Custo extra no casamento caseme

Todo mundo tem alguma idéia dos gastos comuns de um casamento. Mas e os custos extras no casamento? Sim, aqueles que você não imaginou que teria?

O post de hoje é para falar sobre eles. 

Existem alguns custos extras e escolhas importantes que podem agregar valores inesperados nos orçamentos de alguns serviços. Antes de fechar sua estimativa de gastos com o casamento leia esse post e confira seus cálculos.

A cerimonialista Vanessa Aune nos ajudou a listar 15 custos extras no casamento que você provavelmente não imaginou que teria. 

Vamos conferir?

 

Se preferir, escute o áudio da matéria.

 

 

 

 

15 Custos extras no casamento

 

Alguns dos custos extras que vamos descrever neste post podem já estar embutidos no valor do orçamento, como o frete; ou poderá ser um valor extra que será cobrado por algum serviço contratado a mais. 

Para te ajudar, detalhamos abaixo 15 custos extras mais comuns nos casamentos, para você ficar atenta a eles. Mas não significa que todos serão necessários no seu casamento. 

Se você ainda não tem uma planilha para acompanhar os custos do seu casamento, baixe agora mesmo! ?

 

 

 

1- Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)

 

É uma instituição privada, sem fins lucrativos, com o principal objetivo de centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública das músicas usadas.

 

Toda pessoa, ou empresa, que utiliza músicas publicamente deve solicitar uma autorização ao Ecad. É obrigatório e o responsável pela solicitação é o próprio estabelecimento, onde será a sua festa de casamento. Seu custo é de 5% do valor do contrato de locação do espaço.
 
 

 

 2- Quebra de material

 

Os noivos são responsáveis por ressarcir materiais quebrados durante o casamento, como: pratos, taças, copos, materiais de decoração e outros. Este, claro, é um valor que os noivos só saberão após o final da festa, na desmontagem e organização.

Mas não se assuste que o típico é uma quebra bem pequena dos ítens do buffet. Decoração é muito raro.

Contratar seguranças para a festa pode ser uma medida importante para evitar que levem copos e arranjos da festa e também para o caso de alguma confusão.

Esse é um dos custos extras no casamento mais frequentes.

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento

 

3- Limpeza, iluminação e toldo da Igreja

 

O valor de aluguel da igreja na maior parte das vezes não inclui a limpeza e o toldo de cobertura da entrada. São custos pagos diretamente aos funcionários da igreja.

Um custo adicional nas igrejas, principalmente nas mais antigas, é com a passadeira vermelha, que em geral estão muitos desgastadas e desbotadas, então é recomendável alugar uma nova e mais larga para o casamento.

 

Cheque com a sua Igreja o que está incluso no valor do orçamento. Muitas vezes a iluminação, vallet, etc ficam de fora. Estes serão custos extras no casamento que você terá que incluir no seu orçamento

 

Confira nesta matéria as informações das principais igrejas do Rio de Janeiro.

 

 

4- Registro civil

 

Realizar registro no cartório exige uma série de documentações para validar o seu casamento civil. O valor desta documentação varia de acordo com a cidade. Como referência, confira neste site os valores do casamento civil na cidade do Rio de Janeiro. 

 

 

 

5- Frete

 

Principalmente se o seu casamento for um destination wedding, você deverá levar em conta os fretes que envolvem seus fornecedores e profissionais que prestarão serviço para você.

Em alguns casos, o frete já está incluso no orçamento que você recebe, mas, como lembrou a Vanessa, se você faz uma simulação de orçamento de doces pelo site, por exemplo, pode ser que esse valor não esteja incluso e você se surpreenda no final. Pergunte sempre o valor do frete.

 

Se os fornecedores do seu destination não forem locais, os custos extras irão incluir a alimentação, transporte e estada dos profissionais.

 

 

6- ART – Anotação de Responsabilidade Técnica

 

Para qualquer evento que tenha demanda de iluminação, estrutura elétrica e uma infraestrutura maior, é necessária a Anotação de Responsabilidade Técnica, afim de garantir a segurança dos seus convidados com os serviços prestados. 

Confira com o seu iluminador ou profissional encarregados sobre a ART. Neste CaseMe TV, Alexandre Japiassú explica como criar um projeto de iluminação sem riscos para o casamento.  

 

 

7- Brigada de incêndio e ambulância 

 

Dependendo do número de convidados, é obrigatório ter uma ambulância no casamento. 

Eventos com grande concentração de pessoas são obrigados por lei a providenciar uma ambulância equipada para ficar de prontidão durante todo o evento. As normas de contratação de ambulância variam de acordo com a cidade, por isso procure se informar sobre as recomendações com a prefeitura.

 

Ao decidir o local da sua festa, checar o laudo do Corpo de Bombeiros é uma medida importante. Garantir que as sinalizações de segurança em caso de incêndio estejam em conformidade é essencial para a segurança do seu casamento. 

