Neste CaseMe TV  Ingrid Feldman, do Atelier Allure, explica qual a antecedência necessária para confeccionar os convites de casamento e a quantidade ideal.

O convite de casamento dá o tom do que está por vir, é a primeira impressão que os convidados terão do casamento. E a organização na entrega dos convites também antecipa impressões. Um convite entregue em cima da hora passa uma mensagem bastante diferente de um convite entregue no tempo certo, com um lindo save the date.

Assista esse CaseMe TV com o Atelier Allure e não erre com seus convites!

 

 

convites de casamento

 

O tempo ideal para elaborar, produzir e distribuir os convites de casamento são 6 meses antes da data que estará no convite.

O convite de casamento deve estar em harmonia com a identidade visual do evento. Portanto não é aconselhável fazer os convites antes de definir com seu decorador como será o casamento.

 

Cronograma

 

6 meses de antecedência são suficientes para fazer o save the date e o convite.

5  a 30 dias para definir o  layout: estampa, formato, texto, tamanho, gramatura, fonte do texto, envelope e tudo mais.

30 dias para gráfica

10 dias para a calígrafa

60 dias de antecedência é o prazo ideal para os convites estarem nas mãos dos noivos

 

Quantidade

 

A quantidade de convites é simples, basta seguir esta regra: pegue a lista inteira divida por 2 e acrescenta 20%.

A lista completa deve ser dividida por 2 porque a maior parte dos convidados são casais, e muitas vezes família. Isso compensa os solteiros, e podemos presumir que do número total de convites a serem distribuídos é a metade.

Os 20% ficam para os extras da caligrafa. É importante deixar essa margem de erro porque além dos eventuais nomes errados na lista enviada para a calígrafa, ela também pode cometer alguns deslizes e precisar dispensar alguns convites.

Outro motivo para uma margem de convites são as inclusões que acontecem de última hora.  Novos amigos no trabalho, amizades antigas que se reaproximam, inclusão dos pais e sogros, enfim. Muito importante contar com isso.

 

Já conhece o nosso canal no Youtube? Inscreva-se e fique por dentro das novidades!

 

Acompanhe toda semana: às terças e sextas os CaseMe TVs com dicas curtas, direto de quem entende do assunto!

 

Leia mais:

Tudo sobre convites de casamento

Identidade Visual do seu casamento, como definir?

Casamentos pelo Brasil: de 26 a 28 de janeiro

Deixar um comentário