Revista CaseMe » Como limpar sua aliança de casamento e anel de noivado

Como limpar sua aliança de casamento e anel de noivado

A aliança de casamento e o anel de noivado têm um significado especial, afinal são símbolos do compromisso e amor entre duas pessoas. Possuem grande valor sentimental, tanto quanto financeiro. Noivas que possuem alianças e anéis muito valiosos, por exemplo, chegam a fazer seguro em caso de roubo. Outras preferem nem usá-los e os mantém guardados em casa, em um lugar seguro. Independente da forma com que usamos a aliança, a limpeza frequente é fundamental.

Por que é importante limpar as aliaças?

Com o uso diário, a aliança de casamento ou anel de noivado pode acumular sujeira, poeira, resíduos de produtos de cuidados pessoais e até mesmo oleosidade da pele, o que pode afetar sua aparência. Portanto limpar a aliança ajuda a remover esses resíduos e restaurar seu brilho original.

A sujeira e os resíduos acumulados nas alianças também podem corroer o metal ao longo do tempo, especialmente se forem feitos de metais preciosos como ouro ou prata. As joias estão em contato direto com a pele e também podem acumular bactérias, células mortas e outros detritos. Limpar as alianças ajuda a manter a higiene, evitando o acúmulo de substâncias indesejadas que podem causar irritação ou odor desagradável e protege o metal, prolongando a vida útil da joia.

Veja o passo a passo em 5 etapas para a limpeza da sua aliança:

Captura-de-tela-2023-07-12-190433-476x475
Foto: Rodrigo Sack

1. prepare uma solução de limpeza

Misture água morna com algumas gotas de detergente suave. Evite o uso de produtos de limpeza abrasivos ou água quente demais, pois podem danificar o metal.

2. mergulhe as alianças

Coloque as alianças na solução de limpeza e deixe-as de molho por cerca de 15 a 20 minutos. Isso ajudará a soltar a sujeira e os resíduos acumulados.

3. escove suavemente

Use uma escova de cerdas macias, como uma escova de dentes de cerdas suaves, para escovar delicadamente as alianças. Certifique-se de limpar todas as áreas, incluindo a parte interna e externa, as ranhuras e as pedras preciosas, se houver.

4. enxágue bem

Após escovar as alianças, enxágue-as abundantemente em água corrente para remover completamente a solução de limpeza e quaisquer resíduos soltos.

5. seque com cuidado

Use um pano macio e limpo para secar as alianças. Certifique-se de remover toda a umidade para evitar manchas ou oxidação.

Além dessas etapas, aqui estão algumas dicas adicionais:

  • Evite usar produtos de limpeza abrasivos ou agentes químicos fortes, pois podem danificar os metais preciosos ou as pedras das alianças.
  • Se suas alianças possuem pedras preciosas, verifique se não há soluções ou métodos específicos recomendados para a limpeza dessas pedras em particular, conforme orientação do fabricante.
  • É aconselhável remover as alianças ao lidar com produtos químicos fortes ou realizar atividades que possam danificá-las, como limpeza pesada ou jardinagem. Se preferir não removê-las, opte pelo uso de luvas .

Uma manutenção perfeita do seu anel deve incluir visitas semestrais ao seu joalheiro, que irá verificar a integridade das joias, bem como limpá-las profissionalmente.

Seguindo essas orientações, você poderá limpar suas alianças de casamento de forma eficaz. Dessa forma irá manter sua aparência brilhante e bonita por muito mais tempo!

LEIA MAIS

Aliança de Casamento: Tudo que você precisa saber
Significado pedras preciosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *