no palco para a realização do show. Ele tem informações de estrutura de luz, som e alguns equipamentos. Cada artista possui seu próprio rider, de acordo com suas necessidades.

 

No rider também virão as recomendações de palco, a estrutura e tamanho que o artista precisa. Por isso falamos lá no começo que nem sempre o lugar que você pensou em casar poderá comportar o show que querem para o casamento.

 

No caso do mercado de casamentos, o decorador costuma ficar encarregado do palco. Afinal, será mais um elemento que ele irá conectar à decoração da festa.

 

 

3 – Rider de camarim

 

Estas exigências são muito específicas de cada artista. Eles irão informar neste rider o que desejam no camarim, e quais são as condições para realizar o show. Sabe aquelas exigências de cada artista? É no rider de camarim que vem essa especificação.

 

Geralmente estes cuidados ficam com o cerimonial, ou assessor. É possível que o artista seja mais flexível com relação ao camarim, sem pedir coisas muito extraordinárias. Porém, é comum que chegue o rider de camarim com alguns pedidos. Não se assuste.

 

 

♦︎ Dicas extras

 

Por mais que vocês sejam aquele casal que ama um boa festa e acha que é preciso ter várias atrações e shows para manter a vibe lá em cima, cuidado! Um show atrás do outro pode atrapalhar a dinâmica da pista. Naquele momento em que a pista está pegando fogo, entra uma atração, aí depois da atração leva um tempinho para a pista esquentar, e quando esquenta de novo, entra outra atração, e assim consequentemente… O DJ Cappelli, contou para o CaseMe TV que o ideal é escolher umas 2 atrações, mais do que isso a sua festa pode perder ritmo. 

 

 

Converse com a/o cerimonialista e com o DJ da sua festa antes de contratar uma atração ou show para seu casamento. Alinhe suas expectativas.

Se você optar por colocar sax com DJ, o Marcelo Freitas da Live Sax, disse que é fundamental que os noivos escutem as sugestões do DJ.

“Converse com o DJ e escolha alguém que tenha, comprovadamente, repertório e capacidade para levar uma festa inteira. Esta capacidade profissional é vital na hora da apresentação com o sax. O/A DJ que faz uma boa leitura da pista dá ao saxofonista alternativas incríveis que são imediatamente absorvidas pela pista.”

Esses fornecedores precisam estar afinados para que o show seja realmente um show!

Aqui vai uma dica do cerimonialista Roberto Cohen ?

 

 

♦︎ Contatos para shows

 

Proporcionar esse momento para o seu casamento e para os seus convidados será uma oportunidade e tanto. Imagina o show do seu artista preferido no seu casamento? É possível!

 

Aqui vai uma lista dos shows mais pedidos para casamento e seus contatos:

 

– Preta Gil

Contato: Liga Entretenimento – Carlos Reis

(21) 3411-7748 | (21) 99449-3012

 

– Tiago Abravanel

Contato: Abrava Produções

 (11) 3105-9962 | (11) 3105-9963

Email: shows@tiagoabravanel.com.br

Site: tiagoabravanel.com.br

 

Buchecha

Contato: A3B Music – Carol Souza

(21) 99874-6289/ 3518-6238

Email: contato@buchecha.com.br

 

– Tony Gordon

(11) 3063-5520

Email: atendimento@tonygordon.com

 

– George Israel

Contato: Marcelo Reis

(21) 99459-7963

Email: marceloreisproducao@gmail.com

 

 

 

Breno Morais

Contato: Fernanda Lisboa

(24) 98145-2420

 

 

– Marcelo Freitas

(11) 95655-1316

Email:freitas@livesax.com.br

Site: livesax.com.br

 

 

– Glaucio Cristelo

Contato:Marcos Nery

Site: cristelo.com.br

 

Rastropop

Contato: DJ Taw – diretor artístico

(21) 3875-7570

(21) 98897-8807

 

 

– Simone Borth Assessoria Musical

(41) 98807-6755

Email: contato@simoneborth.com.br

 

 

– DDDP Diretoria

(21) 99433-5702

Email: contato@ddpdiretoria.com

–  YexMusic

(11) 98144-8007

E-mail: contato@yexmusic.com 

Site: yexmusic.com

 

Samy’s Band

(11) 3676-0101

Email: samysband@samysband.com.br

 

– Banda DuRio

Contato: Leonardo Saad

(21) 99984-5331

E-mail: leosaad@terra.com.br

 

– Inimigos da HP

Contato:  Carol

(11) 99664 – 0104

 

– Venosa

(34) 99869-5150

Email: contatovenosa@gmail.com

 

 Walber Luiz

(73) 99142-2198

 

Ivan & Alexandre

(62) 99953-5407

 

– Carina Duarte

(62) 98452-9901

 

– Mc Marcinho

Contato: Gisele Garcia

(21) 3465-5747 

(21) 7818-7143 | 96874-4822

 

– Mc Andinho Malha Funk

Contato: Andinho

(21) 97566-5163 | (21) 

E-mail: contato@mcandinhomalhafunk.com.br

 

Ficou alguma dúvida sobre esse processo de contratação de show? Comenta aqui para te ajudarmos! 🙂

Você também pode assistir a live sobre este assunto com a Simone Borth Assessoria Musical. 

 

 

 

 

Leia mais:

Roteiro do casamento: a festa

Tudo sobre a lista de convidados: do início ao RSVP

Show para casamento: DDP Diretoria

 

 

 

 

 

 

 

Comentários “Show para casamento: tudo o que você precisa saber

  1. Olá, boa tarde ; tudo bem ?
    Sou Anderson, Representante do Artista “MC ANDINHO MALHA FUNK, hoje mais conhecido como o Rei dos Casamentos. Venho aqui informar que; a Foto que está no site. Não é o “MC Andinho”. E sim, o Mc Andinho Malha Funk. Ao lado dos Noivos, Jim e Fernanda. E o nosso Contato é: 21 97566-5163 – E-mail: ShowFunk@hotmail.com / Site: OReidosCasamentos.com.br . Agradeço a atenção. Qualquer dúvida, fique a vontade para nós contactar . Grato! 🙂

    Resposta

Deixar um comentário