 

Leia mais: A importância de ter uma ambulância no seu casamento. 

 

 

8- Limpeza do salão e banheiros

 

A retirada de copos e pratos do salão é de responsabilidade do buffet, mas a limpeza do salão em geral, pista de dança e banheiros, não.

Portanto é um investimento importante na elegância e bom funcionamento do seu casamento contratar uma empresa exclusiva de limpeza, para cuidar tanto do salão quanto dos banheiros.

 

Se você não contava com esse gasto, leia essa matéria para entender como este é um serviço essencial para a organização da sua festa. 

 

 

9- A bandeja do bolo

 

Ao encomendar o bolo ele já vem com a bandeja, certo? ErradoA boleira é um gasto que sempre surpreende. 

O lugar de apoio do bolo, a bandeja, é sempre uma bem simples, e muitas vezes será necessário contratar uma peça mais bonita separadamente

 

 

10- Transporte das sobras pós-festa

 

O recolhimento das sobras do casamento – doces, bolo, bebidas – e de itens esquecidos no salão é feito logo após o fim da festa, e alguém deverá ficar responsável por levá-los embora.

Como pode ser uma tarefa cansativa para mães e pais dos noivos, vale muito a pena considerar a hipótese de alugar o transporte que irá entregar estes itens no endereço combinado. Este será um gasto extra muito cômodo para o conforto de seus pais, irmãos, ou quem ficar com esta responsabilidade. 

 

Para saber mais sobre a organização pós-casamento, clique aqui. 

 

11- Carro da noiva 

 

O carro da noiva é um investimento que certamente não é imprescindível para o casamento acontecer, mas será uma praticidade muito agradável e poderá gerar incríveis fotografias para o álbum de casamento.

Contratar um motorista para ficar à disposição dos noivos (ou da família) com certeza será uma boa pedida para a comodidade do casal, apesar de ser um dos custos extras no casamento.

 

 

12- Assistente modista

 

Muitas vezes a estilista oferece uma assistente para ajudar na preparação da noiva, com um custo adicional.

Este serviço de acompanhar a noiva no making of também poderá ser feito por um profissional da equipe do cerimonial.
 

 

13- Custos extra de foto e vídeo

 

Contratar um fotógrafo adicional, da mesma equipe já contratada, é uma excelente ideia para as famílias com uma relação social intensa. Assim os noivos podem monopolizar à vontade o fotógrafo principal, sem que os pais e mães dos noivos deixem de ter a atenção merecida.

 

A contratação de um fotógrafo para o making of do noivo tornará o registro do pré-wedding ainda mais completo, com detalhes da arrumação e preparação do noivo antes de entrar na cerimônia. Assista este CaseMe TV e converse com o seu noivo sobre o interesse em registrar este momento. 

 

Os drones estão sendo muito usados para filmagens de cenas aéreas nos casamentos. Os vídeos ficam incríveis e valerá muito à pena se o seu casamento for ao ar livre e tiver bastante espaço para ser explorado com cenas aéreas. Converse com o seu fornecedor.

 

Outro item que também pode entrar como custos extras no casamento, é você contratar com o seu fotógrafo uma cópia do seu álbum de casamento para dar de presente aos pais. 
 

 

14- Retoque da make

 

Se você deseja retocar a maquiagem antes da recepção ou no meio da festa, é preciso contratar um profissional que ficará encarregado deste ajuste. Este serviço tem seu custo, mas as noivas que contratam não se arrependem.

 

15- Alimentação do staff

 

Muitos buffets oferecem um serviço adicional de alimentação de staff, com um valor especial, para fornecerem a refeição dos profissionais que estão trabalhando no seu casamento. Os noivos não têm obrigação em fornecer alimentação para as equipes, mas é um cuidado interessante com aqueles que fizeram o seu casamento acontecer.  

 

Deparou-se com algum gasto inesperado durante a preparação do seu casamento? Compartilha com a gente esses custos extras no casamento para alertarmos outras noivas! 

 

Banner-CaseMe-crie-seu-site-de-casamento-2

Leia mais:

Lista de convidados: 7 passos do início da lista ao RSVP

5 passos: documentação para casamento civil

2 comentários “15 custos extras no casamento que você não imaginou que teria

  1. Ótima matéria!!
    Podemos lembrar também de ítens como:
    – Em caso de contratar atração musical como banda ou mesmo um saxofonista, verificar o custo com o rider técnico e de
    camarim.
    – Ter crianças na festa e contratar um espaço kids é uma boa opção. Pode ser evitado por exemplo, um acidente se uma criança ao correr pelo salão esbarrar no garçom com uma bandeja de bebidas.

    São todos relevantes.

    Resposta

Deixar um comentário